na semana passada começamos a fazer um apanhado com quase todos os hot hatches da renault dando sequencia a uma serie que teve seu primeiro capitulo ha mais de quatro anos em 2014 com a fiat mais recentemente falamos sobre os hot hatches da peugeot e decidimos que cairia bem falar dos hatchbacks apimentados da renault na primeira parte deste post falamos sobre os primeiros hot hatches da companhia começando por um dos pioneiros do segmento o renault 5 alpine/gordini e indo ate o incrivel clio williams hoje abordamos as versoes esportivas do megane o lendario clio v6 e a prata da casa o sandero rs e mais alguns nomes bem interessantes renault megane coupe a primeira geraçao do renault megane foi lançada em 1995 em substituiçao ao renault 19 apesar do estilo bem mais arredondado e moderno o renault megane era em essencia uma versao atualizada do r19 compartilhando boa parte de sua plataforma com ele assim como o conjunto mecanico um dos principais diferenciais do megane em relaçao ao renault 19 foi a introduçao de uma carroceria perua e tambem a adoçao do sobrenome coupe para o hatchback que fazia o papel de hot hatch da familia o megane coupe foi o primeiro membro da familia a receber o motor 2 0 16v f7r o mesmo do clio williams porem acertado para entregar 150 cv a 6 000 rpm e 18 2 mkgf de torque a 4 500 rpm acoplado a uma caixa manual de cinco marchas o motor f7r tinha valvulas maiores coletor de escape de maior fluxo virabrequim exclusivo comandos de valvula com perfil mais agressivo e radiador de oleo em 1999 a renault trocou o motor f7r do megane coupe pelo f5r versao com injeçao direta de combustivel porem acertado para entregar 140 cv renault clio rs 172 e 182 o renault clio de segunda geraçao chegou em 1998 apos sete anos de desenvolvimento era um carro de porte semelhante ao anterior porem com uma nova plataforma e adotava materiais como plastico nos para lamas e aluminio no capo de algumas versoes em nome da reduçao de peso meses depois ainda em 1998 a renault apresentou seu primeiro modelo rs o clio renault sport voce talvez conheça o como clio rs 172 que era seu nome no reino unido por uma boa razao seu motor 2 0 16v f4r com comando variavel nas valvulas de admissao tinha 172 cv a 6 250 rpm e 20 4 mkgf de torque o hot hatch tinha para lamas mais largos para choque de desenho mais agressivo saias laterais mais destacadas e rodas oz f1 de 15 polegadas alem de suspensao mais baixa e firme ele estava disponivel apenas com carroceria de duas portas https //www youtube com/watch v= zqidfjd8ws extremamente bem acertado e com apenas 1 035 kg na balança o clio rs 172 mostrou se um dos melhores pocket rockets de seu tempo sendo capaz de ir de zero a 100 km/h em 7 3 segundos com maxima de 220 km/h e ele ainda ganhou algumas versoes diferentes ao longo dos anos começando com um facelift em 2001 que alem de um visual mais moderno e angular adotou rodas de 16 polegadas fabricadas pela propria renault no lugar das oz f1 de 15 polegadas em 2002 foi colocada no mercado em quantidade limitada o renault clio rs 172 cup descrito pela renault sport como um especial de baixo peso e realmente o 172 cup abria mao de itens como farois de xenonio automaticos com lavadores sensores de chuva e freios abs alem de boa parte do isolamento acustico e termico chegando aos 1 021 kg devido a seu carater espartano o renault clio rs 172 cup e considerado pelos seus admiradores o ultimo hot hatch hardcore da renault sport em 2004 foi lançado o clio rs 182 que como voce deve ter deduzido trazia um acrescimo de 10 cv em relaçao ao modelo anterior graças a adoçao de um novo coletor de admissao e modificaçoes na injeçao e no sistema de escape que com um novo abafador exigiu que o clio rs 182 abandonasse o estepe pois o pneu extra impediria sua instalaçao o carro vinha apenas com um kit de reparo para o caso de um pneu furado e so a versao mais interessante do clio rs 182 porem era a trophy que adicionava amortecedores com reservatorios de gas externos parece uma diferença infima mas os reservatorios externos possibilitam que o amortecedor seja otimizado para o comportamento desejado para o carro de forma mais adequada https //www youtube com/watch v=btti amkn60 o renault clio rs 182 e considerado de fato um ponto alto na historia do modelo por jornalistas do mundo todo harry metcalfe da evo mantem um clio rs 182 em seu acervo ao lado de carros como o lamborghini countach o porsche 911 turbo 993 com o visual do 911 gt2 da epoca e o jaguar project 7 e ele e bom assim renault clio v6 agora se o renault clio rs e um hot hatch classico com traçao dianteira e a mesma praticidade de qualquer outro hatchback existiu uma versao verdadeiramente insana e nada pratica do pequeno frances criado como homenagem ao renault 5 turbo o renault clio v6 trocava o motor quatro cilindros debaixo do capo por um v6 montado atras dos bancos dianteiros em uma homenagem matadora da fabricante ao renault 5 turbo que apareceu na primeira parte deste especial o clio v6 surgiu por iniciativa de tom walkinshaw — o tw da twr ou tom walkinshaw racing que tambem foi o responsavel pelo programa da jaguar em le mans walkinshaw pretendia criar uma categoria monomarca com o carro acabou nao dando certo e a renault decidiu que seria uma boa ideia lança lo como topo de linha da segunda geraçao do clio depois de alguns aperfeiçoamentos o clio v6 de produçao foi lançado em 2001 o v6 adotado pela era o motor de tres litros e 12 valvulas duas por cilindro utilizado no renault laguna originalmente capaz de entregar 207 cv o motor foi preparado pela twr para chegar aos 230 cv e colocado no lugar do banco traseiro — tornando este hot hatch um dos raros casos onde a praticidade e totalmente deixada de lado a carroceria alargada ficava a cargo da valmet a mesma que fabrica tratores e era bem mais larga do que a original claro que nao era so perfumaria os 17 1 cm a mais abrigavam bitolas mais largas e o entre eixos tambem foi aumentado em quase 4 cm os para lamas traseiros abrigavam entradas de ar para resfriar o motor e os grandes arcos cobriam rodas de 17 polegadas calçadas com pneus 205/50 na dianteira e 235/45 atras o problema do clio v6 e que ele era um carro pesado mesmo com 230 cv seus 1 355 kg so permitiam que ele acelerasse ate os 100 km/h em 6 2 segundos embora a velocidade maxima fosse de 246 km/h — muita coisa alem disso seu comportamento dinamico era extremamente arisco devido as proporçoes de seu entre eixos e bitolas mas a renault sabia do potencial de seu pocket rocket e para a reestilizaçao feita no clio ainda em 2001 promoveu no v6 algumas melhorias alem do visual com cabeçotes retrabalhados e um novo sistema de induçao o v6 3 0 entregava agora 255 cv o bastante para reduzir o 0 100 km/h para 5 9 segundos mesmo pesando 60 kg a mais as modificaçoes mais importantes porem diziam respeito a dinamica o entre eixos foi aumentado em mais 1 5 cm a suspensao recebeu novos braços e amortecedores mais firmes as bitolas ficaram mais largas e as rodas agora eram de 18 polegadas a revista britanica autocar elogiou as mudanças na epoca e notou um carro menos selvagem — no melhor sentido possivel o clio v6 ainda era um carro que gostava de curvas e a traseira ainda se soltava com facilidade mas agora era possivel entender o que o carro estava fazendo e com habilidade o suficiente controla lo com mais naturalidade renault megane rs a renault aproveitou o embalo do renault clio rs para dar ao megane de segunda geraçao uma versao equivalente em 2004 um ano depois que o modelo foi lançado ele foi o primeiro renault sport com um motor sobrealimentado o f4rt um quatro cilindros turbo de dois litros e 225 cv a 6 500 rpm com 30 6 mkgf de torque a 3 000 rpm acoplado a um cambio manual de seis marchas era um conjunto forte o bastante para que o carro fosse de zero a 100 km/h em 6 5 segundos com maxima de 236 km/h o turbo lag era minimizado pela adoçao de um turbocompressor de duplo fluxo a geraçao seguinte do megane a terceira foi apresentada em 2008 mas so em 2010 o rs foi atualizado de acordo e embora a plataforma e a carroceria fossem completamente diferentes o conjunto mecanico ainda consistia no motor f4rt porem acertado para entregar 250 cv a 5 500 rpm e 34 6 mkgf de torque a 3 000 rpm novamente acoplado a uma caixa manual de seis marchas o megane rs ao longo de sua existencia acabou se tornando uma demonstraçao do potencial do motor f4r passando por consecutivas atualizaçoes que elevaram sua potencia para 265 cv em 2011 e para 275 cv em 2014 sua ultima versao a rs 275 trophy r tinha sistema de escape akrapovic amortecedores ohlins rodas speedline de 19 polegadas e ate uma bateria de litio 16 kg mais leve alem de trazer o interior aliviado com a dispensa do isolamento acustico do ar condicionado do radio e da central multimidia renault twingo rs a primeira geraçao do renault twingo lançada na decada de 1990 era um inusitado hatchback monovolume cheio de caracteristicas que o tornaram um dos projetos mais curiosos da epoca como o painel totalmente digital e centralizado o banco traseiro deslizante e a possibilidade de transformar todos os assentos em uma cama de casal relativamente espaçosa alem de cores vivas para a carroceria e para os revestimentos internos ja a segunda geraçao era um carro mais convencional com dois volumes bem definidos e visual mais agressivo lançado em 2007 o twingo ii recebeu a versao rs no ano seguinte embora compartilhasse sua plataforma com o clio o twingo era um carro menor e por isto o modelo renault sport ganhou um motor menos potente o quatro cilindros k4m de 1 6 litro e 133 cv a 7 000 rpm alem de 16 3 mkgf de torque a 4 400 rpm conhecido no reino unido como twingo rs 133 o pocket rocket representava uma volta as raizes dos hot hatches da renault com baixo peso apenas 1 000 kg e motor naturalmente aspirado ele era capaz de ir de zero a 100 km/h em 8 5 segundos com maxima de 205 km/h renault sandero rs esta lista nao ficaria completa sem o primeiro modelo renault sport brasileiro o sandero rs bem conhecido dos leitores do flatout alias embora seja um projeto de custo mais baixo de origem da romena dacia o sandero rs pode ser considerado o sucessor espiritual do renault clio esportivo que nunca tivemos começando pelo motor uma versao de 150 cv a 5 750 rpm e 20 9 mkgf de torque a 4 000 rpm do motor f4r emprestado do suv duster e massageado para um comportamento mais esportivo criado com a ajuda dos franceses da renault sport o sandero rs sem duvida faz justiça a sigla e honra sua linhagem o motor recebeu dutos do coletor de admissao 20% mais largos o sistema de injeçao teve a pressao ampliada e todo o mapeamento de igniçao e injeçao foi redesenhado pela renault sport alem disso o sistema de escape ganhou dutos com 5 mm a mais no diametro e um novo abafador com maior fluxo alem disso e o unico sandero com freios a disco nas quatro rodas e cambio de seis marchas podemos falar com conhecimento de causa trata se de um carro muito bem acertado com suspensao consideravelmente mais firme e otima comunicabilidade da direçao ele muito folego na aceleraçao e nas retomadas e uma dianteira que aponta com decisao nas curvas e um carro divertidissimo que ainda tem muito potencial para melhorias tanto que foi escolhido como o project car do flatout https //www youtube com/watch v=fe_3lw_xm4u
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