voce pode gostar do fusca ou odia lo mas nao pode negar que o besouro tinha personalidade o design de ferdinand porsche para o primeiro carro popular alemao nao era revolucionario nao trazia nenhuma ideia ousada ou inedita mas tinha identidade de sobra o perfil composto por tres semicirculos o rosto sorridente formado pelos farois e pelo capo e as proporçoes bem resolvidas nao encontraram equivalente na epoca tanto que o fusca tornou se um simbolo perene da cultura sessentista feito notavel para um carro lançado em 1938 ainda nao e assinante do flatout considere faze lo alem de nos ajudar a manter o site e o nosso canal funcionando voce tera acesso a uma serie de materias exclusivas para assinantes como conteudos tecnicos historias de carros e pilotos avaliaçoes e muito mais [fo form plans] esta personalidade ajuda a explicar a imensa popularidade que o fusca ganhou ao longo dos anos alem de ser um carro acessivel e facil de encontrar afinal foi fabricado aos milhoes em varios paises ele tambem tem a curiosa capacidade de se tornar uma especie de afirmaçao ao mundo muitos donos de fusca os encaram como uma extensao de sua propria pessoa ou ate mesmo o enxergam de forma semelhante a de um membro da familia ou animal de estimaçao fuscas ganham nomes e apelidos e muitos se tornam a melhor a maneira de reconhecer seu dono de longe em menor grau isto tambem vale para os derivados do projeto kombi brasilia tl e 1600 com isto em mente fica facil entender por que o mercado de acessorios para o fusca sempre foi tao cheio de opçoes ja na decada de 1950 quando a importaçao começou a dar lugar a produçao em massa em mercados como os eua e o brasil existiam tantos fuscas que era natural tentar tornar o seu carro unico os mais dedicados realizavam diversas modificaçoes na aparencia e na mecanica do fusca havia os cal look e cal style estilos californianos inspirados pelos lowriders e tambem pelos carros de competiçao; os german look europeus com componentes porsche e rodas bbs; os baja bugs criados para encarar as dunas de areia na america central; e os volksrod que buscavam inspiraçao nos hot rods sem para lamas com teto rebaixado ou cortado e pimenta no motor contudo havia quem nao quisesse ser tao radical nada de tuning ou preparaçao pesada apenas acessorios para reforçar individualidade havia muita coisa e alguns deles beiravam a bizarrice talvez o caso mais curioso seja a cafeteira de painel da volkswagen sim uma cafeteira eletrica que era montada no painel do fusca e ligada ao acendedor de cigarros a hertella auto kaffeemaschine sabe se pouco a seu respeito fotos do que parece ser a imagem de um catalogo de acessorios da volkswagen circulavam pela internet ha alguns anos em foruns paginas de facebook e publicaçoes do instagram nao parece um anuncio oficial da volkswagen a fonte e diferente e sabemos que a vw faz questao de utilizar a mesma fonte em todo seu material impresso como se pode ver a cafeteira tinha versoes de 6v e 12v elas custavam a mesma coisa 65 marcos alemaes ou € 115 nos dias atuais pouco mais de r$ 700 sendo um acessorio obscuro e incrivelmente raro e muito dificil estimar quantas foram vendidas e praticamente impossivel encontrar um exemplar a venda a maior parte das informaçoes vem de um entusiasta chamado dave hord que escreve no site americano classic car adventures e encontrou recentemente um exemplar a venda na servia de todos os lugares possiveis ele procurava o item havia anos e chegou a considerar a fabricaçao de uma replica para colocar em seu beetle dave compartilhou sua experiencia no reddit ele disse que a cafeteira veio sem manual de instruçoes e a caixa sequer traz a voltagem do aparato tambem nao ha manual de instruçoes portanto dave so consegue presumir como a cafeteira funciona ele diz que ao ser plugada no acendedor de cigarros a cafeteira começa a esquentar imediatamente nao ha sequer um botao para ligar ou desligar a unica coisa que se pode fazer e colocar o po e a agua quente no compartimento o que para dave significa que a cafeteira funciona por infusao como o cafe fosse cha [gallery columns= 2 link= file size= large type= grid ids= 274586 274587 ] como apreciador de um bom cafe nao consigo imaginar um cafe muito bom saindo pela torneira mas a cafeteira em si e uma peça interessante e bem engenhosa ela vinha com xicaras especiais com base de metal feitas para encaixar perfeitamente em uma base com um ima assim teoricamente elas nao cairiam com os movimentos do carro algo me diz que isto seria ma ideia em qualquer estrada que nao fosse uma autobahn alema com asfalto impecavel o mais curioso e que nao se encontra muitas informaçoes a respeito da cafeteira hertella ou de sua fabricante que outros produtos eles faziam alem da auto kaffeemaschine por exemplo porem o que se encontra e outra fabricante que fez cafeteiras automotivas para o fusca a paluxette embora sejam aparentemente menos raras que a hertella elas sao igualmente misterioisas o que se acha a respeito delas na internet sao alguns anuncios em sites como o ebay topicos em foruns e algumas fotos de banco de imagens datadas de 1950 mais nada tambem e curioso o fato de nao existirem itens equivalentes para outros carros na decada de 1950 so para o fusca na verdade a cultura dos vw aircooled e cheia destas tendencias exclusivas sendo o fusca seu maior representante alem da cafeteira ao redor do mundo existiram outros acessorios curiosos para o volkswagem mais popular do planeta outro deles que verdade seja dita nao foi feito especificamente para o fusca mas usava um fusca como exemplo era este aspirador de po movido pelos gases do escapamento [caption id= attachment_274588 align= aligncenter width= 677 ] foto jason torchinsky/jalopnik[/caption] o dispositivo era constituido por uma ponteira de escape com duas saidas uma delas ligada perpendicularmente a outra e dotada de uma mangueira por conta do fluxo dos gases a pressao dentro da mangueira e reduzida o que faz com que ela sugue o ar para dentro dela a fabricante prometia economia de eletricidade ao dispensar o uso de um aspirador de po mas provavelmente o custo extra de deixar o carro ligado so para limpar o interior anulava qualquer beneficio alem de nao parecer nada pratico o fusca tambem tinha uma serie de acessorios esteticos que so eram populares para ele e alguns de seus derivados como bandejas de vime para colocar embaixo do painel e pestanas para os farois muitos deles populares tambem no brasil mas estes eram ate que convencionais curioso mesmo era o rack para esquis que era preso no para choque e nas fendas para arrefecimento abaixo do vigia traseiro e como tal so servia para o fusca o rack ate tinha sua funcionalidade quer dizer desde que voce tivesse a coragem necessaria para ir esquiar de fusca por outro lado havia tambem acessorios puramente esteticos que simplesmente nao faziam sentido a propria vw oferecia alguns acessorios extremamente especificos como um cabide para pendurar roupas e um extensor para o banco traseiro da perua squareback a volkswagen dizia que todos os seus carros saiam de fabrica cheios de potencial oculto para diversao e utilidade os acessorios so davam uma forcinha mas talvez o exemplo mais intrigante nao seja oficial as bolhas para o painel de instrumentos elas eram exatamente isto lentes transparentes em forma de bolha que iam encaixadas no velocimetro e quando disponivel no marcador de combustivel nao havia outro objetivo que nao estetico e ainda existiam versoes tingidas que tornavam a leitura das informaçoes no painel uma tarefa quase impossivel [gallery type= grid columns= 2 link= file size= large ids= 274591 274590 ] elas foram bastante populares no brasil bem como outro acessorio ainda mais desconcertante uma moda que aparentemente começou no brasil justamente nos anos 1970 as manoplas de cambio de resina com um caranguejo de verdade dentro a origem deste acessorio perdeu se no tempo mas elas eram onipresentes nos carros personalizados da epoca especialmente no fusca e na kombi mas tambem em outros carros da epoca com preocupaçoes eticas com o uso de um animal de verdade em um acessorio automotivo uma bola de cambio como esta e incrivelmente dificil de encontrar hoje em dia so garimpando sites de classificados e grupos de internet para achar um exemplar de epoca
SEJA UM MEMBRO DA
FAMÍLIA FLATOUT!

Ao ser um assinante, você ganha acesso irrestrito a um conteúdo verdadeiro e aprofundado. Nada de jornalismo genérico e sensacionalista. Vale a pena? Clique aqui e confira os testemunhos dos assinantes, amostras livres e os benefícios extras que você poderá desfrutar ao ser um FlatOuter!
PARA LER MAIS, CADASTRE-SE OU ASSINE O FLATOUT E TENHA ACESSO LIVRE A TODO CONTEÚDO DO SITE!
JÁ POSSUI CADASTRO OU É ASSINANTE DO FLATOUT?
Este é um conteúdo restrito: pode ser uma matéria só para assinantes, pode ser porque você já atingiu o limite de matérias gratuitas neste mês.