sabe como voce diferencia um palpiteiro de um conselheiro pelo nivel de comprometimento dele com os resultados com as consequencias um palpiteiro solta qualquer opiniao sem arcar com as consequencias dela um conselheiro ja viveu a experiencia ou esta no mesmo barco que voce os americanos chamam de skin in the game os brasileiros — sempre irreverentes — falam por o seu na reta isso remonta aos primordios da civilizaçao quando socrates aceitou a pena capital para honrar sua filosofia em vez de fugir com a ajuda dos amigos quando homens duelavam para proteger a honra de suas familias ou resolver suas desavenças e uma questao de provar que voce realmente acredita em algo a ponto de pagar o preço por isso dai tambem vem o conceito por tras das apostas voce esta confiante de algo a ponto de correr o risco claro com o tempo elas tambem acabaram se tornando jogos de azar mas isso aconteceu justamente devido a essa filosofia de pagar para ver e por isso que apostar no lider do campeonato paga pouco o risco de perder e menor mais gente se dispoe a apostar nele porque e mais seguro quando voce aposta num azarao as chances de vencer sao menores mas voce estara praticamente sozinho nesta entao a recompensa sera maior foi o que aconteceu no ultimo gp da italia em monza logicamente a vitoria ficaria com lewis hamilton com valtteri bottas com max verstappen ou charles leclerc mas a logica falhou e pierre gasly venceu a vitoria mais improvavel dos ultimos anos da formula 1 e um sujeito apostou nele com uma razao de 166 990 1 — ou seja para cada unidade apostada ele recebeu 166 990 de volta foi assim que uma aposta de € 0 24 na bolsa de apostas da finlandia rendeu € 39 390 liquidos para o apostador que por alguma razao achou que gasly venceria a corrida claro nao se trata de um mero palpite ou de falar serio nesse caso e realmente um jogo de azar — afinal gasly chegou a 0 415 segundo a frente de sainz na chegada mais apertada da formula 1 nos ultimos dez anos antes desta premiaçao mais alta havia acontecido em 2017 quando tres apostadores levaram € 15 000 cada por apostar que o podio do gp do azerbaijao daquele ano seria daniel ricciardo valtteri bottas e lance stroll com uma razao de 63 467 1 as vitorias improvaveis nao sao muito comuns na formula 1 especialmente nos ultimos 30 anos quando os carros se tornaram confiaveis as quebras mecanicas deixaram de interferir tanto nos resultados das corridas os orçamentos dispararam e as grandes equipes confirmavam seu favoritismo sem surpresas mas isso nao significa que elas nao possam acontecer — como a vitoria de gasly deixou claro e como veremos a seguir pastor maldonado gp da espanha de 2012 nem precisamos voltar tanto no tempo para encontrar uma vitoria improvavel na formula 1 basta lembrar do gp da espanha de 2012 realizado ha apenas oito anos na epoca a williams ja estava em sua primeira decadencia tendo finalizado o campeonato de 2011 na nona posiçao entre doze equipes com apenas cinco pontos foi o pior desempenho de sua historia em 2012 com um carro melhor desenvolvido a williams demonstrava uma sutil recuperaçao com o sexto lugar de bruno senna no gp da malasia e uma dupla pontuaçao de senna e maldonado na china depois de terminarem em setimo e oitavo respectivamente o gp seguinte no bahrein foi desastroso maldonado nao disputou a q2 por um problema no kers e ainda perdeu cinco posiçoes por trocar o cambio senna nao conseguiu tempo para avançar para a ultima classificaçao na corrida os dois nao completaram a prova — maldonado com um pneu furado na 25ª volta e bruno senna com um problema de vibraçoes na 54ª https //www dailymotion com/video/x2f949x a historia mudou no gp da espanha maldonado marcou o quinto melhor tempo na q1 fez o melhor tempo no q2 e o segundo melhor tempo no q3 atras apenas de lewis hamilton contudo o mclaren do britanico estava abaixo do peso permitido o que acabou colocando hamilton na ultima posiçao e maldonado na pole position a largada nao foi facil para o venezuelano fernando alonso favorito por correr em casa assumiu a ponta logo na primeira curva maldonado o manteve a vista com um ritmo surpreendente ao longo de toda a corrida — ele alonso e raikkonen abriram uma vantagem de 12 segundos sobre o pelotao intermediario na segunda parada maldonado foi o primeiro a trocar os pneus entrou na volta 25 e voltou atras de raikkonen e alonso na volta seguinte alonso tentou abrir a vantagem para fazer usa parada mas acabou atrapalhado por charles pic logo antes do acesso a pit lane perdendo preciosos segundos a troca de pneus da ferrari nao foi das melhores e maldonado conseguiu passar e abrir uma vantagem de cinco segundos sobre alonso raikkonen parou na volta 28 e maldonado assumiu a ponta https //www dailymotion com/video/x2fb575 maldonado ainda faria mais uma parada — que demorou mais do que deveria devido a um problema com o pneu esquerdo traseiro o que aumentou o tempo em quase tres segundos a corrida parecia perdida ali especialmente porque raikkonen parou depois e apesar do intervalo de 22 segundos ele estava com pneus mais novos que os de alonso e maldonado que continuavam na disputa pela liderança alonso chegou a diminuir o intervalo para pouco mais de 1 segundo mas aquela altura seus pneus ja nao aguentariam o ritmo de recuperaçao maldonado tambem teve que diminuir o ritmo e todos acharam que a experiencia bicampea de alonso poderia falar mais alto mas maldonado segurou a pressao e cruzou a linha de chegada em primeiro com uma vantagem de 3 195 segundos sobre alonso foi sua primeira e unica vitoria na formula 1 a ultima vitoria da williams e o melhor resultado da equipe desde o gp do brasil de 2004 vencido pelo colombiano juan pablo montoya depois de sua vitoria maldonado ainda pontuou no japao em abu dhabi e nos eua naquela temporada em 2013 terminou o campeonato com um unico ponto em 2014 foi para a lotus e marcou dois pontos e em 2015 fez 27 pontos pontuando em seis corridas tendo o setimo lugar no canada na austria e na russia como melhore resultados em 2016 ele deixou a formula 1 olivier panis gp de monaco de 1996 olivier panis chegou relativamente tarde a formula 1 ele tinha 27 anos quando estreou no gp do brasil de 1994 ao volante de um ligier depois de se tornar campeao da f3000 na temporada anterior embora tivesse um desempenho regular e fosse um piloto muito tecnico ele nao era exatamente uma promessa como rubens barrichello david coulthard eddie irvine e outros contemporaneos seus mesmo assim panis alternava bons resultados com provas medianas — ele chegou em segundo na alemanha e em quinto na australia em 1994 mas naquela mesma temporada terminou duas vezes em 12º tres vezes em 11º tres vezes em 9º duas vezes em setimo e marcou apenas 9 pontos para chegar em 11º no mundial de pilotos em 1995 a temporada foi um pouco melhor mas ainda assim nada que chamasse a atençao ou comovesse a torcida francesa alesi era bem melhor nisso foi por isso que no gp de monaco de 1996 em um grid com michael schumacher gerhard berger mika hakkinen damon hill jacques villeneuve david coulthard e jean alesi panis era apenas um coadjuvante especialmente depois de se classificar apenas na 14ª posiçao no grid de largada por que alguem acreditaria que aquele frances que nunca havia feito nada muito especial na f1 em uma equipe que nao vencia ja havia 15 anos poderia se destacar logo em monaco porque choveu e como sempre a pista molhada de monaco abre caminho para o acaso chegar deslizando ainda na volta de aquecimento andrea montermini bateu seu forti na saida do tunel nanica a equipe nao tinha carro reserva para a largada entao o grid ja estava com um carro a menos na primeira volta jos verstappen apostou nos pneus slick derrapou e bateu no muro abandonando a prova pedro lamy e giancarlo fisichella nas minardi se enroscaram bateram e abandonaram o chefe deve ter adorado mais a frente antes de o primeiro giro ser completado schumacher tentava recuperar sua primeira posiçao tomada por damon hill logo na sainte devote quando perdeu o controle na mirabeau e acertou o muro pouco depois de barrichello rodar na rascasse faça as contas foram seis baixas na primeira volta duas voltas depois foi a vez de ukyo katayama estampar o muro ricardo rosset fez o mesmo na volta seguinte pedro paulo diniz quebrou o cambio de seu ligier na quinta volta na nona volta berger quebrou o cambio mais quatro baixas e apenas 12 carros na pista com apenas 10 voltas de corrida https //www dailymotion com/video/x6pkolo a partir dali parecia que tudo ficaria como estava mais 20 voltas se passaram sem nada especial acontecer o trio formado por hill alesi tinha uma ampla vantagem sobre irvine que liderava os outros oito carros que ainda disputavam a prova frentzen tentou ultrapassa lo quebrou a asa dianteira e caiu para penultimo a frente de luca badoer aquela altura a classificaçao era hill e alesi na ponta irvine em terceiro mais afastado e seguido por coulthard villeneuve mika salo herbert panis hakkinen e brundle na rabeira estavam frentzen e badoer completando os 12 ainda na prova a partir da 23º volta a pista começou a secar e o ritmo da prova começou a mudar alesi imprimiu um ritmo mais rapido e começou a fazer uma serie de voltas mais rapidas irvine que nao treinou com pista molhada começou a ganhar mais velocidade e se afastou de coulthard na 27ª volta frentzen abre a sequencia de paradas para troca dos pneus de chuva pelos pneus slick e crava a volta mais rapida hill e o segundo a parar mas com uma vantagem de apenas 23 segundos sai dos boxes atras de alesi na volta seguinte irvine e panis entram para trocar os pneus e acelerar a corrida frentzen ja estava virando 10 segundos mais rapido https //www dailymotion com/video/x6pl4s5 hill logo recupera a posiçao de alesi que ainda estava com pneus de chuva e perde ritmo coulthard villeneuve e salo entram para trocar os pneus com as paradas panis salta para a quarta posiçao atras de eddie irvine alesi e hill com 30 voltas coulthard e o quinto herbert o sexto brundle o setimo villeneuve o oitavo hakkinen o nono salo o decimo frentzen o decimo primeiro e badoer o decimo segundo por pouco tempo na volta 31 brundle roda na curva do cassino e bate de traseira na proteçao abandonando a prova na volta 34 irvine e passado por panis na loews perde o controle fica preso e precisa da ajuda dos fiscais para religar o carro panis esta em terceiro atras de hill e alesi https //www dailymotion com/video/x6ppev8 seis voltas depois damon hill liderava alesi com uma vantagem de 30 segundos quando sua bomba de oleo abre o bico e o motor estoura por falta de lubrificaçao logo na saida do tunel alesi volta a liderança seguido por olivier panis agora em segundo restam dez na pista — mas somente oito na mesma volta irvine perdeu duas voltas com sua saida na loews e badoer sem ritmo com o carro fraco estava cinco voltas atras as coisas começam a ficar estranhas quando alesi abandona na volta 60 com uma quebra na suspensao e de repente olivier panis e o lider da prova seguido por coulthard herbert villeneuve salo hakkinen frantzen irvine e badoer seis voltas depois villeneuve se enrosca com badoer entao retardatario com seis voltas a menos e ambos abandonam a prova como se nao bastasse nos sete ultimos minutos da prova uma nuvem insistente começa a despejar garoa sobre a pista panis nao se intimida e ja percebendo que aquela seria uma chance como nenhuma outra aperta o ritmo para abrir a vantagem sobre david coulthard enquanto isso irvine perde o controle de sua ferrari e acaba atingido por mika salo que e atingido por mika hakkinen em um acidente triplo os tres abandonam e a cinco minutos do final restam apenas quatro carros na pista panis coulthard herbert e frentzen o que mais poderia acontecer desta vez nada panis mantem a liderança coulthard decide nao arriscar herbert se mantem em terceiro e tudo acaba assim com a primeira e unica vitoria do frances na formula 1 curiosamente a vitoria improvavel de panis foi a ultima vitoria de um piloto frances antes da improvavel vitoria de gasly em 2020 tambem foi a ultima vitoria da ligier na formula 1 johnny herbert gp da europa de 1999 os colegas de johnny herbert nas categorias de base diziam que ele poderia ter sido campeao mundial se nao tivesse sofrido um terrivel acidente em brands hatch ainda na formula 3000 seu carro foi atingido por tras e arremessado contra o o muro resultando lesoes gravissimas no tornozelo e no pe esquerdo de herbert as lesoes foram tao graves que houve o risco de amputaçao e herbert precisou passar por varias cirurgias e meses de fisioterapia para ao menos permitir que ele continuasse sua carreira ele se recuperou mas nunca mais conseguiu correr e precisou mudar seu estilo de pilotagem https //www dailymotion com/video/x6aqgdw mesmo assim ele conseguiu estrear na formula 1 em 1989 pela benetton com um excelente quarto lugar no gp do brasil daquele ano apesar disso ele nao conseguiu manter um desempenho regular — em grande parte devido a dificuldade de frear com o pe esquerdo — e acabou substituido no meio da temporada pelo piloto de testes da mclaren emanuelle pirro herbert conseguiu retornar a f1 em 1990 na entao decadente lotus seus primeiros bons resultados vieram somente em 1993 quando conseguiu pontuar em quatro provas e terminou o mundial de pilotos em 9º lugar na temporada seguinte seu desempenho tambem foi pouco constante a lotus ja estava em franca decadencia e ele acabou terminando a temporada na benetton onde disputaria a temporada de 1995 ali ele poderia mostrar toda a sua capacidade ja que a equipe tinha um dos melhores carros do grid — ainda que michael schumacher fosse seu companheiro de equipe na espanha chegou pela primeira vez ao podio com um segundo lugar no gp da gra bretanha venceu pela primeira vez na italia ganhou de novo e no japao voltou ao podio em um terceiro lugar com 45 pontos terminou o campeonato em quarto mesmo com o bom resultado foi dispensado pela benetton e acabou na sauber ali herbert conquistou um podio mais por ter conseguido se manter na pista do que por uma disputa em si — foi o gp de monaco de 1996 que somente tres carros terminaram ficou em ultimo mas ficou em terceiro ao mesmo tempo em 1997 herbert fez um pouco mais de pontos mas ainda terminou o mundial em um modesto decimo lugar no ano seguinte uma campanha ainda pior o levou a deixar a sauber para entrar stewart grand prix em 1999 ao lado de rubens barrichello herbert era constantemente superado pelo jovem brasileiro mas no gp da europa daquele ano em nurburgring as coisas foram diferentes o campeonato daquele ano estava sendo disputado ferrenhamente ponto a ponto por mika hakkinen e eddie irvine mas nenhum deles teve um bom fim de semana naquele final de setembro de 1999 hakkinen conseguiu o terceiro melhor tempo mas irvine ficou apenas com a nona colocaçao no grid de largada herbert que vinha de uma serie de abandonos e decimas algumas posiçoes iria largar da 14ª posiçao — coincidentemente a mesma de panis em monaco tres anos antes como naquele gp de monaco de 1996 este gp da europa começou improvavel antes mesmo da largada ela foi abortada porque marc gene e alessandro zanardi largaram em posiçoes trocadas o tempo estava seco mas imprevisivel — algo comum naquela epoca do ano na alemanha frentzen largou na dianteira a frente de hakkinen enquanto mais atras damon hill teve um problema eletrico que apagou seu carro fazendo alexander wurz desviar em cima de pedro paulo diniz que saiu rolando com seu sauber e provocou a entrada do safety car na confusao herbert ganhou apenas uma posiçao pois foi ultrapassado por barrichello e jean alesi depois da retirada dos carros frentzen hakkinen coulthard ralf schumacher fisichella e irvine se mantiveram na dianteira nesta ordem ate a volta 17 irvine passou fisichella e logo veio a chuva ralf schumacher aproveitou a pista molhada a passou coulthard assumindo a terceira posiçao hakkinen apostou nos pneus de chuva e se deu mal porque a chuva parou e a pista secou sem ritmo ele foi ultrapassado por schumacher agora em segundo irvine que tambem tinha parado para trocar pneus teve que voltar aos boxes para colocar os slicks de volta — e acabou sofrendo com as trapalhadas dos mecanicos da ferrari que confundiram os pneus e levaram meio minuto para fazer a troca hakkinen cada vez mais lento com seus pneus de chuva na pista seca acabou passado por irvine e praticamente todo o grid incluindo herbert com os pneus no limite da temperatura ele entrou para colocar os slicks e voltou a pista a frente de fisichella mas com uma volta de atraso em relaçao ao italiano aquela altura frentzen ainda era o lider seguido por schumacher coulthard fisichella e barrichello depois foi a vez de ralf schumacher entrar nos boxes entregando a segunda posiçao a coulthard agora atras apenas de frentzen fisichella que manteve os pneus slick era o terceiro porem com 12 segundos de diferença para o escoces frentzen e coulthard entraram juntos cada equipe fez a troca de pneus em 7 segundos e ambos voltaram a frente de schumacher porem atras de fisichella aquela altura tanto irvine quanto hakkinen ja estavam bem distantes da zona dos pontos entao o improvavel começou a acontecer frentzen abandonou com um apagao porque sua equipe havia esquecido de desabilitar o sistema anti stall no pit stop coulthard assumiu a ponta e la ficou ate que a chuva voltou apostando na passagem rapida da chuva como ocorrera alguns minutos antes ele manteve os pneus slick enquanto alesi abandonava com uma quebra na transmissao com 36 voltas de prova coulthard liderava seguido por ralf schumacher barrichello e fisichella com pneus slick em quinto ja estava johnny herbert que entrou cedo para colocar pneus de chuva e foi ganhando posiçoes a medida em que seus concorrentes rodavam caso de trulli e salo na volta seguinte coulthard nao resistiu seus pneus slick ja nao aderiam a pista molhada e ele acabou saindo da pista para dar uma bicada na barreira de pneus ralf schumacher assume a ponta seguido por fisichella com slicks e herbert com seus pneus de chuva que havia ultrapassado barrichello agora em quarto prestes a ser ultrapassado por trulli tambem com pneus de chuva https //www youtube com/watch v=dca12ibsgxs a chuva ja havia parado quando fisichella quase 13 segundos a frente de herbert passa reto em uma curva e faz a jardinagem do circuito ele retorna em segundo mas agora com herbert na sua cola schumacher segue na frente mas logo entra para colocar seus slicks e fisichella retoma a liderança entao na volta 48 fisichella perde o controle de seu benetton e vai para a caixa de brita abandonando a prova ralf schumacher ganha a liderança seguido por johnny herbert mas enquanto fisichella lamenta o abandono junto ao alambrado schumacher sai da pista com o pneu traseiro direito furado herbert assume a ponta enquanto o alemao se arrasta para o box a prova ainda teria mais uma baixa talvez a mais tocante da historia da formula 1 o azarado luca badoer estava prestes a conquistar os primeiros pontos de sua longa carreira — e a bordo de um minardi — quando o cambio quebra na 53ª volta badoer desolado e inconsolavel se apoia no carro e chora https //www youtube com/watch v=o11i32aotwo enquanto isso herbert mantem a liderança ate as voltas finais para receber a bandeirada final com 22 segundos de vantagem sobre jarno trulli e seu parceiro rubens barrichello — que apesar de ser o piloto nº1 na equipe terminou em terceiro giancarlo fisichella gp do brasil 2003 quem tambem chorou desolado pelo abandono no gp da europa de 1999 foi giancarlo fisichella ele liderava a prova e tinha a chance de finalmente vencer depois de tres temporadas na f1 e cinco podios — dos quais quatro foram em segundo lugar nao deu em 2000 ele teve uma temporada ainda melhor com um segundo lugar e tres terceiros que lhe ajudaram a conquistar 18 pontos e o sexto lugar no mundial de pilotos no ano seguinte contudo o desempenho da benetton ja nao era grande coisa e em 2002 ele acabou nao renovando com a equipe e foi para a jordan no primeiro ano o carro nao foi competitivo no segundo ele ganhou um novo motor ford motores novos raramente sao competitivos logo de cara e por isso mesmo o que aconteceu no gp do brasil foi improvavel ate porque a jordan nao era exatamente uma equipe de ponta na epoca a equipe ja estava em sua decima terceira temporada na formula 1 e havia conquistado apenas tres vitorias seu melhor resultado no mundial de construtores fora um terceiro lugar no ja distante 1999 e em 2003 a equipe ja tinha problemas financeiros que se mostrariam irreversiveis dois anos mais tarde por isso o ej13 era um dos carros mais lentos do grid mas fisichella conseguiu um bom oitavo lugar no grid do gp do brasil de 2003 como sempre a corrida em interlagos foi marcada pela instabilidade climatica ninguem sabe exatamente o que vai acontecer no domingo choveu copiosamente a drenagem nao deu conta a pista alagou e a corrida começou com o safety car entao eddie jordan fez uma aposta fisichella entraria nos boxes para encher o tanque e tentar fazer a corrida inteira sem parar https //www youtube com/watch v=ylmpwnlvdcq o safety car entra e fisichella perde posiçoes chegando a cair para 18º sem problemas com tanque cheio ele nao faria mais paradas ate o final ganhando posiçoes enquanto outros pilotos paravam rodavam e abandonavam na volta 22 depois que olivier panis e ralph firman abandonaram ele ja estava em 13º na volta 27 depois dos abandonos de montoya pizzonia e schumacher ele ja estava em oitavo lugar na volta 33 quando button abandonou ele estava em sexto na volta 45 ja era o quinto rubinho abandonou com uma falha no sistema de combustivel e fisichella subiu para quarto na volta 50 ele ja e o terceiro colocado com as duas paradas de alonso na volta 52 ele e o 2º depois que coulthard entra para os boxes e raikkonen assume a ponta logo em seguida na 54ª volta ele passa raikkonen e assume a ponta mas entao mark webber perde o controle de seu jaguar na curva da junçao e espalha pedaços de seu carro pela pista bandeira amarela e safety car entram em cena mas antes de isso acontecer fernando alonso acerta a roda solta de mark webber e lançado contra uma barreira de pneus que se espalha pela pista e o manda contra o muro oposto a prova e interrompida e encerrada com 54 voltas completadas a fia declara raikkonen o vencedor e fisichella o segundo colocado contudo um erro na cronometragem levou a fia a revisar a decisao o que tornou fisichella o vencedor do gp do brasil foi sua primeira vitoria e tambem a ultima vitoria da jordan na formula 1 e a ultima de um motor ford fisichella so recebeu o trofeu na corrida seguinte em uma cerimonia improvisada na qual kimi e ron dennis entregaram os trofeus de vencedor a fisichella e eddie jordan sebastian vettel — gp da italia de 2008 sim sebastian vettel foi tetracampeao de formula 1 mas ate o gp da italia de 2008 ele era apenas mais uma das promessas que a red bull colocava na escolinha toro rosso alem disso lembre se do contexto kimi raikkonen era o campeao e defendia o titulo enquanto felipe massa e hamilton brigavam corrida apos corrida pelo titulo fernando alonso tambem tentava recuperar o desempenho de sua primeira passagem pela renault e ate mesmo de robert kubica se esperava uma vitoria daquele garoto alemao de 21 anos ninguem esperava nada entao veio o treino de classificaçao vettel fez o segundo melhor tempo no q1 o melhor no q2 e conquistou a pole position no q3 nenhum piloto conseguira fazer uma pole position com tao pouca idade debaixo de chuva a corrida começou com o safety car na pista deu duas voltas e entrou no final da segunda volta vettel manteve a dianteira seguido por kovalainen webber rosberg e massa kubica passou heidfeld na primeira chicane glock passou alonso no fim da volta https //www youtube com/watch v=x5lx9y2mmxa vettel entao começou a imprimir um ritmo cada vez mais forte abrindo dois segundos sobre kovalainen nessa segunda volta quatro voltas depois ele ja liderava por 6 3 segundos e ampliava a vantagem para fazer sua primeira parada — a primeira da corrida de volta atras de kovalainen webber e massa ele recuperou as posiçoes quando estes entraram nos boxes quatro voltas depois e seguiu acelerando mantendo se distante da briga pela posiçoes seguintes kovalainen continuou em segundo mas kubica e alonso acabaram em terceiro e quarto depois de 53 voltas vettel ja tinha 12 5 segundos sobre o finlandes e recebeu a bandeira quadriculada em uma prova relativamente facil ele se tornou o piloto mais jovem a vencer um gp de formula 1
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