responda rapido em que ano estavamos duas decadas atras nao nao era 1984 era 1994 voce esta velho cara nao e perturbador em 1994 o brasil via o lançamento de seu primeiro automovel produzido em serie equipado com turbocompressor e o modelo era improvavel o fiat uno sim se hoje voce pode escolher entre uma boa variedade de carros turbinados nacionais e importados — audi a3 ford fusion citroen ds3 e bmw serie 1 so para citar alguns — sinta se livre para agradecer ou ao menos acenar ao fiat uno — o mesmo que em 1990 deu inicio a era dos carros populares e no fim de 2013 se despediu depois de tres decadas de serviços prestados mille elx serviços porque na maior parte de sua existencia no brasil o uno original foi um automovel no sentido mais puro da palavra uma caixa de metal com quatro rodas feita para transportar pessoas e ele o fazia da maneira mais eficiente possivel quando foi lançado em 1984 o uno era o que havia de mais moderno em termos de design e aproveitamento de espaço — a boa ergonomia e a dinamica acertada sao consequencias e nunca foram objetivos primarios mas foi graças a estas caracteristicas que o uno adquiriu a fama de ser um carro divertido mesmo sem rios de potencia — ainda mais no brasil onde o uno lançado em 1984 tinha suspensao traseira independente por feixe de molas em vez do eixo de torçao do modelo europeu — algo que o tornava ainda mais afiado dinamicamente obviamente isso nao impediu que a fiat do brasil criasse versoes esportivas para seu entao recem lançado a primeira foi o uno sx com motor 1 3 de carburaçao dupla molduras nos para lamas e painel com conta giros depois vieram os tres r — 1 5 r 1987 1 6 r 1990 e 1 6 r mpi eles eram bem legais e voce pode ler mais sobre eles na retrospectiva especial que fizemos sobre os hot hatches da fiat mas eles nao sao o foco aqui hoje o caracol magico para o inicio da linha 1994 o uno 1 6 r receberia injeçao eletronica multiponto em seu motor sevel 1 6 com a mudança ele agora desenvolvia 92 cv — potencia respeitavel para um carro de menos de 900 kg [youtube id= rub_1mgc75g width= 620 height= 350 ] o video de apresentaçao aos funcionarios feito em 1994 o uno turbo e um carro legal mas e engraçado ver como tudo e datado a musica as frases a filmagem contudo aquele ano reservaria outra surpresa a fiat sabia que ter um esportivo andando na frente de todos os outros no mercado era bom para as vendas dos outros modelos — naquela epoca isso ainda era mais verdade do que hoje como que ja estivesse prevendo a onda de novos modelos que se seguiria — o corsa gsi com seu motor 1 6 16v foi apresentado em outubro daquele ano — a marca italo brasileira apresentou o uno turbo i e o nome orgulhoso da versao denotava a adoçao de um turbocompressor garrett t2 operando a 0 8 bar medida mais do que suficiente para sobrealimentar o motor de 1 372 cm³ e oito valvulas — da mesma familia do sevel projetado por aurelio lampredi — e desenvolver 118 cv e 17 5 mkgf de torque pode nao parecer muito hoje mas na epoca era um salto e tanto — ainda mais colocados em perspectiva eram mais de 86 cv por litro o hatch turbinado ia de 0 a 100 km/h em 9 2 segundos com velocidade maxima de 195 km/h o turbo se fazia perceber em termos de potencia aos 3 000 rpm quando o motor alcançava a potencia maxima o pico de torque vinha aos 3 500 rpm quase repentinamente acentuando o comportamento arisco do carro a fiat apostava tanto no desempenho do uno turbo que ate ofereceu um curso de pilotagem gratuito em interlagos para os primeiros proprietarios eles iriam precisar a italiana embora tenha sido desenvolvido no brasil nosso uno turbo era tao elaborado quanto o esportivo da matriz o turbocompressor nao era a unica modificaçao aplicada ao uno para melhorar a eficiencia do motor era adotado um intercooler e para adequar a temperatura ao regime de funcionamento mais intenso tambem foi empregado um radiador de oleo para frenagens a altura do desempenho o carro agora recebia discos de freio ventilados na frente com 257 mm de diametro emprestados do tempra alias dele tambem vinham os cubos das rodas de 14 polegadas calçadas com pneus 185/60 por causa dos pneus mais largos e do motor maior o estepe de tamanho integral nao cabia mais no cofre e foi transferido para o porta malas — melhorando sem querer a distribuiçao de peso a suspensao foi recalibrada recebendo novos feixes de molas na traseira e molas helicoidais mais firmes na dianteira bem como amortecedores com mais carga a altura em relaçao ao solo era 10 mm menor a traseira tambem recebia uma barra estabilizadora e outra ficava entre as torres de suspensao na dianteira todas estas medidas melhoravam ainda mais o comportamento dinamico do uno turbo discriçao nem pensar o uno turbo italiano com jeitinho uno r brasileiro o uno turbo brasileiro podia ter o mesmo sangue do italiano mas o visual era totalmente diferente enquanto na italia o carro era inspirado nos uno de competiçao com para choques pretos molduras pretas nos para lamas e faixas laterais no brasil o carro se espelhava em esportivos maiores e mais modernos com um body kit quase exagerado pintado na mesma cor do carro bem como as molduras nos para lamas os farois extra na dianteira nao eram de neblina como muitos pensam e sim auxiliares um adesivo totalmente anos 90 na lateral deixava bem claro turbo perto da roda traseira a inscriçao multipoint injection era um reflexo do tamanho da inovaçao que o sistema de alimentaçao eletronico representava [youtube id= koq9nzspqqi width= 620 height= 350 ] por dentro o carro tinha bancos envolventes bem parecidos com os famosos recaro com volante de tres raios fabricado e cintos de segurança vermelhos o cluster de instrumentos era um dos mais completos da epoca e incluia manometro de oleo medidor de pressao do turbo e termometro do oleo o carro trazia bom nivel de equipamentos mais uma vez para a epoca com vidros e travas eletricos e direçao hidraulica mas ar condicionado nao era nem opcional na epoca do lançamento — so em 1995 passou a ser item de serie ja o teto solar se tornou um opcional cobiçado nos modelos a venda hoje visto que era rara sua instalaçao cor de ferrari o uno turbo foi oferecido ao publico em apenas tres cores amarelo exploit que esta mais para um verde metalico vermelho monte carlo e preto sem sobrenome mas aqui vai uma curiosidade — que na verdade esta mais para lenda nas fotos de divulgaçao do uno turbo aparecia um carro amarelo mas em um tom diferente mais vivo e solido trata se do amarelo modena cor que dizem ter o mesmo pigmento usado pela ferrari foram feitos cinco carros nesta cor e todos pertenceram a executivos da fiat destes tem se noticia de apenas tres todos com placas de registro gku legado o uno turbo nao durou muito tempo saindo de linha em 1996 durante estes tres anos foram produzidas 1 801 unidades — definitivamente um numero baixo ainda mais se comparado a produçao nacional de 3 7 milhoes de unidades ao longo de 30 anos muitos dos que sobrevivem ate hoje foram modificados com mais pressao ou mesmo turbinas maiores apimentando ainda mais o desempenho mas nao raro comprometendo a durabilidade do carro sendo assim esta cada vez mais dificil encontrar um uno turbo em boas condiçoes a um preço razoavel uma coisa porem jamais sera perdida a contribuiçao do uno turbo para a historia da fiat dos esportivos brasileiros e dos automoveis nacionais em geral depois do uno turbo a fiat lançou o tempra turbo que se tornou outro icone italiano em seu segmento a dupla formou a pedra fundamental para a tradiçao da marca no brasil em criar modelos turbinados — marea turbo punto e bravo t jet e em breve o 500 abarth voce goste ou nao dos automoveis da fiat e impossivel negar que a fiat automoveis s a seja uma das marcas com menos receio de inovar instaladas no pais obviamente este tipo de atitude vem a custa de sucessos como o tempra turbo e fracassos relativos como o fiat marea contudo dificilmente este tipo de empreitada cai no esquecimento mesmo que o uno turbo nao tivesse sua solida base de fas apaixonados quem ja andou em um deles jamais podera descrever a sensaçao de acelerar como um carro maior e mais potente em uma versao esportiva do primeiro carro popular do brasil [youtube id= wq2y4sfukxs width= 620 height= 350 ] nota pessoal como fa do uno e um cara meio desapegado de minha propria saude e bem estar afirmo sem medo de represalias que a maneira certa de fazer isso — dar susto em carros maiores com um uno turbo — e retirar o body kit e colocar para choques do modelo comum e se possivel o adesivo mille na traseira o maior problema e que fazendo isso eu estaria comprando briga com uma horda de admiradores do uno turbo furiosos
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