FlatOut!
Image default
Carros Antigos História

Uno Turbo: 20 anos do hot hatch brasileiro mais italiano de todos

Responda rápido: em que ano estávamos duas décadas atrás? Não, não era 1984. Era 1994. Você está velho, cara. Não é perturbador? Em 1994, o Brasil via o lançamento de seu primeiro automóvel produzido em série equipado com turbocompressor. E o modelo era improvável: o Fiat Uno. Sim: se hoje você pode escolher entre uma boa variedade de carros turbinados, nacionais e importados — Audi A3, Ford Fusion, Citroën DS3 e BMW Série 1, só para citar alguns —, sinta-se livre para agradecer, ou ao menos acenar, ao Fiat Uno — o mesmo que, em 1990, deu início à era dos carros populares e, no fim de 2013, se despediu depois de três décadas de serviços prestados. Mille ELX Serviços, porque na maior parte de sua existência no Brasil, o Uno original foi um automóvel no sentido mais puro da palavra: uma caixa de metal com quatro rodas feita para transportar pessoas. E ele o fazia da maneira mais eficiente possível. Quando foi lançado, em 1984, o Uno era o que havia de mais moderno em termo