voce ja parou para pensar por que gosta tanto de carros e corridas o que e que nos faz parar alguns minutos por dia todos os dias para conferir o que andou rolando na formula 1 mesmo que a formula 1 atual esteja entediante o que nos faz defender com unhas e dentes um carro de corrida que nunca vimos que jamais acelerou no brasil e que nem existe mais que diabos faz todo entusiasta escolher uma equipe do coraçao mesmo que jamais tenha assistido a uma corrida ao vivo o que nos faz gostar tanto de corridas o que quer que seja ja estava presente desde que a primeira vez em que dois cavalheiros decidiram ver quem tinha o carro mais rapido e uma prova disso e este video divulgado recentemente pelo pessoal de goodwood um verdadeiro templo dedicado ao automobilismo historico onde carros de corrida de muitas decadas atras revivem momentos de gloria sobre o asfalto como se voltassem no tempo mesmo os carros de corrida que ja estao por ai ha mais de um seculo voce ja sabe o que fazer tem a ver com a cadeira o volume do computador e o botao de tela cheia [youtube id= 2e8ycn5_tci width= 620 height= 350 ] estamos as vesperas do goodwood members meeting que acontece neste fim de semana nos dias 18 e 19 de março o evento funciona como uma previa para o goodwood festival of speed e para muitos dos sortudos frequentadores e bem mais interessante as exposiçoes de antigos e apresentaçoes de conceitos sao deixadas de lado e o foco e a pista seja para desfiles com carros iconicos como quando dezesseis exemplares do mclaren f1 gtr aceleraram juntos; ou para corridas de verdade pegas entre bolidos antigos divididos por categorias normalmente com base na epoca em que competiram ou no deslocamento do motor a categoria que engloba os carros produzidos antes da primeira guerra mundial se chama s f edge trophy em homenagem a selwyn francis edge piloto e fabricante de automoveis nascido na australia e naturalizado britanico sua companhia a s f edge era uma das poucas do reino unido a reconhecer a importancia do automobilismo no desenvolvimento do automovel e edge começou a pilotar carros de corrida ja em 1900 nada mais justo que a homenagem nao pois o s f edge trophy permite a participaçao de carros de corrida exatamente desta epoca que competiram ate 1923 na verdade eles sao divididos em duas categorias b para carros feitos entre 1905 e 1918; e c para carros feitos entre 1919 e 1923 em ambos os casos os automoveis devem usar pneus de medidas equivalentes ao que utilizavam na epoca diagonais com largura de no maximo 4 5 polegadas ou seja os pneus sao muito estreitos e pouco aderentes e isso resulta na maior caracteristica dinamica destes carros as escorregadas em sequencia sem muita aderencia dos pneus a suspensao quase nao rola nas curvas pois a transferencia lateral de peso depende totalmente do grip ou seja quando a massa do carro se desloca para o lado de fora da curva nao ha o que mantenha o carro em sua trajetoria muitos deles alias ainda usavam transmissao por corrente e alguns sequer tinham diferencial repare tambem na cambagem positiva da suspensao dianteira como as vias naquela epoca tinham um formato mais abaulado a cambagem positiva ajudava a reduzir o esforço no esterçamento e tambem o shimmy a trepidaçao da dianteira em alta velocidade sem falar na suspensao que usava amortecedores rudimentares e molas semi elipticas — que resultavam em um acerto bem rigido os carros eram feitos sobre um chassi de metal nao muito diferente do que as carruagens utilizavam e so traziam uma carenagem sobre o motor e as vezes em volta do cockpit e eles eram todos muito parecidos o que torna a tarefa de identifica los no video uma tanto quanto penosa o evento em questao e parte do s f edge trophy do ano passado no qual duncan pittaway ao volante de seu pequeno curtiss v8 gn 1921 da um baile em rivais muito maiores e mais potentes o carro usa um v8 aeronautico de 8 2 litros que e capaz de entregar algo entre 90 cv e 105 cv a 2 900 rpm e no video realiza algumas ultrapassagens impressionantes para a idade do carro entre seus rivais estava o sunbeam indianapolis 1916 de julian majzub com seu surpreendentemente moderno ao menos em concepçao seis em linha de 4 9 litros com comando duplo no cabeçote quatro valvulas por cilindro e pelo menos 150 cv ele tem este nome porque competiu nas 500 milhas de indianapolis e chegou na quarta posiçao outro era o delage v 12 1923 de mathias sielecki cujo motor de 10 5 litros entrega mais ou menos 280 cv e fez dele um dos mais potentes no grid alias pittaway sielecki e majzub largaram juntos na primeira fila e terminaram a corrida nas tres primeiras posiçoes exatamente nesta ordem note como apesar de nao fazerem manobras sujas e agressivas os caras nao poupam os carros tudo bem que eles dificilmente passam dos 150 km/h mas imagine a sensaçao de velocidade que os caras tem sentados em uma posiçao tao elevada se comparada aos carros atuais quase totalmente expostos aos elementos e ouvindo o ronco alto dos gigantescos propulsores estes carros so tem o minimo que precisam para acelerar motor cambio volante pedais freios e pneus stutz bearcat 1905 agora imagine que em seu tempo estes carros eram conduzidos por caras usando camiseta luvas capacetes de couro e oculos para proteger os olhos quando muito nada de capacetes macacoes e sapatilhas especiais eles nao corriam sobre pistas de asfalto lisinho e bem cuidado e sim ovais de terra desertos e estradas ruins no interior da europa como o alfa romeo abaixo que disputou a targa florio em 1923 se algum deles se acidentasse nao havia muito o que fazer sem uma ambulancia e sem a medicina que temos hoje e mesmo assim os caras corriam a maioria destes automoveis alias era construida especificamente para disputar corridas e muitas vezes o cara responsavel pela construçao tambem era o piloto alguns deixaram seus trabalhos normais para dedicar se exclusivamente ao automobilismo em um tempo quando nao se ganhava dinheiro com isso e muitas pessoas ainda achavam que o carro era uma febre passageira e que nao demoraria para que todo mundo voltasse a andar por ai de charrete como sabemos nao foi o que aconteceu e nao poderia ser diferente vendo esses carros de corrida de cem anos atras acelerando e imaginando a adrenalina que era pilota los naquela epoca fica evidente que esse negocio de correr de automovel nao tinha como dar errado e impossivel nao ficar hipnotizado por estas maquinas maravilhosas alias voce pode conferir todos os 15 minutos da corrida na integra abaixo [youtube id= 4hbnf128nu width= 620 height= 350 ] fotos goodwood road & racing
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