tem muita gente que fala mal do fusca como plataforma de alto desempenho muito vem do fato de que e um carro diferente o motor traseiro e a suspensao traseira de braço oscilante os seus maiores pontos de controversia mas a porsche provou nos anos 1950 e 1960 que esse tipo de coisa pode sim ganhar corridas o fusca nao e ruim so diferente se a gente pensar que foi desenhado nos anos 1930 algo incrivelmente avançado seu unico problema real e a inversao de cambagem em descarregamento problema de todas as suspensoes por braço oscilante; pode ser facilmente resolvida por limitador de curso ou uma mola de lamina compensadora por baixo do tipo que a empi fabrica desde tempos imemoriais o nosso amigo marcelo loss fez uma barra compensadora dessas em casa para sua replica de 550 spyder e funcionou perfeitamente [caption id= attachment_376079 align= aligncenter width= 455 ] mola compensadora inferior do corvair[/caption] mas tem gente que quer ir mais adiante hoje existem algumas empresas que fazem aqui no brasil suspensoes independentes do tipo de competiçao duplo a sobreposto com braços tubulares para os fusca e derivados sim mais de uma projekta e ihmor algumas delas freios a disco gigantes nas quatro rodas de marcas boas direçao via pinhao e cremalheira pedaleira de competiçao aliviada esses chassis acabam coisas incriveis de verdade https //flatout com br/o fusca do nene de pai pra filho flatout street/ em motores nem se fala alem de uma enorme cultura de preparaçao do motor vw a ar trocas de motores de todo tipo acontecem o vw ap e correlatos audi sao ate comuns; os subaru contrapostos extremamente populares nos eua o povo que brinca nas dunas e conhecido por gaiolas baseadas em vw incriveis hoje em dia a maioria com um v8 ls la atras da pano para manga e a imaginaçao viaja imagine um chassi desses brasileiro todo duplo a moderno com um subaru boxer de quatro cilindros turbo ou seis aspirado seria um verdadeiro 911 feito sem peças vw ou porsche problema filosofico correlato ao navio de teseu e um fusca sem nenhuma peça de fusca fora a carroceria basica ainda um fusca bom mesmo que nao seja mais um fusca sempre existirao pessoas que querem so a aparencia do carro antigo contanto que tenha desempenho moderno em alguns casos desempenho de supercarro moderno o que nos leva ao caso de hoje um cara que vende kits para transformar seu fusca num supercarro de motor v8 central traseiro serio o v8 stealth beetle jean fourie e o engenheiro fundador da 3l engineering and design https //3lengineeringanddesign com/ da cidade do cabo na africa do sul jean tem coisa de 30 anos de experiencia em criaçoes individuais mas os ultimos dez anos passou em volta de uma delas que acabou virando um produto fabricado em pequena serie a sua visao para um fusca v8 https //www youtube com/watch v=znlhzsn9rvi&t=5s ele o chama de v 8 stealthbeetle inicialmente era algo para si mesmo e para propagandear a capacidade de sua empresa um fusca original teve tudo defenestrado fora sua carroceria; mas mesmo dela pouco sobra o painel de instrumentos some paralamas sao diferentes e muito mais a carroceria foi restaurada e modificada para receber uma mecanica que de fusca nao tem nada o chassi e lindo de ver desenhado em cad a partir de um escaneamento da casca vazia do fusca original monta nele perfeitamente como se fosse a plataforma original vw mas na verdade e uma plataforma em chapa de aluminio cortada e soldada que e belissima de se ver com um tunel central que recebe freio de estacionamento e cambio e e parte da estrutura a plataforma de aluminio e rigida o suficiente para rodar sem carroceria mas mesmo assim um rollcage tubular existe montado em cima para melhorar ainda mais a rigidez e dar mais segurança aos ocupantes onde estava o banco traseiro esta agora um v8 no primeiro carro era um audi de 4 2 litros com dois turbos o que faz o emblema v8 4200 na traseira mas agora todo carro vendido pela empresa e preparado para o v8 chevrolet ls assim as opçoes de cilindrada e potencia sao imensas e o v8 americano e na verdade mais simples mais barato mais leve e mais baixo que o da audi o emblema traseiro na grafia vw agora diz v8 6200 e potencia nao e um problema o motor e montado em posiçao central traseira na frente de um transeixo getrag manual de seis marchas 01x para dar traçao traseira as suspensoes sao de bmw m5 embora nao seja revelado qual geraçao; um toque inteligente que garante peças de reposiçao mundo afora na dianteira e mcpherson e na traseira multilink o escapamento sai do motor para cima da transmissao e termina em duas saidas na traseira do carro os paralamas sao todos de fibra de vidro mais largos para abrigar rodas e pneus radicalmente diferentes as opçoes sao de 17 e 18 com largura de 8 polegadas na frente e de 10 5 a 12 5 polegadas atras de acordo com jean fourie o chassi nem foi a parte mais dificil de projetar este kit a dificuldade era fazer um chassi que encaixasse um motor v 8 sob a carroceria e ainda tivesse espaço para os ocupantes mantendo a posiçao dos ocupantes dianteiros original do fusca o mais interessante aqui e como o chassi e feito o fato de que e em aluminio e que nao usa adesivos a empresa solda o aluminio 5083 em vez de cola lo como se faz hoje na industria somos uma fabrica pequena disse fourie e a adesivagem exige muito trabalho bem como gabaritos sofisticados — e processos — que nao podemos pagar voce tambem pode argumentar sobre o uso de aluminio extrudado mas novamente esse e um investimento muito grande para a pequena empresa independentemente disso o 5083 e uma liga de aluminio magnesio que retem quase sua resistencia original mesmo apos a soldagem entao a preocupaçao usual sobre a mudança do tratamento termico do aluminio apos a soldagem e evitada em grande parte o ls e mais leve e mais baixo mas tambem mais comprido que o v8 da audi; e agora o motor basico da conversao mas e possivel tambem montar o motor audi no mesmo kit carros completos porem so sao vendidos com o v8 chevrolet em seu site a empresa diz que por favor nao peça opçoes de porsche subaru tesla ou golf gti… ele e chamado de v8 por um motivo nao so v8 mas v 8 stealthbeetle stealth voce sabe e o nome dos avioes imunes aos radares; este carro foi criado para que por fora nao seja imediatamente evidente que ha um sofisticado chassi de supercarro embaixo do humilde fusquinha uma conversao realmente interessante neste ponto e como e comum nas criaçoes da africa do sul e mais barato que carros feitos na europa ou nos eua; e a empresa esta pronta para vender mundo afora um carro completo com um v8 ls de 6 2 litros aspirado e 430 cv custa us$ 92 000 r$ 557 520 e a empresa diz que para enviar por exemplo para os eua custa aproximadamente us$ 18 000 r$ 109 080 mas ha muitas opçoes para fazer o carro onde voce estiver ao redor do mundo voce pode por exemplo comprar todos os componentes do carro menos a carroceria motor e cambio tudo desmontado e empacotado numa caixa por us$ 28 000 r$ 169 680 com mais us$ 5000 r$ 30 300 de envio neste caso alem do fusca doador voce tem que achar um v8 audi ou chevrolet o do camaro e um transeixo de um porsche a empresa pode incluir o transeixo no kit por us$ 2750 r$ 16 665 rodas e pneus e a bateria sao por sua conta o carro doador e qualquer fusca de para brisa reto ou seja o nosso o de para brisa curvo e o europeu dos anos 1970 diferente o proximo passo e este kit sem motor e cambio mas montado custa us$ 43 000 r$ 260 580 o chassi completo e funcionando com motor e cambio faltando apenas o fusca doador custa us$ 72 000 r$ 436 320 devido a capacidade limitada de produçao da pequena empresa ela pode fazer um maximo de cerca de 6 veiculos completos e 10 kits de chassis e componentes a cada ano os clientes devem conversar seriamente sobre prazos jean fourie diz que um carro completo levara cerca de 10 a 12 meses do pedido ate a conclusao pronto para envio de novo por ser uma empresa relativamente pequena deve se pagar 50% na encomenda e 50% no envio da mercadoria [caption id= attachment_376065 align= aligncenter width= 999 ] a caixa que voce recebera[/caption] o mais interessante parece ser a caixa com tudo desmontado que permite que voce monte o chassi no seu tempo em casa como o maior lego de sua vida mas exige que depois voce tenha que arranjar um fusca e alguem para modificar e pintar ela pronta faz parte alternadamente voce pode tambem claro fazer algo mais barato com o chassi brasileiro e motor subaru mas nao sera um fusca v8 de motor central traseiro ne esta e uma ideia que de tao maluca chega a ser genial e stealth
SEJA UM MEMBRO DA
FAMÍLIA FLATOUT!
Ao ser um assinante, você ganha acesso irrestrito a um conteúdo verdadeiro e aprofundado. Nada de jornalismo genérico e sensacionalista. Vale a pena? Clique aqui e confira os testemunhos dos assinantes, amostras livres e os benefícios extras que você poderá desfrutar ao ser um FlatOuter!
PARA LER MAIS, CADASTRE-SE OU ASSINE O FLATOUT E TENHA ACESSO LIVRE A TODO CONTEÚDO DO SITE!
JÁ POSSUI CADASTRO OU É ASSINANTE DO FLATOUT?
Este é um conteúdo restrito: pode ser uma matéria só para assinantes, pode ser porque você já atingiu o limite de matérias gratuitas neste mês.