FlatOut!
Image default
Notícias

V8 StealthBeetle: como fazer um Fusca V8 em casa

Tem muita gente que fala mal do Fusca como plataforma de alto desempenho. Muito vem do fato de que é um carro diferente: o motor traseiro e a suspensão traseira de braço oscilante, os seus maiores pontos de controvérsia. Mas a Porsche provou nos anos 1950 e 1960 que esse tipo de coisa pode sim ganhar corridas. O Fusca não é ruim, só diferente. Se a gente pensar que foi desenhado nos anos 1930, algo incrivelmente avançado. Seu único problema real é a inversão de cambagem em descarregamento, problema de todas as suspensões por braço oscilante; pode ser facilmente resolvida por limitador de curso, ou uma mola de lâmina compensadora por baixo, do tipo que a Empi fabrica desde tempos imemoriais. O nosso amigo Marcelo Loss fez uma barra compensadora dessas em casa para sua réplica de 550 Spyder, e funcionou perfeitamente. Mas tem gente que quer ir mais adiante. Hoje existem al