nos ultimos anos as scooters ganharam bastante popularidade no mundo todo no brasil as opçoes aumentaram nos ultimos anos hoje alem dos modelos mais basicos e baratos ha opçoes mais sofisticadas modelos com vocaçao aventureira e ate scooters de media cilindrada que podem encarar longas viagens com tranquilidade mas ainda e como meio de transporte economico pratico e facil de conduzir que as scooters brilham com o preço do combustivel quem nao abre mao do veiculo proprio para se locomover nas grandes cidades pode encontrar nas pequenas a soluçao ideal e agora elas sao mais equipadas mais descoladas e mais potentes foi motivada por essa ressurgencia que a vespa voltou ao brasil no fim de 2016 encerrando um hiato de quase 20 anos antes disso as scooters italianas ja haviam sido montadas por aqui de forma intermitente primeiro em 1958 quando modelos com motor dois tempos foram montados na zona franca de manaus am pelo grupo panauto sempre com motor dois tempos de 150cc depois em 1974 na mesma onda que trouxe outras fabricantes de motocicletas a se instalar no brasil a b forte antiga fabricante brasileira de bicicletas iniciou uma parceria com a piaggio para produzir modelos de 50cc e 150cc tambem em manaus em 1986 as atividades foram assumidas pela caloi que manteve a vespa em produçao no brasil ate 1990 naquela epoca a vespa ja era considerada uma motocicleta retro com quase 40 anos de historia agora em 2021 ela completa 75 anos ocasiao propicia para relembrar sua historia italia fim da decada de 1940 a segunda guerra mundial havia terminado e a italia foi um dos paises que mais sofreram nos anos seguintes por questoes economicas e de infraestrutura pessoas perderam empregos empresas fecharam predios foram destruidos em bombardeios e a sociedade como um todo precisava de certo modo se reconstruir a fabrica da piaggio que ficava na cidade de pontedera ja nao tinha jeito do complexo de onde saiam os avioes motores aeronauticos locomotivas e vagoes muitos destes equipamentos usados durante o conflito so restavam ruinas o lugar foi bombardeado a companhia foi fundada por rinaldo piaggio em 1884 e desde o fim da decada de 1910 concentrava boa parte de suas atividades na produçao de veiculos militares mas foi so depois da morte de rinaldo que a piaggio se consolidou no mercado apesar da situaçao os anos 1940 pareciam promissores para a companhia do ponto de vista economico por isso a derrubada da fabrica foi um golpe duro para enrico piaggio um dos filhos de rinaldo que assumiu o comando da empresa depois que o pai morreu transformar crises em oportunidades soa como papo de empreendedor de palco mas foi exatamente o que enrico fez ele logo percebeu que os italianos que estavam retomando suas vidas aos poucos precisariam de um meio de transporte barato e economico para faze lo direito voce deve ter ouvido um papo parecido a respeito do fiat 500 e de fato a ideia dos dois veiculos era a mesma no entanto a vespa veio antes e era ainda mais basica que o simpatico fusca da fiat como o 500 viria a ser conhecido mais tarde https //www youtube com/watch v=hyybygfi8ke ja em 1944 piaggio encomendou a seus engenheiros renzo spolti e vittorio casini uma moto pequena minimamente confortavel e pratica para uso urbano o prototipo resultante foi o piaggio mp5 paperino uma scooter com todos os componentes mecanicos cobertos por uma grande carenagem rodas pequenas um farol posicionado sobre o para lama dianteiro paperino quer dizer filhote de pato em italiano e tambem e o nome do pato donald na italia consegue perceber a semelhança nao muito na verdade voce deve ter respondido os caras gostavam de forçar a barra na hora de apelidar veiculos aparentemente enrico piaggio nao curtiu muito o visual do mp5 paperino especialmente a porçao central a motoneta tinha um aspecto pesado e para ele aquele era um espaço desperdiçado entao ele contratou outro engenheiro corradino d ascanio para redesenhar o prototipo diz se que d ascanio detestava motocicletas e dizia que elas faziam sujeira eram barulhentas e quebravam o tempo todo que tipo de motocicleta poderia sair da mente de um cara que odiava motos a vespa claro ele usou o mp5 paperino como base mas deslocou o motor um monocilindrico dois tempos arrefecido a ar de 98 cm³ mais para tras desta forma a transmissao manual de tres marchas ficava conectada diretamente a roda traseira dispensando assim a corrente e o oleo para lubrifica la com o conjunto mecanico reposicionado foi possivel cobri lo com uma carenagem bem menor toda abaixo do banco deixando um vao livre para os pes do piloto que tambem ajudava as mulheres de saia e ate um porta objetos na parte central as trocas eram feitas atraves de um sistema de varetas conectadas a uma alavanca no guidao na frente havia um escudo fixo para proteger as pernas a suspensao dianteira tinha um unico braço e as rodas eram intercambiaveis havia molas sob o banco para tornar o rodar mais confortavel e ate espaço para um estepe na traseira ao ver o prototipo pela primeira vez em 1945 henrico piaggio teria exclamado sembra una vespa parece uma vespa e assim a scooter estava batizada a parte traseira onde ficava o motor lembrava o abdome do inseto ligado ao torax por uma fina cintura e o guidao onde ficavam os controles para o piloto eram as antenas a piaggio vespa teve sua patente apresentada ao ministerio da industria e comercio de florença na italia em abril de 1946 algumas mudanças em relaçao ao prototipo foram implantadas o motor recebeu um sistema de arrefecimento forçado que utilizava o rotor do dinamo para sobrar ar sobre o motor e no modelo mp6 havia ate entradas de ar na carenagem o escudo frontal antes uma simples chapa de metal adotou um desenho mais complexo a fim de permitir a instalaçao do porta luvas e o banco traseiro ganhou dobradiças para que o bocal do tanque de combustivel ficasse localizado sob ele dispensando a necessidade de instalar uma tranca so para evitar que se roubasse gasolina a patente foi aprovada em dezembro de 1946 e imediatamente a produçao da vespa começou na nova fabrica da piaggio na cidade de biella de acordo com a companhia a vespa era uma motocicleta confortavel e racional que incorporava em seu design elementos que aumentavam proteçao e segurança sem comprometer sua elegancia aquela altura cerca de 13 exemplares da vespa ja haviam sido fabricados em carater experimental empregando tecnicas e materiais empregados na aviaçao como a utilizaçao dos paineis de metal da carenagem como componente estrutural permitindo que a scooter fosse mais leve e sem comprometer sua rigidez o perfil da vespa tambem mostra que os projetistas se preocuparam com a aerodinamica mesmo que a vespa nao fosse capaz de atingir altas velocidades conforto ao rodar e economia de combustivel eram favorecidos uma vez definidas as caracteristicas principais do projeto elas mudaram muito pouco graças as rodas pequenas e a suspensao firme a vespa era confortavel e de facil manejo nos centros urbanos e rapidamente se livrou da impressao de que parecia um brinquedo causada em sua primeira apariçao publica no clube de golfe de roma [caption id= attachment_288078 align= aligncenter width= 1200 ] vespa6g[/caption] os primeiros cinquenta exemplares foram vendidos naquele ano e pagos a vista por seus compradores a partir de 1947 a piaggio começou a financiar a vespa e foi quando as vendas decolaram 2 500 exemplares foram vendidos em 1947 10 000 em 1948 20 000 em 1949 e mais de 60 000 em 1950 para atender a demanda a piaggio desenvolveu uma eficiente linha de produçao inspirada na invençao de henry ford para o modelo t o chassi da vespa era praticamente modular permitindo a instalaçao de uma carenagem mais leve e compacta ou mais pesada e resistente dependendo do motor utilizado o metodo e utilizado ate hoje ainda que em maior escala nos anos que se seguiram versoes com motores de 125 e 150 cm³ foram lançadas em 1963 havia um motor de 200 cm³ disponivel na vespa variaçoes de carenagem tambem aconteciam em comum todas tinham a mesma identidade visual e concepçao mecanica porem o formato dos bancos e a disponibilidade de itens como bagageiro suporte e suporte para o estepe variava entre as versoes a variedade de modelos a simplicidade em concepçao e o preço acessivel ajudaram a popularidade da vespa a crescer exponencialmente ao longo da decada 1950 apariçoes em filmes como a princesa e o plebeu roman holiday 1952 no qual a bonequinha de luxo audrey hepburn da um passeio por roma em uma vespa tambem ajudaram a alavancar as vendas da vespa que ultrapassavam as 100 000 unidades por ano https //www youtube com/watch v=exvwq_i eli tambem foi nessa epoca que começaram a aparecer clubes de proprietarios da scooter incluindo um clube de alcance mundial que contava com mais de 50 000 membros a vespa começou a ser fabricada sob licença em paises como reino unido frança belgica e espanha na decada seguinte a vespa começou a ser montada na indonesia na india e no brasil a ascensao da vespa em popularidade culminou em 1959 quando a familia agnelli dona da fiat assumiu o controle da piaggio que seguiu aperfeiçoando o modelo nos anos que se seguiram o que veio depois porem e um periodo um tanto obscuro na historia da vespa que nao passou por melhorias significativas em quase 40 anos de carreira foi preciso que uma crise financeira se instalasse no inicio da decada de 1990 para que a piaggio desenvolvesse uma nova vespa a et4 com motor de 150 cm³ e quatro tempos esta pausa em seu desenvolvimento teve como efeito colateral o afastamento da vespa do mercado americano entre 1981 e 2001 foi so com sua volta aos eua que a piaggio começou a se ver mais distante da falencia embora anos de mudanças constantes na admnistraçao tenham custado caro aos cofres da companhia nos ultimos anos porem a procura mais intensa por exemplares bem conservados ou restaurados da vespa ajudou a manter a memoria da scooter viva certamente contribuiu para que a marca em si sobrevivesse ate os dias atuais nada mais justo para a marca que ajudou a inventar o formato atual seguido por praticamente toda scooter https //www youtube com/watch v=j3_uk6xo4jy e e claro que se alguma coisa tem rodas e um motor alguem vai correr com ela existem ha decadas as corridas de vespa em associaçoes de proprietarios espalhadas por todo o planeta normalmente usa se as vespa de 50 90 e 125 cm³ com peso aliviado suspensao preparada e pneus maiores e os caras deitam sobre o asfalto como se estivessem em motos esportivas como podemos ver o escudo frontal nao atrapalha as manobras embora a ideia de inclinar tanto assim uma moto com pneus tao pequenos seja ligeiramente assustadora com tanto apelo fica extremamente simples entender como a vespa segue praticamente igual apos sete decadas sem fazer alteraçoes radicais em seu estilo classico suas formas atuais sao ligeiramente estilizadas e ha elementos modernos como farois de lente lisa freio a disco e painel digital nos modelos mais caros no brasil atualmente ela e vendida com motores de 125cc ou 150cc e custa pouco mais que as opçoes mais populares do mercado cobra extra pelo charme com uma legiao disposta alegremente a pagar por ele nao se pode culpa los la fora a gama e maior ha versoes de 50cc 125cc e 150cc alem do modelo gts com motor de 300cc e as mesmas dimensoes diminutas e claro ha a versao eletrica ou melhor elettrica para mostrar que apesar de classica a vespa nao parou no tempo
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