eu entendo o fetiche dos tarados por motores eletricos alem da entrega imediata de torque e potencia o motor eletrico tambem e muito mais simples que seus equivalentes a combustao interna nao e preciso balancear virabrequim pistoes e bielas nao e preciso usar sistemas complexos para variar o funcionamento dos comandos de valvulas nem controlar a temperatura e a velocidade do ar admitido nao precisa definir antecipadamente se ele sera superquadrado quadrado ou subquadrado nem se ele tera turbo ou nao o motor eletrico tera sempre uma parte movel e tudo o que voce precisa para obter mais potencia e alterar o campo eletromagnetico que o faz girar muito mais simples mas sera melhor [caption id= attachment_268120 align= aligncenter width= 999 ] o motor do rimac concept two [/caption] pergunto isso porque a simplificaçao nao e intrinsicamente algo positivo basta pensar em tudo o que voce rejeitou por ser simples demais uma casa simples demais e barata um smartphone simples demais e pouco capaz ao mesmo tempo a complexidade na forma de elaboraçao ou refinamento e uma caracteristica desejada e o principio dos diamantes afinal quanto mais complexa sua lapidaçao maior o seu valor porque e algo dificil de se obter mas se realizado o resultado do processo e inigualavel pense em um potinho de cup noodles agora imagine um carbonara de massimo bottura ficou claro nao os motores sao iguais um motor eletrico e simples de montar e produz potencia de forma simples mas qual a arte disso [caption id= attachment_268119 align= aligncenter width= 999 ] e o v8 ferrari [/caption] foi por isso que a ford nos surpreendeu quando anunciou o shelby gt350r com virabrequim plano eles poderiam ter seguido a receita classica do tuning americano — um compressor espetado no vale do v — mas optaram por refinar aquele v8 como jamais haviam refinado e assim fizeram um dos mustang mais especiais da historia o mesmo aconteceu com a mercedes amg se o amg gt s ja tinha 510 cv e o amg gt r usava uma versao com turbo maior e maior pressao de trabalho para 585 cv do mesmo v8 4 0 biturbo como tornar o black series especial como um black series deve ser com mais potencia e uma caracteristica completamente diferente dos demais trazida pelo novo virabrequim plano o virabrequim plano tem mesmo essa capacidade de dar ao motor uma nova personalidade se comparado aos seus semelhantes com virabrequim cruzado e ele faz isso porque modifica a ordem de igniçao alem de modificar o equilibrio do motor o peso do conjunto rotativo e ate mesmo seu centro de gravidade para entender as diferenças entre o virabrequim plano e o cruzado voce precisa ter em mente que independentemente do numero de cilindros de um motor cada cilindro completa um ciclo de quatro tempos a cada duas voltas 720º do virabrequim se o motor tem quatro cilindros temos uma combustao a cada 180 graus 720 graus divididos por quatro cilindros como uma volta do virabrequim so completa dois dos quatro tempos do cilindro quando um pistao estiver subindo para a compressao havera outro subindo para empurrar os gases da combustao pela valvula de escape ou seja eles sobem em pares no motor de quatro cilindros em linha por essa razao os virabrequins de quatro cilindros sao todos planos os moentes sao separados por 180 graus porque cada cilindro completa um de seus tempos em 180 graus 180 graus multiplicados por quatro cilindros sao 720 graus nos motores v8 convencionais acontece o mesmo porem com o dobro de cilindros o numero de combustoes duplica e o intervalo cai pela metade ou seja acontece uma combustao a cada 90 graus do virabrequim como os oito cilindros estao divididos em duas bancadas de quatro cilindros o virabrequim e arranjado como se fossem dois virabrequins de motor quatro cilindros unidos de forma perpendicular cruzada com os moentes separados por 90 graus como ele mantem os quatro moentes os pistoes sao conectados ao virabrequim em pares — com cada pistao do par em uma bancada evidentemente com isso os pistoes que compartilham o moente estao sempre em movimento oposto ao seu par porem o espaçamento de 90 graus impede que eles subam e desçam em pares em uma mesma bancada de cilindros como se cada bancada fosse um motor de quatro cilindros isso tambem impede que os tempos de combustao sejam sempre alternados entre as bancadas porque a posiçao do ultimo moente e diferente da posiçao do primeiro moente por essa razao ha ao menos dois tempos de combustao consecutivos em uma mesma bancada veja a animaçao abaixo e isso resulta em dois inconvenientes do motor v8 com virabrequim cruzado o primeiro e que o virabrequim acaba usando contrapesos maiores para balancear estes dois tempos consecutivos na mesma bancada tornando o conjunto rotativo mais pesado — o que faz deles inadequados para motores giradores e como vimos anteriormente a potencia depende da velocidade do virabrequim o outro inconveniente e que dois tempos de combustao consecutivos em uma mesma bancada tambem resultam em dois tempos de escape consecutivos em uma mesma bancada afetando o fluxo dos gases de escape no coletor daquele cabeçote usando palavras faceis e como se os pulsos consecutivos de escape congestionassem o coletor reduzindo a eficiencia do esvaziamento do cilindro esse congestionamento tambem resulta no ronco borbulhante dos v8 com virabrequim cruzado quem soluciona esses dois inconvenientes do virabrequim cruzado e o virabrequim plano esse tipo de virabrequim tem um intervalo de 180 graus entre os moentes — se voce olhar o virabrequim a partir de sua ponta vera os moentes alinhados dai sua classificaçao como plano ele se parece um virabrequim de motor quatro cilindros porem com moentes mais largos para receber um par de bielas em vez de apenas uma com esse arranjo os tempos de combustao sao perfeitamente alternados entre as bancadas porque o ultimo moente esta na mesma posiçao que o primeiro entao nao ha a necessidade de balanceamento com contrapesos sem contrapesos o virabrequim fica mais leve e mais compacto o que permite uma maior velocidade angular gira mais rapidamente e um carter menor e com os tempos de combustao perfeitamente alternados os tempos de escape tambem sao perfeitamente alternados entao nao acontece o congestionamento do coletor e o fluxo dos gases e otimizado em relaçao ao motor com virabrequim cruzado e por isso que o virabrequim plano e a opçao dos engenheiros nos v8 giradores de aplicaçao esportiva — caso do v8 voodoo do shelby gt350 r do v8 m178 ls2 da mercedes amg e dos v8 da ferrari — ainda que essa caracteristica do fluxo deixe seu ronco menos gutural que os v8 cruzados https //www youtube com/watch v=taxhxytyzhw mas o virabrequim plano tambem tem seus efeitos colaterais negativos alem do ronco de motor quatro cilindros — e e por isso que ele nao e utilizado amplamente em modelos nao esportivos ou em esportivos mais voltados para o uso em ruas e rodovias e uma questao de vibraçoes e equilibrio quando se fala em vibraçoes nos motores temos dois tipos de força atuantes as forças primarias e as forças secundarias as primarias acontecem uma vez a cada volta do virabrequim; as secundarias acontecem duas vezes o movimento de subida e descida dos pistoes causam as vibraçoes primarias ja o movimento do conjunto rotativo causa as vibraçoes secundarias o virabrequim plano resolve as vibraçoes primarias pela alternancia perfeita dos tempos de combustao entre as bancadas mas sem os contrapesos nos moentes — e sem moentes a 90 e 270 graus — ele acaba causando as vibraçoes secundarias que sao mais fortes porque acontecem duas vezes por volta esse efeito contudo pode ser amenizado pela adoçao de componentes mais leves no conjunto rotativo porem isso traz um custo mais elevado devido ao uso de ligas metalicas de maior dureza — um custo melhor absorvido pelos supercarros
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