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Volkswagen confirma Polo Track como nova versão de entrada
A Volkswagen confirmou o que já suspeitava: a nova versão de entrada do Polo no Brasil será o Polo Track, conforme adiantado em setembro de 2020 pelo Sindicato dos Metalúrgicos de Taubaté.
Na ocasião a Volkswagen recusou-se a comentar o “vazamento”, mas também não negou seus planos. Agora, o diretor financeiro global da marca, Alexander Seitz, confirmou a nova versão em uma apresentação a investidores, realizada ontem (17). O assunto da apresentação era a a reestruturação pela qual a Volkswagen passa no momento, e não o lançamento em específico, mas Seitz mencionou de passagem “um novo modelo de entrada para a região, o Polo Track”.
A produção começará quando a fábrica da Volks em Taubaté for reestruturada para produzir veículos da plataforma MQB – não apenas o Polo, mas também o sedã Virtus e os SUVs Nivus e T-Cross. Para manter o preço mais baixo, a Volks deve excluir a versão Track da reestilização do Polo, programada para 2022.
Novo Renault Sandero tem componentes registrados no Brasil
Após a declaração da Renault de que os investimentos na América do Sul seriam focados em veículos de maior valor agregado, uma interrogação foi colocada sobre o futuro dos novos Sandero e Logan no Brasil. Dias depois a fabricante explicou a situação e disse que a região é importantíssima e que terá cinco novos modelos no Brasil até 2022, mencionando até mesmo um investimento de US$ 1,1 bilhão para tal. Mas ainda não confirmou os novos compactos.
Agora, porém, foram registrados alguns componentes do novo Sandero junto ao Instituto Nacional da Propriedade industrial (INPI). Rodas, capô, para-choques, portas traseiras e tampa do porta-malas estão entre as peças, bem como as barras de teto do Sandero Stepway.
O registro das peças, sozinho, não garante que a Renault vá mesmo lançar o novo Sandero por aqui, mas ficaremos atentos a qualquer novidade.
Honda E chega ao Brasil por importação independente e custa R$ 300.000
Enquanto a Honda não traz carros elétricos para o Brasil, os que estiverem realmente interessados podem comprar o mais recente deles: o pequeno e simpático Honda E, hatchback retrô elétrico feito para uso urbano. A importadora Direct Imports, de São Paulo (SP), anunciou a novidade no Brasil por R$ 299.000.
O carro foi o primeiro elétrico desenvolvido do zero pela Honda – ou seja, não se trata de um projeto a combustão adaptado para receber o powertrain elétrico. Inspirado pelo Honda N360, um dos primeiros automóveis da fabricante nos anos 60, o Honda E tem um motor elétrico de 136 cv e um conjunto de baterias de 35,5 kWh – o bastante para rodar 220 km com uma carga. Por dentro, acabamento sofisticado com tecido de qualidade, madeira e um painel dominado por telas sensíveis ao toque.
No Brasil, o Honda E terá concorrência do Chevrolet Bolt, que custa R$ 267.000, e do Mini Cooper S E, que está em pré-venda por R$ 240.000.
Novo Peugeot 308 é apresentado na Europa
Após imagens reveladoras serem publicadas na Internet, a Peugeot enfim revela a nova geração do hatchback 308 – primeiro carro da marca a usar seu novo emblema.
Feito sobre uma evolução da plataforma anterior, a EMP2, o 308 conserva as proporções robustas do modelo antigo – e mantém-se como uma proposta alternativa ao VW Golf, um carro de dimensões, preço e proporções semelhantes. Contudo, ele adota a nova identidade visual da Peugeot, inaugurada pelos atuais 208 e 308, com faróis bem afilados, “garras” de LED na dianteira e lanternas traseiras desenhadas de modo a parecer uma única peça.
Por dentro o novo 308 segue com a arquitetura usual dos carros da Peugeot, com o quadro de instrumentos elevado e o volante pequeno. As formas ficaram mais futuristas e elaboradas, quase conceituais, com console central elevado, quadro de instrumentos digital e uma tela dupla para a central multimídia e os comandos dos sistemas do carro. Abaixo delas, há uma régua com botões do ar-condicionado, desembaçador e outras funções – físicos e com formato de “teclas de piano”.
A mecânica não surpreende: o novo 308 usará o motor 1.2 turbo de três cilindros da PSA, com 110 cv ou 130 cv, e câmbio manual de seis marchas ou automático de oito marchas – também disponíveis nas versões a diesel.
Também haverá duas versões híbridas, ambas com motor 1.6 a gasolina e um motor elétrico de 110 cv, com potência combinada de 180 cv ou 225 cv.
Volkswagen Nivus será fabricado na Europa ainda em 2021
Além da confirmação do Polo Track, a VW também anunciou nesta semana que o bem sucedido Nivus, seu “crossover-cupê” brasileiro, será vendido na Europa com lançamento previsto para o quarto trimestre de 2021 – ou seja, entre outubro e dezembro.
O VW Nivus europeu será fabricado em Pamplona, na Espanha, onde já são feitos o Polo e o T-Cross vendidos no Velho Mundo. Ou seja, o complexo já está pronto para fabricar também o Nivus.
A expectativa é que o Nivus europeu use o mesmo motor 1.0 TSi de 128 cv oferecido no Brasil, possivelmente com a adição de um sistema híbrido leve de 48 volts.
Será a segunda vez que um carro desenvolvido pela VW no Brasil será vendido na Europa. A primeira foi com o VW Fox, que foi exportado Europa entre 2005 e 2011 como modelo de entrada da marca, em substituição ao Lupo.
Nissan GT-R apreendido em Portugal agora vai salvar vidas
Um caso curioso ocorreu recentemente em Portugal: um Nissan GT-R foi apreendido pela Guarda Nacional Republicana (GNR) durante um processo criminal e agora vai ser usado para transportar órgãos para transplante – que, afinal, precisam chegar a seu destino o mais rápido possível.
“Nos últimos dez anos, a GNR já realizou 2.836 transportes de órgãos, empenhando cerca de 5 700 militares e percorrido mais de meio milhão de quilómetros”, disseram os lusitanos. “A qualidade e segurança da transplantação de órgãos depende do tempo necessário para o seu transporte, competindo assim à GNR, e em respeito das condições de segurança, chegar ao destino no menor tempo possível, contribuindo deste modo para o salvamento de mais uma vida.”
O veículo será usado para transportar órgãos entre as cidades de Lisboa e Porto, separadas por cerca de 300 km de rodovia. Para a nova tarefa, o GT-R recebeu um envelopamento em verde e amarelo e os dizeres “TRANSPORTE DE ÓRGÃOS” na carroceria, além de sirenes no teto e, possivelmente, um compartimento refrigerado para a preciosa carga. Além do Nissan GT-R, a Guarda Nacional também apreendeu um Mercedes-Benz CLS da geração C219, fabricada entre 2004 e 2010, que será convertida para o mesmo fim. Mas o Mercedes não foi fotografado pela GNR, talvez por não ser tão chamativo quanto um GT-R…