aqui no brasil a gente nao anda podendo reclamar da falta de hot hatches no mercado temos uma boa seleçao deles para diversos gostos e bolsos — do brazuca renault sandero rs com seu humilde porem mais do que honesto motor 2 0 aspirado de 150 cv ao estupido a45 amg com seu 2 0 turbo de inacreditaveis 381 cv claro ainda nos faltam alguns caras que vem dando o que falar la fora como o ford focus rs e o vw golf r mas isto nao nos impede de querer saber como eles andam nao e mesmo ate porque para quem quer e pode as importaçoes independentes estao ai o caso e que estes dois — o focus rs e o golf r — estao entre os melhores hot hatches da atualidade nao somos nos quem estamos falando porque infelizmente nao andamos neles e sim os caras da evo — ambos os carros receberam a nota maxima nas avaliaçoes dos caras e tambem foram muito bem recebidos pela imprensa especializada la fora bom nao e para menos ambos sao as versoes mais quentes de seus respectivos modelos o golf r ja tem tradiçao — em 2002 ainda chamado r32 e baseado na quarta geraçao do hatch deu inicio a linhagem dos golf de traçao nas quatro rodas agora se o golf r32 tinha um motor vr6 de 3 2 litros e 241 cv o atual golf r usa uma versao de 300 cv do motor 2 0 tsi — sinal dos tempos de qualquer forma sao 300 cv a 5 500 rpm com 38 7 mkgf entre 1 800 e 5 500 rpm o cambio pode ser manual ou dsg de dupla embreagem ambos de seis marchas o ford focus rs so adotou traçao integral na geraçao mais recente — antes disso a ford garantia que seu hot hatch era capaz de lidar com 300 cv apenas com traçao dianteira eles finalmente se renderam porque o modelo atual e mais potente com 350 cv entre 2 000 e 4 500 rpm alem de 47 9 mkgf de torque a 2 000 rpm o cambio e manual de seis marchas a receita e parecida mas fica claro que o focus rs e um carro mais extremo que o golf r e ele tambem tem um truque em vez de um diferencial traseiro convencional como ha no volkswagen o ford e equipado com um engenhoso sistema que usa composto por um diferencial e duas embreagens uma para cada roda traseira arranjo batizado como rear drive unit ou rdu elas sao ativadas eletronicamente e na pratica permitem a vetorizaçao do torque ou seja que a força seja distribuida individualmente entre as rodas conforme a necessidade a ficha tecnica de ambos os modelos sugere uma boa vantagem para o focus rs e verdade — afinal sao 50 cv a mais o golf r no entanto e quase 50 kg mais leve sao 1 524 kg do ford contra 1 476 kg mas como e que estas diferenças se traduzem na pratica vejamos [youtube id= us63fbxydq4 width= 620 height= 350 ] como da para ver o focus rs vence isto ja era esperado mas nao com uma margem tao pequena de apenas 0 2 segundos a evo reforça que as fabricantes nao foram comunicadas a respeito do teste de arrancada a fim de evitar que fossem feitas modificaçoes nos carros e que ambos estao exatamente como sao vendidos ao publico de acordo com os testes feitos pela evo o desempenho dos dois carros nem e tao distante assim o 0 100 km/h e cumprido em 4 7 segundos pelo focus rs enquanto o golf r leva 0 5 s a mais — 5 2 segundos no quarto de milha o ford leva 13 5 segundos enquanto o volks leva 13 7 segundos ja no 0 210 km/h o golf r leva a melhor fazendo 23 segundos cravados enquanto o focus rs precisa de 23 6 segundos a velocidade maxima do golf r e de 250 km/h enquanto o focus rs vai ate os 265 km/h mas agora olha so esta arrancada entre o vw golf r o focus rs e o mercedes benz a45 amg feita pelos caras do top gear o focus rs e o ultimo a cruzar a linha de chegada [youtube id= qqdcosjrewc width= 620 height= 350 ] isto so mostra que com uma diferença tao pequena talvez as condiçoes em que foram realizadas as corridas tenham influenciado bastante o resultado alem disso na arrancada do top gear o focus rs e o unico com cambio manual na puxada da evo ambos tem cambio manual de seis marchas agora estamos falando de hot hatches e ainda que seja interessante saber qual deles e o mais veloz em linha reta esta definitivamente nao e a unica coisa que importa — a experiencia no geral conta muito em comparativos realizados por outros veiculos como a car and driver gringa pouca atençao foi dada aos numeros de aceleraçao e arrancada — ainda que no comparativo que tambem envolveu o subaru wrx sti o focus rs tambem tenha levado a melhor precisando de 4 6 segundos para chegar aos 100 km/h e cumprindo o quarto de milha em 13 4 segundos a 168 km/h enquanto o golf r levou 5 1 segundos para chegar aos 100 km/h e cumpriu o quarto de milha em 13 6 segundos aos mesmos 168 km/h viu so e apenas um detalhe eles tambem disseram que o golf e o que tem o conjunto mais sofisticado enquanto o focus rs exibe um comportamento mais selvagem — lembre se ele foi acertado com a ajuda de ken block e te ate um modo drift — o golf e um carro mais maduro que entrega seu desempenho de forma mais linear e ainda o faz com mais eficiencia que o subaru wrx de acordo com eles a flexibilidade do 2 0 significa que ele passa a sensaçao de ser tao rapido quanto o focus a velocidades do mundo real sempre com folego e sem precisar de uma reduçao de marcha para voltar a vida claro o focus rs venceu seu comparativo mas eles foram bem claros em dizer que o desempenho do golf r somado a cabine de acabamento claramente superior e a discreta agressividade de suas linhas tem muito para conquistar quem estiver em duvida ja para o top gear que comparou o focus rs com o honda civic type r o mercedes benz a45 amg e o golf r o volkswagen pode ter o conjunto mais equilibrado mas e o focus rs que consegue interagir melhor com o motorista — no fim e ele que coloca o maior sorriso no seu rosto nas curvas e uma impressao que acaba reproduzindo os numeros dos testes em linha reta o focus rs vence por pouco mas todo mundo admite que no fim do dia talvez o golf r seja o carro que voce quer voltar dirigindo para casa depois de passar o dia brincando com o modo drift do focus rs de qualquer forma a gente quer saber qual deles voce escolheria o ford focus rs ou o vw golf r e por que
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