ha muito tempo atras numa galaxia distante existia uma companhia diferente de toda companhia que produz carros em serie hoje o processo de como um carro era bolado projetado e colocado a venda era totalmente avesso as regras hoje sagradas da industria qualquer industria hoje carros sao projetados a partir do anterior faz se pesquisas de mercado sobre os pontos fortes e fracos deste carro anterior e a partir disso se decide o que melhorar e o que manter verificam se legislaçoes correntes e vindouras durante o tempo de vida do carro e os mercados onde se pretende vende lo os componentes basicos e as medidas principais sao assim decididas; por exemplo se o espaço do banco traseiro precisa melhorar se aumenta o entre eixos se nao se mantem; o motor e trocado por outro mais potente e economico ou se mantem o mesmo os engenheiros entao vao projetar este carro novo por meio de um cronograma serio imutavel sem espaço para erros uns dois anos de engenharia prototipos e testes tem que estar pronto para a produçao e venda os custos de cada peça do carro tambem sao controlados a minucia; seus objetivos de preço nunca mudam assim o produto atinge os objetivos empresariais todos nao vai ser produto de inspiraçao e sim de transpiraçao mas vai atender a todos os anseios da populaçao e dos acionistas que tem controle completo sobre o quanto gastaram e o quanto vao receber por isso todo mundo fica feliz mas como nada e perfeito nesse mundo este metodo e tambem uma maquina de repetiçao nada de novo realmente deve ser tentado ou fatalmente atrasara e ficara mais caro que o previsto; o novo nunca e previsivel simplesmente por ser novo nao ha lampejo artistico nao ha criatividade nao ha avanço real o povo pede melhorias que acha boas mas o povo nao entende nada de carros; o sucesso do suv mesmo ele sendo pior tecnicamente que todo hatch ou perua com rodas de tamanho normal prova isso o povo tambem nao sabe o que esperar nao sabe o que pode acontecer nao conhece o novo nenhuma pesquisa nos deu o modelo t o mini original o fiat 128 o lamborghini miura e o countach o citroen ds o cherokee xj as minivan chrysler e renault ao mesmo tempo e o tesla modelo s mas e seguro para os acionistas e todos os trabalhadores assalariados nas empresas que o fazem por isso no mundo de hoje onde sejamos francos o valor maior e o dinheiro e impossivel de ser abandonado nao ha mais gente interessada em fazer coisas legais e sim gente interessada em ganhar dinheiro fazendo algo; se puder ser legal isso que ela faz melhor mas nao e o objetivo central ate trinta anos atras apenas a mercedes benz era uma empresa e uma marca de carros que definitivamente nao agia conforme a norma atual o w140 o classe s corrente do final de 1991 ate 1998 o carro que mudou tudo ele simboliza a mudança como nenhum outro pois foi o ultimo veiculo criado da maneira tradicional na mercedes benz o que se deve entender aqui e que antes o mercedes era criado pelos engenheiros da mercedes benz a gente nao entende misso muito bem aqui mas numa naçao que endeusa o pensamento logico e os engenheiros como e a alemanha nao havia pessoa mais importante que um engenheiro da daimler benz era o apice por isso era uma turma para la de orgulhosa somente eles sabiam o que seria um mercedes benz e ninguem mais tomavam seu tempo e o custo era o que eles determinavam todo o resto da empresa apenas calculava propagandeava produzia vendia apoio o carro mercedes benz era definido pela engenharia da mercedes benz e pronto quando estava pronto eles desciam de sua montanha o apresentavam aos seres humanos menores e iam embora trabalhar no proximo o w140 demorou dez anos para ficar pronto pense nisso dez anos o projeto começou em 1981 e isso nem era uma raridade na empresa; o 190e w201 o primeiro mercedes compacto da era moderna foi criado de janeiro de 1974 a janeiro de 1982 oito anos exatos [caption id= attachment_324179 align= aligncenter width= 999 ] w220 o substituto em 1998[/caption] ja o substituto do w140 o classe s seguinte de 1998 o w220 foi aprovado pelo board em 1995 38 meses antes da produçao este foi o tamanho da mudança que o w140 trouxe o fim de uma companhia e o inicio de outra o fracasso do w140 fez a mercedes fazer conta dar objetivo de custo para os carros e objetivo de tempo para o projeto tirou a engenharia de seu pedestal e a colocou a serviço dos executivos da companhia este foi o tamanho do seu fracasso mas e um daqueles fracassos gloriosos um carro tao sensacionalmente superlativo que ninguem entendeu e quem entendeu nao tinha dinheiro para comprar o ultimo e mais incrivel dos mercedes benz depois dele praticamente outra companhia com o mesmo nome passou a usar a marca e outra historia começou o ultimo mercedes benz feito de engenheiros para engenheiros o w140 o cerne do fracasso e uma mudança socioeconomica que acontecia ha algum tempo mas que chegou a cabo nos anos 1990 ate ali carros de luxo eram vendidos a gente de uma certa idade e posiçao; aos de terno e gravata quem usa terno e gravata hoje os mercedes eram primeiro sobrios ao extremo carros solidos pesados e bem projetados criados para durar para sempre mas sem medo de complexidade orgulhosos de uma longa tradiçao de engenharia germanica a mercedes acreditava ser o suprassumo do automovel alemao o que e claro era o suprassumo do mundo todo tambem na cabeça deles apesar de serem carros que podiam andar o dia todo a velocidade maxima com segurança e estabilidade e de terem desempenho condizente sempre nada era superlativo ou esportivo apenas o 300sl de 1954 e a exceçao que comprova a regra aqui mas ainda assim e um carro que nunca seria confundido com um lotus um porsche ou um ferrari direçoes por esferas recirculantes precisas e sofisticadas mas tambem pouco rapidas ou diretas motores calmos sem muito giro e cambio longo ou automatico conforto solidez e segurança no lugar da emoçao seu desenho refletia isso o seu mais famoso chefe do design bruno sacco dizia que um mercedes tem que ser sobrio e classico pois dura para sempre e tem que ser agradavel nao so hoje mas tambem daqui a 100 anos nada de dutos asas faixas ou spoilers; apenas elegancia discreta era a norma nos anos 1970 e 1980 a bmw colocava um vies mais esportivo e jovem em seus carros e fazia imenso sucesso em 1994 a bmw lançava a 3ª geraçao do serie 7 o e38; um carro obviamente mais jovem que o sisudo w140 o tipo de carro que costumava ser um mercedes benz parecia imediatamente antigo o w140 era realmente um carro superlativo e tao massivamente sobre engenheirado que nao podia ser vendido com algum lucro pelo menos nao nas quantidades que vendeu; financeiramente foi um grande fracasso mas era sensacional do ponto de vista mercediano classico um carro primeiro imenso solido e pesado o entre eixos basico do seda era de tres metros na verdade mais 3040 mm mas a versao longa media 3139mm num comprimento total de 5213 mm era tambem largo com quase 1900 mm de largura era pesado inevitavel para um carro que precisava atingir objetivos ambiciosos de rigidez estrutural e segurança ativa e passiva; o mais leve deles com seis cilindros em linha e entre eixos normal pesava 1880 kg e o mais pesado 2300 kg sim hoje num mundo de mastodontes eletrificados isso nao parece muito mas entenda que o bmw serie 7 era pelo menos 200 kg mais leve o w140 introduziu inovaçoes como vidros duplos que apesar de pesados isolam o exterior tanto termicamente quanto em ruidos de uma maneira exponencialmente maior que um vidro normal vidro e uma das partes mais densas de todo carro contribuindo desproporcionalmente a sua area no peso total e o vidro duplo nunca mais apareceu depois deste carro tinha fechamento assistido para portas e tampa do porta malas vidros eletricos que abaixavam ao encontrar uma obstruçao marcadores de estacionamento traseiros que se elevavam das extremidades traseiras descontinuados em veiculos posteriores e substituido por estacionamento assistido por sonar e um sistema de aquecimento que continuava a emitir ar quente depois que o motor fosse desligado os motores eram o seis em linha e o v8 mercedes benz em novas versoes dohc o mais potente deles era para ser o v8 de 5 litros e 326 cv mas o lançamento do novo serie 7 e32 em 1986 no meio do desenvolvimento do w140 mudou tudo isso porque o existia agora um 750i com um v12 o m70 de 5 litros e 300 cv mesmo menos potente que o v8 da mercedes foi uma surpresa e forçou a mercedes benz a adiar a introduçao do w140 em dezoito meses para 1991 o atraso permitiu que a mercedes benz desenvolvesse o novo motor v12 e reorganizasse o compartimento do motor para acomodar o gigantesco motor v12 juntamente com a atualizaçao do sistema de freio o motor v12 chamado m120 e uma obra prima de seis litros e 400 cv porem e um dos motores mais lendarios da historia https //flatout com br/motores lendarios m120 o primeiro v12 mercedes benz/ com o v8 maior o w140 ja nao era lerdo para uma limusine formal alema; um 500 se de entre eixos curto podia fazer 0 100 km/h em 7 segundos e atingir o limitador de velocidade aos 250 km/h; mesmo o mais lerdo dos w140 o 300 se 2 8 passava dos 200 km/h de final com o v12 fazia o 0 100 km/h na casa dos seis segundos o que ainda e um desempenho decentissimo para uma limusine automatica de 2200 kg a transmissao automatica tinha quatro velocidades mas depois evoluiu para cinco [caption id= attachment_324194 align= aligncenter width= 999 ] turbodiesel uma opçao normal de mercedes benz[/caption] todas as rodas tinham suspensao propria independente sofisticada claro e freios a disco com abs o w140 deveria ter aparecido com a suspensao a ar que apareceu depois no w220 em 1999 mas nao terminou o desenvolvimento usou em vez disso uma suspensao traseira hidropneumatica a mesma introduzida pela primeira vez no w116 450 sel 6 9 de 1975 tecnologia era licenciada da citroen e usava inclusive o fluido lhm no w140 apareceu nos 500 e 600 [caption id= attachment_324172 align= aligncenter width= 999 ] a versao cupe diferente em estilo[/caption] a mudança de nomenclatura tambem marca o fim da antiga mercedes e o inicio da nova; no inicio os w140 recebiam a logica tradicional 500 do motor 5 litros ou 300 420 600 etc s do modelo grande e para carros com injeçao e d para diesel e l nos carros de entre eixos longo depois de 1993 viraram s500 s600 etc o w140 era 25% mais caro que seu antecessor para o consumidor final nao ha como saber com certeza mas para a mercedes os boatos falam em 60% mais caro o que claramente deve ter corroido a lucratividade do modelo nunca mais a empresa faria algo sem controlar custos de qualquer forma os custos excessivos do projeto e o atraso de dezoito meses resultaram na saida de wolfgang peter engenheiro chefe da mercedes benz da empresa acredita se que o veiculo tenha custado a mercedes benz mais de us$ 1 bilhao para ser desenvolvido em dinheiro do inicio dos anos 1990 lembre o resultado ainda existe andando por ai ja um classico agora que completa 30 anos de lançamento um magnificamente sobrio complexo e maravilhoso monumento a uma empresa e um jeito de fazer automoveis que francamente nao existe mais
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