initial d e bacana iconico e tudo o mais mas e so o primeiro anime e manga sobre carros que todo mundo conhece depois das aventuras de takumi fujiwara pelas touge japonesas o passo seguinte geralmente e wangan midnight em vez das estradas montanhosas do japao o cenario sao e a famosa rodovia de shuto expressway em toquio tambem conhecida como bayshore route ou wangan em japones e o carro em vez do ae86 preto e branco e um nissan s30 preparado conhecido como the devil z que de acordo com a lenda e amaldiçoado ainda nao e assinante do flatout considere faze lo alem de nos ajudar a manter o site e o nosso canal funcionando voce tera acesso a uma serie de materias exclusivas para assinantes como conteudos tecnicos historias de carros e pilotos avaliaçoes e muito mais [fo form plans] com ele akio asakura disputa corridas na wangan algo que ja seria perigoso com um carro normal com trafego pesado e longas retas que permitem velocidades altissimas e e ainda mais perigoso com um carro muito rapido extremamente dificil de dirigir e que supostamente tenta matar qualquer um que se considere seu dono ha quem considere wangan midnight uma serie mais madura e sofisticada que initial d https //www youtube com/watch v=wwpvvwqjfxq fizemos este pequeno resumo para falar de um carro especifico o carro usado nos filmes live action de wangan midnight trata se de um s30 preparado de verdade e nao de um projeto cenografico um hero car com mais de 600 cv cambio manual e possivelmente alguns milhoes de ienes investidos em 1991 estreou o primeiro filme live action de uma serie que adaptava o roteiro do manga para o cinema foram no total seis filmes lançados entre 1991 e 1994 e depois uma serie de outros filmes contando partes especificas da historia com mais detalhes todos eles lançados diretamente em vhs sem exibiçao nos cinemas por isto mesmo ate meados dos anos 2000 eles eram praticamente desconhecidos no ocidente a nao ser por quem ja era fa dos mangas entendia japones e tinha uma boa conexao de internet o devil z de verdade foi feito pela speed shop shinohara tambem conhecida como sss diferentemente de outras preparadoras japonesas que se tornaram iconicas fora do japao como powerhouse amuse ou a re amemiya a sss focou se mais na cena japonesa e manteve se mais conhecida em seu proprio pais a speed shop shinohara foi fundada em algum momento entre 1980 e 1982 por um mecanico preparador conhecido como mr shinohara que era especialista no motor l28 o seis em linha de 2 8 litros do nissan 280z por volta de 1983 ele começou a disputar corridas e time attacks promovidos pela revista japonesa carboy quase sempre no autodromo de fuji speedway e foi a partir dali que ele estabeleceu sua reputaçao na cena tuning japonesa os nissan s30 preparados por mr shinohara eram capazes de virar o quarto de milha nos 12 segundos baixos por vezes chegando a casa dos 11 segundos ha quem duvide ate mesmo que a sss existiu e realmente sao muitas informaçoes desencontradas dados que nao batem e historias que nao podem ser confirmadas entretanto de acordo com os entusiastas na pagina auto team retro no facebook que pesquisaram em revistas e midia da epoca alem de conversar com pessoas que estavam envolvidas na cena a sss existiu mesmo infelizmente porem a preparadora fechou as portas em meados dos anos 2000 com a morte de seu fundador mas vamos ao carro dado o conhecimento de mr shinohara era natural que o nissan 240z que serviu como base para o carro da serie recebesse um l28 vindo de um 280z turbo 1983 ainda que pudesse ser chamado de l31 ja que uma das primeiras coisas que a sss fez no motor foi ampliar seu deslocamento para 3 1 litros https //www youtube com/watch v= lzn2ywk0hu muito do que se sabe a respeito das especificaçoes tecnicas vem de foruns com informaçoes cedidas por pessoas que viram o carro de perto durante a montagem do projeto e membros da equipe de produçao dos filmes ainda assim nao ha material impresso por exemplo ou um local para consultar informaçoes direto da fonte alem do deslocamento ampliado o carro tinha outros ingredientes explosivos debaixo do capo o motor ganhou um novo cabeçote com melhor fluxo e um coletor de admissao feito sob medida o sistema de alimentaçao mudou com o tempo primeiro tres carburadores de 47 mm e depois de 48 mm com fluxo duplo e cornetas individuais mais adiante foi instalado um sistema de injeçao eletronica com itbs os turbocompressores tambem mudaram o devil z ja teve dois garrett t3/t04 e os trocou por dois ihi rhc 6 feitos sob medida ou o contrario sempre atuando juntos e nao sequencialmente alem disso o carro tinha comando de valvulas de graduaçao mais nervosa valvula blowoff hks bielas e pistoes forjados estes com revestimento de ceramica era o bastante para entregar ao menos 620 cv e 77 kgfm de torque moderados por um cambio borgwarner t 5 de cinco marchas com embreagem ogura de disco duplo as rodas traseiras recebiam a força atraves de um diferencial r200 com autoblocante vindo de um nissan 300zx 1987 a suspensao usava amortecedores ajustaveis do tipo coilover e barras estabilizadoras feitos sob medida pela sss mantendo o arranjo original macpherson na frente e chapman struts com braços triangulares inferiores atras porem com geometria especifica a rigidez do monobloco era amplificada por uma rollcage tambem feita sob medida e que tambem garantia a segurança do piloto bem como os cintos takata de cinco pontos e os bancos de competiçao da bride os freios usavam discos de 292 mm atras e na dianteira perfurados e os dianteiros eram mordidos pelas pinças de quatro pistoes do nissan skyline gt r r32 voce pode ver o carro em açao neste link o primeiro filme na integra disponivel no youtube infelizmente sem qualquer tipo de legenda e tambem no video abaixo um feature de 20 e poucos minutos que so traz cenas do carro acelerando e mais nada nao que precise de mais alguma coisa https //www youtube com/watch v=7bpcbcncfzm agora se voce por acaso almeja conferi lo de perto mas noticias depois que os filmes foram feitos e a sss fechou as portas o devil z da vida real desapareceu do mapa sem deixar vestigio e sequer e possivel encontrar boas fotos ou outros videos e um daqueles misterios do oriente que dificilmente serao solucionados e talvez por isto seja tao emblematico
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