mesmo nos ultimos anos do seculo xx as pessoas ainda especulavam como seria a vida no ano 2000 quando o assunto eram os carros nosso maior interesse sempre questionava se se teriamos automoveis voadores autonomos e livres dos combustiveis fosseis para onde vamos nao precisamos de estradas parecia a pergunta de ordem talvez no ano 2000 a gente ja estivesse morando no ceu em casas circulares sustentadas por pilares de centenas de quilometros de altura visitando amigos e parentes com nossas pequenas naves particulares como os jetsons faziam os jetsons alias sao os um desenho animado de 1962 que se passa em 2062 acontece que muito antes dos jetsons passarem na tv e antes mesmo da propria tv o primeiro televisor produzido em serie foi lançado em 1942 ja havia gente imaginando os carros do futuro gente como o inventor buckminster fuller que em plena grande depressao imaginou um veiculo que seria mais que um carro o dymaxion era um meio de transporte unificado ou como fuller gostava de dizer um omni medium transport ou meio de transporte universal em traduçao livre em outras palavras um veiculo capaz de ir para qualquer lugar fosse roando ou voando na decada de 1930 existiam muitos inventores profissionais que ganhavam a vida criando coisas que o mundo ainda nao havia visto e com sorte se tornariam essenciais dali para a frente nao e dificil entender o motivo naquela epoca boa parte das coisas que temos hoje ainda nao existiam foi um periodo de extrema criatividade e fuller fazia parte do movimento o dymaxion foi apresentado na feira mundial de 1933 1934 em chicago illinois as feiras mundiais eram outro fruto da epoca exposiçoes enormes que atraiam visitantes de todos os cantos do planeta onde eram exibidas as ultimas inovaçoes tecnologicas do momento a feira mundial de chicago abriu as portas em maio de 1933 e so foi encerrada em outubro do ano seguinte e o dymaxion era uma atraçao bastante popular apesar da descriçao pretensiosa de fuller o dymaxion era um carro pura e simplesmente dymaxion era um amalgama das palavras dynamic maximum e tension e de alguma forma fuller associava estas palavras a noçao de fazer mais com menos fuller começou a brincar com a ideia de construir o automovel do futuro em 1930 quando comprou uma revista chamada t square voltada para a arquitetura depois de mudar o nome da publicaçao para shelter ele começou a utiliza la para publicar os primeiros rascunhos do veiculo e tentar atrair investidores para a ideia era um plano estranho mas funcionou um homem chamado philip pearson que havia enriquecido depois de vender açoes antes da grande depressao de 1929 ofereceu us$ 5 000 o equivalente a us$ 91 mil em valores atualizados para que fuller desse inicio a construçao de seu prototipo de inicio o inventor recusou temendo que pearson so quisesse caçoar ou lucrar em cima dele no entanto depois de adicionar uma clausula ao contrato estipulando que caso quisesse poderia comprar sorvetes com o dinheiro das doaçoes uma forma de evitar que pearson entrasse nessa so pelo dinheiro fuller aceitou fuller e sua criaçao seu proximo passo foi comprar uma antiga fabrica de uma companhia chamada locomobile que ficava na cidade de bridgeport em connecticut onde seria instalada a dymaxion corporation la iniciou se o processo de criaçao do veiculo que contou com a ajuda do projetista naval starling burgess burgess era um cara mais sensato e na real imaginava que o dymaxion nao iria para a frente fuller falava em propulsores a jato que seriam capazes de fazer com que o veiculo decolasse instantaneamente e pousasse com segurança e isto era um conceito simplesmente absurdo naquele tempo sequer existiam motores a jato disponiveis comercialmente no entanto em um periodo em que estava dificil conseguir emprego nao se poderia condenar alguem que contratava 28 funcionarios incluindo alguns ex engenheiros da rolls royce que estavam sem trabalho [youtube id= fo80ijro9d8 width= 620 height= 350 ] alem disso nao da para dizer que o dymaxion nao era uma proposiçao interessante do ponto de vista tecnico um veiculo com chassi de madeira e carroceria de metal em formato de gota com motor v8 ford na traseira e traçao dianteira a unica roda que havia atras era tambem responsavel por esterçar o veiculo visto que quando o mesmo pousasse esta seria a primeira a tocar o chao burgess e fuller trabalharam juntos no projeto desde o inicio e logo de cara perceberam que havia diversas falhas com ele quando em movimento o formato de gota da carroceria que media nada menos que seis metros de comprimento causava uma zona de baixa pressao sobre a traseira e com isto a roda se levantava no ar em alta velocidade mesmo com o peso do v8 ford flathead de 86 cv o chassi era de freixo e a carroceria era de aluminio com um teto solar de tecido as rodas e o eixo traseiro que era na verdade um eixo dianteiro invertido vinham do ford v8 da epoca e havia lugar para quatro pessoas incluindo o motorista em sua primeira apariçao na feira mundial de chicago o dymaxion mostrou sua habilidade de esterçar a roda traseira a 90° e dar voltas em torno de si mesmo pois fuller queria provar que apesar de ser um trambolho seu veiculo era pratico e manobravel [youtube id= d7pop3jviky width= 620 height= 350 ] fuller reconhecia que o dymaxion nao estava pronto para ser vendido comercialmente antes de diversas melhorias especialmente no comportamento dinamico entao ele construiu outros dois prototipos que usavam chassis mais leves um periscopio para que se pudesse ver o que vinha atras janelas maiores e uma saida de escape no teto o primeiro prototipo sofreu um acidente praticamente na frente do portao da feira mundial de chicago ainda em 1933 outro carro bateu no dymaxion que capotou o motorista do veiculo morreu e a imprensa noticiou o caso mencionando apenas o capotamento e a morte sem dizer que havia outro automovel envolvido o terceiro dymaxion foi vendido algumas vezes e presume se foi destruido na decada de 1950 apenas o prototipo nº 2 existe ate hoje em exposiçao no museu nacional do automovel em reno nevada ele foi totalmente restaurado em 2014 nada disto impediu porem que empresas como a chrysler e a propria ford se interessassem pelo projeto walter chrysler chegou a conversar pessoalmente com fuller dizendo a ele que o dymaxion era exatamente o veiculo que ele queria fabricar desde sempre mas que no entanto seu design era tao avançado que imediatamente tornaria obsoletos todos os outros automoveis e que por isso seria melhor nao coloca lo nas ruas pois atrapalharia seu proprio negocio [youtube id= n1yxfdvqali width= 620 height= 350 ] nao foi o que aconteceu como sabemos o dymaxion acabou se tornando apenas parte da historia embora existam algumas replicas feitas decadas depois uma delas e de autoria de um arquiteto e fa de fuller buckminster o britanico norman foster β que conseguiu ate mesmo que lhe enviassem o protototipo nº 2 para o reino unido para que pudesse estuda lo e recria lo da forma mais fiel possivel norman foster e sua replica recriando a foto de fuller com o dymaxion original
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