o uno mille das motos foi o que um dos leitores comentou quando publiquei minha primeira tentativa de avaliaçao no flatout uma avaliaçao feita por um motociclista iniciante apesar dos dez anos de habilitaçao a moto comprada no fim de 2019 foi a primeira em que dei mais do que uma voltinha pelo quarteirao hoje 14 meses depois da entrega ela marca seus 4 500 km no hodometro ainda nem chegou a hora da segunda revisao nesses pouco mais de dois anos de convivencia com a yamaha xtz 150 crosser a maior parte dos momentos foi de plena satisfaçao com a motocicleta e cada segundo em cima dela foi de aprendizado nao apenas sobre andar de moto mas sobre mim mesmo e o tipo de motociclista que eu sou nao precisar montar na moto todos os dias para ir trabalhar te da liberdade mas tambem pode te confundir as cegas por impulso decidi que compraria uma moto para aprender a andar de moto me divertir e conhecer meus arredores de outra forma sem uma ideia formada entrei na concessionaria yamaha da regiao e como nao quer nada e sem entender nada admito comecei a olhar as motos de perto e perguntar coisas uma moto menor de entrada com bom custo beneficio o vendedor me indicou a fazer 250 street com ares de naked que parecia mesmo uma moto maior fiquei tentado mas queria saber mais pensei nas estradas de terra que tal a xtz 250 lander que tem praticamente o mesmo motor mas tem curso de suspensao e vocaçao dupla [gallery type= grid columns= 2 link= file size= large ids= 283910 283911 ] o ritual de montar na moto acelerar observar tudo cuidadosamente descer subir em outra moto e fazer a mesma coisa olhar as duas lado a lado e se imaginar em uma delas nao fez muito por mim e eu fui dar um passeio pela loja olhar outras motos maiores e mais caras do tipo que eu enxergava como uma realidade distante e inalcançavel ate porque eu nem sabia se iria pegar gosto pela coisa mas la estava eu em uma loja de motos com nome limpo e precisando experimentar coisas novas a falta de experiencia porem me fez desistir das motos maiores quase imediatamente tambem descartei as motos street menores de 150cc queria algo com mais presença e tambem comecei a pensar em todas as estradas de terra ali do lado de casa para explorar e entao eu a vi a yamaha xtz 150 crosser [caption id= attachment_283941 align= aligncenter width= 999 ] a primeira foto em casa e provavelmente a pior de todas[/caption] seu visual me impressionou pela mesma razao que me faz gostar dela ate hoje a crosser parece uma moto maior as carenagens volumosas ao lado do tanque tem um desenho bem elaborado e bom acabamento fazem o tanque parecer bem mais avantajado do que realmente e e escondem bem o motor pequeno os pneus de uso misto 90/90 19 na frente e 110/90 17 atras dando uma postura robusta a crosser e nota se mais capricho na montagem e na construçao em relaçao a honda nrx 160 bros sua principal concorrente saber que a crosser tem abs no freio dianteiro freio traseiro a disco e indicador de marcha no painel tambem me agradou os dois primeiros me deram confiança e o segundo e uma conveniencia da qual eu sentiria bastante falta caso ela nao tivesse e a xtz 150 tambem e uma motocicleta muito confortavel seja pela ergonomia tipica das trail e dual sport seja pela suspensao de curso longo que transmite pouco as irregularidades do piso ao condutor montado nela mesmo parada me senti mais a vontade do que em qualquer outra moto da loja o problema e que eu nunca havia andado de moto direito antes nem tudo e o que parece uma coisa bacana do flatout e ter liberdade para abrir um pouco mais o coraçao na hora de falar sobre algo o que pode significar tambem assumir erros reconhecer que nao sabe tudo sobre tudo e nao ter medo de dizer eu nao sabia o que estava fazendo e eu nao sabia o que estava fazendo quando comprei uma motocicleta tudo o que a crosser tem de bom nao e o que eu quero de uma motocicleta levando em conta o uso que eu faço desta motocicleta ela e otima mas nao e para mim e eu provavelmente tambem nao faço o tipo dela e como conhecer aquela pessoa bacana e descobrir que voces tem muita coisa em comum ouvem as mesmas musicas riem das mesmas coisas e frequentam lugares parecidos e bom estar com ela te faz esquecer dos problemas e se divertir voces saem todos os fins de semana as vezes so para se divertir as vezes para algo mais mas falta aquele clique aquele tesao entao na hora de discutir se e so um lance ou algo mais serio e preciso admitir voces nao combinam tanto assim ela tem defeitos e manias que nao sao o fim do mundo mas incomodam e na verdade sequer sao defeitos ha quem goste e voce tambem tem culpa porque nao sabia direito o que queria certamente havera alguem que ira faze la muito feliz e aprecia la pelo que ela e e faz mas talvez seja melhor voces pararem de se ver e inevitavel se sentir meio canalha depois disto e e exatamente assim que eu me sinto apos chamar a crosser a moto bonita bem acabada bem equipada e confortavel de a moto errada para mim acontece que tambem e preciso admitir nao combinamos tanto assim ela tem alguns defeitos que nao sao o fim do mundo mas me incomodam e na verdade sequer sao defeitos ha quem procure algo exatamente assim e eu tambem tenho cula porque nao sabia direito o que queria ha muita gente que e muito feliz com a crosser e consegue aprecia la exatamente pelo que ela e e faz muito bem feito por sinal eu pensei que iria utiliza la muito mais nas estradas de terra mas acabei rodando muito mais no asfalto no começo explorando as rodovias daqui como a deliciosa sp 189 que liga campina do monte alegre a buri estreita deserta pista simples asfalto novo e muitas curvas que se tornou um dos meus lugares favoritos depois tomando coragem e indo ate lençois paulista a 200 km daqui passando pela castelo branco e pela marechal rondon vias duplicadas e rapidas eventualmente com a garota na garupa e o dobro do peso em cima da crosser me dei conta de que por mais que seja divertido explorar estradinhas de terra nos fins de semana o que a crosser faz muito bem sem exageros claro eu gosto ainda mais de trajetos longos sobre o asfalto com eventuais paradas para um cigarro e uma lata de energetico fazer isto com a crosser e possivel mas tambem um pouco frustrante o motivo sao as limitaçoes do projeto — das quais eu estava mais ou menos ciente quando bati o martelo o motor tem um cisco acima dos 12 cv e 1 3 kgfm com qualquer combustivel e empurra a moto com desenvoltura na cidade e em estradas de chao batido na rodovia porem retomadas em ultrapassagens precisam ser avaliadas com cuidado a castelo branco uma via rapida e de fluxo razoavel e um cenario um tanto hostil para a crosser o motor anda quase o tempo todo no limite para manter se entre 100 e 110 km/h caindo para pouco menos de 100 km/h nas subidas a velocidade final da crosser e boa com paciencia e o vento a favor ela passa dos 130 km/h no painel mas claramente ela sofre com isto uma sexta marcha longa para girar menos e manter se em velocidade de cruzeiro seria uma soluçao talvez tao eficaz quanto um motor maior e ainda nao aumentaria o consumo de combustivel ao contrario e a crosser ja e uma moto bem economica passando tranquilamente dos 30 km/l se usada com tranquilidade a questao e que nao tenho direito algum de exigir mais do que esta motocicleta oferece primeiro porque no ambiente correto a cidade esburacada e as estradinhas de chao escondidas no interior a crosser e simplesmente perfeita mais alta e confortavel que uma street sem ser muito maior com a mesma manutençao barata e a mesma parcimonia na hora de degustar combustivel segundo porque ela me levou para onde eu queria ir sem me dar qualquer tipo de susto e me mostrou o quanto e maravilhoso andar de moto para onde quer que se va de quebra ainda proporcionou minha primeira avaliaçao como jornalista claro tenho pouco mais de 5 000 km sobre duas rodas e ainda preciso pegar o jeito de muita coisa por sorte agora que o uno nao esta mais aqui vou passar muito mais tempo em cima de uma moto por enquanto e a crosser o que significa que ela vai rodar mais em trajetos curtos e saidas rapidas exatamente como foi projetada para fazer o uno mille das motos sempre fui intimidado pela ideia de andar de moto e hoje vejo que o velho cliche de sair da zona de conforto pode mesmo funcionar e voce pode acabar descobrindo mais sobre si mesmo e suas capacidades eu achava que uma moto pequena e barata para iniciantes me bastaria para o resto da vida ate fantasiava com a ideia de passar anos talvez decadas com a crosser e no começo do nosso relacionamento a paixao me fez acreditar que seria assim mas a serotonina responsavel pelo brilho nos olhos e borboletas no estomago baixou e a ocitocina que te da aquela sensaçao de bem estar e segurança em um romance duradouro anda meio em falta nao e a crosser sou eu e foi a propria crosser que me mostrou isto eu acho bonita exatamente como no dia em que a conheci nao acho que ela seja a moto errada sempre nos divertimos muito juntos e por enquanto nao quero pensar no dia em que isto vai chegar ao fim o dia em que ela estara livre para ajudar outra pessoa seja a se divertir aos fins de semana seja a ganhar o pao de todos os dias mas sinto que nao vai demorar ate que os pequenos defeitinhos da crosser que reitero nao sao defeitos quando se leva em conta a proposta original dela levem a uma nova moto talvez uma trail maior e mais forte ou talvez algo completamente diferente mas tambem maior e mais forte ou quem sabe ate uma moto menor e mais antiga para fazer companhia a crosser levar essa coisa de motociclista para um lado mais graxeiro posso nao ter onde guardar um carro mas outra moto ate la porem eu e a crosser seguimos nos dando bem ainda que como em toda relaçao tenhamos nossos desentendimentos e eu garanto que nao importa o que aconteça entre a gente nunca vou esquecer da minha primeira moto
SEJA UM MEMBRO DA
FAMÍLIA FLATOUT!

Ao ser um assinante, você ganha acesso irrestrito a um conteúdo verdadeiro e aprofundado. Nada de jornalismo genérico e sensacionalista. Vale a pena? Clique aqui e confira os testemunhos dos assinantes, amostras livres e os benefícios extras que você poderá desfrutar ao ser um FlatOuter!
PARA LER MAIS, CADASTRE-SE OU ASSINE O FLATOUT E TENHA ACESSO LIVRE A TODO CONTEÚDO DO SITE!
JÁ POSSUI CADASTRO OU É ASSINANTE DO FLATOUT?
Este é um conteúdo restrito: pode ser uma matéria só para assinantes, pode ser porque você já atingiu o limite de matérias gratuitas neste mês.