o chevrolet corvette reinou sozinho por decadas como simbolo da car culture norte americana deixando de lado sua fama de remedio para crise de meia idade e fato que o corvette foi pela maior parte de sua vida um esportivo dos bons com historico de competiçao e vocaçao para encarar supercarros europeus muito mais caros sem fazer feio motor v8 naturalmente aspirado carroceria leve de fibra de vidro e acerto cuidadoso na suspensao alem de engenheiros e chefes entusiastas sempre envolvidos no projeto deram resultado por muito tempo ainda nao e assinante do flatout considere faze lo alem de nos ajudar a manter o site e o nosso canal funcionando voce tera acesso a uma serie de materias exclusivas para assinantes como conteudos tecnicos historias de carros e pilotos avaliaçoes e muito mais [fo form plans] entao em 1991 o mundo conheceu o dodge viper o projeto idealizado pelo entao presidente da chrysler bob lutz que ironicamente havia trabalhado na gm na decada de 1960 tinha a proposta de ser um shelby cobra moderno um esportivo tradicional com motor grande traçao traseira e totalmente analogico o motor v10 foi seu cartao de visita por toda a sua vida um monstro baseado na arquitetura do v8 la com comando pushrod e no minimo oito litros de deslocamento e quem sentiu mais foi o corvette que ja nao era a unica opçao no mercado acontece que antes mesmo de o viper ser apresentado ao publico como pace car da indy 500 de 1991 um papel que alias ja havia sido do corvette varias vezes nos anos anteriores a chevrolet ja sabia o que a chrysler estava aprontando e decidiu revidar foi assim que nasceu o corvette zr 12 o corvette com motor v12 na verdade dizer que a gm decidiu revidar nao e totalmente correto o projeto foi idealizado por engenheiros entusiastas e era do tipo que a direçao da gm nao aprovaria custos dispensaveis diriam os diretores que poderiam ser convertidos em aperfeiçoar o v8 small block para fazer frente ao v10 entao os engenheiros disseram que queriam testar a resistencia do chassi do corvette c4 e instalar um v12 no cofre seria a forma perfeita de faze lo aparentemente com os fundos obtidos que nao eram tantos assim foi preciso improvisar desenvolver um v12 so para o prototipo seria inviavel e entao a equipe teve de buscar um motor pronto uma empresa chamada ryan falconer industries ou simplesmente falconer construia motores v12 para barcos e lanchas de corrida usando o v8 small block da gm como base colocando de forma rude o trabalho consistia em adaptar mais quatro cilindros ao bloco do v8 era como um v8 e meio a falconer faz isto ate hoje e nao e dificil entender o motivo como o marco antonio oliveira destrinchou recentemente por aqui o v8 da gm sempre foi robusto leve compacto barato e facil de encontrar alem de ser muito receptivo a preparaçoes sobrealimentadas ou nao a falconer se valia disto para criar um v12 de 9 8 litros 600 polegadas cubicas capaz de entregar 695 cv e 94 kgfm de torque bem mais que o dodge viper e muito mais perto dos superesportivos atuais para se ter ideia em um teste da motor trend feito em 1993 o carro cumpriu o quarto de milha 402 metros em 11 6 segundos a 214 km/h o viper fez o mesmo em 12 9 segundos a 181 km/h alias o v10 do viper tambem era derivado de um v8 no caso o motor la familia da qual faz parte o v8 318 dos dodge brasileiros para acomodar o motor o chassi do corvette teve de ser alongado em quase 20 cm e o comprimento extra ficou entre as rodas dianteiras e o compartimento dos passageiros com isto as proporçoes nao se alteraram tanto assim so comparando na hora com um corvette normal para notar e o a carroceria tambem foi convertida com capricho recebendo acabamento completo de funilaria e pintura ele ate recebeu um nome com direito a emblema especial zr 12 pois era como um zr 1 com motor v12 os envolvidos no projeto porem apelidaram o carro de conan como conan o barbaro como deve ser obvio o zr 12 nao passou de prototipo e o motivo era simples a viabilidade de um corvette com motor v12 maritimo era quase tao baixa quanto a criaçao de um v12 in house cada motor custava na epoca us$ 45 000 para colocar em perspectiva o dodge viper partia de us$ 50 000 e mesmo o mais caro dos corvette o proprio zr 1 que usava o exclusivo v8 lt5 com comando duplo no cabeçote e desenvolvido pela lotus nao chegava aos r$ 60 000 fora isto o corvette com motor v12 tambem tinha outros problemas apesar da aceleraçao impressionante o motor v12 e o chassi esticado acrescentavam pelo menos 100 kg ao peso total do carro a maior parte na dianteira a frente pesada atrapalhava bastante o carro nas curvas e o sistema de arrefecimento era claramente subdimensionado para o motor como consequencia o corvette zr 12 superaqueceu mais de uma vez durante os testes com a imprensa era evidente que mesmo se por um milagre o corvette v12 tivesse sido aprovado a equipe de engenharia ainda teria bastante trabalho pela frente com varios bugs para resolver assim depois de passar algum tempo trancafiado em um galpao na sede da general motors o corvette zr 12 foi cedido ao acervo do museu nacional do corvette que foi inaugurado em 1994 em bowling green no estado americano do kentucky o mesmo museu onde em 2014 um buraco que se abriu no solo de repente engoliu oito corvette que estavam expostos por sorte o corvette v12 nao estava ao alcance do buraco e escapou ileso na verdade o zr 12 raramente e exibido aos visitantes do museu e passa a maior parte do tempo guardado um de seus unicos registros em video foi publicado recentemente por um canal do youtube dtrockstar1 que conseguiu permissao de um dos funcionarios para fazer um breve video e gravar o v12 funcionando claro que o motor so acelerou de leve mas ja da para ter uma noçao da selvageria https //www youtube com/watch v=qnffomqqsjq&feature=emb_title hoje em dia existem algumas empresas que fabricam motores v12 com base nos v8 da gm para uso em pista tecnologia e materiais evoluiram bastante e provavelmente alguma preparadora poderia criar uma serie limitada do corvette com um v12 hennessey e com voces se um corvette c8 com motor v12 fosse feito seria uma ferrari made in usa que deixaria os italianos de cabelos em pe afinal o viper nao existe mais pena que imaginar um corvette com motor v12 naturalmente feito pela gm em pleno 2020 soe mais absurdo que em 1990
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