depois que a segunda guerra terminou e o mundo começou a se ajeitar a mercedes benz finalmente começou a ensaiar sua volta as pistas na epoca havia duas opçoes de grande visibilidade internacional a recem criada formula 1 que finalmente organizou os grandes premios em um campeonato mundial e as corridas de estrada que mais tarde formariam o calendario do mundial de carros esporte wsc por questoes de custo a mercedes benz escolheu as corridas de estrada e para disputa las desenvolveu um novo modelo usando o maior numero possivel de peças de prateleira ironicamente essa reduçao de custos deu origem a um dos esportivos mais iconicos da historia w194 e o nascimento das portas asa de gaivota como seus ultimos carros de corrida datavam da decada de 1930 ela precisaria de um novo modelo para se adequar as regras da epoca e aos novos tempos ela precisava se virar com o que tinha e o que ela tinha de melhor era o motor m188 do recem lançado 300s w188 e seu cambio manual de quatro marchas era um seis em linha de tres litros com tres carburadores duplos da solex e 150 cv com grande potencial para desenvolvimento porem com um grande inconveniente o conjunto era pesado demais para compensar o peso do motor o engenheiro chefe rudolf uhlenhaut desenvolveu um chassi spaceframe de aluminio de apenas 65 kg que seria revestido por uma carroceria tambem feita de aluminio o chassi porem tinha um inconveniente a resistencia a torçao do spaceframe vem de sua estrutura intertravada o que resultou em laterais elevadas com isso a uhlenhaut nao conseguiu desenvolver o recorte para as portas do carro e teve a ideia de fazer o recorte logo acima da estrutura invadindo parte do teto nasciam ali as portas asa de gaivota a aerodinamica era uma preocupaçao e por isso a carroceria era curvilinea e tinha a dianteira baixa o que causou um outro problema o seis em linha era alto demais para o cofre uhlenhaut instalou um sistema de carter seco e inclinou o motor em 50 graus alem disso o motor ganhou um novo cabeçote de aluminio com valvulas diagonais de maior diametro alem de uma nova carburaçao e um novo escape o resultado 175 cv e 21 1 kgfm para um carro que nao pesava 1 100 kg o motor foi rebatizado para m194 em referencia ao codigo do projeto w194 a receita deu certo muito certo em seu ano de estreia 1952 tres carros foram colocados para competir nas 24 horas de le mans tres dos onze exemplares fabricados naquele ano e nao podia ser uma estreia melhor pois com eles a mercedes benz garantiu uma dobradinha na frente o carro de hermann lang e fritz riess; logo atras theo helfrich e helmut niedermayer sendo que o carro vencedor percorreu 3 733 8 km em 277 voltas a uma velocidade media de 155 575 km/h um novo recorde o terceiro carro pilotado por karl kling e hans klenk abandonou a corrida por problemas mecanicos alem das 24 horas de le mans de 1952 o w194 ainda venceria a corrida de estrada bern bremgarten a eifelrennen em nurburgring e a carrera panamericana no mexico alem de chegar em segundo lugar na mille miglia o sucesso do w194 nas corridas de estrada encorajou a mercedes a expandir seu programa de automobilismo e a levou a formula 1 w196 type monza para seu modelo de formula 1 a mercedes combinou a tecnica de construçao do w194 ao motor e projeto basico de seus carros de corrida pre guerra ele usava um chassi spaceframe semelhante mas nao igual ao do w194 porem tinha um motor oito em linha na dianteira como o antigo w125 apesar de ser um oito em linha na epoca dos motores em v ele nao era tao defasado quanto sua configuraçao sugeria o trem de valvulas era desmodromico e a alimentaçao era feita por um sistema mecanico de injeçao direta — ambas tecnologias trazidas da aeronautica a potencia contudo foi bem reduzida desde os velhos tempos assim como a cilindrada o novo motor deslocava apenas 2 5 litros para produzir 260 cv o chassi era do tipo spaceframe para manter o baixo peso e usava suspensao de braços triangulares sobrepostos na dianteira e braços oscilantes na traseira e barra de torçao em ambos os eixos para pilota lo a mercedes contratou juan manuel fangio hans hermann e karl kling o carro estreou no gp da frança de 1954 com uma carroceria aerodinamica de aluminio que cobria as rodas — algo permitido na formula 1 da epoca — e foi adotada devido a alta velocidade do circuito reims gueux com essa variaçao a mercedes estreou com uma dobradinha de fangio e karl kling e teve a volta mais rapida de hans hermann o w196 type monza tambem correu no gp da italia daquele ano onde recebeu seu nome ela tambem foi adotada no gp da italia realizado no antigo e velocissimo traçado de monza onde juan manuel fangio conquistou a pole cravou a volta mais rapida e venceu a corrida hans hermann ficou em quarto com o outro type monza e karl kling abandonou a prova devido a um acidente com o terceiro carro o w196 tambem teve uma versao com rodas expostas como um bom formula 1 isso por que a carroceria aerodinamica do modelo nao era adequada para pistas travadas e sinuosas como a equipe descobriu em silverstone apos o quarto lugar de fangio a soluçao foi produzir um modelo sem para lamas que tinha exatamente as mesmas especificaçoes mecanicas do modelo aerodinamico porem o motor foi retrabalhado para produzir 290 cv a 8 500 rpm essa versao estreou no gp de nurburgring daquele ano vencido por fangio e foi usado nas demais corridas da temporada — com exceçao do gp da italia claro com este carro fangio venceu o gp da suiça e chegou em terceiro no gp da espanha como ele ja havia vencido as duas primeiras corridas da temporada ainda com o maserati 250f o argentino conquistou seu segundo titulo mundial na epoca ainda nao havia o campeonato mundial de construtores mas as quatro vitorias do w196 nas maos de fangio provaram a superioridade da mercedes na temporada e certamente renderiam um titulo a equipe o bom desempenho do carro fez com que a mercede o usasse na temporada seguinte de 1955 naquele ano stirling moss juntou se ao trio de pilotos ajudando a mercedes a dominar a categoria pelo segundo ano consecutivo vencendo cinco das sete corridas quatro delas foram vencidas por fangio que sagrou se tricampeao e o gp da inglaterra foi vencido por stirling moss em sua unica vitoria na temporada https //www youtube com/watch v=fqpj90k3g_m o futuro parecia brilhante para a mercedes benz nas pistas se nao fosse um enorme acidente de percurso 300 slr a versao de estrada do w196 e seu tragico destino em paralelo a formula 1 em 1955 a mercedes desenvolveu uma versao do w196 para as provas de estrada seu nome era 300slr uma referencia ao deslocamento do oito em linha que foi ampliado de 2 5 para tres litros elevando a potencia para 320 cv as letras sao de sport leicht rennsport — algo como esportivo leve para corridas em alemao com o 300slr stirling moss e denis jenkinson conseguiram uma vitoria inigualavel na lendaria mille miglia completando a prova em pouco mais de dez horas com uma media de 160 km/h no trajeto de vias publicas italianas isso foi possivel graças a invençao do papel de navegador ideia de jenkinson que anotou em um papel todos os detalhes do percurso de 1 600 km de estradas para orientar o piloto o recorde permanece em pe ate hoje [gallery columns= 4 link= file size= large type= grid ids= 15374 15375 15376 15377 ] alem da mille miglia o 300slr tambem venceu o rac tourist trophy na ilha de man e a targa florio o que bastou para derrubar a ferrari e conquistar o titulo do world sportscar championship semelhante ao atual wec de 1955 contudo no dia 11 de junho daquele ano tudo deu errado para a estrela de tres pontas ao volante do 300slr em le mans pierre levegh chocou se contra o austin healey de lance macklin que desviou subitamente do jaguar de mike hawtorn que freava para entrar nos boxes ao bater no austin o 300slr decolou foi lançado em direçao ao muro e ao publico atras dele o carro era feito de uma liga de magnesio altamente inflamavel chamada elektron que entrou em combustao lançando pedaços do carro em chamas sobre o publico https //www youtube com/watch v=rmoh5hzaazk no acidente morreram 84 espectadores alem do proprio pierre levegh depois da tragedia de le mans algo felizmente inigualado ate hoje a mercedes se retirou do automobilismo e so voltaria aos poucos a partir dos anos 1980 em parceria com a sauber — uma historia que ja contamos neste post [gallery type= grid link= file columns= 2 size= large ids= 58070 58069 58068 58073 ] a fabrica so voltaria a ter uma equipe em competiçoes oficiais depois de quase 35 anos quando firmou uma parceria com a sauber para disputar o world sportscar championship wsc um ancestral do atual wec em 1989 o retorno foi gradual começou em 1985 somente como fornecedora de motores para os modelos c8 e c9 da equipe de peter sauber os carros nao foram muito bem sucedidos incialmente — o c8 sequer largou nas 24 horas de le mans de 1985 e nao terminou a prova de 1986 no ano seguinte a sauber estreou um novo carro com um novo motor mercedes o v8 m119 um dos mais robustos da historia da marca e mais moderno que o anterior m117 com comando de valvulas quadruplo e cabeçotes de aluminio no primeiro ano o carro nao terminou as 24 horas de le mans mais uma vez e ficou com um distante 12º lugar no wsc com a sequencia de insucessos a sauber encerrou a parceria com o patrocinador yves saint laurent dono da marca kouros racing a volta da equipe oficial de fabrica em 1988 a mercedes benz aumentou seu envolvimento com a equipe inscrevendo a como equipe de fabrica no campeonato adotando o nome sauber mercedes ainda usando o c9 agora com uma classica pintura prateada como os antigos silberpfeilen a equipe faturou cinco corridas mas acabou o campeonato em segundo lugar atras da twr jaguar contudo em 1989 a sauber mercedes virou o jogo e venceu sete das oito corridas do calendario daquele ano faturando o titulo em le mans a equipe conseguiu uma dobradinha com jochen mass manuel reuter e stanley dickens vencendo a prova no carro #63 e mauro baldi kenny acheson e gianfranco brancatelli chegando em segundo lugar no carro #61 na temporada de 1990 o c9 foi substituido pelo c11 e a equipe foi rebatizada como mercedes benz embora toda a estrutura e pessoa ainda fosse da sauber o carro era uma evoluçao do c9 que ainda era competitivo mas temendo a evoluçao da concorrencia a mercedes decidiu refinar a aerodinamica do carro e dar um tapa no motor para extrair 720 cv dos oito cilindros em v a equipe dominou a temporada novamente venceu oito corridas das nove do calendario sagrou se campea mundial pela segunda vez e revelou ao mundo um jovem alemao nas tres ultimas corridas da temporada michael schumacher de 21 anos para 1991 a mercedes desenvolveu um projeto totalmente novo o c291 ele era movido por um flat 12 de 650 cv — potencia reduzida para atender o novo regulamento e tinha o design um tanto ultrapassado com ele a equipe nao conseguiu nenhuma vitoria o que levou a sauber mercedes a inscrever o bom e velho c11 para disputar as 24 horas de le mans https //www youtube com/watch v=ptm5qerrrsq com schumacher karl wendlinger e fritz kreuzpointner como pilotos o carro era um dos favoritos para a vitoria eles andaram na frente nas primeiras horas da corrida mas ao sair de um pit stop wendlinger rodou por causa dos pneus frios talvez e acertou o muro o carro foi consertado e conseguiu voltar a corrida com uma performance brilhante de schumacher a equipe ainda conseguiu terminar em quinto a vitoria ficou com um japinha excentrico de verdade o mazda 787b no final da temporada frustrante a mercedes acabou abandonando as corridas de prototipos de volta a formula 1… mas apenas com motores a mercedes abandonou o wsc mas nao as pistas os alemaes tinham um plano para voltar a formula 1 em parceria com a mesma sauber dos esporte prototipos mas o plano acabou engavetado mesmo assim peter sauber e companhia ingressaram na formula 1 em 1993 com o c12 que usava um motor v10 ilmor desenvolvido em parceria com a mercedes benz o carro nao terminou nenhuma corrida da temporada devido a falhas mecanicas e por isso na temporada seguinte o novo carro c13 passou a usar um v10 feito pela propria mercedes o novo motor deu mais folego ao carro que conseguiu marcar 12 pontos na temporada e colocou a sauber em oitavo lugar no mundial de construtores mas ainda assim abandonou mais corridas do que completou no fim do ano a mercedes encerrou a parceria com a equipe suiça com novos planos para a temporada seguinte em 1995 a marca anunciou uma parceria para o fornecimento de motores para ninguem menos que a mclaren as vitorias vieram aos poucos em 1995 foram dois segundos lugares em 1996 nenhuma vitoria de novo mas a equipe chegou seis vezes ao podio com mika hakkinen e david coulthard em 1997 a dupla foi sete vezes ao podio com tres vitorias e estreou a pintura prata do novo patrocinador fabricantes de cigarros west a cor que consagrou os mercedes parece ter dado sorte a mclaren em 1998 adrian newey acertou a mao no mp4/13 e a dupla de pilotos correspondeu na pista a mclaren faturou o titulo de pilotos com mika hakkinen e o titulo de construtores o primeiro depois de sete anos com uma vantagem de 23 pontos a frente da ferrari o finlandes repetiu a conquista em 1999 mas a equipe nao conseguiu manter o titulo de construtores que foi para a ferrari por apenas quatro pontos sorte no mundial azar em le mans quando a fia criou o gt championship em 1997 a mercedes decidiu tentar o titulo de prototipos mais uma vez com o clk gtr apesar do nome do cupe de medio porte da marca ele era um prototipo com chassi proprio e motor v12 de seis litros e 600 cv e usava apenas alguns elementos esteticos do clk de rua como as lanternas farois grade dianteira painel de instrumentos e volante o carro estreou mal no novo campeonato mas ao longo da temporada conseguiu evoluir e faturou seis das 11 corridas as outras cinco foram vencidas pela bmw que lhe renderam o titulo do mundial de gt de 1997 no ano seguinte o clk gtr voltou a dominar o mundial de gt vencendo todas as dez corridas da temporada e conquistando o segundo titulo para a fabricante com um carro assim competitivo a mercedes tentou le mans mais uma vez em 1998 eles ate mudaram o motor do clk gtr substituindo o novo v12 pelo robusto m119 o mesmo que venceu a corrida francesa no cofre do sauber c9 com cinco litros de deslocamento e 600 cv contudo os dois carros nao passaram das primeiras horas abandonando a corrida com menos de 40 voltas em 1999 a mercedes desenvolveu uma evoluçao do carro chamada clr que usava um motor v8 exclusivo de corridas com 5 7 litros de deslocamento e 600 cv para seus 921 kg a mercedes inscreveu tres carros na prova que foi uma das ediçoes mais disputadas das 24 horas de le mans com os grandes fabricantes participando com tres ou ate quatro carros mas o que parecia uma chance para conquistar le mans pela terceira vez transformou se em um dos maiores fiascos da historia da marca o clr tinha uma falha aerodinamica de projeto que permitia que um grande volume de ar se concentrasse sob o bico do carro especialmente ao seguir outro e em aclives como a entrada da indianapolis e a reta mulsanne [gallery type= grid link= file columns= 2 size= large ids= 15546 15545 15539 15544 ] com essa falha o clr de mark webber decolou na indianapolis durante a classificaçao o carro foi consertado e os tres se classificaram contudo webber decolou novamente na corrida logo apos um bump na mulsanne aterrissando sobre o teto do carro que seguiu arrastando se ate a curva de mesmo nome os outros dois clr continuaram na corrida depois de passar por modificaçoes de emergencia para reduzir a instabilidade aerodinamica https //www youtube com/watch v=w7yozyysgr4 nao funcionou algumas horas mais tarde o clr de peter dumbreck tambem decolou na entrada da indianapolis que e um setor bastante irregular e acabou aterrissando nas arvores ao lado da pista pior desta vez o incidente foi capturado pelas cameras de tv que transmitiram o acidente para todo o mundo acima a mercedes benz retirou o terceiro carro da competiçao e abandonou as corridas de prototipos felizmente desta vez ninguem se machucou como em 1955 de volta a formula 1 como equipe de fabrica em 2009 ross brawn transformou o que restou da equipe oficial da honda na f1 em sua brawn gp mas em vez de usar o powertrain japones o projetista/dono da equipe optou pelos motores mercedes ao descobrir uma brecha no regulamento que permitiu um novo tipo de difusor duplo brawn dominou a primeira metade da temporada com seis vitorias de jenson button e outras duas de barrichello suficientes para dar o titulo de pilotos ao ingles e o de construtores a equipe novata que se tornou a segunda campea mundial de f1 com os motores alemaes depois da mclaren com o sucesso da estreante a mercedes decidiu romper a parceria com a mclaren e comprou 75 % da equipe de ross brawn no final de 2009 transformando a na mercedes gp e marcando a volta da fabricante a categoria depois de 55 anos assim como nos anos 1950 a mercedes investiu no maior nome de sua geraçao e em um novato promissor michael schumacher e nico rosberg foram os pilotos escolhidos mas diferentemente de 1954 os resultados nao vieram logo nas primeiras corridas com um regulamento mais limitado a equipe precisou de tempo para desenvolver soluçoes que fizessem a diferença na pista foram tres podios na primeira temporada de 2010 e depois um ano inteiro sem resultados expressivos antes da primeira vitoria em 2012 conquistada por nico rosberg no gp da china em 2013 schumacher se aposentou pela segunda vez e lewis hamilton foi contratado para seu lugar os podios tornaram se mais frequentes — foram quatro de nico e cinco de lewis — assim como as vitorias duas de nico e uma de lewis mas ainda nao foram suficiente para derrotar a toda poderosa red bull o grande nome deste inicio de decada na formula 1 entao em 2014 com o novo regulamento a mercedes acertou a mao na aerodinamica e na forma de construçao do novo powertrain hibrido com motor v6 turbo e sistemas de recuperaçao de energia e iniciou um novo dominio das flechas de prata na formula 1 e faturou todos os titulos de construtores e pilotos desde entao — e esta prestes a conquistar mais um neste ano
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