games de corrida nao sao uma das formas de entretenimento favoritas dos entusiastas a toa eles permitem que voce se imagine ao volante de seu carro favorito te colocam na pele de seus idolos do automobilismo ou simplesmente fornecem uma boa forma de fugir da realidade por alguns minutos ou horas ou mesmo um fim de semana todo simuladores ultra realistas podem ajudar na sua pilotagem ate certo ponto claro e sao usados por pilotos profissionais de verdade na hora de memorizar traçados de circuitos pelo mundo a evoluçao dos jogos de corrida foi impressionante nos ultimos dez anos tanto em graficos quanto em jogabilidade e nos recursos disponiveis nos games circuitos de fama mundial sao mapeados a laser para tornar suas reproduçoes virtuais fieis as versoes reais a nivel milimetrico de suas versoes do mundo real as desenvolvedoras fazem contratos com fabricantes de automoveis para ajudar na promoçao de novos modelos o porsche 911 gt2 rs foi apresentado primeiro na e3 maior feira de games do mundo como garoto propaganda de forza motorsport 7 e nao em genebra ou frankfurt mas as coisas ja foram bem diferentes aproveitando que jogos de corrida estao mais em evidencia do que nunca decidimos contar como tudo isto começou e para tal precisamos voltar a um tempo onde videogames ainda nem existiam ao menos nao os videogames eletronicos [youtube id= kqo1ntnhg6q width= 620 height= 350 ] lembra de quando falamos sobre os brinquedos nostalgicos dos anos 1980 e 1990 entao voce tambem lembra do turbo driver um cockpit que usava uma tela retroiluminada e truques de luz e sombra para simular um carro em uma estrada um rolo atras da tela formava a imagem da pista na tela e o volante tinha uma ligaçaomecanica direta com um carrinho dentro do brinquedo no brasil o turbo driver foi vendido em 1991 e era fabricado pela tectoy a mesma que fabricava os consoles da sega por aqui e esta fazendo sucesso com relançamentos dos mesmos coincidencia ou nao os primeiros arcades de corrida nao eram jogos eletronicos os chamados arcades eletromecanicos usavam truques parecidos para fornecer uma experiencia que hoje pode parecer anacronica e limitada mas foi o primeiro passo para os jogos de corrida que tanto amamos tais arcades sugiram na segunda metade dos anos 60 e utilizavam cabines grandes e pesadas com quase 200 kg para acomodar todo o aparato mecanico dentro deles acredita se que o primeiro arcade de corrida eletromecanico bem sucedido tenha sido grand prix de 1969 fabricado pela namco no japao e distribuido para o ocidente pela sega sim as primeiras grandes desenvolvedoras de jogos eletronicos começaram assim [youtube id= dqo5aljbh_a width= 620 height= 350 ] o jogo funcionava mais ou menos da mesma forma que o turbo driver um cenario fisico em miniatura era projetado na tela e sobre ele corria o seu carro de formula 1 ligado mecanicamente ao volante os outros carros eram sombras coloridas projetadas no asfalto havia sons eletronicos que mesmo encobertos pelo ruido do maquinario dentro da cabine eram caprichados para a epoca era uma experiencia nada realista mas era diferente de tudo o que se podia fazer com carrinhos de brinquedo e o sucesso de grand prix levou outras empresas a lançar arcades parecidos f 1 de 1974 e um deles a cabine da atari tinha um disco com o cenario a ser projetado na tela e pequenos carrinhos rodando sobre ela como agulhas em um disco de vinil voce controlava um deles e devia evitar a todo custo bater no outro usando um volante de verdade uma alavanca de cambio e pedais de freio e acelerador para tal assim como era em grand prix [youtube id= xm915f0zrfu width= 620 height= 350 ] dito isto quando f 1 foi lançado ja havia alguns jogos eletronicos disponiveis nas maquinas o primeiro arcade operado por fichas disponivel comercialmente foi computer space de 1971 foto retrogamer [youtube id= luv3z7xgrrc width= 620 height= 350 ]computer usando graficos em branco sobre preto formados por pontos o jogo te colocava no controle de um foguete que tinha de atirar contra naves alienigenas sobre um ceu estrelado era extremamente simples mas novamente era um avanço tecnologico gigantesco para a industria do entretenimento eletronico [youtube id= 0ebuoy6w8by width= 620 height= 350 ] a atari em 1973 lançou space race se voce ja jogou ou ja viu alguem jogando pong vai perceber que a tela e bem parecida dividida ao meio com possibilidade de jogar contra a maquina ou um segundo jogador o objetivo era cruzar a tela toda em sua nave espacial e desviar dos asteroides na verdade pontinhos brancos que percorriam a tela quem chegasse ate o final da tela primeiro ganhava um ponto e o lado com mais pontos era o vencedor depois que o tempo acabava [youtube id= r014tak2pzm width= 620 height= 350 ] foi em 1974 que vieram os primeiros arcades de corrida de carros a atari lançou gran trak 10 um game de corrida com visao aerea com um volante para controlar o carro em um circuito pre determinado em uma corrida contra o relogio; e a taito trouxe speed race que merece um paragrafo so para ele isto porque speed race foi o primeiro jogo de corrida com graficos com scrolling isto e com imagens que apareciam em sequencia na tela para dar a impressao de movimento do cenario nesse caso scrolling vertical era preciso correr em uma pista reta cuja largura diminuia ou aumentava desviando dos outros carro no processo nos eua o arcade se chamava wheels e era distribuido pela midway [youtube id= 2brdxzik 1s width= 620 height= 350 ] dois anos depois em 1976 a atari trouxe uma nova revoluçao night rider o arcade foi um dos primeiros a trazer graficos coloridos e o primeiro a abandonar a visao aerea por algo mais envolvente o painel de um carro era elemento fixo na tela e usado como referencia para desviar dos obstaculos nas laterais da pista e dos carros que se aproximavam o chao e o ceu eram pretos mas a jogabilidade dinamica era o verdadeiro atrativo tais inovaçoes porem eram adotadas aos poucos o maior sucesso entre os arcades de corrida nos anos 70 ainda usava a vista aerea mas trazia graficos mais detalhados e efeitos sonoros mais realistas monaco gp da sega lançado em 1979 que tinha carros que pareciam de fato carros e pode ser considerado o marco zero da era de ouro dos arcades [youtube id= sfujjjmw8zc width= 620 height= 350 ] a virada da decada de 1980 trouxe avanços significativos como a introduçao de unidades centrais de processamentos cpu as maquinas de arcade que antes usavam circuitos integrados com isto o maior poder dos computadores permitiu que os simuladores dessem seus primeiros passos mas esta historia vai ficar para a proxima
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