quando se fala do movimento hot rod americano muita coisa vem a cabeça da maioria das pessoas california nos anos 1960 competiçoes de arrancada oficiais corridas ilegais nas ruas uma musica dos beach boys tornada real um corvette injetado apostando corrida na rua contra um dodge qualquer equipado com um v8 de 413 polegadas cubicas [caption id= attachment_259111 align= aligncenter width= 960 ] os beach boys e o fuel injected stingray [/caption] a outra imagem que vem para nos sao as mostradas pelo filme american grafitti onde o protagonista e um classico dos hot rods em sua versao definitiva um cupe ford 1932 o famoso deuce coupe equipado com um motor chevrolet v8 de bloco pequeno mas este filme como contamos aqui se passa em 1962 e e na realidade emblematico do fim de uma era sim o que imaginamos que seja o começo a versao definitiva e na verdade o fim de um movimento mais antigo que ali se transforma em algo diferente o seu sucesso acaba por criar uma industria por interessar os fabricantes de automoveis por trazer dinheiro de anunciantes diversos como sempre acontece em situaçoes assim tudo que fazia o movimento real tudo que era sincero e transparente e eminentemente amador e perdido para sempre a ideia a imagem deste movimento e entao reproduzida em serie embalada a vacuo e enviada para todos os cantos do mundo ainda existem movimentos deste tipo mundo afora sempre quando entusiastas se juntam e se propoe a fazer algo para melhorar seus carros melhorar aqui no sentido entusiasta da palavra para faze lo mais veloz o espirito hot rodder permanece no cerne de todo entusiasta do automovel e sempre o fara mas nunca mais existira da forma que aconteceu no inicio no nascimento um movimento que nasceu de jovens apaixonados por automoveis velocidade e tecnica aparece naturalmente sem incentivo ou um criador especifico juntando pessoas de todo credo cor da pele e raça numa epoca e lugar onde tal coisa definitivamente nao era normal gente que trabalhava duro de sol a sol mas que ao chegar em casa ainda arrumavam tempo para ir a oficina trabalhar mais um turno para deixar o seu carro ainda mais veloz e no fim de semana viajar com ele para remotos e deserticos lugares para encontrar seus semelhantes e esticar as pernas de sua montaria homem e automovel nunca mais formariam um elo tao forte entre si o nascimento do hot rod o que e um hot rod existem milhares de definiçoes diferentes e nenhum acordo sobre a definitiva mas os decanos no esporte nos eua as pessoas sobre quem falaremos hoje usam uma que e a minha preferida um carro de rua modificado para ser mais rapido simples e direta uma definiçao que deixa de fora itens de aparencia cerne da controversia a este respeito a revista hot rod americana diz apenas um carro modificado por seu dono [caption id= attachment_259114 align= aligncenter width= 940 ] doane spencer roadster unico como arte [/caption] nao ha controversia no fato de que sao criaçoes unicas ligadas intimamente a seu criador define o ato de pegar um carro de rua produzido em serie aos milhoes e torna lo algo maior com o suor de seu corpo e a criatividade de sua cabeça se nao tivesse tanta tecnica engenharia e calculo envolvido seria considerado arte na verdade hoje tem este vies reconhecido hot rods famosos sao colecionados e expostos em museus tal qual renoirs e van goghs mas onde e como começaram automoveis de rua modificados para competiçoes existem quase desde sempre e sao bem proximos da definiçao de um hot rod existem em todos os lugares e paises desde o inicio do automovel mas todo mundo sabe que o hot rod de verdade nasce mesmo no sul da california principalmente ao redor de los angeles mas muita gente erra a data achando que começa no pos guerra com a volta dos soldados americanos a vida civil na verdade ja existia bem antes disso o principal culpado e o ford modelo t claro nos anos 1910 o carro popular de henry ford se torna onipresente barato simples e comum inicia nao somente o mundo moderno onde todos tem automoveis mas tambem da inicio a uma mania de personalizaçao como eram comuns e todos iguais ate na cor nao demora para algumas pessoas começarem a modifica los para se sobressair na multidao a industria de acessorios para o t floresce e cresce durante os anos 1910 e 1920 durante os anos 1920 uma mistura de varios fatores faz aparecer o hot rod primeiro carros velhos ja eram abundantes pela primeira vez na historia os ferros velhos apareciam em todos os cantos e com eles uma grande fonte de pesquisa e peças depois a industria aeroespacial americana se concentra na california sua natureza de alta tecnologia e alto risco intimamente ligada ao espirito do movimento hot rod com o boom desta industria na primeira guerra a economia e o know how tecnico da regiao esta inflado no inicio dos anos 1920 [caption id= attachment_259115 align= aligncenter width= 999 ] ford t roadster a base[/caption] os jovens finalmente tinham acesso aos automoveis inicialmente usados e começaram a pegar estes carros velhos aos montes o que obviamente os deixou intimos com a mecanica deles e com modificaçoes criativas inicialmente apenas para mante los rodando sem gastar muito a consequencia clara e a formaçao de forte vinculo do jovem e seu carro todos ja sentimos isso um carro que nunca da problema e uma ferramenta extremamente util mas permanece apenas isso uma ferramenta facilmente substituivel ja algo que te obrigue a abrir o capo e dar um jeito qualquer para que ele permaneça andando e irritante a curto prazo mas a longo prazo tudo que amamos de verdade da trabalho e enche o saco de nossas esposas e filhos ate nossa casa; mesmo uma planta que precisa ser regada e gosta de certo lugar da casa o carro que precisa de cuidado intensivo nao seria diferente amamos o que nos da trabalho o que exige que nos esforcemos para conhecer e entender o que vem facil e permanece facil nao tem real valor a california era tambem uma terra ensolarada sem muito transito e a nordeste de los angeles acima das montanhas o definitivo playground para os entusiastas do automovel logo seria descoberto as vastas planicies absolutamente desertas e planas dos lagos secos do deserto de mojave jovens começam ja nos anos 1920 se reunir ali para descobrir em paz e longe da policia e cidade quem tinha o carro mais veloz ate ali e por muito tempo depois repare que era uma competiçao de velocidade maxima o caso de amor dos americanos com o quarto de milha partindo da imobilidade simplesmente ainda nao existia estas competiçoes claro levam a modificaçoes mas perseguidas de uma forma muito diferente da de hoje onde tudo esta na mao via tutorial de youtube no celular era um mundo sem industria de peças de preparaçao sem oficinas dispostas a realizar serviços deste tipo sem publicaçoes especializadas sem experiencia previa sem conhecimento acumulado por geraçoes e passado boca a boca sequer o cara tinha que usar sua habilidade sua criatividade e a ajuda de amigos proximos apenas inicialmente retiravam os paralamas teto e todo peso superfluo de seus t algo que ja ajudava bastante e de quebra criava o classico visual do genero os roadsters eram os carros de escolha justamente por serem pequenos e leves ja para começar pheatons e picapes sem capota vinham em sequencia e nada com teto tinha credito denotava preocupaçao excessiva com conforto em detrimento da velocidade os ferros velhos traziam freios rodas packard era popular motores diferentes e combinaçoes inusitadas de peças bielas de motor aeronautico curtiss ox 5 eram disputadas a tapa para uso em ford e chevrolet de 4 cilindros radiadores de overland whippet eram os melhores e sumiram dos ferros velhos causando um surto de roubos de radiadores que a policia de la nao conseguia entender para ajudar a aumentar o know how os rodders começam a se reunir em clubes o que acaba por gerar mais rivalidades mas no espirito de competiçao esportiva e nao o de gangues modernas estes clubes começam a organizar encontros nos lagos secos de muroc rosamund e el mirrage e outros em mojave bonneville um lago salgado do utah maior era longe 1200 km de la e so entraria em cena muito mais tarde inicialmente competiam um do lado do outro as vezes ate 5 deles a quase 200 km/h uma pratica que logo sumiria para evitar acidentes cronometrar um de cada vez era bem mais seguro os lagos eram lugares inospitos secos sem agua hotel ou comida pronta; a poeira alcalina permeava tudo e deixava a boca cheia de areia e as roupas e carros imundos mas isto nao impedia multidoes gigantescas de passar o fim de semana em encontros para cronometrar um novo recorde pessoal ganhar e perder dos amigos e inimigos num ambiente livre e totalmente descontraido tendas eram armadas na noite engradados de cerveja gelada apareciam fogueiras eram acesas no frio da noite do deserto durante a semana e quando nao havia encontro nos lagos os clubes dedicavam seus fins de semana as garagens e trabalho nos hot rods mas tambem aos encontros em lanchonetes e drive ins e a competiçoes ilegais cidade afora apenas alguns jovens se divertindo com carros nao devia ser nada de mais mas tudo ali era tao perfeito tao idilico e impossivel de repetir que acaba se tornando uma lenda imortal repetida mundo afora jovens que mesmo apenas se divertindo se provariam extremamente influentes a ponto de falarmos deles ate agora em pleno 2020 uma industria aparece as competiçoes vao ficando mais serias com gente preparando carros de corrida dedicados as vezes com motores de aviao ate com o tempo no inicio dos anos 1930 o ford modelo a substitui o t como motor preferido da turma a este ponto algumas lojas de equipamentos de preparaçao apareciam como a bell speed shop em bell california peças usadas em carros de corrida como carburadores e compressores começam a aparecer a venda alguns hot rodders começam a fabrica las e vende las stuart hillborn ed winfield phil weiand vic edelbrock fred carillo para ficar nos mais conhecidos varios fabricantes de equipamentos de competiçao veem um novo mercado e o atacam joe jagersberger um austriaco que competira para daimler na alemanha antes de se firmar em racine wisconsin cria ja em 1919 um cabeçote ohv para o ford t chamado rajo racine e joe ao mesmo tempo no michigan robert roof cria um cabeçote peugeot type para o t com um comando no cabeçote e 4 valvulas por cilindro no inicio dos anos 1930 em diante coisas deste tipo estao em toda parte com marcas diversas alem de rajo e roof tem se cragar riley frontenac e miller alguns deles ohv mas os mais caros como alguns miller e frontenac com duplo comando de valvulas no cabeçote e quatro valvulas por cilindro o engraçado e que quando aparece o ford v8 em 1932 nao e imediatamente adotado pelos hot rodders os motores ford de quatro cilindros e os chevy quatro cilindros e gmc seis em linha estao tao bem desenvolvidos para o uso que aparece o ditado eight for show four for go oito para mostrar quatro para andar mas nao demora a se tornar o mais popular dos motores começando por baixo como cabia quase sem modificaçao em chassi ford de 4 cilindros os mais pobres compravam um de ferro velho e partiam de 85 cv e nao dos 40 cv do a logo peças de preparaçao para o v8 o fazem extremamente popular vic edelbrock e um dos pioneiros cria cabeçotes de aluminio com mais taxa e um eficiente coletor para dois carburadores as fundaçoes de um imperio de peças de preparaçao que continua progredindo ate hoje o v8 e mais um impulso uma forma barata de se começar nos hot rods sem precisar de nada a nao ser um velho roadster t e um v8 de carro batido o crescimento se torna exponencial uma mania alguns dos clubes originais incluindo os sidewinders e os roadrunners formam a southern california timing association em 1937 conhecida hoje pela sigla scta seu primeiro evento e realizado em 1938 a associaçao hoje e mais antiga desse tipo e continua sendo um esforço voluntario sem fins lucrativos um verdadeiro icone do amadorismo o evento anual de bonneville o speed week parece uma maquina do tempo carros novos e feitos ontem dividem espaço com dezenas de carros construidos antes da guerra ainda em busca de recordes um dos roadrunners que batalha muito para criar esta organizaçao e wally parks futuro fundador da nhra pos guerra durante a segunda guerra os hot rods sao colocados em cavaletes enquanto seus donos lutam batalhas bem diferentes sem eles muitos nao voltam mas os que voltam atacam a vida com uma vontade sem paralelo nas geraçoes que se seguiram os anos imediatamente apos a guerra sao uma epoca de ouro para o esporte aparece o termo hot rod que nao existia antes da guerra e de origem desconhecida em 1948 robert e petersen pega este nome para si criando a revista hot rod que se tornaria a voz mundial para o movimento e sua maior propaganda o primeiro editor era wally parks no mesmo ano acontece o primeiro speed week em bonneville slat flats mas o movimento estava saindo do deserto e longos fins de semana em isolamento para se fixar na cidade as corridas ilegais em sinais de transito um fato na vida durante toda a epoca do movimento eram tragedias em potencial e algo precisava ser feito em 1949 uma associaçao chamada santa barbara aceleration association sbaa faz um evento oficial de arrancada no aeroporto da cidade de goleta mais aeroportos sao anfitrioes de eventos assim mais controlados e mais faceis que longinquas viagens ao deserto logo pistas dedicadas de arrancada aparecem e o caso de amor com o quarto de milha floresce nos eua em 1951 wally parks funda a nhra national hot rod association que se tornaria a fia da arrancada a maior entidade regulatoria do esporte profissionalizaçao se segue passo a passo com o crescimento do esporte hoje e uma entidade de sucesso e seus campeonatos altamente profissionais e lucrativos [caption id= attachment_259127 align= aligncenter width= 999 ] wally parks nos anos 1960 [/caption] a industria de peças cresce tambem exponencialmente nos anos 1950 os fabricantes americanos entram na brincadeira com uma corrida para ser o mais potente carro de serie começa com o chrysler hemi v8 de 1951 e nao para mais ate a primeira crise do petroleo em 1970 os fabricantes criam carros de competiçao dedicados e a era do muscle car aparece nos anos 1960 com o dinheiro que voce gastaria para fazer seu ford 1932 andar junto com um carro zero km comprar se ia dois carros zero qualquer um com dinheiro podia vencer o cerebro e o suor do hot rodder e assim uma era acaba mas o mito permanece e muita gente continua fazendo hot rods tradicionais o chevrolet v8 de 1955 toma o lugar do v8 ford flat head como o motor mais popular e a cultura permanece agora mudada claro nao mais crianças modificando carros usados; gente grande gastando dinheiro em um passatempo caro ate hoje [caption id= attachment_259132 align= aligncenter width= 999 ] drag racing e nhra a nova cara do esporte [/caption] e por isso que para a velha guarda wally parks a pessoa que mais incessantemente trabalhou para fazer o hot rod algo respeitavel trazer a publico e a legalidade uma atividade antes relegada as sombras nao e tao cultuado a criaçao do mito do hot rod americano fez nascer o negocio do hot rod e o negocio os patrocinadores e corporaçoes lentamente expulsam os amadores a molecada e a alegria e a originalidade da atividade fossem os hot rodders um povo indigena seria uma apropriaçao de cultura [caption id= attachment_259126 align= aligncenter width= 600 ] a edelbrock ainda vende novo seu primeiro coletor o slingshot para ford v8 flathead [/caption] mas nao vamos aqui soar demasiadamente anti industria tudo tem dois lados e por isso na verdade a obra de parks e no frigir dos ovos boa hoje uma incrivel industria se dedica ainda a fazer extremamente facil a preparaçao de carros americanos competiçoes amadoras ainda existem e e mais facil ser um hot rodder hoje do que jamais foi nao importa que sobreviva apenas a imagem de um esporte muito diferente nada permanece igual para sempre e a unica coisa permanente e a mudança em si afinal de contas o mundo mudou tambem e ninguem mais quer passar um fim de semana perdido no meio do deserto de mojave dormindo em tendas frias cheio de cerveja na cabeça ao lado de um roadster modelo a com cabeçote rajo carburadores winfield cambio de mercury e rodas e freios de packard esperando que no dia seguinte talvez se tudo desse certo o carro acordasse bem e os deuses da velocidade ajudassem teria uma boa corrida que vencendo a ressaca a sujeira e o sol pudesse chegar pelo menos a mais de 200 km/h e assim ganhar um pequeno bone de seu clube para provar o feito [caption id= attachment_259128 align= aligncenter width= 850 ] wally parks e seu roadster antes da guerra[/caption] e depois apenas o bone como pagamento rodar 200 km de volta para casa para segunda feira voltar ao trabalho e so nenhum trofeu nenhuma noticia no jornal so o reconhecimento de meia duzia de amigos com o mesmo tipo de passatempo gloria so a pessoal de saber que conseguiu sozinho e mais nada num mundo onde ate janta diferente e post no instagram tal coisa definitivamente nao tem mais lugar
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