A revista semanal dos entusiastas | jorn. resp. MTB 0088750/SP
FlatOut!
Image default
Carros Antigos

Acredite: isto é um motorhome “Porsche”

Até o início dos anos 2000, a Porsche só fazia carros esportivos. Isto mudou em 2002, com o lançamento do SUV Cayenne – que, no fim das contas, foi crucial para que a fabricante alemã conseguisse fechar as contas e não comprometesse o desenvolvimento de seus modelos entusiastas.

Os mais atentos vão recordar de alguns “projetos paralelos”, claro, como os tratores que a Porsche fabricou nas décadas de 1950 e 1960, que sem dúvida estão entre os veículos menos convencionais feitos pela companhia de Stuttgart.

Ainda não é assinante do FlatOut? Considere fazê-lo: além de nos ajudar a manter o site e o nosso canal funcionando, você terá acesso a uma série de matérias exclusivas para assinantes – como conteúdos técnicoshistórias de carros e pilotosavaliações e muito mais!

 

FLATOUTER

Plano de assinatura com todos os benefícios: acesso livre a todas as edições da revista digital do FlatOut e demais matérias do site, download de materiais exclusivos, participação no grupo secreto no Facebook (fique próximo de nossa equipe!), além de veiculação de até 7 carros no FlatOuters e até 3 anúncios no site GT40, bem como descontos em oficinas e lojas parceiras*!

R$20,00 / mês

*Benefícios sujeitos ao único e exclusivo critério do FlatOut, bem como a eventual disponibilidade do parceiro. Todo e qualquer benefício poderá ser alterado ou extinto, sem que seja necessário qualquer aviso prévio.

CLÁSSICO

Plano de assinatura na medida para quem quer acessar livremente todas as edições da revista digital do FlatOut e demais matérias do site1, além de veiculação de até três carros no FlatOuters e um anúncio no site GT402.

Plano de assinatura na medida para quem quer acessar livremente todas as edições da revista digital do FlatOut e demais matérias do site1, além de veiculação de até 3 carros no FlatOuters e um anúncio no site GT402.

De R$14,90

por R$9,90 / mês

1Não há convite para participar do grupo secreto do FlatOut nem há descontos em oficinas ou lojas parceiras.
2A quantidade de carros veiculados poderá ser alterada a qualquer momento pelo FlatOut, ao seu único e exclusivo critério.

Mas, possivelmente, nenhum trator Porsche supera, em esquisitice, o Tempo Mikafa Sport Camper – um motorhome que tecnicamente não era feito pela Porsche, mas tinha os emblemas da companhia e, mais importante, o motor do 356. Ele vinha assim de fábrica – com mecânica Porsche, volante Porsche, instrumentos Porsche e documentado como Porsche. Com isto, ele tem tudo para ser o veículo mais inusitado a utilizar a marca.

 

Novamente, o pessoal mais antenado vai lembrar da Tempo, que já foi abordada aqui no FlatOut há um bom tempo (pun intended). A fabricante alemã, fundada em 1924, é mais conhecida pelo Matador, utilitário do pós-Guerra que era vendido como furgão ou picape, com motor VW em posição central-dianteira (isto é, atrás dos bancos dianteiros, porém à frente do meio do veículo), movendo as rodas da frente, e o tanque de combustível estranhamente localizado na dianteira, à frente dos ocupantes – ou seja, em caso de colisão frontal, o Tempo Matador certamente justificava seu nome. Agora, apesar de meio macabro, o Tempo Matador era carismático no desenho (especialmente na primeira geração) e barato de manter. Tanto que, além de ser fabricado na Alemanha até 1971, o Matador manteve-se em produção na Índia até o ano 2000, com mecânica Mercedes-Benz, por uma empresa chamada Force Motors.

Vale lembrar que existe ao menos um exemplar do Tempo Matador no Brasil:

Era justamente o Tempo Matador a origem do Mikafa Sport Camper, embora do original sobrasse pouco mais que o chassi. O restante do veículo era costruído artesanalmente por outra empresa alemã, a desconhecida Mikafa.

A Mikafa começou suas atividades fabricando aviões. Contudo, após o fim da Segunda Guerra Mundial, veio a desmilitarização da Alemanha, e a companhia foi forçada a mudar de ramo. Assim, a partir de 1948, a Mikafa começou a empregar sua experiência com fuselagens de aviões na construção de motorhomes, chamados Reisemobiles em alemão. Os veículos eram conhecidos por suas formas arredondadas, quase art-deco, e pela carroceria de alumínio moldado à mão, contribuindo para torná-los um pouco mais leves.

Inicialmente, os motorhomes da Mikafa usavam motores boxer Volkswagen de 1,2 litro e 25 cv. Obviamente, o anêmico quatro-cilindros a ar não era o mais indicado para a tarefa – os veículos atingiam, no máximo, 80 km/h (se o vento estivesse a favor, provavelmente). A partir de 1952, o contrato da Volkswagen com a Tempo foi encerrado, o que consequentemente impediu a Mikafa de continuar utilizando o flat-four da VW em seus próprios produtos. A alternativa foi adaptar o projeto para receber um quatro-cilindros em linha britânico, de origem Austin.

Em algum momento da década de 1950, porém, a Mikafa conseguiu colocar as mãos em um pequeno lote de motores do Porsche 356 – a versão de 1,6 litro (mais precisamente, 1.582 cm³) usada no Porsche 356A, com dois carburadores e 60 cv. Era mais que o dobro da potência do motor VW, mas temos certeza de que ainda era pouco para puxar os mais de 1.800 kg do veículo.

A Mikafa achou por bem chamar sua motorhome com motor Porsche de “Sport Camper”, ainda que ela definitivamente não fosse esportiva. Eles até colocaram emblemas Porsche na carroceria de alumínio, e moldaram a traseira para lembrar (com uma boa dose de imaginação) a traseira do 356. Mas, claro, ninguém caiu nessa.

Apenas três exemplares, segundo o que se sabe, foram produzidos sob encomenda entre 1955 e 1959. A unidade que aparece nestas fotos é a única da qual se conhece o paradeiro – ela está em posse da agência de leilões norte-americana Mecum Auctions.

Eles dizem que o veículo jamais foi restaurado e, pelo estado geral da carroceria e do interior, dá para acreditar – há marcas do tempo na pintura, na lataria e no acabamento interno, mas o Sport Camper parece íntegro e original. Exceto pelo motor de Porsche 356, que foi trocado por um… boxer Volkswagen. Um retrofit curioso, mas compreensível – talvez o antigo dono quisesse ter menos gastos com manutenção, e não se importasse em perder desempenho em troca.

O Mikafa Sport Camper será leiloado durante o Monterey Car Week, que neste ano está marcado para os dias 15 a 19 de agosto.

Matérias relacionadas

O guia das versões especiais do BMW M3 – Parte 2: segunda geração (E36)

Leonardo Contesini

Um Fiat Coupé de 36.000 km | FlatOut Classics

Leonardo Contesini

Estes são carros lançados em 1989 mais legais que poderão ser importados em 2019

Leonardo Contesini