FlatOut!
Image default
FlatOut

As 10 matérias mais lidas de 2021 no FlatOut

Mais um ano se passou, o FlatOut chegou ao seu oitavo aniversário, realizamos nosso segundo track day, sorteamos o Fiat Uno 1.5R mais legal que já vimos em décadas, mudamos nossa equipe, nosso logotipo, mas continuamos próximos como no ano passado, e agora ainda mais próximos, porque estamos vacinados finalmente.

Nesta reta final do ano está na hora de olhar para trás, avaliar o que passou para voltar a olhar para a frente e planejar o que queremos para o próximo ano.

A olhada para o que passou chega agora, na forma desta lista das dez matérias mais lidas de 2021. Os planos para 2022? Bem… isso fica para o dia 31/12, quando publicaremos nosso tradicional post com as resoluções de ano novo (fique de olho!). Dito isso, vamos às matérias mais lidas.

A matéria mais lida de 2021, curiosamente — mas não surpreendentemente —, foi aquela na qual o Dalmo trouxe os detalhes do motor de 80.000 cv do Ever Given, o navio que encalhou no Canal de Suez e parou o transporte marítimo mundial por algumas semanas.

Apesar de ele ser um cargueiro comum, seu motor é uma daquelas máquinas fascinantes que fazem todo mundo parar e admirar a beleza da engenharia mecânica — aquela que nos dá superpoderes e nos permite fazer coisas antes impossíveis.

Ever Given: conheça o motor de 80.000 cv do barco encalhado no Canal de Suez

A segunda matéria mais lida de 2021 teve relação com os reflexos da pandemia e do caos que se instalou no mundo desde o início de 2020. Ela trata sobre os preços dos carros novos e usados. Nesta matéria, o Leo explicou por que os preços estão como estão e o que irá acontecer com eles em médio e longo prazo.

O preço dos carros novos e usados vai baixar após a pandemia?

Não sei se você já notou, mas toda lei tem ao menos uma frestinha que pode ser aproveitada pelas pessoas mais sagazes. Alguns usam isso para sonegar imposto de renda, outros usam para fazer carros. Nesta matéria, o Dalmo explica como alguns fabricantes usaram estas brechas legais para fazer seus carros do jeito que eles queriam, sem burlar a lei.

As malandragens que as fabricantes fizeram para burlar a lei (sem desrespeitá-la)

Este é uma tradição FlatOuter: todo início de ano fazemos uma lista com os carros mais legais que completam 30 anos e passam a ter sua importação liberada como veículo de coleção. Neste ano de 2021, as coisas foram um pouco diferentes, porque os carros de 30 anos foram lançados e fabricados em 1991. E em 1991 o Brasil já tinha reaberto o mercado aos importados. Então a lista compreendeu apenas os carros que não foram trazidos oficialmente na época — como o Delta Integrale HF da foto aí abaixo. E fique esperto, porque na semana que vem tem uma lista nova com os carros de 1992!

Sete carros de 1991 que podem ser importados em 2021 – e seus preços em dólar

2021 foi o ano em que o Juliano de trinta e muitos anos voltou no tempo e realizou o sonho do Juliano de dezepoucos anos. Nesta matéria, ele conta como realizou seu sonho de adolescente e comprou o Alfa Romeo GTV pelo qual se apaixonou há duas décadas.

Um sonho realizado: Barata e seu Alfa Romeo GTV… ou seria GTAm!

Esta foi uma matéria escrita a quatro mãos pelo Leo e pelo Dalmo, que contaram como um funcionário da BMW criou a perua da Série 3 na garagem de um amigo — como você já percebeu pelo título da matéria. Ela tem todos os ingredientes de um sucesso flatouter: uma perua, uma fabricante teimosa, um engenheiro fazendo um projeto secreto e um gran finale. E também mostra como a BMW é lerda para lançar as peruas que o povo espera dela.

Como um funcionário da BMW criou a perua da Série 3 na garagem de um amigo

Lembra quando o Gol 1000 tinha como opcionais “retrovisor direito”, “quebra-vento”, “calotas” e “frisos laterais”? Pois é… eu lembro e não tenho saudade não. Mas alguns carros espartanos podem ser legais. É só você espartanar os carros do jeito certo. Como? O Dalmo explicou nesta matéria, que se tornou uma das mais lidas de 2021.

Quando os carros depenados são feitos do jeito certo

Você já percebeu que os argentinos têm carros mais legais que os brasileiros? Os chilenos também, mas a história lá é diferente, porque eles não têm indústria, então tudo é importado. Mas na Argentina as leis são parecidas com as brasileiras e o poder de compra do povo é (era…) parecido com o nosso. Mas os carros deles são mais legais. Sim, eu pensei no Yaris GR, mas lembrei do Clio Williams, Peugeot 207 GTI europeu, Renault Fuego Turbo e até mesmo o GT86, que a Toyota trouxe a passeio, nos emprestou, deixou todo mundo morrendo de vontade e decidiu não vender por aqui. Por que só os argentinos podem? O Leo explicou nesta matéria, que foi a nona mais lida de 2021.

Por que só os argentinos ficam com os carros legais?

Top Gun 2 estava previsto para 2021, mas um chinês tossiu na cara de outro e os dois últimos anos foram um caos que afetou todos os lançamentos do cinema. Top Gun foi um deles. E aproveitando que o filme estava em alta no início do ano, decidimos contar a história de uma outra máquina que fez a cabeça do público no Top Gun original além dos caças F-14: a Kawasaki GPZ900R. O resultado foi esse: a décima matéria mais lida de 2021.

Kawasaki GPZ900R: a moto do clássico “Top Gun”

Ainda não é assinante do FlatOut? Considere fazê-lo: além de nos ajudar a manter o site e o nosso canal funcionando, você terá acesso a uma série de matérias exclusivas para assinantes – como conteúdos técnicos, histórias de carros e pilotos, avaliações e muito mais!

FLATOUTER

O plano mais especial. Convite para o nosso grupo secreto no Facebook, com interação direta com todos da equipe FlatOut. Convites para encontros exclusivos em SP. Acesso livre a todas as matérias da revista digital FlatOut, vídeos e podcasts exclusivos a assinantes. Direito a expor ou anunciar até sete carros no GT402 e descontos em oficinas e lojas parceiras*!

R$ 26,90 / mês

ou

Ganhe R$ 53,80 de
desconto no plano anual
(pague só 10 dos 12 meses)

*Benefícios sujeitos ao único e exclusivo critério do FlatOut, bem como a eventual disponibilidade do parceiro. Todo e qualquer benefício poderá ser alterado ou extinto, sem que seja necessário qualquer aviso prévio.

CLÁSSICO

Plano de assinatura básico, voltado somente ao conteúdo1. Com o Clássico, você terá acesso livre a todas as matérias da revista digital FlatOut, incluindo vídeos e podcasts exclusivos a assinantes. Além disso, você poderá expor ou anunciar até três carros no GT402.

R$ 14,90 / mês

ou

Ganhe R$ 29,80 de
desconto no plano anual
(pague só 10 dos 12 meses)

1Não há convite para participar do grupo secreto do FlatOut nem há descontos em oficinas ou lojas parceiras.
2A quantidade de carros veiculados poderá ser alterada a qualquer momento pelo FlatOut, ao seu único e exclusivo critério.