na primeira parte deste guia argumentei que o melhor primeiro classico que alguem pode comprar atualmente e o chevrolet chevette e nao o fusca como tantos pensam isso porque os dois carros sao muito parecidos em quase todos os aspectos sao populares simples de manter tem peças de sobra e tem potencial de valorizaçao a diferença entre eles esta em dois aspectos positivos o comportamento dinamico e a dirigibilidade do chevette sao muito mais proximos dos carros modernos e seus modelos mais recentes ainda nao estao valorizados como os fusca itamar e destes modelos mais recentes que vamos tratar nesta terceira e ultima parte do guia de compra este guia foi feito com a ajuda de daniel da silva guilherme purkott joao hartz @joaootavio8893 renan oliveira @renan oliveira 98 e diego patric da oficina garagem gm por que escolher um chevette 83 93 o que era o principal ponto fraco do chevette em seus ultimos anos se tornou seu principal trunfo depois de tanto tempo seu projeto antiquado para os anos 1990 era exatamente o mesmo daquele apresentado ao mundo no inicio dos anos 1970 embora indesejavel em um carro moderno da epoca isso significa que ele tem as mesmas qualidades dinamicas dos modelos mais desejados atualmente porem por uma fraçao do preço deles [caption id= attachment_270008 align= aligncenter width= 999 ] bancos de espuma tecido tipo tweed volante emborrachado paineis das portas com puxador e apoio de braço integrados e opçoes de cores internas fizeram dele o chevette mais refinado de todos[/caption] nesta fase chevette se tornou um carro mais refinado em termos de acabamento durante os anos 1980 alem de ganhar confiabilidade pelo tempo de mercado o que significa que se voce procura pouco mais de conforto e robustez mecanica esta terceira fase e a escolha certa ate mesmo ar condicionado e cambio automatico ele teve dois itens rarissimos de se ver tambem foi nesta fase que o chevette chegou ao auge de sua performance com o motor 1 6s lançado em 1987 ele tinha um novo comando de valvulas novos pistoes pinos de pistoes e bielas aliviados aneis de pistao mais finos e carburador de corpo duplo com duplo estagio avanço do ponto de igniçao e novas bronzinas e sistema de lubrificaçao tudo isso elevou sua potencia de 80 para 82 cv porem com uma curva de torque e potencia bem mais dinamica que a do motor 1 6 convencional alem disso nesta fase ha uma quinta opçao de carroceria a picape chevy que troca o banco traseiro e o porta malas por uma caçamba para 430 kg de carga as outras quatro eram o seda de duas portas o hatch de duas portas a perua de duas portas e o seda de quatro portas qual versao escolher nesta fase o chevette teve inicialmente duas versoes em 1983 a basica sem denominaçao como nos antecessores e a sl em 1984 a versao l voltou a ser oferecida e permaneceu como intermediaria ate 1987— e desta vez era aplicada a todas as variaçoes de carroceria [gallery type= grid link= file size= medium ids= 269995 269994 269993 ] [caption id= attachment_270009 align= aligncenter width= 999 ] nos primeiros anos os para choques eram metalicos com apliques plasticos as rodas eram as mesmas da fase anterior[/caption] em 1988 a chevrolet deixou de fabricar o chevette hatch e remanejou as versoes extinguindo a versao basica rebaixando a sl para versao de entrada e criando a se como versao de topo isso durou ate 1990 quando a marajo deixou de ser produzida [caption id= attachment_270015 align= aligncenter width= 999 ] a versao se tinha rodas de liga leve opcionais muito semelhantes as do opala[/caption] no ano seguinte 1991 as duas versoes foram substituidas pelo dl que era mais equipada que a sl porem menos que a sl/e — na epoca o chevette ja estava em fim de carreira o kadett seu neto ja era oferecido e ganhava destaque entao a gm do brasil simplificou a linha do chevette [caption id= attachment_270004 align= aligncenter width= 999 ] chevette dl com rodas de liga leve originais[/caption] a linha ganhou novos desenhos de rodas — de liga leve inclusive — e em 1992 uma nova versao espartana de entrada foi lançada o chevette junior inicialmente com um fraquissimo motor 1 0 de 50 cv e a partir de 1993 com o motor 1 6 mas ele durou pouco em 1993 o junior foi substituido pela versao l que tambem durou pouco pois a produçao do chevette foi encerrada em novembro de 1993 a picape chevy que ganhou a versao camping em 1992 ainda continuou ate 1995 quando foi substituida pela corsa pick up [caption id= attachment_270011 align= aligncenter width= 720 ] chevy 500 se com as calotas originais[/caption] entre 1983 e 1993 o chevette nao teve uma versao esportiva nem series especiais memoraveis ele tambem ainda nao valorizou como seus antecessores mas a procura dos admiradores do modelo ja aponta a direçao que os carros desta fase deverao seguir como ele foi o auge do desempenho e do refinamento do chevette as versoes mais interessantes e procuradas pelos fas do modelo sao as de topo se depois sl/e e por ultimo dl destas a sl/e foi realmente o auge do chevette pois alem da opçao de cambio automatico a partir de 1985 e ar condicionado a partir de 1986 ele tambem tinha rodas de liga leve muito parecidas com as do opala alias o motor 1 6/s e tambem opçoes de cores do acabamento interno algo que nenhuma outra versao ofereceu na historia do chevette as cores internas combinavam com a cor escolhida para a carroceria e reforçava a sensaçao de refinamento do carro creio que a sl/e foi a versao mais completa do chevette tinha quatro opçoes de cores para o interior rodas de liga leve ar condicionado cambio automatico farois auxiliares porta fitas tudo estava disponivel como opcional explica joao otavio hartz proprietario de um chevette dl 1993 [caption id= attachment_270010 align= aligncenter width= 999 ] um rarissimo chevette sl/e automatico com ar condicionado original de fabrica[/caption] [gallery type= grid link= file columns= 2 size= medium ids= 270014 270012 ] fora estas combinaçoes raras a maioria das versoes se equivale em termos de preços de mercado nao existe uma versao mais valorizada e sim o estado do carro valorizado e diferente dos opala por exemplo explica renan oliveira proprietario de um chevette se 1986/1987 e de uma marajo se 1987 uma exceçao e a chevy 500 por ser um carro de trabalho os exemplares sobreviventes sao raros e alem disso ela nao foi tao vendida quanto a ford pampa ou o proprio chevette nem e necessario dizer que o chevette junior e o modelo menos querido do chevette seu desempenho era fraco demais e sua concepçao era demasiadamente espartana a chevrolet chegou a afinar os vidros traseiros para reduzir o peso e aliviar o sofrimento do 1 0 de 50 cv mas era impossivel equipara lo aos rivais que nao tinham um carda para girar ja o chevette junior 1 6 pode ser uma opçao interessante por ser um modelo equipado com o conhecido 1 6/s porem com os recursos de alivio de peso da versao 1 0 [caption id= attachment_270016 align= aligncenter width= 999 ] chevette silver line todo prata ate a gravatinha da chevrolet normalmente azul[/caption] houve ainda uma versao especial esquecida pelo publico lançada em 1984 a silver line era praticamente um chevette l com os borrachoes laterais do sl cambio de cinco marchas e para choques pintados na cor da carroceria que era oferecida somente em prata andino a serie comemorava os 25 anos da fabrica da gm em sao jose dos campos/sp e era limitada a 2 000 unidades contudo nao era identificada por plaqueta entao e facil montar um destes a partir de um l 1984 por esta razao alem de ser um carro relativamente simples ele nao e tao valorizado no que ficar de olho originalidade como seus antecessores o chevette desta fase tambem ja começa a ter escassez de algumas peças e componentes especialmente nesta versao de 1983 a 1993 e importante procurar um modelo que nao tenha passado por adaptaçoes e ainda apresente elementos originais apesar de se encontrar farois e emblemas alguns itens sao mais raros caso das grades originais e da saia dianteira corrosao os pontos criticos dos antecessores continuam aqui a corrosao nao foi resolvida com a evoluçao do projeto pois nao era apenas uma questao de tratamento de chapa mas de pontos de acumulo de agua fique de olho nas guarniçoes das janelas traseiras base da coluna a assoalho do porta malas base da borracha do porta malas no assoalho onde os bancos sao afixados e na caixa de bateria a caixa da bateria tambem e mal projetada a agua fica acumulada sob a bateria causando ferrugem corrosao e fazendo com que entre agua no carro explica joao motor procure um carro que tenha motor e conjunto mecanico original e fique atento a vestigios de adaptaçoes apesar de robusto originalmente o conjunto de cambio e diferencial e fragil para preparaçoes e nao tolera muitos abusos de um motor preparado conforme explicou diego patric da oficina garagem gm de belo horizonte/mg quanto custam apesar de serem os menos valorizados as versoes mais raras desta fase ja estao posicionadas entre os r$ 25 000 e r$ 30 000 — caso dos sl/e completos ou modelos automaticos mais que isso ainda e pura especulaçao os modelos menos raros porem em excelente condiçao — restaurados ou conservados — custam na faixa dos r$ 20 000 enquanto os modelos em bom estado mas com detalhes e reparos a serem feitos para atingir o padrao de originalidade de um exemplar colecionavel varia entre r$ 7 000 e r$ 15 000 peças e manutençao por ser um modelo extremamente popular foram feitos mais de 1 500 000 chevette no brasil o modelo e amplamente conhecido pelos mecanicos e qualquer oficina mecanica de sua confiança nao tera problemas em trabalhar no carro — nao ha um nome especifico que se destaque no modelo justamente por seu carater popular o mesmo vale para as peças muitas ainda sao produzidas regularmente e podem ser encontradas em lojas de rua — especialmente em cidades interioranas menos populosas que costumam ter componentes originais de estoque antigo algumas peças mais especificas sao encontradas facilmente em lojas virtuais e marketplaces como o mercado livre ha ainda as lojas especializadas em modelos classicos concessionarias com estoque antigo e peças em geral componentes diversos e acabamentos podem ser encontrados na bunnitu ou na guedes e miranda e nas concessionarias acciollygm e chevrolet nova para retrovisores recomenda se a auto parts lucas a tapeçaria se encontra na ldtech na jb revestimentos e no rei das espumas enquanto peças de funilaria podem ser encontradas na fuscao preto auto peças os guias de manutençao e catalogo de peças podem ser encontrados em sites e blogs especializados em manuais como neste link depoimentos meri purckote tenho um chevette ano/modelo 1993 cor bege e uma cor rejeitada por muitos mas eu acho um charme pois nao e comum estou com ele desde 1996 quando o recebi de herança do meu pai estava com 3 000 km rodados hoje tem apenas 69 000 km gosto muito do conforto dos bancos da suavidade do cambio e principalmente da visibilidade pois os vidros sao amplos — o traseiro inclusive os freios sao o unico defeito — ja fiz de tudo mas eles nao melhoram de resto so tenho elogios toda vez que saio com ele faço o maior sucesso porque o carro chama a atençao sempre sou parada por pessoas interessadas em compra lo o que me deixa orgulhosa porem meu chevette ja faz parte da familia afinal passou de pai para filha daniel da silva eu era opaleiro ate os 20 poucos anos mas de tanto ir para eventos de manobras de carros acabei pegando gosto pelos chevette comprei meu primeiro aos 23 e apos dirigir um opala diplomata 1982 de quatro portas vi que o carro tinha uma suspensao muito macia e acabei focando ainda mais nos modelos do chevette que acho bem mais justos na sua dirigibilidade — apesar de eu achar que o motor desenvolve pouca potencia esse alias e o ponto fraco dele a gm nunca fez um real esportivo com o chevette por causa do motor nos anos 1980 com a entrada do monza acho que ao menos um modelo 1 8 com 90 100 cv poderia ter sido feito para tornar o carro mais sedutor outra coisa que me incomoda e que no modelos sem manta termica no cofre o calor e transferido para a cabine depois de muito tempo embora isso seja facilmente corrigido instalando a manta disponivel nas versoes de topo renan oliveira quando nasci meu pai tinha um chevette hatch 1980 segundo relatos dele eu tinha muita dificuldade para dormir entao meus pais pegavam o chevette para dar uma volta na quadra em que moravamos e eu sempre acabava cochilando depois aos 16 anos meu pai pegou um chevette se 1986/87 em uma negociaçao e me vendeu pelo mesmo valor foi meu primeiro carro sempre gostei de carros antigos entao a partir daquele momento comecei a pesquisar sobre a versao se que saiu somente em 1986/1987 no entanto antes de completar 18 anos tive que vender o chevette para comprar um carro comum de uso diario fiz isso mas sempre pensando em comprar um outro chevette de preferencia um da versao se em 2015 realizei o sonho e hoje alem dele tenho uma marajo se 1987
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