ontem dia 15 de maio de 2020 o volkswagen gol completou 40 anos ou melhor o lançamento do volkswagen gol completou 40 anos porque sua gestaçao e seu nascimento aconteceram entre algum momento de 1975 e 15 de maio de 1980 para celebrar esta marca de 40 anos de um dos carros mais iconicos do brasil decidimos contar uma historia diferente como foi o processo de desenvolvimento do gol antes de ele se tornar o gol que conhecemos como foi que o pequeno hatchback ganhou o visual que hoje e iconico com uma silhueta de fastback pequenos farois quadrados linha de cintura ascendente e linhas limpas e arrojadas em 1975 a filial brasileira da volks deu inicio ao programa de desenvolvimento de um modelo para substituir o fusca a equipe estava dividida parte acreditava que um carro com motor dianteiro refrigerado a ar mais moderno que a brasilia era o caminho certo o flat 4 tinha excelente fama e continuava popular entre o publico outra parte achava que o melhor mesmo era seguir os passos da matriz que em 1973 lançou o vw passat primeiro volkswagen com motor dianteiro arrefecido a agua e traçao dianteira no fim das contas quem venceu foi quem queria a mudança e assim uma equipe de brasileiros que incluia os designers jose vicente novita martins o jota e marcio piancastelli viajou ate a alemanha para dar inicio aos trabalhos como se diz hoje em dia ambos ja haviam mostrado sintonia na hora de criar o vw sp2 esportivo fastback feito com base na vw variant lançado em 1972 na europa trabalharam em conjunto com os alemaes seguindo as diretrizes dos chefoes o novo carro teria motor e traçao dianteira usando como base uma mistura de elementos dos projetos existentes na europa o proprio passat que havia estreado no brasil em 1974 mas tambem o vw golf o vw scirocco e ate mesmo o audi 50 que deu origem ao volkswagen polo lançado em 1975 e posicionado abaixo do golf alias o audi 50 foi a inspiraçao para os primeiros prototipos nas fotos abaixo o carro tambem tinha influencia da brasilia como fica claro pelo formato do vidro traseiro em cima o modelo em escala embaixo o primeiro modelo em argila em tamanho real o gol nasceu dai nos tres anos seguintes a equipe brasileira da vw trabalhou em segredo para refinar o design do carro primeiro na alemanha e a partir de 1977 no brasil os brasileiros preferiam um perfil mais arrojado e foi assim que o gol ganhou uma silhueta mais proxima do scirocco que do golf [caption id= attachment_152910 align= aligncenter width= 1024 ] foto marcio piancastelli[/caption] [caption id= attachment_152911 align= aligncenter width= 1024 ] foto marcio piancastelli[/caption] [caption id= attachment_152908 align= aligncenter width= 1024 ] foto marcio piancastelli[/caption] [caption id= attachment_152918 align= aligncenter width= 999 ] foto reproduçao revista quatro rodas[/caption] os detalhes foram sendo acertados aos poucos discutiu se bastante a respeito do formato de lanternas e farois os alemaes preferiam seguir o estilo corporativo com os farois redondos e as lanternas pequenas praticamente identicas as do audi 50/vw polo [caption id= attachment_152923 align= aligncenter width= 999 ] reconhece estas lanternas [/caption] ja os brasileiros insistiram nos farois quadrados e lanternas mais largas tambem inspiradas no scirocco no fim a coisa ficou mezzo a mezzo a dianteira favorita dos brasileiros e a traseira escolhida pelos alemaes ja o interior que aproveitava os instrumentos da variant ii foi criaçao dos brasileiros nao foi facil porem quando o gol foi aprovado para a produçao no fim de 1979 ele ainda tinha farois redondos iguais aos do golf os brasileiros meio que desobedeceram as ordens da matriz ao fabricar o gol com farois quadrados dito isto o pessoal que anda transplantando a dianteira do passat no gol tem certa razao [caption id= attachment_152909 align= aligncenter width= 1024 ] o gol aprovado para produçao em 1979 foto marcio piancastelli[/caption] agora uma curiosidade quando a volkswagen alema realizou a primeira reestilizaçao na versao seda do polo chamada derby em 1981 olha so como ele ficou coincidencia e bem provavel que nao se voce sempre se perguntou como ficaria o voyage com a dianteira do gol bx eis sua resposta ou quase a opçao pelo motor arrefecido a ar na dianteira era um forma de conter custos e aproveitar da boa fama do boxer de quatro cilindros e havia um precedente na propria historia da volks como os admiradores da marca ja devem saber em 1969 o prototipo ea 276 hatchback de duas portas projetado por giorgetto giugiaro e tido como pai do golf de primeira geraçao ja trazia o motor do fusca debaixo do capo [caption id= attachment_152917 align= aligncenter width= 1024 ] vw ea276 o ancestral em comum do gol do golf e da brasilia repare as lanternas e a tampa traseira [/caption] foi este o grande erro da volkswagen do brasil com o gol que como sabemos so foi corrigido definitivamente em 1987 quando o gol bx ultima versao com motor arrefecido a ar foi aposentada como contou carlos meccia no autoentusiastas o motor do fusca nunca se adaptou direito no cofre do gol apresentando problemas na sincronizaçao dos carburadores o que prejudicava a estabilidade da marcha lenta e seu coletor de admissao demorava tempo demais para aquecer o que prejudicava a distribuiçao da mistura ar combustivel e consequentemente o funcionamento do motor [caption id= attachment_93640 align= aligncenter width= 1024 ] gol gt o primeiro com motor arrefecido a agua[/caption] nao havia sido a toa que na alemanha o gol fora projetado com o quatro cilindros em linha longitudinal do passat mas houve resistencia primeiro os derivados voyage e parati foram lançados direto com o motor arrefecido a agua enquanto a picape saveiro e o hatchback permaneceram com o motor a ar por mais alguns anos e o resto e historia com referencias bibliograficas do livro gol classicos do brasil de paulo cesar sandler leia mais https //www flatout com br/volkswagen ap afinal como surgiu o motor mais popular do brasil/ https //www flatout com br/volkswagen gol a inovacao as versoes especiais e o legado da primeira geracao/ https //www flatout com br/bolinha g3 e g4 a historia e as versoes da segunda geracao do volkswagen gol/
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