a janela da ferrari 512 testarossa estava aberta um convite irresistivel para fotografar os detalhes daquele interior todo forrado em couro no tom crema que ainda trazia um jogo de malas originais ferrari instaladas atras dos bancos no instante que me posicionei para dentro da cabine fui enfeitiçado pelo perfume adocicado do legitimo couro connolly e a visao de sua textura delicada com graos pequenos e uniformes e um toque surreal refletindo os raios alaranjados daquele fim de tarde em araxa [gallery type= grid columns= 2 link= file size= medium ids= 212931 212932 ] ja faz 16 anos que a connolly leather limited nao existe mais uma aposta arrojada de expansao no mercado norte americano trouxe o seu colapso economico e assim aston martin rolls royce bentley maserati o parlamento do reino unido e muitos jatos particulares e iates de nobres mundo afora perderam o seu mais especial fornecedor de couros a connolly era uma marca tao valiosa que era citada pelos seus clientes como diferencial em seus produtos incluindo a ferrari que hoje faz uso de fornecedores tao bons quanto a foto abaixo nao nos deixa mentir mas sem a mesma pompa da empresa britanica fundada em 1878 adiante o filme para 2018 voce consegue dizer se os bancos de couro do seu bmw ou mercedes benz sao mesmo de couro legitimo mais do que isso os bancos de couro ainda sao um item de luxo como ja foram o seu perfume ainda e algo cobiçado ou se tornou um odor incomodo e a pressao dos ambientalistas ou e mera consequencia de uma mudança de senso estetico e olfativo quando pensamos na percepçao social do couro como material de luxo e distinçao e em sua possivel decadencia e importante lembrar que tudo isso e mero reflexo da cultura e de seus costumes durante a decada de 30 e 40 os carros produzidos em grande volume apresentavam bancos com forraçoes de tecidos de algodao ou de la de casimira ja entre os anos 50 60 e 70 o material mais utilizado era o vinil na foto abaixo bancos do willys teimoso e o courvin composto de policloreto vinilico pvc poliester poliuretano e nylon e nas decadas de 80 e 90 tivemos uma volta com força dos tecidos agora sinteticos e com toque e textura aveludada bem eram exatamente estas as tendencias dos materiais basicos das jaquetas e sobretudos usados pelas massas em suas respectivas epocas la e outros tecidos organicos ate a epoca da ii guerra a explosao de materiais sinteticos na era dos baby boomers e o reino dos tecidos sinteticos nas decadas de 80 e 90 com o detalhe que em paralelo a todas estas decadas o couro legitimo sempre reinou como o material mais nobre e cobiçado para vestes pesadas e claro para a forraçao de bancos dos automoveis hoje estamos vivendo um processo de ruptura no qual o couro legitimo sofre bastante pressao dos ambientalistas tanto pelo uso de material animal quanto pelo processo de fabricaçao em si e isso esta começando a mostrar seus reflexos na industria da moda e dos automoveis os materiais sinteticos imitando couro estao a toda e os tecidos estao cada vez mais sofisticados atingindo um novo nivel de status imitaçao a flor da pele imitar o couro de forma sintetica e um desejo particularmente antigo apos a era da revoluçao industrial foi ainda no seculo 19 que os alemaes criaram o presstoff foto abaixo a esq material fibroso feito de polpa de celulose cujo acabamento final era semelhante ao couro para substituir o material em aplicaçoes como coldres de armas e estojos de binoculos na decada de 1910 a dupont criou o fabrikoid material que podemos considerar o pai organico do courvin por compartilhar da mesma filosofia construtiva uma estrutura de tecido coberta com nitrocelulose e uma camada de tecido tratada com oleo de mamona o fabrikoid abaixo a dir foi muito utilizado pela industria automotiva nas decadas de 10 e 20 seja nas forraçoes dos bancos seja nos tetos dos conversiveis mas nada era exatamente como o couro ate meados da decada de 1960 o vinil e o courvin sempre foram muito facilmente identificaveis em relaçao ao couro eram materiais grosseiros lisos ou texturizados demais e principalmente com um toque plastico que grudava na pele isso ate a mercedes benz vir com o mb tex abreviaçao de mercedes benz texturized punctured vinyl um material tao bem desenvolvido que confunde ate hoje muitos antigomobilistas que acariciam os bancos e exclamam a nostalgia do cromo alemao o mb tex tem a textura a porosidade e o toque a pele bastante similares ao couro e so pode ser identificado por um leigo pela espessura maior do material e pasmem pela sua longevidade carros bem cuidados com o mb tex apresentam forraçoes impecaveis mesmo quase 50 anos depois o couro naturalmente apresentaria fissuras superficiais mesmo bem cuidado outra coisa que dificulta a identificaçao do mb tex em carros antigos e o odor organico que vem dos carpetes e dos forros que estruturam os bancos a mercedes benz disponibilizava couro legitimo como opcional em seus carros mas grande parte saia com o material sintetico o nome mb tex foi usado pela mercedes benz ate ha pouquissimos anos quando a empresa decidiu substitui lo por um novo nome quase sempre acompanhado de um slogan artico man made leather o que entre nos nao soa honesto pois traz a sensaçao de um couro fabricado de forma artesanal quando e um couro fabricado pelo homem artificial nada de derme tecnicamente a empresa nao pode usar este slogan no brasil pois a lei coutinho 11 211 de 19 de dezembro de 2005 impede que fabricantes e comerciantes usem o nome couro para descrever materiais sinteticos o apelido se da pelo empresario luiz carlos de luna coutinho representante do cicb centro das industrias de curtumes do brasil que teve a iniciativa do projeto de reforçar uma lei que originalmente e de dezembro de 1965 lei 4 888 coincidencia ou nao foi mais ou menos em meados dos anos 2000 que explodiram nomes estranhos como courissimo corino e corano sao todos materiais sinteticos que imitam couro mas nao podem usar mais o nome couro em resumo e tudo muito similar ao courvin com diferentes texturas brilho e gramaturas mas todos 100% sinteticos no meio dessa bagunça toda existe o tal couro ecologico que e usado com ma fe por muitos concessionarios vendedores de carro tapeceiros e comerciantes de roupas para descrever os materiais sinteticos do paragrafo acima na teoria o nome couro ecologico seria utilizado para descrever o curtimento da pele animal em taninos vegetais em vez de produtos quimicos minerais como os sais de cromo dentre outros processos menos agressivos ao meio ambiente mas na esmagadora maioria das vezes e usado para se vender gato por lebre material sintetico fique atento a isso se voce nao possui familiaridade com couro e tiver a oportunidade veja a parte de tras do material se ha uma trama de tecido e sintetico entao estamos num ciclo verdadeiramente vicioso e cheio de desinformaçao da industria aos fornecedores ao consumidor final todos os sinteticos querem tirar uma lasca do couro legitimo do artico da mercedes benz ao sensatec da bmw ao tal do courissimo de forma geral quase todas as marcas automotivas de luxo do segmento premium tem trabalhado com um enorme leque de materiais entre o sintetico e o couro legitimo tomemos a bmw como exemplo sensatec vinil 100% sintetico texturizado de forma similar ao couro dakota couro dakota ou nevada foto inferior a esquerda couro legitimo regular com textura artificial produzida por meio de prensagem com chapas texturizadas que imitam os poros da pele bovina e aplicaçao de polimeros no acabamento final essa textura e aplicada para corrigir defeitos do curtume e por isso ela costuma ter gramatura mais grossa com bolinhas bem visiveis esta presente em quase todos os modelos da marca vendidos no brasil couro nappa foto inferior a direita couro legitimo sofisticado normalmente opcional para as versoes topo de linha dos serie 5 6 e 7 ja apresenta uma textura de graos bem delicada e um toque bastante macio couro merino foto abaixo restrito aos modelos mais caros da marca como os /m e as encomendas via bmw individual o grao mais fino e o toque mais leve tingido sem nenhum tipo de acabamento artificial veja o encosto de cabeça da fotografia abaixo essa grade com de tres a quatro tipos de materiais entre o sintetico o couro legitimo de qualidade regular e o couro legitimo altamente refinado esta presente na mercedes benz jaguar land rover audi bem em todas estas marcas que fazem a ponte de ligaçao entre o segmento premium e o prestige falta clareza na comunicaçao das marcas para informar isso mas talvez nao seja acidental esta falta de informaçao ja marcas que trabalham exclusivamente no segmento prestige so apresentam couro legitimo da mais alta especificaçao ferrari bentley lamborghini rolls royce etc se voce e dono de um carro de qualquer marca de alto volume de produçao que foi produzido nos ultimos 20 anos sinto muito aquele banco de couro que voce pagou nao e de couro legitimo seja de fabrica seja de concessionaria zero por cento de chance mudança de paradigma ou mais uma opçao hoje estamos vivendo numa era de transiçao se e verdade que o mercado de alto luxo segue firme no couro legitimo de mais alto grau o segmento premium esta introduzindo tecidos extremamente sofisticados e que se transformam em alternativas bastante saborosas ao couro justiça seja feita materiais que por ora estao convivendo com o couro nao o substituindo em totalidade os exemplos mais recentes sao o conceito eletrico audi e tron gt concept e a nova geraçao da volvo v60 mas a citroen tambem tem feito um otimo trabalho de ambientaçao com tecidos no cactus paradoxalmente no brasil eles optaram pelo material sintetico imitando couro vale mençao honrosa tambem o porsche 911r cujo tecido com padrao pied de poule remete aos modelos antigos da marca todos estes modelos empregaram tecidos na area de contato com o corpo no assento e no encosto do banco material que permite a pele respirar melhor e ainda escorrega menos o couro ou o material sintetico o emulando fica mais como complemento visual formando um antagonismo de textura e toque e claro por fim vale citar o segmento dos esportivos com o uso abundante de suede/alcantara nos bancos volante e forraçoes de teto quase todos os porsche gt audi rs bmw m e mercedes benz amg usam e abusam do material o ultimo carro a empregar o material em larga escala foi o renault megane rs300 a sensaçao que tenho amigos e que aos poucos o couro esta se transformando no acabamento de madeira dos paineis e volantes era algo indispensavel e fundamental a uma cabine de luxo mas que a cada ano que passa parece se encaixar melhor a experiencias de classicos como a que tive com a ferrari 512 tr e seus maravilhosos bancos de couro connolly se for para ser de couro que seja assim e nao com um material que se faz parecer ser neste caso antes fico com o tecido que esta cada vez mais sofisticado e voce qual a sua preferencia
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