nao nao vamos começar esta materia com piadas sobre bombas osama bin laden ou coisa que valha todo mundo aqui sabe que aqui no brasil qualquer carro minimamente sofisticado em sua mecanica vendido a preço acessivel e em grande quantidade depois de aproximadamente dez anos de seu lançamento ganha a fama de fragil ruim de bomba a maioria da populaçao nao faz nem o minimo de manutençao coisa como troca de oleo e depois reclama que tem que refazer um motor se este motor e sofisticado e com componentes de qualidade caro tanto pior vamos deixar este assunto para la ignorar isso e falar sobre o carro e nao o meme mesmo porque meme em si e algo antigo cujo tempo ja passou e so serve hoje em dia para poluir nossos feeds o marea tem seus problemas claro; nenhuma fama vem completamente a toa mas e um carro sofisticadissimo e interessante principalmente na versao turbo sobre o qual falaremos aqui esta fama toda de carro ruim serve pelo menos para baixar o seu preço de mercado com o preço baixo consertos caros nao parecem mais assim tao ruins principalmente se considerarmos que um bom marea turbo original pode fazer o 0 100 km/h em menos de 8 segundos e chegar a mais de 220 km/h e mais existe na forma de seda mas tambem uma interessantissima perua que tem tampa traseira dupla a inferior fazendo uma plataforma de carga baixa e facilmente acessivel o espaço interno e otimo para passageiros e carga em ambas as carrocerias era oferecido em cores interessantes como azul e um vermelho vivo que numa perua fica realmente interessante e os interiores se voce gosta de couro existem carros com couro mas se gosta de tecido de qualidade cores e padroes diferentes e interessantes num veludo grosso pesado de qualidade e teto solar airbags trio eletrico e ar condicionado pode nao ser um carro esportivo em acerto de suspensao nem ter os melhores freios do mundo mas nao e ruim e na verdade muito confortavel e totalmente seguro em compensaçao com cambio manual para nos ocupar e envolver o cinco em linha e um motor delicioso tambem subjetivamente liso mas vivo com um ronco inconfundivel força de sobra e aquele delicioso aumento exponencial de força com a rotaçao que faz os carros turbo classicos tao divertidos [caption id= attachment_290962 align= aligncenter width= 999 ] bravo brava marea[/caption] como sabemos a fiat brasileira uma divisao de mais sucesso ate que sua matriz nos ultimos trinta anos nem sempre trazia os carros europeus de forma completa o nosso uno tinha algo de 147 o tempra brasileiro nao era igual ao europeu mas com a abertura das importaçoes este procedimento ficou demodee; o substituto do tempra seria identico ao carro europeu o marea era um carro moderno no meio dos anos 1990 na verdade uma nova familia com uma nova plataforma e motores novos la fora apareceram primeiro os hatchback bravo 2 portas e brava 4 portas mas aqui o primeiro sao os sedas e peruas da familia o marea seda e perua weekend em 1998 [caption id= attachment_290932 align= aligncenter width= 999 ] marea italiano igual ao nosso[/caption] a nova familia de motores hoje conhecida como pratola serra era modular ate 1 8 litros era um quatro cilindros na fiat a alfa romeo fez um 2 0 twin spark de quatro cilindros nesta arquitetura acima disso cinco em linha a familia previa eixos balanceadores contra rotativos cabeçote dohc/quatro valvulas por cilindro e era todo em aluminio uma familia moderna sofisticada e de alta potencia o marea estreia aqui com o mesmo subchassi traseiro com suspensao independente por braço arrastado e mcpherson dianteiro do carro europeu la fora teve 13 motores diferentes mas aqui como era um carro de luxo e prestigio recebeu inicialmente somente o topo de linha o cinco em linha de dois litros aqui chamado fivetech para pagar menos imposto os carros basicos vinham com uma versao dele com 127 cv a 5500rpm e apenas o hlx topo de linha recebia a potencia normal do motor 142 cv a 6000rpm e 18 1 mkgf de torque a 4500rpm mais tarde receberia motores de quatro cilindros desta familia em versoes mais baratas e um 2 4 cinco cilindros com cambio automatico opcional [caption id= attachment_290925 align= aligncenter width= 567 ] cinco cilindros o motor dos marea[/caption] mas o tempra com suas versoes turbo tinha criado uma tradiçao de desempenho superlativo na fiat do brasil assim mesmo nao existindo essa versao na europa aqui a subsidiaria desenvolveu uma versao topo de linha turbo para o marea disponivel tanto na carroceria seda quanto na perua usava o motor do fiat cupe italiano mais potente que alem do turbo adicionava radiador de oleo intercooler alem coletor de admissao proprio bielas e pistoes redimensionados e valvulas de escape refrigeradas a sodio mas ao inves dos 220cv deste carro esportivo o marea recebeu uma versao mais amansada 182cv a 6000rpm e 27 mkgf ja a mais baixos 2750 rpm suficiente para o carro claro era o mais rapido e veloz brasileiro visualmente pouco mudava na versao turbo grade logotipos saidas de ar no capo e rodas de desenho exclusivo meia polegada mais largas mas usando os mesmos pneus 195/60 r15 mas agora com indice de velocidade w em 2002 recebe um face lift principalmente mudando as lanternas traseiras e um carro com certa dificuldade para algumas peças eletrica delicada e muitos foram destruidos simplesmente por pressao demais na admissao negligencia de manutençao ou ambos mas se em bom estado de conservaçao e manutençao e um achado um baratissimo carro com desempenho de esportivo mas praticidade e conforto de carro de familia para quem como nos nao tem medo de consertar coisas quebradas uma oportunidade unica e com pedigree de competiçao um marea weekend turbo participou das mil milhas brasileiras em 2001 uma das unicas vezes que uma perua virou carro de corrida em nosso pais colaboraram para esta materia alexandre mr v8 garcia proprietario igor eriberto cella proprietario @igor cella 98 juliandro proprietario e preparador pardal proprietario e preparador preços tipicos um marea turbo nao e um carro caro todos sabemos os motivos ha os reais de manutençao necessariamente cuidadosa e as vezes dispendiosa com algumas peças hoje dificeis de achar e existem tambem os motivos imaginarios carros mal cuidados sao dificeis de voltar a forma original e preparados acabam por quebrar mais facil fazendo crescer uma fama de carro bomba que faz o preço baixar muito a vantagem disso como ja falamos e que e uma oportunidade para quem nao tem medo de se envolver com a manutençao de seu carro dificilmente se encontra um carro tao veloz rapido e sofisticado a um preço tao baixo quao barato e um marea turbo carros bons mas com motores sem funcionar por exemplo sao disponiveis por algo em torno de seis a dez mil reais com r$15 000 00 no bolso voce ja pode encontrar algo minimamente decente carros em perfeito estado de conservaçao sobreviventes bem cuidados ou completamente reformados mesmo assim espere gastar menos de trinta mil reais hoje em dia valores quase impossiveis de se encontrar em nada nem remotamente tao especial o que voce deve ficar de olho motor os motores sao inerentemente parrudos estruturalmente nao e incomum carros preparados chegarem a mais de 400cv sem problemas mas e claro que alguns problemas inerentes dele existem bem como outros decorrentes de negligencia a melhor dica aqui vem do alexandre garcia e vale para o carro todo sempre compre o carro mais integro e original possivel levantar carro detonado e extremamente dificil um dos problemas cronicos e a turbina que costuma vazar oleo fazendo fumaça sair do escape o coletor de escape tambem pode trincar com o tempo costuma se hoje usar turbinas e coletores aftermarket que costumam durar mais pistoes para retifica sao dificeis de achar mas o ag da uma dica pode se usar pistoes do motor 2 4 ganha se aproximadamente 100cm3 e e igual fora o diametro 1mm maior tem que se usar a biela do 2 0 normal porem neste caso que funciona muito bem para o motor sem mais pressao de turbo que o original da mesma forma o cabeçote do turbo e similar ao do 2 4 nao ao do 2 0 aspirado que usa valvulas menores se precisar trocar ou ja foi trocado em um carro que voce esta avaliando atençao neste detalhe a bomba de oleo original segundo o igor e muito dificil de achar e quando se acha e muito cara aproximadamente r$ 3000 00 diz ele ainda sobre isso o recomendado e a bomba original mas existem algumas no paralelo mais baratas que apenas duram menos radiador original tambem e dificil de achar e quando acha obviamente e caro pode se sempre comprar um sob medida encomendado porem o grande problema e que alem da negligencia em manutençao e muito comum carros mal consertados e mal preparados e um carro sofisticado que como um bmw precisa de peças e mao de obra qualificada; ao contrario dos bmw a maioria dos marea turbo nao foi tratado assim o ag conta que em um de seus carros a bomba de combustivel parou de funcionar ao abri la para trocar descobriu uma bomba de gol gti la dentro nao foi feita para trabalhar submersa como a do marea mas estava la mergulhada na gasolina com conectores eletricos expostos e tudo nao e a toa que dizem que o carro explode de novo ache o carro mais bem cuidado e imaculado que encontrar levantar um escombro e extremamente dificil por falta de peças e mao de obra especializada carroceria em termos de corrosao o carro e bem protegido e nao costuma dar problema fruto do grande investimento da fiat nesta area que quase a levou a falencia nos anos 1970 a carroceria e igual ao marea normal e portanto facil de encontrar se peças e em termos de acabamento mesmo os itens exclusivos do turbo nao sao dificeis de encontrar um capo original porem e dificil de achar transmissao o cambio manual de cinco marchas e exclusivo para o marea turbo e o stilo abarth diz o ag e uma caixa sem possibilidade de ajuste e como trabalha com rolamentos conicos gera uma resultante na direçao da separaçao dos eixos e nao axial tende a trincar a carcaça por consequencia as vezes gera com isso um vazamento de oleo dificil de descobrir a origem esse e o maior pesadelo do carro e todo cambio acaba apresentando este problema quanto mais se aumenta potencia ou se da tranco ou com grande km rodada maior a chance de apresentar o problema de novo carros originais usados com cuidado raramente tem o problema as juntas homocineticas e rolamentos de roda tambem sao exclusivos do turbo e o sensor do abs e integrado ao rolamento de roda nos carros com este equipamento um carro com a luz do abs acesa pode ser rolamento errado da versao sem abs e para piorar estas peças exclusivas de transmissao nao existem mais aqui novas pode se importar as do fiat cupe da europa ou usar peças usadas de carros desmanchados eletrica e eletronica o carro e bem sensivel a instalaçoes de som e alarme feitas cortando se chicote que infelizmente sao muito comuns o marea ja e um carro moderno no sentido de que o chicote se nao for estritamente original pode dar uma miriade de problemas de novo vale a pena achar um carro em que isso nunca foi mexido o reparo e comprar um chicote completo novo o ag conta uma das dificuldades o carro por exemplo tem um sensor barometrico nao se encontra mais impossivel de achar tudo que se tira elimina pode ser possivel para manter o carro andando mas se tiram funcionalidades o igor concorda que e parte fragil do carro a parte eletrica e sempre problematica mesmo em carros originais nao e um sistema robusto onde e como achar peças muitas peças de consumo ainda podem ser encontradas em concessionarias da marca ou lojas de peças em geral o marea e um carro que foi produzido em grande quantidade e portanto tudo que e comum entre eles bastante pode ser achado normalmente no mercado novo ou usado por isso buscas no mercado livre www mercadolivre com br sao tambem surpreendentemente eficazes hoje em dia mas vale sempre conversar com o vendedor procure sempre marcas oem evite as peças muito baratas de procedencia duvidosa sendo um carro descontinuado e de praxe o garimpo destas peças nos principais marketplaces e em grupos nas redes sociais focados no modelo o igor nos informa que a etonini tem muita coisa para o marea inclusive motor completo novo testemunho dos donos alexandre garcia tenho tres marea turbo dois sedas e uma perua a perua vermelha e a melhor porque era um carro integro para começar nela so dei um banho de tinta e pneus novos troquei um rolamento no cambio e pronto e so felicidade os outros deram um trabalho imenso para levantar porque foram comprados baratos e mal cuidados os marea foram no geral muito mal cuidados e mal preparados uma infinidade de absurdos foram perpetrados com eles os sedas sao um seda preto com couro preto 2002/2003 bad boy o outro e 1999/2000 lanterna traseira redonda azul astral com interior azul de veludo acho o marea turbo um carro maravilhoso empolgante as cores externas como vermelho e azul e os interiores de veludo sao sensacionais e barato os caras fazem piada explode e tal e eu rio para mim e melhor faz os carros baratos e eu posso compra los rio pacas junto com as piadas mas por nao pelo mesmo motivo de quem as faz sao carros sensacionais se voce comprar um integro a unica coisa que nao gosto sao os mostradores brancos sao ruins de ler a noite apesar de serem bonitos de dia igor eriberto cella @igor cella 98 a coisa que mais gosto e o motor o fivetech e um motor moderno e e muito confiavel e resistente e o ronco do cinco cilindros e sensacional rende muita potencia se tira 500cv dele com uma facilidade absurda apenas com turbina maior pistao e biela forjados e o resto tudo original outra coisa boa com o preço baixo pode se comprar um carro muito bom gastando muito pouco quem quer montar um carro preparado forte nao existe custo beneficio melhor o valor das peças tambem nao e um absurdo o que nao gostava muito fora problemas no sistema eletrico e a dificuldade de achar algumas peças e o fato de que nao e um carro esportivo e um carro de familia com motor forte suspensao direçao freios etc nao sao esportivos fiquei dez anos com meu carro quando comprei era o terceiro dono e rodei talvez 50 mil km com ele porque nao era carro de uso era um hobby
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