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FlatOut Classics
Um Opel Astra Caravan… no Brasil!?! É um carro que não poderia estar por aqui: não tem ainda os 30 anos necessários para ser categorizado como um carro de coleção, e nem foi trazido novo na época. Então como veio parar aqui, emplacado, legalizado e rodando no Brasil?
Brunno e o Opel Astra Caravan ‘brasileiro’ | FlatOut Classics
História
Qual era o carro mais potente do mundo em 2000? Você lembra? O McLaren F1 não era mais produzido. A Ferrari Enzo ainda não havia chegado. Sobrou para um… Aston Martin!? Sim, o Aston Martin Vantage Le Mans, com 612 cv. E nessa matéria a gente conta como isso aconteceu!
Quando a Aston Martin fez o carro mais potente do mundo… sem planejar isso
“Dois homens importantes, cujo trabalho criou uma empresa que emprega milhares de pessoas mundo afora, inclusive aqui no Brasil, a mais de 100 anos. Mas que no fim, não ganharam muito com isso. Mas como Buick mesmo disse: cair e se machucar é ruim, mas se você se levantar e continuar, nada do que ficar para trás, no frigir dos ovos, importa. A história, porém, julga a todos; pelo menos nessa conta, o saldo dos dois, é positivo.” Saiba como David Buick e Billy Durant criaram a maior empresa do mundo, mas acabaram sem nada.
Automobilismo
Antes do Sir, antes da Williams, antes de ser o último garagista, antes de ser o primeiro CEO da F1, antes de Ginny e Patrick Head, e antes da grana só havia uma coisa: “the need for speed”, segundo suas próprias palavras. É o fim de uma era. O fim de uma história inspiradora que contamos aqui.
Mercado
A gasolina tá cara, não é? Pois não é privilégio nosso, prezados flatouters e flatoutars. O mundo inteiro está em uma crise f*** de combustíveis e… adivinhem só qual é a origem do problema?
Como, quanto e por que o preço da gasolina subiu no mundo todo?
Clássicos
“Não é exagero dizer que este carro foi uma revolução, nem que fosse por capacidade e baixo preço. Por quase metade do custo de seus equivalentes europeus, o Corvette estava se consolidando como uma verdadeira força a ser reconhecida no segmento de carros de produção de alto desempenho. Um ponto de inflexão na história do modelo, e um carro que, por pouco, não morreu antes de aparecer.”
Os anos 1970 foram cruéis com os muscle cars. Deixaram a gente sonhar por dois anos e, de repente, adeus! Não pode mais. Foi assim que o Pontiac GTO acabou com 180 cv, o Mustang com 135 cv, o Corvette não passando dos 200 cv. Mas antes que a década acabasse, um muscle car apareceu para salvar os anos 1970. O Pontiac Firebird Trans Am — com uma pequena ajuda de um diretor de cinema.
Pontiac Trans Am: o muscle car de cinema que salvou os anos 1970
Um carro que somente existiu com motor de dois litros, aspirado. Mas em versões de quatro, seis e oito cilindros! Conheça hoje o carro que o criador do 911 considera sua obra prima: o Porsche 904 Carrera GTS. Um dos carros esporte mais belos já criados, e o último carro de corrida da Porsche criado para ser usado também nas ruas, de verdade.
Dois litros aspirado, três motores diferentes: o Porsche 904
Car Culture
Quando os muscle cars morreram, em 1973, eles estavam em seu auge. Nunca eles haviam sido tão potentes e tão rápidos. E então, de um ano para o outro, aqueles V8 de 400 cv passaram a ter 165 cv, 180 cv. Alguns foram trocados por motores V6 ainda menos potentes. Na segunda parte da série sobre o fim dos muscle cars, vemos os cinco motores mais potentes usados nos muscle cars nos anos 1970, logo antes de eles se tornarem inaceitáveis e indesejados.
O último suspiro dos muscle cars: os cinco V8 mais potentes dos anos 1970
Pensata
O luxo de hoje é o lixo de amanhã. E o tempo é o único juiz real de valor. O sentimento de que um produto qualquer em evidência é necessário para nossa felicidade? Um caminho perigoso. É nesse espírito que revemos a história de quatro carros que, em algum ponto, foram o sonho da classe média no Brasil. E como a história os tratou, passado seu momento de glória.