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FlatOut Edição 183: a pré-história da Brasilia, a origem do Ka XR, os BMW CS e mais!

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FlatOut Investiga

Já ouviu falar da história que o Ka XR foi um projeto interno dos engenheiros da Ford, que decidiram montar o esportivo “pra ver o que acontece” e que, por acaso, a fabricante gostou e decidiu lançar?

Pois bem… ao que tudo indica não foi bem assim. Mas toda história, mesmo não muito precisa, tem um lado verdadeiro.

Nesta matéria, fomos atrás da verdadeira história do Ka XR, conversando com pessoas envolvidas no projeto, e agora conta aos FlatOuters como tudo aconteceu.

A verdadeira origem do Ford Ka XR

Nesta terceira parte da sensacional história do designer Marcio Piancastelli, chegamos no projeto do qual ele era mais orgulhoso: o VW Brasília. Um dos carros mais importantes já projetados por brasileiros.

Fomos a fundo nos arquivos do Marcio e descobrimos tudo. Até as versões esportivas nunca aprovadas, e o elusivo Brasília de motor dianteiro. E ele não é o que esperávamos. Uma surpresa sensacional, que você vai ter que ler para conhecer.

Como os brasileiros criaram o Brasília, e o Brasília criou o Gol

 

Pensata

“Os carros os são uma daquelas máquinas que nos dão superpoderes. Eles nos fazem ir mais rápido e mais longe do que poderíamos ir com nossas pernas e pulmões.

São um abrigo, um encurtador de distâncias, um poupador de tempo, um possibilitador, um realizador, um descobridor de novos mundos. Uma coisa nossa em qualquer lugar do mundo. Algo familiar em um lugar estranho. O seu carro é seu na sua garagem ou a 10.000 km de casa. Mesmo um carro alugado numa viagem a Tóquio.

E por causa disso eles se tornam símbolos.”

Um carro nunca é só um carro

Técnica

Lembra da suspensão ativa da Bose? Tão ativa que fazia o carro até mesmo saltar sobre obstáculos? O tempo passou, os carros ganharam suspensão ativa, mas nenhuma delas faz o que ela fazia.

Por que não foi pra frente? E que fim levou essa suspensão?

Que fim levou a suspensão ativa da Bose?

O novo Civic Híbrido chegou com a polêmica do preço de R$ 250.000 — que é quase R$ 60.000 mais caro que o Corolla híbrido de topo. Uma grana e tanto.

Mas… o negócio é que o Civic Híbrido é um tipo de híbrido diferente do Corolla — e o ponto-chave dessa diferença é a transmissão, que além de selecionar os modos de condução, não tem marchas, nem polias variáveis nem nada que você já tenha visto.

Como funciona a transmissão sem marchas do novo Civic Híbrido?

Automobilismo

Aposto que você pensa que o apelido “brickyard” vem da faixa de tijolos na linha de chegada do Indianapolis Motor Speedway. Hoje faz sentido, mas o apelido existe há mais de 100 anos.

De onde ele surgiu? Por que Indianapolis usou tijolos e não outro tipo de piso? O FlatOut conta nesta matéria da série Templos do Automobilismo.

The Brickyard: por que Indianapolis usou (e deixou de usar) tijolos na pista?

História

A Bentley em 1936 era considerada morta pelos entusiastas; um Rolls-Royce com uma grade diferente. Para mudar isso, dois engenheiros, um dentista francês, e um armador grego se juntaram para criar um magnífico carro que ao mesmo tempo era o ápice do Bentley do pré-guerra, e o retorno da marca à Le Mans.

Em mais um capítulo da série sobre os carros Art Deco dos anos 1930: O Bentley “Embiricos” e a volta da marca à Le Mans. Não perca!

Art Deco cars: o último Bentley em Le Mans. Antes da VW.

Você pode ser desculpado por imaginar que o Corvette Z06 sempre existiu, uma versão mais rápida e cara do Corvette normal apenas. Mas na verdade, nasceu com quase que sem ninguém saber, como um opcional obscuro nos anos 1960, que os concessionários eram treinados a NÃO oferecer a nenhum cliente.

O motivo de ter sido renascido em 2001, e de ser o carro que até hoje carrega o real legado do carro esporte na GM, você descobre agora, no FlatOut mais próximo de você.

Como o Corvette Z06 nasceu duas vezes

M3 CSL, M4 CSL, 3.0 CSL, M2CS… quantos BMW CS você conhece? Bom… a linhagem tem mais de 10 modelos e mais de 60 anos (sim, 60 anos) e já foi para a BMW o que são os atuais modelos M… que agora também são CS. A gente explica essa história toda nesta matéria — e relembra a linhagem que os novos M4 CSL, 3.0 CSL e M3 CS precisam honrar. Será que rola?

BMW Coupé Sport: a linhagem que o novo M3 CS precisa honrar

Sim, isto é uma Rural conversível. Uma tentativa de um designer famoso de retornar a um tipo de carroceria então esquecido no pós-guerra.

Mas o mais interesante é que isso virou um carro brasileiro. Veja hoje no FlatOut: a história do Jeepster e seu improvável irmão brasileiro: o Willys Saci.

Willys Saci: como quase tivemos uma Rural conversível!

Car Culture

Ainda mais alguns Seven que não são Seven

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