FlatOut!
Image default
Zero a 300

O novo Corvette de corrida | Castroneves vence em Daytona | Toyota maior do mundo de novo e mais!

Bom dia, caros leitores! Bem-vindos ao Zero a 300, a nossa rica mistura das principais notícias automotivas do Brasil e de todo o mundo. Assim, você não fica destracionando por aí atrás do que é importante. Gire a chave, aperte o cinto e acelere conosco.

 

Chevrolet mostra o novo Corvette de competição: Z06 GT3.R

A Chevrolet mostrou na última sexta-feira o novo Corvette de competição, a se enquadrar na categoria GT3 da FIA.

O Corvette Z06 GT3.R tem o mesmo chassi de alumínio do Corvette de rua; este chassi é enviado ao tradicional parceiro de preparação de Corvettes de competição, a americana Pratt & Miller. A empresa adiciona santantônio integral, e molas, amortecedores e freios específicos para o carro de competição. O design básico da suspensão, porém, por duplo A sobreposto nas quatro rodas, é o mesmo do Z06 de produção. As rodas de 18 polegadas são as do C8.R já preparado pela Pratt & Miller.

O Z06 GT3.R incorpora uma variedade de dutos, splitters e um novo difusor de carbono para melhorar o fluxo de ar, arrefecimento e downforce. A grande asa traseira é nova, mas as entradas laterais são praticamente o que você encontraria em um Z06 de rua.

Por causa do regulamento da categoria IMSA, que limita a potência a 600 cv, o carro de corrida será menos potente que o carro de rua, que tem 670 cv. A empresa diz que a versão de corrida compartilha mais de 70% de seus componentes com o motor 5.5L DOHC aspirado de virabrequim plano do carro de rua.

O Z06 GT3.R será homologado para a temporada de 2024, e é um carro que pode ser comprado: estará disponível para compra por equipes privadas. Os clientes terão suporte na pista da Corvette Racing na forma de peças e engenharia. Como dizia Zora, se não podemos impedir pessoas de competirem com Chevrolet, vamos pelo menos ajuda-los a fazer um bom trabalho. (MAO)

 

Próximo Audi A8 será elétrico e baseado no Grandshpere

A Mercedes-Benz tem o EQS, que é a opção elétrica ao Classe S. A BMW tem o i7, basicamente uma versão elétrica do atual classe 7.   Mas a Audi, a mais entusiasmada marca elétrica alemã, ainda não tem um sedã grande elétrico.

Isso deve mudar em 2024 com o lançamento da próxima geração do A8. Ao contrário de seus dois rivais, o próximo Audi A8 não terá versão com motor a combustão; será apenas elétrico. O carro que será lançado no próximo ano terá um estilo fortemente influenciado pelo carro-conceito Grandsphere.

Revelado em setembro de 2021, é um dos quatro conceitos Sphere desenvolvidos pela Audi para prever o futuro eletrificado. A empresa pretende lançar apenas EVs a partir de 2026 e encerrar as vendas de modelos com motor à combustão até 2033.

Falando com a revista inglesa Autocar, o chefe de design da Audi, Marc Lichte, disse que o Grandsphere está “muito próximo” de como será o A8. Disse que é um “teaser muito concreto” do modelo de rua. A revista britânica afirma que terá o nome de A8 E-Tron e será baseado na arquitetura Premium Platform Electric (PPE), desenvolvida em parceria com a Porsche.

O conceito Grandshpere foi apresentado como um “jato particular para a estrada”, medindo imponentes 5350 mm num entre eixos de 3190 mm metros. Embora as especificações técnicas do carro de produção ainda não tenham sido reveladas, sabemos que o Grandsphere tinha tração nas quatro rodas por um par de motores elétricos. A Audi alegou uma potência combinada de 710 cv e 97 mkgf de torque, e um 0-100 km/h em pouco mais de quatro segundos.

E não, a samambaia ornamental certamente não será equipamento de série. (MAO)

 

Toyota é de novo a maior do mundo em vendas

É oficial: o maior fabricante de automóveis do mundo em 2022 foi novamente a Toyota. O segundo lugar ficou com a VW. O maior mercado individual foi o da China, com 27,88% do total, bem à frente dos EUA, com 17,51% das vendas.

Apesar dos gargalos de abastecimento que atrapalharam a produção e consequentemente impactaram as vendas, a Toyota conseguiu defender seu título de maior fabricante em 2022. A Toyota entregou nada menos de 10.483.024 veículos para clientes de todo o mundo. O total é apenas 0,1% menor em relação a 2021, e inclui as subsidiárias Daihatsu e Hino.

A Toyota terminou o ano muito à frente do Grupo Volkswagen, já que o conglomerado automotivo alemão vendeu apenas 8,3 milhões de carros em 2022, uma queda de sete por cento em relação ao ano anterior. Foi o pior resultado da VW em mais de uma década, causado pela escassez de suprimentos gerada pela invasão da Ucrânia pela Rússia. Além disso, os bloqueios do COVID-19 na China também afetaram as vendas, já que o país mais populoso do mundo é um dos principais mercados da VW.

Embora as vendas globais tenham caído ligeiramente, a produção mundial da Toyota aumentou 5,3%, para 10.610.604 unidades. A produção doméstica caiu 7,7% para 2.656.009 carros, enquanto o número de veículos montados fora do Japão saltou 11,7% para 6.370.704 carros. O carro mais vendido do mundo é o Corolla, com 1,12 milhões vendidos.

Nos Estados Unidos, porém, o segundo maior mercado mundial, a crescentemente local General Motors vendeu mais que a Toyota, ainda que por pouco. Em 2022, a GM movimentou 2.274.088 veículos, enquanto a Toyota Motor North America (TMNA), que inclui a Lexus, entregou 2.108.458 veículos.

Se tudo correr conforme o planejado, a Toyota pretende fabricar 10,6 milhões de veículos em 2023, quase o mesmo que no ano passado. (MAO)

 

Helio Castroneves vence as 24 horas de Daytona com Acura

Acura, a marca de luxo da Honda nos EUA, venceu as 24 horas de Daytona de 2023 em dobradinha, conseguindo o primeiro e o segundo lugar, depois de  brigar contra a Cadillac e a Porsche durante a maior parte da corrida. E em primeiro lugar estava o brasileiro Helio Castroneves, em uma equipe de pilotos que contou também com Tom Blomqvist, Colin Braun e Simon Pagenaud.

A vitória faz de Castroneves um tricampeão da famosa corrida na Flórida, um feito incrível. Castroneves venceu quatro vezes a Indy 500, o que somado aos feitos em Daytona, o tornam um dos pilotos mais populares nos EUA.

Os Cadillacs da Ganassi foram os principais adversários dos Acuras na nova classe GTP. Scott Dixon chegou a colocar o seu Cadillac em primeiro lugar nas primeiras horas da manhã. O vencedor da Indy 500, Simon Pagenaud, no entanto, trouxe o Acura de volta à disputa depois que ele caiu algumas posições durante a noite.

Os Porsches da Penske mostraram um ritmo promissor em diferentes estágios da corrida. No entanto, problemas mecânicos e má sorte atormentaram o novo time, arruinando suas chances de vitória.

Helio Castroneves disse: “Grandes agradecimentos para todos da equipe. Todos fizeram um trabalho incrível. Todos trabalharam muito juntos. Nós conseguimos! Mais uma vez! Eu não consigo nem acreditar. Isso é absolutamente um sonho tornado realidade.” (MAO)