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FlatOut Edição 192: Driving Academy de volta, o resto de manual, Trifoglio Racing e mais!

Caros leitores, muito bem-vindos à mais nova edição do FlatOut Brasil! Aqui temos elencadas as matérias exclusivas para assinantes. Caso você ainda não faça parte do universo do FlatOut, clique aqui e assine agora mesmo! Caso queira conferir as edições anteriores, clique aqui.


 

FlatOut Driving Academy

O FlatOut Driving Academy está de volta! Ao longo deste ano, teremos dezenas de matérias tanto no canal quanto no site. Como um diferencial autoblocante LSD muda a sua pilotagem? Quais as vantagens e desvantagens e diferenças ao volante entre um preparado turbo e um aspirado na pista? Qual é a lógica por trás do traçado ideal, de forma que você consiga rapidamente entender e encontrar a “racing line” de qualquer pista? Como é o traçado em pista molhada? O que muda ao volante entre um carro de tração dianteira e um de tração traseira? Um pesado e potente e um leve e rápido? Essas e mais outra centena de perguntas serão respondidas pelo Juliano Barata ao longo desta nova fase do F.O.D.A.

A volta do FlatOut Driving Academy: ei, sempre há alguém mais rápido que você


 

Car Culture

Você já ouviu falar no Grupo B do asfalto? Não é uma categoria parecida com o Grupo B, mas em circuitos. É o próprio Grupo B correndo em circuitos de asfalto. E isso tem a ver com um certo mistério sobre a real motivação da Ferrari 288 GTO.

O mistério da Ferrari 288 GTO e o Grupo B do asfalto


 

Muita gente, para começar a andar em autódromo, acha que precisa preparar extensamente o carro, alterar muito, gastar muito dinheiro. Às vezes, comprar outro carro mais caro e melhor. Embora este seja o caminho para realmente alta performance em pista, para diversão e aprendizado, muito menos é necessário.

O Marco Antônio Oliveira conta como ele e seus amigos resolveram começar a correr em vários lugares, com um orçamento limitadíssimo, mas se divertindo horrores, de forma segura, em ambiente controlado. E a engraçada equipe que se formou espontaneamente a partir disso.

Diversão grande, preço baixo: O Trifoglio Chevette Racing Team


 

Fórmula 1

Polêmicas, quebra-quebra e relargada estilo sim-racer: o caótico GP da Austrália de F1


 

Achou o GP da Austrália caótico? Bom… ele foi mesmo. Mas houve ao menos outros cinco corridas que foram ainda mais. Uma delas teve até piloto empurrando o carro pra ser campeão, e outra quase teve 100% de abandonos.

Quando o caos domina a Fórmula 1


 

Pensata

O resultado do comparativo, por um lado, é claro. O lado dos números e resultados mensuráveis não deixa dúvida alguma: o 944 Turbo S é o melhor carro. Em absolutamente tudo. Mas todos os jornalistas preferiram o 911 Turbo. Como isso? Como um carro claramente inferior pode ser o mais amado?

Em 1988, um teste comparativo histórico entre dois carros zero km da mesma empresa, teve resultados bem diferentes do esperado.

911 Turbo vs 944 Turbo S: o comparativo que previu o futuro em 1988


 

Clássicos

Hoje o 288 GTO, no papel, parece um Ferrari incrivelmente ultrapassado. Seus 400 cv não são nem a metade do que entrega um 296 GTB, e nem parece que um dia foi o mais incrível, exclusivo e potente de todos os Ferrari. Mas ele é um carro importantíssimo na história da companhia. Um que mostrou dois caminhos diferentes para o futuro. Quais são esses caminhos, e qual foi o tomado pela empresa?

288 GTO: as lições do maior Ferrari de todos


 

Mercado e lançamentos

O último BMW de verdade? Ou um pesado monstro com mais motor que inteligência? Um festival de alta tecnologia a serviço da alta performance, ou um carro que não sabe o que quer ser, e joga a decisão para o dono com milhares de regulagens possíveis? Algo altamente desejável, ou mais um dos erros da BMW de hoje em dia?

O que a imprensa internacional achou do novo BMW M2


 

O câmbio manual parece mesmo estar com os dias contados. Mas, por incrível que pareça, hoje há mais modelos disponíveis do que havia em 2022 ou 2021 — e nem todos eles são versões baratas de carros de entrada. Tem até picape turbo e sedã médio-compacto. Nesta matéria, falamos sobre o fim do câmbio manual e listamos todos os modelos oferecidos com alavanca e pedal de embreagem no Brasil em 2023.

Estes são todos os carros manuais novos vendidos no Brasil em 2023


 

História

No fim da década de 1950, um grupo de engenheiros entusiastas que trabalhavam para a Chrysler começou a se reunir, todos os dias na hora do almoço, para falar sobre carros de corrida. Eram caras que se interessavam mais do que o normal por velocidade, e a maioria deles tinha project cars nos quais trabalhavam fora do expediente. Não demorou muito para que estes caras juntassem suas ideias em um único projeto, e acabassem se tornando uma equipe de corrida. O nome do grupo? Ramchargers.

Ramchargers: quando os engenheiros da Chrysler disputavam arrancadas