FlatOut!
Image default
Edições anteriores

FlatOut Edição 200: um Opel Vectra 1.6 16v, os 50 anos do Ford Maverick e mais!

Caros leitores, muito bem-vindos à mais nova edição do FlatOut Brasil! Aqui temos elencadas as matérias exclusivas para assinantes. Caso você ainda não faça parte do universo do FlatOut, clique aqui e assine agora mesmo! Caso queira conferir as edições anteriores, clique aqui.


 

FlatOut Classics

Ok, você já viu um carro desses por aqui no Brasil. Mas garanto que igualzinho a este, nunca. Não, não é um Chevrolet Vectra; é um Opel Vectra. Um carro que não deveria existir por aqui, mas existe. Um carro ao mesmo tempo extremamente comum, e extremamente raro.

Não só isso: apesar da carroceria igual, é bem diferente do que estamos acostumados a ver nos Vectra por aqui. Veja tudo sobre ele, e uma enorme galeria de fotos exclusivas!

Um OPEL Vectra B no Brasil! | FlatOut Classics

Fórmula 1

Talvez a Scuderia Ferrari tenha ficado inspirada pela conquista de Le Mans para esboçar a reação que vimos no GP do Canadá de hoje? Pode ser. Ainda que essa reação esteja acontecendo de forma, digamos… exótica. Por muito pouco a Ferrari não envolveu Leclerc e Sainz diretamente na disputa do pódio com Hamilton (ou Russell, caso ele não tivesse batido na volta 12) e talvez com Alonso. Não falo apenas do início da prova: Leclerc cruzou a quadriculada em quarto, a somente 4,4 s de Hamilton – isso num ritmo já de “levar as crianças para casa”, sem apertar o pé.

Alonso x Hamilton: GP do Canadá e a disputa que deixou a F1 interessante novamente

Avaliação

A nova Rampage já está entre nós – e o editor Leo Contesini foi conhecer de perto todas as versões da nova picape, com direito a uma volta rápida na pista e na lama. 
Ela tem potencial para encarar a Maverick? Dá para roubar clientes da Hilux e da Ranger?

Aceleramos as novas Rampage R/T e Rebel – tudo o que você precisa saber!

Clássicos

Existe um Ford brasileiro mais amado? Provavelmente não, ainda mais levando em conta que existiu há 50 anos. Mas ao mesmo tempo, foi um dos maiores fracassos de mercado da Ford brasileira, e isso numa história que, francamente, é pavimentada por um milhão deles.

50 anos do Maverick: cinco motivos para o seu sucesso, e o seu fracasso

Há pouco mais de 50 anos, a Mercedes tentou fazer um carro com motor Wankel e, para isso, desenvolveu um protótipo chamado C111 que acabou se tornando um dos Mercedes mais legais de todos os tempos, ainda que jamais tenha sido produzido em série.

Mercedes-Benz C111 – o supercarro do futuro que nunca aconteceu

Elétricos

Um dos maiores desafios do carro elétrico hoje é bem mais complicado do que o desenvolvimento de baterias ou das redes de recarga. É a resistência.

Não a resistência elétrica, mas a resistência dos consumidores aos carros elétricos, e também à resistência à abertura de minas que irão fornecer a matéria-prima para baterias, condutores, semi-condutores e componentes dos sistemas necessários para o uso do carro elétrico.

Os desafios do carro elétrico – Parte 5: a resistência

Vida de engenheiro

Badge-Engineering. A “Engenharia de Logotipo”. Um termo pejorativo, usado para definir carros que foram feitos tão-somente por meio de trocas de logotipos, criando um modelo e marca diferente. Só que não.

Ninguém gosta de ser ligado a este tipo de trabalho espúrio, claro. Motores novos e novo acerto de suspensão; carroceria nova e moderna. Isso é trabalho para um engenheiro! Mas o nosso intrépido MAO acredita que trabalho é trabalho: alguém sempre tem que fazê-lo.

Quando eu fui um Badge-Engineer: O Suzuki Fun

Car Culture

Linhas de produção foram feitas para agilizar a produção das coisas — concentrar tudo em um lugar, acelerar a construção e fazer mais coisas em menos tempo.

Mas às vezes não é assim. Algumas linhas de produção chegaram a ter mais de 10.000 km de distância no processo — uma delas era de um carro nacional, aliás.

As linhas de produção mais longas do mundo

História

“A história de hoje é de um motor que hoje é quase esquecido, mas ficou famoso o suficiente para virar música dos Beach Boys. Sim, música, mais especificamente lado B do vinil “Surfin’ Safari”, de 1962, chamada de “409”. A música começava com o ronco de um V8 bravo, e dizia que “She’s real fine my 409”. E ia adiante contando a história do cara que economizou centavos e dólares, até que um dia ele pôde comprar o seu four-oh-nine.”

“She’s real fine my 409”: o primeiro V8 Big Block Chevrolet

Um motor de rua com sete litros, comando no cabeçote e capaz de 625 cv a 7500 rpm, aspirado. Mas com potencial de chegar facilmente a quase 800 cv a mais de 8000 rpm, ainda aspirado, e mais de 1000 cv com compressor. Mas não é algo moderno: foi criado em 1964!!!

V8 big-block com comando no cabeçote? Os detalhes do Ford 427 SOHC


Ainda não é assinante do FlatOut? Considere fazê-lo: além de nos ajudar a manter o site e o nosso canal funcionando, você terá acesso a uma série de matérias exclusivas para assinantes – como conteúdos técnicos, histórias de carros e pilotos, avaliações e muito mais!

FLATOUTER

O plano mais especial. Convite para o nosso grupo secreto no Facebook, com interação direta com todos da equipe FlatOut. Convites para encontros exclusivos em SP. Acesso livre a todas as matérias da revista digital FlatOut, vídeos e podcasts exclusivos a assinantes. Direito a expor ou anunciar até sete carros no GT402 e descontos em oficinas e lojas parceiras*!

R$ 26,90 / mês

ou

Ganhe R$ 53,80 de
desconto no plano anual
(pague só 10 dos 12 meses)

*Benefícios sujeitos ao único e exclusivo critério do FlatOut, bem como a eventual disponibilidade do parceiro. Todo e qualquer benefício poderá ser alterado ou extinto, sem que seja necessário qualquer aviso prévio.

CLÁSSICO

Plano de assinatura básico, voltado somente ao conteúdo1. Com o Clássico, você terá acesso livre a todas as matérias da revista digital FlatOut, incluindo vídeos e podcasts exclusivos a assinantes. Além disso, você poderá expor ou anunciar até três carros no GT402.

R$ 14,90 / mês

ou

Ganhe R$ 29,80 de
desconto no plano anual
(pague só 10 dos 12 meses)

1Não há convite para participar do grupo secreto do FlatOut nem há descontos em oficinas ou lojas parceiras.
2A quantidade de carros veiculados poderá ser alterada a qualquer momento pelo FlatOut, ao seu único e exclusivo critério.