o anuncio da categoria hypercars para a temporada de 2020/2021 do wec o campeonato mundial de endurance foi uma tentativa da fia de reacender o interesse do publico e das fabricantes na categoria deu certo mas nao como a gente imaginou em 2019 com especiais de homologaçao e tudo mais mas o que importa e que deu certo tao certo que ja evoluiu para uma convergencia de regulamentos com o pessoal da imsa e agora os hipercarros tambem podem correr em daytona e os prototipos de daytona podem correr em le mans grupo c o resultado e que entre 2023 e 2024 teremos nada menos que dez grandes construtores na categoria — alpine acura/honda audi bmw cadillac ferrari lamborghini peugeot porsche e toyota e ainda teremos a glickenhaus e a vanwall sao mais fabricantes que a gt1 em sua fase aurea — que so tinha mercedes benz porsche panoz lotus lamborghini jaguar e mclaren tantas marcas e tantas equipes assim logo de cara remetem ao lendario grupo c uma categoria que embora tenha menos icones que as categorias mais antigas reuniu todos eles em apenas 10 anos — que e algo que pouca gente percebe essa curta duraçao do grupo c nesse periodo foram nada menos que 13 fabricantes — alfa romeo aston martin ford jaguar lamborghini lancia mazda mclaren mercedes benz nissan peugeot porsche e toyota — e mais de 25 equipes independentes dentre as quais estavam march lotec sauber zakspeed brm kremer lola rondeau e tom s como isso aconteceu o começo do grupo c o grupo c fez sua estreia em 1982 e seu objetivo era unificar duas categorias diferentes o grupo 5 e o grupo 6 o grupo 5 era voltado para carros de produçao modificados de forma extrema ao ponto de ficarem praticamente irreconheciveis os apelidados silhouette racers pois apenas a silhueta era identificavel era o caso do porsche 935 por exemplo que tinha area envidraçada as portas e parte do monobloco do 911 mas era muito mais largo e possuia as porçoes dianteira e traseira totalmente diferentes ja o grupo 6 consistia em prototipos abertos de dois lugares com projeto proprio ou seja nao derivados de nenhum carro de produçao que podiam ou nao usar os mesmos motores do grupo 5 para ficar nos porsche o exemplo aqui pode ser o 936 que usava o mesmo boxer turbinado de 2 1 litros do 935 tambem calibrado para render quase 600 cv os mais atentos ja notaram o grupo 5 e o grupo 6 eram muito parecidos e na pratica favorecia quem tinha o maior orçamento mecanica semelhante chassi e carroceria distintos nao fazia sentido outra categoria que serviu de base para a criaçao do grupo c foi a gtp de grand touring prototype que foi estabelecida pela imsa nos eua em meados dos anos 1970 nem tanto pelo design dos carros mas pela forma como estabelecia se o conjunto motriz em vez de estipular a quantidade do cilindros sua disposiçao ou o deslocamento do motor o limite era baseado na eficiencia energetica ou seja o consumo de combustivel e voce ai achando que isso era coisa do mundo moderno as regras de acordo com as regras do grupo c cada carro deveria pesar no minimo 800 kg e capacidade de armazenar no maximo 100 litros de combustivel alem disso em cada corrida so era permitido cinco paradas para abastecer a cada 1 000 km percorridos o que na pratica significava que cada podia consumir mo maximo 600 litros a cada 1000 km nao e muita coisa quando se esta lidando com carros do nivel do grupo c para a fia esta medida impediria situaçoes como o que acontecia no final da decada de 1970 quando equipes como a porsche e a lancia apostaram em motores turbinados de alta pressao com mais de 800 cv para dominar as competiçoes e o motor deveria vir obrigatoriamente de uma fabricante que tivesse um programa no grupo a de turismo ou no grupo b de rali os carros do grupo c como era possivel adaptar com facilidade os projetos do grupo 6 para o grupo b os primeiros carros de grandes fabricantes a participar das competiçoes eram exatamente assim o primeiro de todos foi o ford c100 concebido para o grupo 6 e finalizado a tempo de estrear em 1982 o motor era o v8 ford cosworth dfl de 3 9 litros e o c100 competiu no grupo c pela ford em 1982 e 1983 sendo inscrito nos anos seguintes pela equipe zakspeed um dos carros mais bem sucedidos do grupo c o 956 tambem derivava do grupo 6 no caso do 936 com quem dividia boa parte da estrutura a carroceria porem era totalmente nova com dianteira curta cockpit arredondado e traseira longa dotada de uma enorme asa traseira naquilo que veio a se tornar o formato padrao dos prototipos do grupo c o motor tambem vinha do porsche 936 mais precisamente de sua ultima versao sendo um flat six com 2 65 litros de deslocamento e potencia superior aos 630 cv como a fia permitia e estimulava inovaçoes no grupo c o 956 tambem serviu como cobaia para o desenvolvimento do primeiro cambio de dupla embreagem usado pela porsche embora este tenha sido abandonado em pouco tempo por questoes de confiabilidade com um cambio manual tradicional o porsche 956 conseguiu conquistar quatro vitorias consecutivas em le mans entre 1982 e 1985 seguido de seu sucessor o 962 que venceu em 1986 e 1987 depois disso a porsche encerrou seu programa de fabrica no grupo c abrindo espaço para que outras equipes e fabricantes tivessem sua chance o vencedor de 1988 foi o incrivel jaguar xjr 9 que apostava em um v12 de sete litros desenvolvido pela tom walkinshaw racing mesmo deslocamento do jaguar xjr 12 que venceu em 1990 quem interrompeu a festa dos britanicos foi a sauber com seu c9 prototipo desenvolvido em parceria com a mercedes benz que tinha um v8 biturbo de cinco litros e um monocoque de aluminio ele foi o vencedor de 1989 ja o vencedor de 1991 foi o lendario mazda 787b foi o primeiro e por quase 20 anos o unico carro japones a conquistar as 24 horas de le mans e ele ainda e o unico vencedor de le mans a fazer isso sem usar pistoes pois tinha um wankel — o r26b de 2 6 litros que roncava como um enxame de abelhas furiosas como diz o hoje cliche criado por ele https //www youtube com/watch v=i8wx0v_mwg4 o ultimo vencedor do grupo c em le mans foi o peugeot 905 que conquistou a primeira colocaçao que venceu a prova nos dois ultimos anos da categoria com um motor v10 naturalmente aspirado de 3 5 litros e 650 cv deu para entender o que queremos dizer com diversidade os carros tinham identidades visuais distintas apesar das proporçoes semelhantes e cada fabricante que venceu le mans no grupo c usava um tipo diferente de motor e todos eles cumpriam as regras esta alias e uma das razoes para que muitos entusiastas prefiram as categorias de prototipos sobre a formula 1 que usa motores com deslocamento e configuraçao de cilindros padronizadas o fim a categoria cresceu exponencialmente em popularidade ate o ano de 1989 dizem que era mais popular ate mesmo que a formula 1 nao era a toa alem dos carros belissimos e da competiçao de alto nivel o desempenho na pista estava começando a ficar assustador beliscar aos 400 km/h era rotina na reta hunaudieres de le mans por exemplo isso levou a fia a tentar modificar o grupo c e transforma lo em uma categoria padronizada estimulando o uso de motores de 3 5 litros derivados da formula 1 https //www youtube com/watch v=z4vk7vqu0rw para as equipes grandes que ja tinham seus programas caso da mercedes por exemplo nao seria tao dificil o problema e que apesar de os vencedores serem sempre os medalhoes grande parte do grid era composta de equipes independentes e a maioria delas sequer tinha condiçoes de comprar um motor de formula 1 quanto mais um punhado deles para testes e possiveis substituiçoes a partir dai o declinio foi rapido e o grupo c foi perdendo inscriçoes por exemplo nos dois ultimos anos a vitoria da peugeot era inevitavel pois eles eram a unica equipe com estrutura e recursos tecnicos e seu carro era bem superior ao restante do grid https //youtu be/okfmonouwcy alguns carros do grupo c foram modificados para se adequar as novas categorias criadas pela fia como a lmp1 e a lmgt1 mas aos poucos eles acabaram substituidos por modelos novos e mais competitivos
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