ingenuity a palavra e um daqueles famosos falsos cognatos que aprendemos na escola parece que significa uma coisa quando na verdade quer dizer outra no caso ingenuity parece muito com ingenuidade mas na verdade quer dizer engenhosidade dois conceitos bem diferentes ingenuidade e a qualidade do ingenuo inocente que se deixa levar facilmente por ideias absurdas e pode ser enganado na base da conversa sem muito esforço engenhosidade por outro lado significa a capacidade de chegar a uma soluçao de forma criativa eficaz e em muitos casos surpreendente ainda nao e assinante do flatout considere faze lo alem de nos ajudar a manter o site e o nosso canal funcionando voce tera acesso a uma serie de materias exclusivas para assinantes como conteudos tecnicos historias de carros e pilotos avaliaçoes e muito mais [fo form plans] duvidamos que a nasa tenha pensado nesta ambiguidade na hora de batizar o drone ingenuity que fez historia na data de hoje 19 de abril de 2021 ao tornar se a primeira aeronave terraquea a realizar um voo controlado sobre a superficie de outro planeta o ingenuity com a ajuda das instruçoes fornecidas pela nasa e entregues atraves da mars rover levantou voo verticalmente e permaneceu no ar por 39 1 segundos com uma altura maxima de aproximadamente tres metros em relaçao ao solo em seu curto tempo no ar a aeronave pairou girou e pousou novamente parece pouco mas parafraseando neil armstrong a jornada da humanidade pelo espaço e feita de passos pequenos https //www youtube com/watch v=wmnoo2zcjxa o video nao impressiona tanto pela taxa de quadros baixissima parece uma projeçao computadorizada ou um filme em stop motion bem basico mas acredite nao foi facil mini helicoptero voce deve ter visto o ingenuity ser chamado de helicoptero e ele e exatamente isto so que e um helicoptero bem pequeno sua fuselagem e uma caixinha de 13 6 cm de comprimento por 19 5 cm de largura e 16 3 cm de altura enquanto seu trem de pouso tem 38 cm a helice do tipo coaxial ou seja tem dois rotores que giram sobre o mesmo eixo em sentidos opostos no topo tem 1 2 m de diametro e e movida por um motor eletrico de 350 watts alimentado por seis baterias sony de 35 40 wh estas sao carregadas por um pequeno painel solar sobre as helices e tem carga suficiente para cinco voos a cada 30 dias e o ingenuity pode nao ser uma maravilha em autonomia mas isso nao e desabono algum ate porque nenhuma outra aeronave feita por nos chegou tao longe [caption id= attachment_286959 align= aligncenter width= 999 ] projeçao computadorizada do ingenuity[/caption] seu nome foi dado por uma estudante americana do 11º ano equivalente ao 3º colegial no brasil chamada vaneeza rupani que enviou a sugestao para a propria nasa que promoveu um concurso para batizar o helicoptero o ingenuity chegou ate marte no rover perseverance ha exatamente dois meses em 18 de fevereiro de 2021 desprendendo se do veiculo em 3 de abril o voo aconteceu as 7h15 utc 4h15 no horario de brasilia e a transmissao do feito foi realizada tres horas depois confirmando o sucesso da operaçao como eles conseguiram decolar em marte nao e uma tarefa simples porque a atmosfera e muito mais rarefeita que na terra o ar marciano tem 1/100 da densidade do nosso ar por isso dois fatores foram essenciais para o sucesso da missao o baixissimo peso do ingenuity e a velocidade de rotaçao de suas helices https //www youtube com/watch v=vnh4yd0s8qm alem de ter construçao em fibra de carbono o helicoptero leva pouca coisa apenas a eletronica necessaria para seu funcionamento a chamada avionica que e nada mais que o cerebro do ingenuity e as duas cameras usadas para navegaçao uma monocromatica apontada para baixo para enxergar o solo e controlar a altura de voo; e uma colorida de alta definiçao que serve para orientar a direçao do voo a avionica conta com giroscopios acelerometros um altimetro e tambem sensores de temperatura e proximidade a fim de que a aeronave possa desviar de quaisquer obstaculos ou outros elementos de risco tudo controlado por um processador qualcomm snapdragon 801 o mesmo usado por diversos smartphones nos ultimos cinco anos o que o ingenuity nao tem e uma bussola pois o campo magnetico instavel do planeta marte impede seu uso com precisao com isto o ingenuity pesa apenas 1 8 kg no planeta terra em marte onde a gravidade e cerca de 1/3 da que temos o helicoptero e consideravelmente mais leve para simular as condiçoes atmosfericas e gravitacionais de marte o ingenuity foi testado aqui na terra usando uma camara de vacuoe e 900 ventoinhas de computador isso e que e aproveitamento de recursos para produzir ventos em diferentes direçoes as helices tiveram de fazer um enorme trabalho para começar elas sao mais rapidas que as helices de qualquer helicoptero terrestre enquanto elas giram a algo entre 450 e 500 rpm em media as helices do ingenuity giram a 2 500 rpm isto e necessario porque mesmo que o helicoptero seja mais leve em marte do que aqui a atmosfera rarefeita faz com que o esforço necessario para gerar sustentaçao aerodinamica seja muito maior o ato de fazer o ingenuity voar foi comparado pelos cientistas do projeto a colocar um helicoptero normal para voar a 30 000 metros de altitude algo que jamais foi feito obviamente embora seja tecnicamente um drone o que implica que os cientistas controlaram o ingenuity usando um joystick mas por mais que este fosse o cenario ideal para a nasa ele tambem era impossivel isto porque com a distancia de quase 300 milhoes de quilometros entre a terra e marte no momento a transmissao dos sinais de radio entre os dois planetas leva alguns minutos um delay que torna impraticavel o uso de um controle remoto por isso a necessidade de todos os sensores e das cameras embora so levante voo depois de receber o comando da central uma vez no ar o ingenuity esta por conta propria e agora o primeiro voo de testes apesar de bem sucedido nao foi exatamente como a nasa esperava a ideia era o ingenuity ficasse ao menos 90 segundos no ar contudo pelo menos mais quatro voos estao programados para o proximo mes em todos eles o ingenuity vai se manter dentro de uma zona segura em um raio de 100m da mars rover perseverance que no momento esta estacionada dentro da cratera de jezero a nasa nao planeja suas missoes levando em consideraçao a vida util de seus dispositivos mas e bem provavel que a perseverance e seu pequeno companheiro voador possam permanecer em marte por varios anos coletando dados tirando fotografias e enviando tudo para nos contudo eles sao so o começo nos cinco voos programados os dados coletados pelo ingenuity serao utilizados pela nasa para ajudar no desenvolvimento de novos drones seja para explorar marte seja para ir a outros planetas que tiverem atmosfera a agencia espacial acredita que a proxima geraçao de drones podera ter varios modelos com peso entre 5 e 15 kg e carga entre 500 g e 1 5 kg isto abre possibilidades para novos equipamentos de comunicaçao direta com satelites que ja estao na orbita de marte e tambem com uma possivel base movel porem a uma distancia maior que 100 metros o principal objetivo dos novos drones sera visitar regioes mais distantes de marte onde ja se sabe que ha lagos congelados e salinas que podem ou nao fornecer as condiçoes necessarias para que microbios terrestres sobrevivam e se reproduzam mas tudo começa com um pequeno passo ou melhor com um pequeno voo de 40 segundos i want to believe https //flatout com br/opportunity a historia da sonda espacial que explorou marte por 15 anos/ https //flatout com br/curiosity o carro robo que ajudou a descobrir agua em marte/ https //flatout com br/lunar roving vehicle a historia do jipe feito para rodar na lua/ https //flatout com br/os 50 anos da apollo 11 como a humanidade chegou a lua/
SEJA UM MEMBRO DA
FAMÍLIA FLATOUT!

Ao ser um assinante, você ganha acesso irrestrito a um conteúdo verdadeiro e aprofundado. Nada de jornalismo genérico e sensacionalista. Vale a pena? Clique aqui e confira os testemunhos dos assinantes, amostras livres e os benefícios extras que você poderá desfrutar ao ser um FlatOuter!
PARA LER MAIS, CADASTRE-SE OU ASSINE O FLATOUT E TENHA ACESSO LIVRE A TODO CONTEÚDO DO SITE!
JÁ POSSUI CADASTRO OU É ASSINANTE DO FLATOUT?
Este é um conteúdo restrito: pode ser uma matéria só para assinantes, pode ser porque você já atingiu o limite de matérias gratuitas neste mês.