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Jaguar chama atenção para si criando notícia do nada
Parece estúpido demais para ser acidente. Parece querer chamar atenção mesmo, deliberadamente exagerado para causar notícia. Se foi isso, é um sucesso: ontem quem passeou pelos vários cantos da rede mundial, fatalmente viu um meme ou crítica da nova propaganda da Jaguar.
O nosso Leo Contesini, por exemplo, notou que apesar de uma das frases esvoaçantes da propaganda dizer “Copy Nothing”(não copie nada), esquece que a propaganda é parecidíssima com as da Benneton dos anos 1990. Então já é uma copy de something. Mas a maioria do povo disse, com toda razão, simplesmente: cadê o carro, Jaguar? O site Carscoops perguntou para Gerry McGovern, aparentemente o responsável, se ele cheirou cocaína antes de fazer isso. Ele disse que não, que é tudo sério. É mole? A gente merece.
Bom, a empresa não tem carro para vender, e continuará assim até, pasme, 2026. Talvez esteja aí a alma do negócio: precisa de algo para chamar a atenção, para que todos lembrem que ela ainda existe. Esta semana, divulgou imagens de um novo carro camuflado em testes; depois divulgou imagens de um novo XJ elétrico cancelado; depois ainda divulgou sua iconografia nova, novos logotipos e marca. Ontem, aparece a tal da “propaganda”. Se era chamar atenção o objetivo, foi um sucesso. Não um tipo de sucesso louvável, mas… Estamos aqui falando dela, não? Maluf dizia “fale mal mas fale de mim”, e veja só: acabei de falar dele de novo!
Hoje, meio que como para tirar um pouco a pressão do “cadê o carro?”, a Jaguar mostrou um teaser de seu novo sedã, elétrico como toda a “nova Jaguar”. Este carro será uma cópia inglesa do Porsche Taycan, com a traseira sem vidro copiada da Polestar. Copy nothing, tá bom.
Aqui estávamos tentando evitar comentar muito estra reinvenção da marca inglesa. Afinal de contas, os fatos pareciam suficientes: um ano sem carro, volta de ultra-luxo elétrico, quando toda marca de luxo sofre para vender elétricos e foge disso. A Lotus hoje informou, por exemplo, que desistiu de ser 100% elétrica. E ela tem carros elétricos ultra-luxo bons para vender hoje! Criticar a estratégia parecia chutar cachorro morto.
Se for isso, apenas muito barulho significando nada, como acreditamos, é algo moralmente questionável até. Agora, se foi feito de forma séria, representando a nova marca de verdade, bem… pelo menos seria honesto. Mesmo assim, baseado nas reações, eu demitia todos os envolvidos.
Se é assim que vai sobreviver, melhor que se vá duma vez. A morte vem para todos, até as empresas, e o que se espera dela é só que quando chegue, que venha de uma forma digna. Algo que a partir de hoje, se tornou impossível para a Jaguar. (MAO)
Conheça o novo TWR Supercat
No mesmo dia que temos essa presepada da Jaguar, aparece um novo Jaguar. Na verdade, um novo-velho Jaguar, um restomod. Infelizmente não é um dos impossivelmente chiques E-types da Eagle. Não. Para infortúnio ainda maior desta moribunda marca inglesa, é um carro que parece significar a volta do Tunning. Lembra dos anos 2000? Pois é.
É um XJ-S retomod feito pela TWR. Na verdade, porém, da TWR original, sobrou só o nome; a empresa morreu faz tempo, e apenas o nome foi comprado para ser usado nesta empreitada, que também contratou o filho de Tom Walkingshaw (TWR é Tom Walkingshaw Racing) para dar legitimidade emprestando o nome.
Se você lembra, em abril deste ano a volta da empresa foi anunciada, junto com o desenho da carroceria, modificada com fibra de carbono. O desenho é assinado por um “designer digital” chamado Khyzyl Saleem. Na época, se dizia que o famosíssimo proponente do look mendigo-fashion, fora-da-lei urbano que nunca infringiu lei nenhuma, e algumas vezes restaurador de Porsche, Magnus Walker, estava envolvido também. Mas ele sumiu, agora, sem explicação.
O carro é chamado de “TWR Supercat”, e apesar do design controverso, parece muito bem-feito. É quase 10% mais leve que o original, por exemplo, pesando 1605 kg. Além do estilo extravagante, a estrutura também foi reforçada com fibra de carbono, e o subchassi usa aço inoxidável tubular T45 de alta resistência projetado pela TWR.
A suspensão agora tem amortecedores ativos e ajustáveis, enquanto um diferencial autoblocante foi instalado no eixo traseiro. A eletrônica moderna parece ser parte da nova arquitetura geral: há cinco modos de direção selecionáveis, controle de tração eletrônico e Launch Control. O motor V-12 Jaguar agora vem com 6,5 litros e supercharger, resultando em 660 cv e 74,4 mkgf. O câmbio é manual de seis velocidades.
O XJ-S é originalmente um 2+2, mas o Supercat tem apenas dois lugares. O painel de instrumentos é digital, e vem com tela central de infotainment também, com suporte para Apple CarPlay e Android Auto. Mas o resto do interior é no tema retrô.
A TWR fará 88 carros. Estão disponíveis configurações de volante à esquerda e à direita. A TWR já está aceitando pedidos nos EUA, Reino Unido, Europa, Ásia e Oriente Médio. No Reino Unido, os preços começam em £ 225.000 (R$ 1.647.000). (MAO)
Não, nada de SM para vocês
Faz dois dias que contamos aqui que Thierry Metroz, chefe de design da marca DS disse numa entrevista à revista Top Gear, que se estava estudando uma versão de produção do novo conceito SM Tribute, carro que lembrava a história do modelo Citroën SM de 1970. Como o SM era um Citroën com motor Maserati, e agora as duas empresas estão juntas debaixo da Stellantis, nada mais lógico. Seria sensacional, e estamos pedindo isso desde que a Stellantis aconteceu.
Mas parece que o Sr. Metroz é meio boca-mole, e falou antes do que devia. A resposta oficial da DS veio logo em seguida, dizendo que a ideia toda não é uma prioridade para a Stellantis, e não vai acontecer.
Infelizmente o pior da coisa, o design do conceito SM Tribute, vai sobreviver. O fastback médio DS8 pode herdar alguns detalhes visuais do SM Tribute. Com base na plataforma STLA Medium, o novo DS 8 será produzido em Melfi, Itália, junto com o novo Jeep Compass, o novo DS 7 e, um novo Lancia Gamma, planejado para 2026 com um perfil semelhante ao de um cupê.
A notícia é ao mesmo tempo uma tristeza, e um alívio. Uma tristeza pois é uma das mais incríveis oportunidades perdidas de se fazer algo verdadeiramente sensacional, um cupê de luxo Citroën-Masearti, de novo. Mas é alívio pelo medo deles fazerem isso tudo errado, o que podia muito bem acontecer. Enfim: não vai rolar. Parabéns aos envolvidos, principalmente monsieur Metroz. (MAO)
Lotus abandona plano de se tornar 100% elétrica
Em 2021, a Lotus disse que seu carro Emira seria o último veículo movido a combustão interna em sua linha, e a marca ia se tornar totalmente elétrica até 2028. Mas o futuro é impossível de prever, e os resultados da marca desde então resultaram em uma mudança de curso.
A empresa diz agora que vai continuar com carros à combustão. Na verdade disse “híbridos”, mas todo mundo sabe o que isso significa. A mudança ocorre enquanto os compradores de carros de luxo continuam a mostrar relutância em comprar elétricos, mesmo em mercados onde são populares, como a China. A Lotus, como sabemos, hoje é chinesa, parte do grupo Geely.
O CEO da Lotus, Mister Feng Qingfeng, disse a repórteres no salão do automóvel de Guangzou que a Lotus planeja desenvolver uma tecnologia “super híbrida” que combina carregamento rápido e um motor de combustão turbo, prometendo 1100 km de autonomia, de acordo com a Autocar.
Não está claro quais modelos a Lotus pretende equipar com o novo motor. Versões atualizadas do SUV Eletre e do sedã Emeya certamente poderiam usar a versatilidade adicional, pois isso abriria os carros para uma base de compradores muito mais ampla. Se mostram, hoje, 100% elétricos, absolutamente à prova de venda.
Não se sabe o futuro dos carros esporte como o Emira, que deveria ser trocado no futuro por um carro 100% elétrico também. Mas se fosse eu um cara de apostar…(MAO)
Rally Clássico São Paulo dá desconto para inscrição na 4ª etapa
Os ralis de regularidade em estrada de carros antigos e/ou especiais podem não ser provas de velocidade como em pista, mas são formas sensacionais de reunir entusiastas para usar os carros como se deve, dirigindo nas ruas. E ainda por cima, é uma competição séria, que exige habilidade e coordenação entre piloto e navegador, para completar os trechos nos tempos requeridos.
O Campeonato Rally Clássico São Paulo, é uma prova deste tipo. Criada por entusiastas e gente do meio, é um campeonato, que terá várias provas durante o ano, troféu e premiação, e um campeão do torneio no fim. O Rally não exige experiência tão pouco conhecimento sobre o assunto, basta um piloto e um navegador com um carro antigo, ou de interesse especial: há categorias para todos os tipos de carro. Fornece um ambiente tranquilo e divertidíssimo, e uma oportunidade para tirar o carro da garagem e pôr na estrada em um clima de competição amigável. E os iniciantes são sempre acolhidos por todos.
Este sábado dia 23 de novembro será a quarta e última etapa do campeonato 2024. A largada será no Frango Assado do km 34 da Rodovia dos Bandeirantes, e a prova vai terminar em um lugar especial: o campo de provas da Bridgestone! Imperdível.
Se você sempre quis participar deste evento sensacional, esta é uma boa chance; a organização está dando um ótimo desconto na inscrição, que passou de R$ 750 para R$ 650. Procure eles no site rallyclassico.com.br ou no Instagram no perfil @rallyclassicosp. Nos vemos lá! (MAO)