grande premio de eifel 11 de outubro de 2020 circuito de nurburgring na alemanha o finlandes valteri bottas conquista a pole position superando seu colega de equipe lewis hamilton por menos de 0 3 segundo a terceira posiçao do grid ficou com max verstappen mas ele nao foi o terceiro mais rapido no treino de classificaçao quem marcou o terceiro melhor tempo foi mick schumacher com seu dallara f2 2018 da prema racing que so nao largou ali nos primeiros colchetes porque seu carro nao e um f1 essa historia soa absurda nao como um novato em um f2 poderia superar dezenas de pilotos experientes em um carro de formula 1 em 1967 contudo essa historia aconteceu de verdade nao com mick evidentemente mas com um novato belga em um matra de formula 2 no mesmo circuito de nurburgring porem um pouco ao norte no lendario nordschleife seu nome — voce ja deve ter adivinhado — e jacky ickx como acontece ate hoje os campeonatos de formula 1 e formula 2 sao organizados paralelamente porem nos anos 1960 alguns grandes premios englobavam as duas categorias parece insano mas pense na 24 horas de le mans e voce vera que com um minimo de organizaçao da pra misturar todo mundo o grande premio da alemanha era um destes grandes premios que colocavam os carros de f2 e f1 juntos separados apenas pela formaçao do grid — os formula 1 ficavam na frente e os formula 2 atras evidentemente os pilotos mais rapidos da formula 1 acabavam superando os pilotos mais lentos da formula 1 especialmente naqueles tempos em que os carros eram tao confiaveis quanto assessores parlamentares e algumas voltas de classificaçao saiam do jeito que sairam mas o que aconteceu naquele inicio de agosto de 1967 foi bem diferente jim clark fez o tempo mais rapido com 8 04 1 em seu lotus 49 embalado pelo recem criado cosworth double four valve logo atras com 8 13 5 estava denny hulme com seu brabham repco o carro que lhe daria o titulo daquele ano o terceiro melhor tempo foi de jackie stewart com 8 15 2 mas isso somente se considerarmos os carros da mesma categoria porque outro jacky foi mais rapido que ele jacky ickx com um matra 1 6 de quatro cilindros cravou 8 14 0 no treino de classificaçao foi exatamente isso que esta escrito jacky ickx com um carro de f2 foi 0 5 segundo mais lento que denny hulme com o melhor carro do grid e 1 2 segundo mais rapido que jackie stewart como comparaçao o segundo melhor tempo da f2 foi de jackie oliver com 8 34 9 — quase 21 segundos mais lento e suficiente apenas para uma modesta 15ª posiçao entre os 17 carros de formula 1 inscritos para a prova mas o grid era dividido por categorias e independentemente de quao veloz voce fosse com um f2 voce teria que largar do segundo pelotao jackie ickx portanto largou da 18ª posiçao do grid atras de pilotos que foram ate mais de um minuto mais lentos que ele caso de guy ligier que fechou o treino com 9 14 4 no domingo 6 de agosto os dezessete carros de f1 e os oito de formula 2 alinharam e aguardaram em um lento movimento o sinal de largada a bandeira alema tremulou clark e hulme saltaram a frente disputando a liderança palmo a palmo nos primeiros metros ate que o motor dfv falou mais alto e garantiu a liderança para o escoces https //www youtube com/watch v=4lt01bwwehs clark fechou a primeira volta na frente com uma vantagem de 1 5 segundo sobre hulme que era seguido por gurney brabham mclaren surtees stewart e amon entre os carros de formula 2 e claro que ickx liderava a categoria com uma larga vantagem nao apenas sobre seus rivais diretos mas tambem a frente de jo siffert jo bonnier graham hill e guy ligier todos com carros de tres litros como praticamente todos os f1 daquele ano apesar da vantagem tremenda de clark os lotus estavam com problemas no acerto da suspensao naquele fim de semana hill ja havia ficado para tras e clark estava com cada vez mais dificuldade para lidar com o comportamento instavel do carro nas curvas na terceira volta ele nao pode mais segurar e tirou o pe foi passado por todos e voltou se arrastando para os boxes o problema de clark tambem favoreceu jacky ickx o belga fez a volta mais rapida e na quarta volta ja estava em quinto atras de gurney hulme brabham e stewart depois de despachar chris amon com sua ferrari e john surtees com seu honda os dois com motores 12 cilindros de tres litros [caption id= attachment_277865 align= aligncenter width= 1075 ] ickx voando na alemanha[/caption] nos boxes os mecanicos descobriram que o problema de suspensao de clark fora causado pela perda de pressao de um dos pneus que estava com apenas 10 psi enquanto isso gurney liderava e baixava cada vez mais o tempo de volta ickx fizera a volta mais rapida com 8 21; gurney ja estava nos 8 18 na quinta volta e baixou para 8 15 na sexta volta abrindo uma vantagem de 15 segundos sobre hulme o segundo percebendo que seu carro nao aguentaria uma perseguiçao a gurney hulme tirou o pe e diminuiu sua vantagem sobre o amigo chefe brabham que vinha em terceiro a aproximaçao de hulme contudo nao livrou brabham da maior pressao que estava sofrendo naquela prova o problema nao era o atual campeao estar sendo superado de longe por seu amigo funcionario mas estar sendo sufocado por jacky ickx em um carro de formula 1 como estava acontecendo ate entao a historia so mudou na oitava volta quando chris amon provavelmente prevendo a bronca de enzo caso terminasse atras de um f2 frances decidiu enfiar sua ferrari entre brabham e ickx devolvendo o jovem belga a quinta posiçao ickx passaria as proximas quatro voltas ali e encerraria sua corrida atras de amon brabham hulme e gurney mas nao terminaria em quinto na 12ª volta a apenas tres voltas do final a suspensao dianteira do seu carro frances nao suportou as irregularidades de nurburgring e a ousadia de ickx e colapsou deixando ickx fora da classificaçao final na mesma volta gurney que liderava a prova abandonou com uma semi arvore quebrada entregando a vitoria de bandeja para denny hulme que acabou recompensado pela paciencia e pela sagacidade de conservar seu carro ao nao perseguir o americano brabham e amon completaram o podio e surtees ficou com quarto [caption id= attachment_277863 align= aligncenter width= 2000 ] os oceanicos brabham hulme e amon no podio alemao[/caption] na quinta posiçao ficou jackie oliver tambem com um matra porem com mais de cinco minutos de diferença para surtees seu ritmo nem de longe era parecido com o de ickx que chegou a ameaçar jack brabham e brigou pela terceira posiçao o desempenho de ickx contudo lhe rendeu um lugar no gp da italia daquele ano a bordo de um cooper ele terminou em sexto mas foi o penultimo a terminar prova a duas voltas do vencedor john surtees em 1968 ele foi contratado pela ferrari e dividiu as garagens da escuderia com chris amon naquele mesmo ano ele conquistou seu primeiro podio um terceiro lugar no gp da belgica sua quinta corrida na f1 e venceu pela primeira vez no gp da frança em rouen sua setima corrida na formula 1 ickx voltou a nurburgring em 1968 com a ferrari 312 e terminou a prova em quarto lugar na temporada seguinte ele conquistou sua segunda vitoria no gp da alemanha no mesmo nordschleife em que colocou um carro de formula 2 entre os mais rapidos do grande premio de 1967
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