uma noticia aparentemente bombastica circula nos ultimos dias a lamborghini pretende fabricar esportivos eletricos em santa catarina na ultima quinta feira 22 a governadora do estado daniela reinehr recebeu representantes da empresa no centro administrativo do governo de sc a fim discutir um possivel acordo ainda nao e assinante do flatout considere faze lo alem de nos ajudar a manter o site e o nosso canal funcionando voce tera acesso a uma serie de materias exclusivas para assinantes como conteudos tecnicos historias de carros e pilotos avaliaçoes e muito mais [fo form plans] a reuniao aconteceu mesmo e a pauta envolveu diversos aspectos da instalaçao da lamborghini na capital catarinense alem de fabricar esportivos eletricos a empresa tambem pretende construir um condominio fechado na cidade de governador celso ramos inaugurar um novo centro de desenvolvimento tecnico no sapiens parque em florianopolis e licenciar diversos produtos roupas acessorios miniaturas e ate elevadores so tem um problema a empresa em questao nao e a automobili lamborghini s p a sediada em sant agata bolognese ela e uma empresa mexicana chamada lamborghini latinoamerica e apesar de ser mesmo a dona dos direitos sobre a marca na america latina nao tem qualquer tipo de afiliaçao com lamborghini de verdade la da italia ao contrario a lamborghini de verdade que hoje pertence a volkswagen e continua com sua sede em sant agata bolognese na italia nao apenas nega qualquer envolvimento com a lamborghini latinoamerica como tambem tenta ja ha alguns anos impedir que a empresa continue a usar seu nome de forma indiscriminada sem sucesso mas como isso aconteceu e quem esta por tras disso respostas a seguir a lamborghini hoje esta em uma situaçao confortavel sob a asa da volkswagen e atuando em conjunto com a audi a lamborghini caminha para ser uma das ultimas a abandonar os motores grandalhoes e naturalmente aspirados e tem ao menos dois novos modelos previstos para chegar ainda nesse ano sem falar nos projetos feitos sob encomenda prototipos e versoes especiais que sao apresentados regularmente mas nem sempre foi assim a maneira de outras fabricantes iconicas ja extintas a lamborghini fazia carros incriveis inesqueciveis mas nao conseguia transforma los em dinheiro portanto antes de ser acolhida pelos alemaes a lamborghini trocou de maos algumas vezes e quase foi a falencia e no meio desse processo abriu espaço para que um mexicano joan ferci criasse sua propria lamborghini totalmente dentro da lei diga se de boas intençoes joan ferci e a alcunha bem sacada por sinal jorge antonio fernandez garcia empresario mexicano que pode ser acusado de varias coisas menos de nao gostar de verdade da lamborghini dono de um diablo 1992 desde zero quilometro ele era um fornecedor da chrysler no mexico quando a lamborghini pertencia a gigante de detroit a chrysler comprou a lamborghini em 1987 interessada na expertise de seus engenheiros na criaçao de esportivos ha um dedo deles no v10 do dodge viper ate e na possibilidade de criar um esportivo americano de alto nivel foi na era chrysler que a lamborghini finalmente substituiu o countach que ja era um anciao pelo diablo e criou um dos posteres mais famosos do mundo no processo mas a chrysler nunca foi referencia em finanças e percebeu que era melhor nao de ter uma fabricante de superesportivos italiana entre suas despesas vendendo a lamborghini a um grupo de investidores na indonesia em 1994 quatro anos depois em 1998 a volkswagen comprou a lamborghini e garantiu seu futuro nesse meio tempo joan ferci viu a oportunidade e a agarrou na ansia de tornar a lamborghini uma empresa lucrativa e vende la mais caro depois os investidores indonesios estavam abertos a qualquer coisa sabendo disso joan os procurou com a proposta de se tornar o importador oficial da lamborghini no mexico e os entao proprietarios da fabricante aceitaram ate ai tudo normal esse modelo de negocio e comum ate hoje no segmento dos carros exoticos com importadoras independentes tornando se representantes oficiais de fabricantes no mundo todo o detalhe estava no contrato hecho en mexico joan ferci assinou um contrato com robert braner antigo presidente da lamborghini nos estados unidos e michael kimberley que era o ceo da automobili lamborghini s p a na epoca o contrato previa nao apenas a importaçao do recem lançado diablo mas sua montagem no mexico durante uma entrevista concedida ao site argentina autoblog em 2006 o proprio ferci contou que nao foi dificil chegar a um acordo insinuando que as pessoas que cuidavam da lamborghini na epoca nao estavam muito preocupadas com os detalhes do acordo desde que no fim de tudo a marca estivesse presente em outro pais eles me cederam os direitos de uso da marca na america latina por 99 anos naquele periodo [em quatro anos] montei 23 exemplares do diablo dos quais 20 foram vendidos nos eua e os tres restantes foram para a italia contou o empresario novamente apesar do prazo de validade absurdo o contrato nao parecia tao estranho mas havia uma clausula que tornava tudo diferente ele permitia que joan ferci realizasse suas proprias modificaçoes no projeto para todo o mercado latino americano e foi exatamente isso que ele fez em 1998 quando foi a compra da lamborghini pela volkswagen foi concretizada os alemaes estavam plenamente cientes de que na america latina a marca lamborghini pertencia a joan ferci e tambem sabiam que ele para efeito pratico tinha os direitos sobre o projeto do diablo sob a nova direçao a lamborghini começou o desenvolvimento do sucessor do diablo o murcielago que foi apresentado em 2001 era o primeiro projeto totalmente novo da lamborghini em 11 anos trazendo evoluçao em todos os sentidos e enfim o potencial da fabricante foi plenamente explorado era provavelmente o melhor lamborghini de todos os tempos uma batalha legal pelo diablo e pelo uso da marca na america latina nao estava no topo da lista de prioridades assim amparado pela lei a lamborghini latinoamerica seguiu trabalhando em cima do diablo o resultado foi um novo supercarro o lamborghini coatl inicialmente chamado eros o carro pode ser definido tranquilamente como um diablo com bodykit e nao dos melhores com farois afilados entradas e saidas de ar dispostas de forma aleatoria e uma versao de 635 cv do motor v12 original como sua unica qualidade ele teve apenas tres unidades fabricadas e duas vendidas uma delas ainda esta com joan ferci e aparece de vez em quando em eventos de classicos nao satisfeito o empresario logo bolou outro diablo mutante o lamborghini alar 777 que tinha esse nome por causa dos supostos 777 cv em seu v12 ele tambem era um carro esquisito com para brisa e vidros laterais interligados e extremamente recuados pareciam entradas no cabelo de um cara com calvicie precoce um bico na dianteira e farois extremamente alongados segundo ferci contou ao argentina autoblog foram feitos dois carros mas so um deles apareceu em publico dizem que ele foi levado para buenos aires e de la nunca mais saiu ele nao e a cara do lamborghini italdesign cala vaporware voce ja ouviu falar desses carros e provavel que nao ou que ja soubesse que evidentemente a lamborghini nao os considera seus filhos mesmo que eles sejam feitos por uma empresa que aos olhos da lei e uma lamborghini tao legitima quanto aquela que fica em sant agata bolognese a essa altura e obvio o porque esses carros sao o que ha de mais puro vaporware produtos anunciados que podem ate ganhar prototipos e aparecer em publico mas nunca chegam de fato ao mercado geralmente porque sao inviaveis e bons demais para ser verdade ou delirantes e nao muito bons e nem sao de verdade dificilmente esses carros estao a altura de carregar o nome lamborghini e tem muito mais cara de algo feito simplesmente porque joan ferci tem os meios e consegue lucrar alguma coisa com os direitos sobre a marca claro existem fotos deles e ferci garante que alguns foram exportados mas ha pouca evidencia factual disso pelo menos esses dois tem fotos ja o projeto mais recente outro carro baseado no diablo so ganhou projeçoes e sketches apresentado em 2016 o chamado lamborghini l a vision era mais parecido com um lamborghini de verdade e ja foi prometido para a argentina onde se enquadraria na lei dos fora de serie no uruguai e no paraguai agora veja bem um lamborghini fabricado por um mexicano no paraguai algum palpite sobre por que ele nunca virou realidade nenhuma das promessas foi cumprida nos ultimos anos e agora joan ferci diz que vai fabricar um superesportivo eletrico em santa catarina sem querer apontar dedos e tirar conclusoes precipitadas arriscamos dizer com razoavel confiança que esse carro nunca vai sair do papel mesmo que seja por influencia da lamborghini a verdadeira la da italia uma empresa que tambem ja praticou alguns atos no minimo questionaveis mas nem de longe tao graves estamos falando do recorde do aventador em nurburgring caso voce nao tenha ligado os pontos impasse juridicamente o caso encontra se em uma especie de limbo o grupo volkswagen como mencionamos mais acima tem ciencia da existencia da lamborghini latinoamerica e agora que a marca encontra se financeiramente estavel estuda formas de impedir joan ferci de continuar usando o nome lamborghini da forma que quer na america latina situaçao que so nao e pior para a marca porque na pratica faltam ao mexicano meios para produzir carros que possam de alguma forma ameaçar a lamborghini no mercado latino americano nao ha muito o que fazer joan ferci contou ao argentina autoblog que pelo visto o melhor que a lamborghini pode fazer e tentar um acordo amigavel com ele que nao parece muito interessado ao contrario na ocasiao da entrevista ele garantiu que vai tentar aproveitar o maximo possivel as decadas que faltam para o fim do contrato [caption id= attachment_287597 align= aligncenter width= 999 ] l a vision o lamborghini mexicano paraguaio que nao existe[/caption] da nossa parte impossivel nao lamentar a escolha feita por joan ferci nosso palpite e que ele agora interessou se pelos incentivos fiscais que vem sendo concedidos a empresas que se dizem comprometidas com o desenvolvimento de carros eletricos e por isso acabou ressurgindo em um ambiente sedento por investimentos caso do brasil nesta pandemia mas ele poderia aproveitar que e o detentor legal da marca lamborghini na america latina para de fato vender carros da lamborghini e ele ate poderia de forma totalmente legitima e possivelmente muito lucrativa vender carros modificados com bodykits prontos os novitec ou liberty walk por exemplo com sua propria marca e exatamente por isso que toda a operaçao da lamborghini lationamerica e tao suspeita por que nao vender carros que as pessoas querem em vez de vagar pela america latina de promessa em promessa
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