FlatOut!
Image default
Zero a 300

O novo SUV da Peugeot no Brasil, a aposentadoria de Kimi Räikkönen, Salão do Automóvel em Interlagos e mais!

Bom dia, caros leitores! Bem-vindos ao Zero a 300, a nossa rica mistura das principais notícias automotivas do Brasil e de todo o mundo. Assim, você não fica destracionando por aí atrás do que é importante. Gire a chave, aperte o cinto e acelere conosco!

O Zero a 300 é um oferecimento do Autoline, o site de compra e venda de veículos do Bradesco Financiamentos. Nesta parceria, o FlatOut também apresentará avaliações de diversos carros no canal de YouTube do Autoline – então, clique aqui e se inscreva agora mesmo (e não esqueça de ativar o sininho)!

 

Novo crossover brasileiro da Peugeot será o 1008

Projeção: Kleber Silva

O site francês L’Argus apurou nesta semana que a Peugeot terá um novo SUV compacto, batizado 1008, produzido no Brasil. Para muita gente esse novo SUV é novidade, mas se você acompanha o Zero a 300 diariamente, já sabe do que se trata: é o mesmo SUV sobre o qual falamos em março deste ano, com detalhes concretos narrados por quem teve contato com o futuro modelo.

Na ocasião, mencionamos que ele poderia compartilhar sua plataforma com o Fiat Pulse, que usa uma variação modernizada da plataforma do Argo. Os franceses, contudo, apuraram que ele será baseado na plataforma CMP, a mesma do Citroën C3 que será produzido no Brasil a partir de 2022, o que também é plausível e muito provável, considerando a adequação da fábrica de Porto Real para esta plataforma.

Além disso, nossa fonte relatou que o SUV terá o novo padrão de design interno da Peugeot, com quadro de instrumentos e sistema multimídia integrados, formando um único painel contínuo até o topo do console central. Como isso normalmente faz parte da arquitetura da plataforma, o uso da plataforma Fiat nos parece menos provável.

Projeção: Kleber SIlva

Atualmente há diversas projeções do modelo divulgadas na mídia, todas muito fieis, porém todas com a coluna C fechada, semelhante à do Citroën C3, enquanto o modelo Peugeot, segundo nossas fontes, terá uma janela naquele ponto do carro.

O modelo deverá ser equipado apenas com o motor 1.0 turbo GSE da Fiat, com cerca de 120 cv. O modelo ficará posicionado entre o 208 e o 2008, o que indica que seu preço deverá ficar na faixa dos R$ 90.000 a R$ 110.000. (Leo Contesini)

 

Kimi Räikkönen anuncia que vai se aposentar no fim da temporada

É o fim de uma era: Kimi Räikkönen anunciou nesta semana que vai pendurar o capacete ao fim desta temporada. O piloto deu a notícia através de suas redes sociais. Aos 41 anos, ele é o mais velho piloto no grid da Fórmula 1.

“É isso. Esta será minha última temporada na Fórmula 1. Foi uma decisão que eu tomei no inverno passado. Não foi uma decisão fácil, mas depois dessa temporada será tempo de coisas novas. Ainda que a temporada ainda esteja em curso, quero agradecer à minha família, todas as minhas equipes, todos os envolvidos em minha carreira nas pistas e especialmente a todos os excelentes fãs que torcem por mim há tanto tempo.”

Kimi Räikkönen estreou na Fórmula 1 em 2001, há exatos 20 anos, com um hiato entre 2010 e 2011. O “homem de gelo” passou por Sauber, McLaren, Ferrari, Lotus e Alfa Romeo. Com a McLaren, foi vicecampeão em 2003 e 2005. Em 2007, seu ano de estreia na Ferrari, Räikkönen conquistou seu primeiro e único título.

Em 2010, Räikkonen decidiu deixar a Fórmula 1 para experimentar novas categorias – começando pelo WRC, que disputou em 2010 pela equipe de Tommi Mäkinen, e em 2011 por sua própria equipe, a Ice 1. Ele ficou em décimo lugar nas duas temporadas que disputou no Mundial de Rali. No ano de 2011, Räikkonen também deu uma chance à Nascar, e terminou em 15º lugar em sua corrida de estreia – desempenho excelente para um novato.

Em 2012, Räikkonen decidiu voltar à Fórmula 1 e assinou um breve contrato com a Lotus. E ele voltou extremamente competitivo, terminando aquela temporada na terceira colocação geral. Em 2014, Räikkonen retornou à Ferrari, permanecendo na Scuderia até 2018 – ano em que, novamente, encerrou a temporada em terceiro no campeonato. Para um piloto já perto dos 20 anos de carreira na F1, foi um resultado notável.

Os últimos anos de Kimi Räikkonen foram com a Alfa Romeo, e marcaram uma queda no desempenho do piloto, que não chegou mais aos dez primeiros e, no momento, é o 17º na temporada de 2021. Ainda assim, Räikkonen é notável por sua consistência ao longo de duas décadas na mais alta categoria do esporte a motor.

E, claro, o finlandês também é um dos mais carismáticos e queridos pelos fãs. Apesar da alcunha de “homem de gelo”, a dita frieza de Räikkonen está mais para espontaneidade – respostas curtas e sinceras a perguntas de repórteres, sem meias palavras, deram origem a diversos momentos engraçadíssimos registrados em vídeo; bem como as trocas de palavras secas no rádio do carro, que são uma verdadeira mina de ouro para frases célebres.

“Esse pode ser o fim da Fórmula 1 para mim, mas há muito mais coisas na vida que eu quero viver e aproveitar”, completou Räikkönen. (Dalmo Hernandes)

 

Salão do Automóvel de 2022 pode ser realizado em Interlagos

 

A empresa de eventos RX, antiga Reed Exhibitions, responsável pela organização do Salão do Automóvel, pretende transferir o evento para o Autódromo de Interlagos.

De acordo com a Agência AutoData, a RX irá apresentar em breve uma proposta para realocar o evento, que em suas duas últimas edições foi realizado no São Paulo Expo, na capital paulista. A ideia é convencer fabricantes e investidores a aceitar o novo local na edição de 2022.

Mudar o Salão do Automóvel para Interlagos exigiria antecipar o evento em alguns meses. O Salão geralmente acontece em novembro, mês no qual Interlagos se prepara para o Grande Prêmio do Brasil de Fórmula 1. Por conta disso, a ideia da RX é transferir o Salão do Automóvel para o mês de agosto.

A produtora também pretende transformar o Salão do Automóvel em uma marca, rebatizando o evento como São Paulo Motor Experience by Salão do Automóvel. Além do novo nome, a mudança deve incluir uma reformulação completa, acrescentando, além da área de exibição tradicional, espaços interativos com test drives de veículos e apresentações off-road, por exemplo. (Dalmo Hernandes)

 

Jaguar apresenta série de continuação do C-Type

A Jaguar acaba de anunciar um novo carro antigo. Isso mesmo: o emblemático Jaguar C-Type, que vem se juntar ao XKSS, ao E-Type Lightweight  e ao D-Type na linha de recriações da fabricante britânica.

O anúncio foi feito em comemoração aos 70 anos da vitória do C-Type nas 24 Horas de Le Mans. Como os outros antes dele, o C-Type Continuation será feito usando peças de estoque antigo e com as mesmas especificações da época. O motor será um seis-em-linha de 3,4 litros aspirado de 220 cv, ligado a uma caixa de quatro marchas. Entre os componentes originais de época estão os carburadores Weber e a bomba hidráulica Plessey, que serão recondicionados para ficarem como novos.

A Jaguar Land Rover Classic, responsável pela construção do carro, garante que ele é superior ao original. “Esta é a melhor versão do C-Type”, diz o diretor Da JLR Classic, Dan Pink. “Pegamos os desenhos técnicos originais da época e juntamos tudo digitalmente, e foi a partir dali que os engenheiros trabalharam.”

Os compradores poderão escolher entre 12 cores diferentes para a carroceria, e a pintura pode incluir os roundels para numeração nas laterais. O interior, por sua vez, terá 8 opções de cores para o revestimento de couro. Como serão feitos apenas oito carros, jamais poderemos ver todas as combinações de pintura e interior. Os carros serão entregues a partir do ano que vem. (Dalmo Hernandes)