conseguem imaginar a porsche sem o 911 claro que nao todo fabricante que ja significou algo proprio e realmente unico tem um produto assim carros que simbolizam sozinhos o significado da marca que sao o centro de sua existencia e por continuar a fazer 911 que a porsche pode tambem vender peruas 4x4 com plataforma compartilhada de outras marcas mais mundanas que ninguem reclama ainda e a porsche que sempre foi quase como um animal espirito que guia e protege a marca carros assim sao importantissimos para a saude das empresas principalmente a longo prazo se afastar completamente de seu significado original e possivel claro mas so se conseguir ser diferente de outra forma fazer carros iguais da concorrencia com alguma vantagenzinha em preço e equipamentos alem de chato pacas e pessimo para saude a longo prazo a lucratividade e baixa a concorrencia e alta e sempre pode aparecer um japones coreano ou chines que faz isso muito melhor que voce para ficar no mesmo exemplo e so imaginar a porsche fazendo apenas cayenne sem a excelencia dos 911 puxando o inconsciente coletivo para marca e criando seu know how tecnico porque nao um audi q7 menos caro ou um mercedes benz cai na vala comum o 911 vende bem mas mesmo se um dia der prejuizo certamente nao morre necessario como base de tudo [caption id= attachment_252692 align= aligncenter width= 999 ] a porsche sabe nao existe sem 911[/caption] existem outros exemplos claro como o serie 3 na bmw e o classe s na mercedes benz ambos ainda vivos mas com decrescente importancia estrategica em ambas as marcas o que sera delas sem eles quando inevitavelmente acabarem tendencia atual permanecendo o tempo dira incrivel como a industria tem dificuldade de entender isso o metafisico nao pode ser medido e hoje o que nao e mensuravel e simplesmente invisivel sem lideres que entendem o mundo dos carros profundamente e tem uma visao estrategica de criar um futuro e nao apenas aceita lo o carro converge cada dia mais para uma visao unica e imutavel ultrapassada em sua essencia um exemplo claro da importancia disso para um futuro a longo prazo esta na historia da citroen e na visao de seu maior engenheiro andre lefebvre com ele a empresa se tornou importantissima admirada e copiada mundo afora enquanto lefebvre projetou seus carros a citroen era um claro lider da industria lucrativa e em crescimento franco hoje decadas depois e apenas um coadjuvante e decai constantemente em tamanho como isto aconteceu e o que contaremos hoje lefebvre e voisin andre lefebvre nasceu praticamente junto com os primeiros automoveis em 1896 sua formaçao e incomum para a epoca formou se em engenharia aeronautica no ano de 1915 era uma novissima ciencia entao claro e a sua escola era nova e unica no mundo a ecole superieur de l aeronautique formando se bem no meio da primeira grande guerra vai imediatamente trabalhar para a avions voisin de paris [caption id= attachment_252701 align= aligncenter width= 300 ] lefebvre aos 30 anos de idade[/caption] gabriel voisin e um famoso pioneiro da aviaçao tanto por sua incrivel capacidade tecnica quanto por sua conhecida personalidade excentrica voisin foi o primeiro a fazer um aviao totalmente em aço algo entao tabu era tambem extremamente orgulhoso de seus feitos e sua capacidade intelectual e um frances de estirpe de uma epoca muito diferente adorava almoços longos e bem feitos seguido de uma boa soneca e mantinha amantes e affairs para todo lado que ia era tambem direto franco e sem papas na lingua uma caracteristica que lhe presenteou amigos fieis e inimigos vorazes em igual quantidade mas lefebvre nunca foi chamado de imbecile como tantos outros que trabalhavam com voisin foi com a cara de lefebvre desde o inicio e tratava o como aprendiz e seu unico conselheiro tecnico uma das poucas pessoas que este notorio cabeça dura ouvia o inicio de uma longa amizade [caption id= attachment_252707 align= aligncenter width= 800 ] voisin c1 1919[/caption] ao fim da guerra voisin procurava outra coisa para ocupar sua fabrica agora sem os contratos militares que a fizeram crescer exponencialmente dois engenheiros que trabalharam na renault artaud e dufresne oferecem um projeto e um automovel de luxo e 4 prototipos prontos a avions voisin sem ao menos mudar o nome passaria a fabricar automoveis a partir de 1919 mas e claro que voisin e lefebvre nao se contentariam em apenas produzir o projeto de outros o voisin c1 primeiro carro diferia muito dos prototipos iniciais fruto de extenso programa de testes conduzidos pessoalmente por voisin e lefebvre a principal freios nas rodas dianteiras entao rarissimos o motor era um 4 em linha de 4 litros com distribuiçao por um sistema knight de dupla camisa voisin adorou o sistema e foi o seu maior desenvolvedor [caption id= attachment_252709 align= aligncenter width= 999 ] c22 coupe 1931[/caption] era uma epoca muito diferente o automovel ainda era um grande desconhecido com muitas tecnicas hoje comuns ainda a serem descobertas a dupla da voisin mais interessada em estruturas e comportamento dinamico por sua experiencia com avioes agiu diferente da maioria dos pioneiros aqui ao inves de se concentrar em motores o comportamento dinamico foi sua maior preocupaçao sozinhos sem influencia ou experiencia anterior pesquisam a ciencia do automovel a partir de teoria pura e experiencia em testes desse extenso estudo de comportamento vem um conjunto de regras primarias que seriam seguidas a risca pelos dois dali em diante mesmo trabalhando em outras empresas parecem simples e obvias hoje mas sao importantissimas para o avanço do estado da arte elas eram o peso do motor e cambio deve estar dentro do entre eixos o centro de gravidade cg deve estar a frente do centro do entre eixos o centro de gravidade deve estar o mais baixo possivel o centro de pressao aerodinamico deve estar atras do centro de gravidade os freios dianteiros devem ser mais potentes que os traseiros o eixo do pino mestre deve coincidir na altura do chao com o centro das rodas dianteiras em outras palavras o raio de rolagem deve ser igual a zero o peso total do veiculo deve ser o menor possivel area frontal menor possivel e um desenho aerodinamico eficiente hoje conhecemos como cx baixo [caption id= attachment_252708 align= aligncenter width= 740 ] o carro de competiçao c6 laboratoire de 1923 monobloco[/caption] por anos a avions voisin fabricou carros de altissimo preço e alto desempenho seguindo estas regras basicas que faziam veiculos extremamente rapidos para viagens em estrada seguros e previsiveis em comportamento equilibrados e bem pensados somente a crise economica dos anos 1930 fez que a empresa desaparecesse por fim em 1939 lefebvre vai trabalhar na renault em 1932 mas nao se adapta a conservadora e rigida empresa ao mostrar seus planos para um moderno carro de traçao dianteira tem um bate boca homerico com ninguem menos que louis renault e e sumariamente demitido andre citroen ao fim da primeira guerra andre citroen tambem precisa dar uma nova missao a sua enorme fabrica de muniçao localizada no cais de javel em paris como voisin resolve fazer automoveis mas com uma diferença crucial decide que seria o henry ford da frança produzindo carros em massa a preços reduzidos [caption id= attachment_252693 align= aligncenter width= 922 ] citroen 5cv 1924[/caption] a citroen tem grande sucesso nos anos que se seguem o pequeno 5cv de 800 cm³ e especial sucesso tao grande que e copiado descaradamente pela opel na alemanha citroen processou mas sem grandes resultados a marca rapidamente cresce e se expande citroen era um industrial altamente habilidoso com grande experiencia em produçao em massa sabia se promover tambem de 1925 a 1935 a torre eiffel era iluminada por um enorme letreiro com o nome da empresa em 1923 compra uma licença da budd americana para produzir carrocerias totalmente em aço estampado e com isso da um enorme salto de produtividade continuava a crescer ate 1930 quando a crise economica faz as vendas baixarem andre citroen era otimista por natureza e um famoso jogador nos cassinos europeus sua ideia para resolver os problemas da crise dos anos 1930 era inovadora criar um novo veiculo que usando todas as inovaçoes disponiveis na epoca seria tao avançado que pudesse ser vendido praticamente inalterado por anos a fio pelo menos dez e usando as novas tecnicas de produçao em massa com estampos gigantes e maquinario pesado fosse tambem extremamente barato de produzir so precisava de um tecnico para fazer real suas ideias seus engenheiros nao tinham nem inclinaçao nem capacidade para tal conversando com o amigo gabriel voisin descobre que este tem uma pessoa perfeita para a missao o entao desempregado andre lefebvre traction avant a missao de nosso heroi na citroen nao e nada facil sem um cargo especifico tinha apesar disso carta branca do dono da empresa para realizar o projeto do novo carro de traçao dianteira e um prazo impossivel 13 meses para o lançamento marcado para 18 de abril de 1934 no salao de paris um carro comum ja seria dificil de se realizar em tao pouco tempo mas o que citroen queria era tudo menos comum traçao dianteira como o ruxton que conhecera na budd dos eua carroceria toda em aço estampado monobloco com baixo centro de gravidade e espaço interno generoso suspensao independente dianteira ah e transmissao automatica tudo coisa novissima topo da tecnologia e nunca antes testada em produçao somente a aparencia devia ser tradicional para nao espantar os clientes com muita aerodinamica esquisita [caption id= attachment_251645 align= aligncenter width= 999 ] o cavalo puxa a carroça e nao ao contrario o revolucionario traction avant 1934[/caption] a transmissao automatica foi um dos maiores problemas citroen fora convencido da sua viabilidade por seu inventor dimitri sensaud de lavaud filho de um riquissimo barao frances dono de plantaçoes de cafe no brasil sensaud de lavaud era naturalizado brasileiro e aqui um pioneiro da aviaçao de osasco mas entao morava em paris onde tentava vender seu desenho de transmissao automatica a ideia era otima mas o mecanismo inventado por lavaud nao acaba por ser abandonada depois de muito teste suor e lagrimas por parte de uma exasperada equipe de engenharia da citroen mas o resto do carro saiu as custas de dias longos de trabalho sete dias por semana de uma multidao de gente liderada por andre lefebvre o citroen 7cv traction avant tinha o monobloco em chapa a traçao dianteira e o otimo espaço interno que andre citroen queria mas era mais que isso [caption id= attachment_252695 align= aligncenter width= 999 ] um traction avant 11cv comerciale versatil[/caption] lefebvre colocou sua marca e as algumas regras que definira com voisin sobre como deveria ser um automovel no carro da citroen o motor era central dianteiro por isso o raio de rolagem era zero o centro de gravidade baixissimo a suspensao bem pensada o carro era extremamente veloz mesmo com motores fracos mas ainda assim confortavel de suspensao um comportamento seguro sem vicios previsivel que ganhou fama como impossivel de capotar dali em diante os citroen poderiam carregar o nome do fundador mas eram indubitavelmente criaçoes de andre lefebvre e o fundador nao duraria muito a ultima e maior aposta de andre citroen seria vitoriosa no fim so nao para ele ao criar o novo carro em um ambiente de vendas em queda contraiu dividas cada vez maiores ate ser incapaz de paga las pouco depois do lançamento a empresa acaba nas maos do maior credor a michelin e andre citroen sem duvida por causa do stress vem a falecer de cancer no estomago nao muito depois em julho de 1935 a michelin colheria os frutos da aposta depois de alguns problemas de durabilidade iniciais o traction avant e um sucesso estrondoso e dura ate 1954 em produçao duas vezes mais do que sonhava citroen e tambem um carro adorado pelos seus donos e admirado pela concorrencia; um salto tecnologico como poucas vezes se viu um sucesso completo de publico e critica e importante notar aqui consolida na cabeça de todo mundo o que e um carro de marca citroen nos braços da michelin depois da segunda guerra a citroen agora apoiada por seu novo dono tem os melhores anos de sua historia a michelin era uma empresa fortemente calçada em alta tecnologia e da bastante liberdade para andre lefebvre e seu agora poderoso bureau d’etudes [caption id= attachment_252697 align= aligncenter width= 999 ] 2cv minimalista e genial [/caption] primeiro vem o 2cv um guarda chuva sobre rodas criado para os fazendeiros franceses com suspensao inovadora traçao dianteira e o primeiro carro desenhado para levar uma grande novidade o pneu radial michelin x mas e no substituto do traction avant que lefebvre se dedica se esforçando para avançar ainda mais o estado da arte do automovel e consolidar a reputaçao e o significado da marca em 1955 aparece o citroen ds para um mundo que o recebe de queixo caido [caption id= attachment_252698 align= aligncenter width= 999 ] citroen ds 1955 compare com um chevrolet do mesmo ano [/caption] o esquema basico de motor central dianteiro e transmissao dianteira continuava mas o carro era inovador de uma forma dificil de explicar em poucas linhas o desenho moderno de flaminio bertoni era incrivelmente avançado frente a seus contemporaneos uma nave espacial em meio aos rabos de peixe americanos a bitola traseira era menor que a dianteira algo que lefebvre usara em voisins de competiçao nos anos 1920 e que julgava ideal para traçao dianteira a suspensao tinha raio de rolagem zero claro a transmissao era agora semi automatica mas a maior inovaçao veio no sistema de mola amortecedor simplesmente porque nao havia mola nem muito menos amortecedor em seu lugar fluido hidraulico em alta pressao controlado por esferas de nitrogenio esse circuito de alta pressao tambem dava assistencia aos freios e a direçao o pedal do freio era um cogumelo de borracha preta que respondia a pressao e nao ao movimento maluco psicodelico revolucionario profundamente diferente mostrava uma independencia de pensamento principalmente totalmente ausente do mundo de hoje [caption id= attachment_252700 align= aligncenter width= 273 ] corte na roda do ds pino mestre ao centro da banda de rodagem como lefebvre gostava[/caption] o ds seria outro grande sucesso e de novo duraria 20 anos em produçao morrendo so em 1975 a ideia de andre citroen funcionou como um relogio mesmo muito depois de sua morte carros avançados que podiam ficar anos a venda sem mudança ainda no topo da categoria vendidos a preço bom cheio caro com lucro mas seria a ultima obra de andre lefebvre em 1958 uma doença rara deixa metade de seu corpo paralisado passa seus ultimos anos definhando acamado ate falecer em 1964 legado o sistema hidropneumatico do ds e unico da citroen produzido em serie em uma instalaçao incrivel uma fabrica com temperatura e ambiente controlado limpissima onde mecanica de precisao e fabricada em volumes nunca antes vistos um sistema caro claro nao so no numero de componentes como tambem na produçao onerosa mas a citroen acreditava que era sua vantagem tecnica sua proposta diferente e melhor por anos ainda foi equipamento basico em todo carro da marca acima de um certo preço de venda mas mostrou se tambem uma inovaçao sem futuro e limitada somente a ela os sistemas de suspensao normais mais baratos evoluiram muito durante os anos fazendo a diferença de desempenho nao valer a pena o gasto extra apenas a mercedes benz usa o sistema por alguns anos nos classe s alem da citroen mas ainda hoje em termos absolutos funcionais e simplesmente o melhor sistema ja criado veja os tempos de slalom de um xantia activa carro de 30 anos atras quase compare com carros modernos e chore [caption id= attachment_252702 align= aligncenter width= 999 ] citroen sm 1970[/caption] depois de lefebvre a historia atropela a citroen incentivada pelo dinamico pierre bercot a marca lança um belissimo cupe chamado sm baseado no ds mas com motor maserati v6 para garantir o fornecimento do motor acaba quase por acidente como dona da marca italiana o carro obviamente fruto de um investimento enorme e lançado bem no inicio de uma serie de crises do petroleo e vende pouco depois disso para completar vem a comotor uma fabrica gigante de motores rotativos wankel em luxemburgo criada como uma fabrica de suspensao hidropneumatica climatizada detalhada precisa e carissima outro fracasso enorme esses dois fracassos em seguida fazem a empresa falir novamente ao mesmo tempo em que lançava o substituto do ds em 1975 chamado de cx este e junto com o bx lançado um pouco mais adiante o ultimo citroen criado no espirito de lefebvre hidropneumatico eixo traseiro de bitola mais estreita desenho aerodinamico direçao com raio de rolagem zero apenas o motor transversal dianteiro a frente do eixo desviava um pouco da tradiçao mas com fundo tecnico o carro ficava melhor assim [caption id= attachment_252704 align= aligncenter width= 999 ] citroen cx 1976[/caption] a empresa acaba comprada pela arqui conservadora peugeot para criar o grupo psa o resultado voce ja sabe a gradual normalizaçao dos citroen que hoje sao absolutamente comuns o cx foi substituido pelo xm de 1989 com desenho da carroceria e suspensao hidropneumatica de citroen mas com base numa plataforma peugeot bitolas iguais raio de rolagem negativo etc o c6 de 2005 foi a mesma coisa um citroen feito com componentes peugeot e olhando o passado apenas nao o futuro hoje nem isso existe mais e muito menos a suspensao hidropneumatica mas atençao aqui apenas suspensao hidropneumatica nao faz um citroen de verdade e necessario um olho ao futuro e uma independencia de pensamento muito maior que um componente somente [caption id= attachment_252706 align= aligncenter width= 999 ] xm em uma plataforma compartilhada[/caption] sem o seu 911 seu animal espirito um carro medio tecnologicamente avançadissimo e diferente a empresa perdeu rumo sem isso o que e a citroen esta destinada a continuar diminuindo se nada mudar quem sabe agora com a fusao recente com a fca as coisas nao mudam afinal a maserati faz parte do grupo e nao sei voces mas acho que o que o mundo precisa de verdade hoje e um novo citroen sm feito com olhos ao futuro com desenho aerodinamico independente sem olhar para ninguem e com mecanica que avança de alguma forma o estado da arte da traçao dianteira certamente acordaria alguns fantasmas importantes que infelizmente andam totalmente esquecidos na empresa que fizeram grande sonhar diz o ditado nao custa nada
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