com seu motor hellcat um v8 hemi de 6 2 litros com supercharged e pelo menos 712 cv potencia da ram rebel trx a dodge e vista como uma das ultimas fabricantes old school do planeta e ajuda os estados unidos a serem vistos como o ultimo refugio dos entusiastas raiz nao e a toa que alem dos dodge a propria ram e tambem a jeep façam proveito do hellcat e o jeito mais facil de cair nas graças de quem gosta de carro ainda nao e assinante do flatout considere faze lo alem de nos ajudar a manter o site e o nosso canal funcionando voce tera acesso a uma serie de materias exclusivas para assinantes como conteudos tecnicos historias de carros e pilotos avaliaçoes e muito mais [fo form plans] as loucuras da dodge porem vem de muito antes do hellcat afinal que outra fabricante ja teve um esportivo com motor v10 aspirado com mais de oito litros comando no bloco e nenhum tipo de assistencia ao motorista o dodge viper original nascido como uma especie de sucessor espiritual do shelby cobra acabou se tornando uma entidade propria tornou se sinonimo de superesportivo feito a moda americana viveu por quase 30 anos e mudou pouquissimo ao longo de suas quatro geraçoes andava junto com carros europeus bem mais sofisticados e caros fez bonito nas pistas e quebrou recordes ate sair de linha e ainda vendeu dois exemplares zero quilometro em pleno 2021 https //flatout com br/por que o dodge challenger ainda e um dos carros mais importantes em producao atualmente/ e o viper tambem emprestou seu motor para os muscle cars da dodge muito antes de o hellcat sequer existir duas vezes dez anos atras 2011 nao existia fca muito menos stellantis o grupo chrysler ainda era uma empresa totalmente americana e o dodge challenger ainda era um carro relativamente recente fora lançado em 2008 e havia acabado de ganhar o entao novo motor hemi 392 na epoca provavelmente ninguem imaginava que ele duraria tanto tempo e a dodge buscava formas de resgatar a reputaçao de drag racer de fabrica do challenger e com o dodge viper de terceira geraçao recem descontinuado tambem nao havia um v10 no portfolio da fabricante e foi entao que alguem teve a brilhante ideia vamos fazer um challenger v10 a novidade foi anunciada em novembro de 2010 e embora pareça uma ideia estupida especialmente vinda de uma fabricante mesmo que essa fabricante seja a dodge um challenger v10 fazia muito sentido isso porque acenando para antiga cultura dos carros que vinham de fabrica prontos para as provas de arrancada a dodge lançou no fim de 2010 a segunda versao do challenger drag pak que era exatamente isto um dodge challenger voltado a equipes de arrancada que participavam de competiçoes serias e poderiam aproveitar muito bem o suporte da fabrica e era tambem uma forma honrosa de despedir se daquele que acreditava se seria o ultimo v10 aspirado feito pela dodge so em 2013 a quarta e ultima geraçao foi anunciada o motor usado era o mesmo do viper de terceira geraçao ou seja um v10 baseado na familia la com comando no bloco 8 390 cm³ e pelo menos 608 cv a dodge nunca chegou a dizer qual a potencia do motor no challenger drag pak mas certamente era mais forte alem de nao se sujeitar as mesmas restriçoes dos motores de rua ele recebeu novos coletores de admissao e uma calibragem especifica a montagem no cofre exigiu a instalaçao de novos suportes mas como nao estamos falando de uma conversao de fundo de quintal e sim de algo oficial feito pela fabricante isto nao foi problema o motor era ligado a uma caixa automatica de duas marchas propria para arrancadas e obviamente levava a força do motor para as rodas de tras atraves de um carda em peça unica acomodado em um tunel de transmissao feito sob medida atras um eixo rigido com diferencial especifico e relaçao apropriada para arrancada que nunca foi divulgada publicamente outras modificaçoes no carro incluiam janelas laterais de policarbonato acelerador por cabo para evitar qualquer delay celula de combustivel selada reforços estruturais gaiola de proteçao integral e bancos concha compativeis com cintos de seis pontos o do carona era opcional alem disso nao havia ar condicionado banco traseiro direçao assistida ou isolamento termico ou seja era um ambiente de trabalho hostil o desempenho era absurdo claro um carro mais leve e mais potente com gordos pneus hoosier de arrancada na traseira so podia cumprir o quarto de milha em menos de dez segundos em seu primeiro teste a dodge conseguiu marcar 9 79 segundos a 220 km/h meses depois em 11 de abril de 2011 exatos dez anos atras veja so o carro fez 9 43s a 231 6 km/h um recorde na categoria aa/sa segundo a national hot rod association nhra https //www youtube com/watch v=ozfw8xlgu_u foi a ultima vez que a dodge colocou um v10 no challenger drag pak do qual 50 exemplares foram produzidos quando o modelo seguinte foi lançado em 2015 o v8 hellcat entrou no seu lugar mas nao foi a ultima vez que um membro da familia lx recebeu o motor do viper em 2012 veio o dodge charger juiced diferentemente do drag pak o dodge charger juiced era um projeto exclusivo para o sema show e deixava claro que os engenheiros da extinta divisao srt como doi digitar isto gostaram da brincadeira o carro era baseado no dodge charger r/t da epoca que era equipado com um v8 hemi de 5 7 litros capaz de entregar 380 cv a 5 700 rpm e 54 6 mkgf de torque a 4 200 rpm numeros que parecem ate defasados hoje em dia mas de forma alguma eram pouco em 2012 ao contrario o muscle sedan chegava aos 100 km/h em 5 4 segundos e cumpria o quarto de milha em 13 8 segundos a 167 km/h https //www youtube com/watch v=0ahpmsrntjy na epoca a dodge ja planejava a volta do viper e o v10 de 8 4 litros e 649 cv ja estava pronto entao quando chegou a hora de apresentar um conceito no sema show o maior evento de carros preparados dos eua a dodge bolou uma bela maneira de promover o motor coloca lo no cofre dodge charger como nao se tratava de um body in white modificado para arrancada e sim de um carro que precisava parecer um dodge charger de rua com motor v10 de fabrica o swap de motor foi feito com mais capricho e o cofre parece ter sido feito para receber o coraçao da vibora a diferença entre as dimensoes dos dois motores nao era absurda enquanto o v8 hemi tinha 53 cm de comprimento e pesava 219 kg o v10 do viper media cerca de 80 cm de comprimento e pesava 226 kg ou seja apesar do comprimento consideravelmente maior do v10 suas dimensoes foram um problema muito grande na hora de encontrar espaço para o novo motor — ainda que novos suportes tenham sido fabricados sob medida para o motor e o cambio o acrescimo minimo de peso do motor apenas sete quilos a mais graças ao bloco e aos cabeçotes de aluminio no motor do viper foi mais do que compensado pelo salto de potencia de 370 cv para 660 cv ou 290 cv a mais e 10 cv a mais do que originalmente no viper graças a um cai especificamente projetado para o charger e sendo o motor da vibora nada mais justo que colocar tambem o mesmo cambio ou seja o automatico de cinco marchas deu lugar a boa e velha transmissao tremec t6060 manual de seis marchas com direito a manopla pistol grip da hurst na alavanca em um mais um aceno aos muscle cars de antigamente na epoca nao foram divulgados numeros de desempenho mas sabendo que o viper pesava cerca de 1 520 kg e era capaz de chegar aos 100 km/h em cerca de tres segundos e sensato imaginar que o charger — que pesa cerca de 1 900 kg — levasse pouco mais que isso por fora o carro recebeu uma personalizaçao leve incluindo novas saias laterais splitter frontal e difusor na traseira a cor tambem era exclusiva — um laranja metalico chamado copperhead que tambem aparece em alguns detalhes de acabamento do interior como o painel e os bancos a ideia da mopar na epoca foi dar ao carro um ar de hot rod e ao mesmo tempo manter a identidade do charger as rodas vindas direto do catalogo da mopar performance parts tinham 20 polegadas e eram pintadas de preto fosco com um lip na mesma cor da carroceria nas bordas a suspensao tambem recebeu algumas modificaçoes com molas mais firmes que tambem deixaram o carro mais baixo e barras estabilizadoras mais grossas no cofre e no porta malas tambem foram instaladas barras anti torçao entre as torres dos amortecedores feitas sob medida o carro foi levado para o sema show em 2012 e 2013 mas depois disso nao foi mais visto em publico mas os caras da srt gostaram da ideia de colocar um motor mais potente no cofre de seus modelos feitos sobre a plataforma lx — o challenger e o charger — pois em 2014 foram apresentados os irmaos hellcat e o resto como dizem e historia hoje com o futuro incerto dos dodge a combustao nos resta olhar para traz e admirar os projetos insanos da fabricante e algo nos diz que vamos olhar para os hellcat e suas variantes da mesma forma que enxergamos hoje estes dois monstros com motor v10
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