na decada de 1960 varias fabricantes europeias menores decidiram criar esportivos com motores norte americanos era uma bela proposta juntar o elegante design europeu com a confiabilidade a robustez e a potencia dos v8 made in usa que ainda por cima eram numerosos e acessiveis a eficacia desta formula pode ser constatada ate hoje basta dar um giro rapido pela internet para encontrar dezenas e dezenas de projetos que consistem em instalar um v8 americano provavelmente um ls da general motors em bem qualquer outro carro de qualquer outro pais ainda nao e assinante do flatout considere faze lo alem de nos ajudar a manter o site e o nosso canal funcionando voce tera acesso a uma serie de materias exclusivas para assinantes como conteudos tecnicos historias de carros e pilotos avaliaçoes e muito mais [fo form plans] foi assim que surgiram alguns esportivos lendarios como o de tomaso pantera com seu v8 ford o jensen interceptor com mecanica chrysler ou o iso grifo que oferecia motores ford e chevrolet mas esta nao era a unica forma de ter american horsepower e design europeu no mesmo carro as vezes as carrozzerie italianas tambem faziam das suas e transformavam os esportivos americanos em verdadeiros gran turismo e com resultados desconcertantemente bonitos [caption id= attachment_244627 align= aligncenter width= 999 ] iso grifo[/caption] eram projetos ainda mais especiais em vez de carros de produçao reduzida para um publico de alto poder aquisitivo caso do jensen interceptor e do iso grifo estes muscle cars disfarçados eram na maioria das vezes projetos unicos feitos sob encomenda para clientes que podiam pagar pela exclusividade pela quantia certa estes carros acabavam se tornando projetos de estimaçao de seus criadores que os utilizavam como vitrines para seu trabalho sem concessoes e o resultado era quase sempre incrivel e em nada lembrava os carros que lhes deram origem utilizando novos materiais e tecnicas de construçao o corvette de metal da pininfarina ao longo de sua historia um aspecto do chevrolet corvette nunca mudou a carroceria de fibra de vidro mais leve e barata ela se tornou a marca do vette mesmo no c8 com a adoçao de componentes de fibra de carbono e aluminio na estrutura e um anacronismo necessario que reduz o preço e mantem a tradiçao ao mesmo tempo em 1963 para marcar o lançamento do corvette de segunda geraçao c2 a chevrolet decidiu criar um one off para ser exibido no salao de paris o carro foi concebido pelo projetista bill mitchell da gm e battista farina fundador da casa italiana pininfarina famosa por sua longa colaboraçao com a ferrari o que nos leva a crer que se fosse um ford o corvette rondine coupe jamais teria existido embora utilizasse o chassi do corvette c2 rondine coupe ganhou uma carroceria no bom e velho aço esculpida com formas definidas pelo designer tom tjaarda hoje conhecido pelo de tomaso pantera e pelo fiat 124 spider tinha tres volumes bem definidos com capo longo traseira baixa e o vigia traseiro com inclinaçao negativa a traseira longa era comparada a cauda de uma andorinha rondine em italiano debaixo do capo ficava o mesmo motor v8 327 normalmente usado pelo corvette acoplado a uma caixa manual de quatro marchas e que tinha alguns quilos a mais para puxar graças a carroceria de metal testes da epoca diziam que o peso fazia pouca diferença na hora de conduzir e que na verdade a carroceria de metal passava uma sensaçao de maior solidez nao rangendo tanto quanto a carroceria de fibra original do corvette curiosamente o interior nao sofreu modificaçoes o carro teve duas versoes diferentes a primeira e original tinha o vigia traseiro dramaticamente inclinado lembrando o citroen ami ou o ford anglia por exemplo mas no final de seu desenvolvimento ganhou uma silhueta mais tradicional com um vidro curvo que envolvia o deque do porta malas ainda assim embora tenha sido bem recebido na epoca o rondine nao se tornou exatamente um hit o corvette c2 era bem mais harmonico e esportivo depois do salao de paris de 1963 a chevrolet cedeu o carro a pininfarina que o manteve guardado ate 2008 quando decidiu vende lo totalmente restaurado o carro foi leiloado pela barrett jackson naquele ano e foi bem mais valorizado que em sua epoca alguem o arrematou por us$ 1 76 milhao um golpe de sorte acreditamos nao era raro naquela epoca que conceitos fossem sucateados ou destruidos apos servir seu proposito o mustang da bertone case in point diferentemente do que aconteceu com o corvette rondine o ford mustang com carroceria bertone desapareceu no tempo ele foi mostrado ao mundo em 1965 dois anos depois no salao de detroit e deve sua existencia a uma antiga revista norte americana chamada automobile quarterly que deixou de ser publicada em 2012 na verdade foi o fundador da revista l scott bailey quem encomendou o carro a ford que pediu a ajuda do estudio bertone para executar o projeto segundo consta um carro doador foi cedido pela propria ford que talvez estivesse ate ansiosa para ver como seu recem lançado cupe esportivo ficaria novamente o chassi foi aproveitado integralmente bem como a mecanica um v8 289 com carburador de corpo quadruplo acoplado a uma caixa manual de quatro marchas cedido pela ford o carro foi totalmente transformado com uma carroceria mais baixa e alongada farois ocultos atras da grade e um vigia traseiro grande e curvo que tornava o habitaculo bem mais arejado [gallery columns= 2 link= file size= medium type= grid ids= 264723 264726 ] a linha de cintura baixa e as divisoes das janelas traseiras porem deixavam sua silhueta meio desajeitada ja o interior ganhou novo design com um painel mais minimalista e retilineo tipico dos carros italianos o visual um pouco inconsistente porem e perdoado quando nos damos conta de que seu designer tinha apenas 27 anos de idade e estava realizando um dos seus primeiros grandes trabalhos seu nome era giorgetto giugiaro e na decada seguinte ele teria seu breakthrough ao criar as formas do volkswagen golf de primeira geraçao lançado em 1974 e entao o carro desapareceu depois de causar comoçao moderada em detroit e aparecer em algumas revistas o mustang bertone foi anunciado por us$ 10 000 o equivalente a pouco mais de us$ 80 000 em 2020 um terço do custo do projeto a partir dai sua historia e envolta em nevoa em 2014 quando a bertone foi liquidada e seu acervo vendido o mustang bertone nao estava no meio do patrimonio o challenger da frua este e possivelmente o mais belo dos muscle cars europeizados o dodge challenger da frua criado em 1970 ele foi encomendado pelo sr alfred schafer que na epoca era presidente do union bank of switzerland ubs ele tambem era muito amigo de walter hafner dono da empresa que importava os chrysler de forma oficial para a suiça e o que dizem quem tem bons contatos tem tudo de forma inusitada schafer optou por uma carrozzeria mais desconhecida a frua nao tem a mesma pompa de bertone zagato pininfarina e companhia mas o trabalho em cima do challenger foi o mais coeso alfred schafer queria exclusividade e para obte la procurou o presidente e fundador da carrozzeria frua pietro frua que ficou mais conhecido por sua associaçao aos maserati como o curioso mistral com sua dianteira a la porsche 911 para o challenger frua adotou uma linguagem visual parecida com a dos lamborghini da epoca como o espada linhas mais retas capo longo uma linha continua do topo do para brisa a extremidade traseira com uma inclinaçao bem suave janelas grandes garantiam uma cabine iluminada e a tampa traseira de hatchback cobria um porta malas cavernoso a cabine nao mudou quase nada so novos mostradores e tapeçaria refeita o estilo sobrio do interior do challenger combina bastante com o exterior projetado por frua [gallery type= grid columns= 2 link= file size= medium ids= 264742 264737 ] a mecanica era igual a do challenger no caso da versao com motor de 383 pol³ dupla carburaçao e 335 cv ligado a transmissao torqueflite de tres marchas da chrysler com espaço interno mais generoso espaço para as malas e cambio automatico o challenger frua era um grand tourer por excelencia capaz de passar dos 200 km/h estranhamente alfred schafer nao ficou tanto tempo assim com o carro ele vendeu o challenger frua em 1977 e desde entao o cupe passou por alguns donos diferentes sempre mantido em condiçoes originais o profetico dodge viper da zagato este pode ser bem mais novo mas merece seu lugar aqui tanto pelo carro em si quanto pelo contexto o alfa romeo tz3 zagato que na verdade e um dodge viper com roupa de alfa romeo e design zagato feito anos antes da fusao entre fiat e chrysler um fca anos antes da fca se preferir foi em 2010; quatro anos antes da fusao italo americana que a zagato decidiu fazer uma versao de rua do seu alfa romeo tz3 corsa um carro de corridas feito sobre chassi tubular e carroceria propria equipado com um motor v8 de 4 2 litros do alfa romeo 8c na epoca a fiat ja havia abocanhado uma fatia da chrysler e por isso em vez de usar uma base cara como um maserati granturismo a zagato pegou nove exemplares do dodge viper acr removeu todos os paineis da carroceria original e substituiu pela roupa italiana chassi mecanica e interior permaneceram inalterados com exceçao de detalhes de acabamento dos bancos e painel [gallery type= grid columns= 2 link= file size= medium ids= 264755 264754 ] nascia o alfa romeo tz3 stradale um carro diferente as proporçoes eram definitivamente do viper mas as formas tinham inspiraçao nos alfa romeo giulia tz da decada de 1960 tambem feitos pela zagato foram feitos nove exemplares em 2011 de forma artesanal o que significa que o tz3 stradale e nao apenas um dos alfa romeo mais raros do planeta mas tambem um dos dodge viper mais raros
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