quem foi o melhor piloto de formula 1 de todos os tempos se voce perguntar a um brasileiro ele dira ayrton senna um alemao dira que foi schumacher os ingleses dependendo da geraçao certamente se dividirao entre clark e hamilton tambem dependendo da geraçao a resposta podera ser fangio — tambem usada por quem nao quer se comprometer ao escolher senna ou schumacher algumas pessoas contudo em especial os irlandeses sabem que foi tommy byrne nao sabe quem e pois ele foi um dos primeiros desafetos de ayrton senna na europa quando ambos corriam pela van diemen — senna na formula ford 1600 e byrne na formula ford 2000 o motivo da desavença entre os dois e que senna se matava para trazer patrocinadores e fazia a liçao de casa enquanto byrne corrida de graça em troca de vitorias para a equipe para senna era um absurdo que o piloto que nao trazia dinheiro fosse tao privilegiado quanto byrne a equipe chegou ao ponto de tirar o carro de senna para entrega lo a byrne no formula ford festival de 1981 so porque tinha certeza de que byrne venceria a corrida — e de fato venceu foi por esse motivo que senna pediu para sair da van diemen ao final de 1981 e voltou para o brasil ele estava disposto a desistir quando viu que todo o seu esforço havia sido em vao soa pretensioso comparar um desconhecido irlandes a ayrton senna certamente mas na epoca os dois eram as grandes promessas no automobilismo britanico dois pilotos extremamente talentosos e rapidos porem completamente diferentes fora das pistas e dai vieram as qualidades e os problemas de byrne tommy byrne da irlanda olhando daqui de baixo a irlanda parece ter sido sempre um pais rico desenvolvido e com alta qualidade de vida mas sua historia e um pouco menos ensolarada do que vemos hoje em dia nos anos 1960 e 1970 a epoca em que tommy byrne cresceu a irlanda era um pais em desenvolvimento a maioria da sua populaçao vivia modestamente e apesar de um indicio de crescimento economico nos anos 1960 a decada seguinte foi muito conturbada para os irlandeses com instabilidade economica e social nos anos 1980 a irlanda era chamada de a doente da europa em referencia ao seu atraso socio economico foi nesse contexto que tommy byrne nasceu e cresceu vindo de familia pobre byrne jamais poderia imaginar um dia estar em um carro de formula 1 mas aprendeu a gostar de corridas ainda na adolescencia e trabalhava de graça nos autodromos locais so para estar no ambiente do automobilismo de quebra ele podia tirar uma casquinha dos carros acelerando na pista de vez em quando no final dos anos 1970 com ajuda de sua mae ele conseguiu um emprestimo bancario dizendo que precisava construir um puxadinho para sua irma que estava gravida a unica coisa verdadeira na historia era a irma o dinheiro comprou um formula ford 1600 e ele começou a disputar as corridas locais quem viu tommy byrne correr na epoca diz que jamais houve um piloto como ele tao envolvido com o carro com tanto talento natural para as corridas ele nao chegou a se tornar campeao irlandes mas venceu corridas e quando percebeu que nao chegaria a lugar nenhum em seu pais pegou seu carro e foi para a inglaterra o começo pra valer byrne chegou a inglaterra em 1980 um ano antes de ayrton senna la ele convenceu a van diemen a coloca lo para correr de graça — um feito e tanto ja que o automobilismo de base ainda mais regional como a f ford inglesa nao e exatamente uma mina de ouro e a maioria dos pilotos precisam trazer patrocinadores para correr como fez ayrton senna tommy byrne contudo corria de graça porque ganhava corridas entao a equipe conseguia a exposiçao dos patrocinadores byrne corria ganhava as corridas e bancava sua permanencia no time e por saber que seu lugar estaria ameaçado por qualquer piloto com dinheiro no bolso ele decidiu que nao apenas venceria as corridas mas venceria com folga sempre que possivel e assim ele fez nao era raro ele vencer as provas com 20 segundos de vantagem — em uma categoria com motores iguais ele era brilhante como piloto e sabia disso o publico sabia disso e as equipes dirigientes e pilotos sabiam disso eddie jordan o conheceu ainda na irlanda e confirma que byrne foi um dos mais rapidos que ele ja viu martin brundle que foi seu rival na formula ford diz o mesmo david kennedy que venceu le mans tres vezes diz que nunca houve um piloto tao bom quanto ele sem uma chance na f1 como ele tommy byrne contudo tinha um defeito ele era convencido demais nao chegava a ser arrogante — e o que os britanicos chamam de cocky que pode ser traduzido como o nosso se achao ele sabia que era bom e fazia questao de dizer isso o tempo todo e isso nao era bem visto — primeiro por ser inconveniente depois por ser o oposto do que preza o espirito esportivo mesmo assim tommy byrne fez o que tinha que fazer venceu as corridas e o campeonato de 1980 da formula ford 1600 em 1981 ele foi para a formula ford 2000 e venceu o campeonato alem de roubar o carro e o protagonismo de senna no formula ford festival no fim da temporada como ja contei mais acima seu desempenho rendeu uma reuniao com ninguem menos que ron dennis o mais novo acionista e diretor da mclaren e foi ali que as coisas começaram a dar errado para tommy byrne o sonho impossivel da formula 1 na reuniao a personalidade de byrne repeliu a empatia de ron dennis tommy byrne era um irlandes pobre com pouca cultura e educaçao com uma postura convencida que servia como escudo para sua insegurança ele havia sido um pequeno delinquente quando jovem praticando pequenos furtos e ate mesmo cumprindo penalidades legais como serviços comunitarios como se envolveu com o automobilismo logo cedo nunca teve uma profissao formal foi mecanico e depois piloto ganhava corridas mas nao tinha salario era um corredor idealista que corria pela paixao e pelo sonho de ser piloto profissional para tommy byrne o dinheiro viria depois que ele convencesse o mundo de que era o melhor piloto que eles ja viram o melhor piloto do mundo na conversa com ron dennis byrne esperava ganhar dinheiro para correr mas ouviu do chefao da mclaren que todo o orçamento estava destinado a r&d pesquisa e desenvolvimento tommy byrne ao ouvir isso perguntou o que era r&d e recebeu como resposta um olhar decepcionado de dennis ele tinha certeza de que a partir daquele momento ron dennis teve a certeza de que ele era um pobre coitado e ignorante decepcionado com a reuniao ele começou a ver a formula 1 se distanciar ate o dia em que recebeu um convite da theodore racing que lhe ofereceu um contrato de tres anos tommy byrne ingenuo e deslumbrado pediu 40 000 libras no primeiro ano 100 000 no segundo e 500 000 no terceiro recebeu como resposta risadas do dono da equipe teddy yip seu salario no fim das contas foi 2 000 libras por corrida como ele mesmo diz em seu documentario crash and burn quando alguem oferece uma chance na formula 1 voce a agarra e ele agarrou e recebeu um dos piores carros do grid pela primeira vez tommy byrne nao estava vencendo corridas a formula 1 se mostrou muito mais cruel do que ele imaginava ninguem conversava com ele somente niki lauda e nelson piquet o cumprimentavam keke rosberg deu um tapa em seu capacete devido a uma manobra na pista das quatro corridas que foi contratado para disputar em 1982 ele classificou o carro em duas — algo que por si ja era uma vitoria ele pedia alteraçoes no carro e nao era atendido e ainda era pressionado por seu chefe que lembrava dos tempos em que keke rosberg e patrick tambay terminavam as provas em boas colocaçoes ao final da temporada ele simplesmente rasgou o contrato e decidiu que nao voltaria a theodore ele precisava de algo melhor ele sabia que para ganhar corridas precisava de um carro vencedor um carro como os mclaren tommy byrne decidiu trilhar seu proprio caminho ate a mclaren a equipe oferecia um teste na formula 1 para o campeao da formula 3 britanica entao byrne decidiu que faria de tudo para vencer aquele campeonato ao longo da temporada ele vencera seis corridas mas seus rivais pelo titulo encostaram nele devido as corridas em que tommy byrne nao pode participar por estar na formula 1 na etapa de silverstone a antepenultima da temporada byrne quique mansilla e dave scott tinham chances de conquistar o titulo ali mesmo e nas ultimas voltas os tres estavam respectivamente em terceiro segundo e primeiro na corrida byrne inicia uma escalada digna do campeao que era pressiona mansilla por duas voltas ate que o argentino errou a freada travando suas rodas dianteiras perdendo a posiçao para byrne que entrou na ultima volta em segundo lugar em meia volta ele atacou scott ultrapassou o britanico em uma entrada de curva e assumiu a ponta para vencer a corrida o campeonato e ganhar o teste pela mclaren o teste pela mclaren tommy byrne queria apagar a ma impressao de ron dennis sobre sua personalidade ele decidiu que seria impecavel no teste que tambem seria feito por thierry boutsen stefan johansson quique mansilla e dave scott o teste foi gravado e esta disponivel no youtube abaixo mas a melhor forma de conta lo e com este trecho de sua autobiografia crashed and byrned eu estava la com outros quatro pretendentes thierry boutsen stefan johansson quique mansilla e dave scott havia saido com um amigo na noite anterior pegamos umas garotas e levamos elas ao teste o que provavelmente criou uma impressao ruim quero dizer a minha parecia uma puta ela nao era mas usava muita maquiagem e uma saia que mal cobria sua bunda este era o teste do qual todos falam quando meu nome e mencionado todo mundo sabem tudo sobre ele como eu disse a ron dennis que o carro era uma merda como eu ferrei minha carreira por ser metido demais mas eles nao sabem nada porque nada disso e verdade ron dennis sequer estava no teste o teste foi comandado por tyler alexander johansson havia pilotado no dia anterior quando estava um pouco umido entao nao podemos comparar os tempos scott e mansilla fizeram suas voltas no terceiro dia e boutsen e eu no segundo no dia do meu teste boutsen foi primeiro ele fez umas quinze voltas voltou e reclamou de sub esterço ele pegou um novo jogo de pneus voltou a pista e fez em 1 10 9 tudo de modo muito profissional os mecanicos da mclaren começaram a instalar meus pedais que eu havia feito quando visitei a fabrica da mclaren na semana anterior eles nos deram nossos proprios pedais cada um com nossos nomes gravados quando faziamos nossas voltas eles colocavam o nome na lateral do carro havia muita atençao aos detalhes enquanto isso eu estava um pouco nervoso senti muita ansiedade nesse teste era a unica oortunidade para reparar o estrago que havia feito antes em minha relaçao com ron dennis mas ali estava boutsen reclamando de sub esterço e ele era um cara que eu respeitava assim que entrei no carro minhas preocupaçoes se foram completamente sim havia algum sub esterço mas tudo o que fiz foi frear um pouco antes virar um pouco antes e antecipar a aceleraçao o resultado nenhum sub esterço o carro era incrivelmente bom eu estava fazendo curvas em quarta que na theodore eu faria em terceira e que boutsen aparentemente fez em terceira tambem logo depois da segunda volta senti que precisaria subir uma marcha estava quase no limite da quarta na stowe o que era incrivel na theodore eu sequer havia levado a terceira ao limite assim que peguei os pneus antigos fui tao rapido quanto boutsen com seus pneus novos depois eles instalaram meu novo jogo ai sim eu fiquei empolgado eu estava quatro segundos por volta mais rapido que na theodor subtraia quatro segundos das voltas da theodore nos gp e eu estaria na frente de todos deram minhas tres ultimas voltas como 1 10 01 1 10 01 e 1 10 01 meu amigo joey greenan estava la cronometrando por conta propria e ele estava convencido de que minhas duas ultimas voltas foram ainda mais rapidas mas por alguma razao nao me mostraram os tempos joey cronometrou 1 09 6 em minha ultima volta com pneus de corrida nao de classificaçao para mim isso era a simples confirmaçao do que eu suspeitava ha tempos pilotando um carro de f1 nao era mais dificil ser tao competitivo como em um bom ff1600 de um carro de f3 se eu entrasse em um bom carro independentemente da categoria seria bom o bastante para vencer este teste apenas confirmou isso se eu tivesse minha estreia em gp com um mclaren ou um williams poderia estar em condiçoes de ganhar imediatamente nao ha misterio vinte e cinco anos atras eu era o melhor piloto la as pessoas ficaram impressionadas com os tempos que eu fiz na mclaren mas eu nao estava era normal foi o registro de tudo o que eu faria se tivesse um carro competitivo eu disse a equipe algo depreciativo sobre o carro claro que nao era um carro fantastico eu devo ter dito algo como sim ha um leve sub esterço em curvas de baixa mas se conseguirmos corrigir isso eu poderei ir mais rapido apenas como feedback eles me agradeceram pelo teste e fui para casa https //youtu be/l7vpbdus9ui tommy byrne foi para casa e esperou o telefone tocar ele nunca tocou byrne jamais foi chamado novamente para a formula 1 em 1983 ele tentou disputar a formula 3 para se manter no circuito ser visto e continuar seu sonho eddie jordan o colocou na categoria mas aquela altura ele ja nao era mais o mesmo byrne tinha quase tudo o que um piloto precisa ter para prosperar no automobilismo de ponta seu talento era inegavel o que o impediu de ser um dos maiores pilotos da historia ironicamente foi algo que nao tem nada a ver com o esporte em si ao menos nao diretamente a vida fora das pistas se voce acompanhou com atençao essa historia ate aqui percebeu que tommy byrne nao ganhava dinheiro para correr ele trocava o assento por vitorias fora das pistas bem ele dependia de favores lembre se byrne era um cara pobre que so sabia pilotar e consertar motores sua carreira foi financiada por trocados dos bolsos dos amigos e por favores os amigos gostavam dele o convidavam para festas e ele ia pois poderia beber e comer e arranjar umas garotas e um lugar para dormir era o jeito de se bancar esse estilo de vida indisciplinado e desregrado foi percebido por ron dennis e era o estilo de vida que ayrton senna nao tinha — senna basicamente terminou seu casamento para poder correr na f1 como sabemos [caption id= attachment_317262 align= aligncenter width= 1408 ] uma noitada pre corrida de tommy byrne[/caption] byrne era como aquele craque peladeiro que nao gosta de treinar apesar de fazer gols e decidir o campeonato funciona ate quando ate o dia em que deixa de funcionar e para byrne isso deixou de funcionar logo porque a indisciplina foi somada a sua fraqueza emocional devido a sua origem humilde ele sentiu fortemente a rejeiçao — o que e compreensivel afinal imagine como deve ser ouvir a vida toda que voce tem de ser bom no que faz e quando voce se torna um dos melhores naquilo e esta na expectativa de finalmente ser recompensado por isso voce chega la no topo e alguem te diz que nao era bem assim e que nao ha espaço no topo o destino e a queda inevitavelmente ron dennis ha alguns anos chegou a se pronunciar sobre byrne em uma entrevista sua resposta confirma essa impressao de que tommy byrne era indisciplinado demais para ser um piloto de f1 o bom e velho tommy byrne que personalidade e que talento acho que a maioria das pessoas que viram esse cara correr concorda que ele tinha tudo em termos de controle do carro para chegar ao topo mas talvez ele precisasse de outros ingredientes indispensaveis como uma ferrenha determinaçao foco e ambiçao como resultado a carreira de tommy deve ser vista como um fracasso se ficarmos no contexto de sua consideravel habilidade natural ele venceu o campeonato britanico de f3 muito bem em 1982 e fez os testes para a mclaren no final daquele ano ele era veloz e seu talento inquestionavel casava com os requisitos para ser um piloto de ponta ele poderia ter sido um grande piloto e eu ficaria orgulhoso se tivesse sido pela mclaren infelizmente nao era para ser ha quem diga que tommy byrne tambem foi sabotado no teste seu tempo na mclaren foi superior ao dos quatro pretendentes que fizeram os testes naquele dia e tambem mais rapido que o de niki lauda e john watson os dois pilotos titulares da equipe sobre a suposta sabotagem o proprio byrne conta em sua autobiografia ha cerca de seis anos eu estava no pitlane no road america quando um cara me parou eu o reconheci de algum lugar ele disse ola tommy como voce esta e o que voce tem feito todos esses anos — ah apenas dando aulas e treinos eu disse — e voce foi tao rapido naquele dia em que testou a mclaren e voce nem estava com o melhor carro — o que voce esta falando perguntei eu tinha o mesmo carro que boutsen que havia acabado de sair dele — sim ele disse mas quando eu estava trocando seus pedais me mandaram nao te dar aceleraçao total isso me deixou pensando sera verdade isso explica por que comecei usando a quarta marcha em vez da terceira e e provavelmente por isso que eu estava quase no limite na stowe por isso que o carro se aproximava da curva tao devagar mas tenho certeza que a mclaren nunca havia feito algo como aquilo ou haviam me dado os tempos errados eles sao profissionais demais e por que alguem daria bola para tommy byrne eu preferiria nao ter encontrado tony vandunger naquele dia porque lembrei de todo aquele teste e minhas sensaçoes sobre ele reacenderam entao vamos perguntar ao proprio vandunger o que ele lembra daquele dia ‘bem foi ha muito tempo mas sim minha lembrança e de que fomos instruidos para dar a tommy menos que aceleraçao total e somente a tommy nao aos outros por que isso honestamente nao acredito que tenha sido para ferrar tommy mas para proteger ele e o carro lembro de ter falado com ele no gp da austria quando estava pilotando a theodore e parecia como se estivesse em um teste da mclaren ele era bem convencido totalmente confiante sobre ir para a mclaren e no teste foi igual acho que havia uma sensaçao provavelmente de tyler alexander de que aquela confiança o deixaria mais propenso a bater o carro nao era um carro de exibiçao mas sim um carro usado nas corridas e destrui lo nao seria nada bom sentimos que os outros caras nao eram tao agressivos mas com tommy ficamos preocupados principalmente por ele andar depois de boutsen pois teria um tempo para baixar entao mexemos um pouco no carro voce so precisa ajustar o curso do acelerador avançando o batente do pedal depois voce olha pelas cornetas do motor as borboletas nao estao totalmente abertas leva apenas uns poucos segundos ele foi muito rapido apesar disso e nos rimos muito imaginando como seria sem a ‘sabotagem […] tommy era um daqueles pilotos superconfiantes e agressivos que vao para a pista e dao tudo de si depois ha a questao dos tempos de volta os 1 10 01 que mostraram no painel foi super impressionante mas duas testemunhas que estavam assistindo tudo de perto joey greenan e john uprichard dois irlandeses que foram assistir o teste de tommy estao certos de que ele estava virando mais rapido que aquilo john estava trabalhando para a van diemen e fomos ate la com o caminhao da fabrica diz greenan ‘john estava apenas cronometrando tommy com seu relogio de pulso e os tempos pareciam nao bater com o que estavam colocando no painel entao ele me enviou de volta ao caminhao para pegar o cronometro comecei a cronometra lo e ele estava cerca de um segundo mais rapido do que estavam mostrando perguntei para a equipe por que eles nao estavam mostrando os tempos corretos no fim ele estava em 1 09 suas tres ultimas voltas foram 1 09 9 1 09 7 e 1 09 6 ’ mesmo se pegarmos os tempos oficiais isto foi o mais rapido que o mclaren mp4/1 de efeito solo ja andou em silverstone com uma margem substancial o ar fresco do outono teria contribuido para tempos mais baixos que o ar quente da metade da temporada no verao de julho o motor aspiraria mais oxigenio talvez a equipe tenha instalado relaçoes maiores de marcha no carro para proteger o motor durante o teste e consequentemente fez o ajuste perfeito para melhorar o desempenho do motor o que ajudaria a explicar os tempos mas o que nao ajuda e o fato de ele nao ter tido abertura total da borboleta apesar disso como diz watson nao importa como voce tenta explicar ou qual versao dos acontecimentos voce conhece ainda e uma performance sensacional ‘sim tommy foi sensacional naquele dia’ diz greenan ‘mas repito nao foi nada alem do que eu esperava thierry boutsen era um bom piloto mas ele nao era tommy byrne em termos de talento tommy era um ayrton senna se ron dennis tivesse contratado o eu nao tenho duvidas de que ele seria varias vezes campeao ’ o que aconteceu realmente naquele dia nos nunca saberemos a historia de tommy byrne tem elementos dramaticos demais para ser contada de forma completamente verdadeira sem ser influenciada pelos sentimentos de injustiça pela superestimaçao dos amigos pelo desdem dos desafetos e pelo proprio amadurecimento e aceitaçao de byrne hoje com 64 anos a vida apos a quase formula 1 depois de se recuperar do choque de realidade byrne foi para os eua e disputou as categorias de acesso da formula indy la ele finalmente começou a ganhar dinheiro como piloto profissional mas nunca conseguiu ingressar na indy ele tentou por quatro anos seguidos vencer o campeonato da indy lights foi setimo em seu primeiro ano 1986 terceiro em 1987 vice campeao em 1988 e encontrou forças para tentar mais uma vez em 1989 por que encontrou forças porque lembre se tommy byrne tinha seus pontos fracos emocionais aquela altura todos os pilotos com quem ele disputou nas categorias de base europeias ja estavam fazendo dinheiro e com carreiras consolidadas ele se viu como o unico que nao chegou la justamente o mais rapido e talentoso de todos em 1990 ele disputou a categoria de acesso da indy e chegou a ultima prova com chances de ser campeao novamente mas foi atingido por um retardatario que rodou bem a frente de seu carro e sem ter para onde desviar acabou batendo e abandonando a prova terminou o campeonato em segundo lugar mais uma vez abalado ele jamais repetiu seu desempenho na indy lights começou a beber e a fumar maconha com a regularidade que ele deveria ter para treinar e praticar o esporte terminou as temporadas de 1990 1991 e 1992 em 13º 12º e 10º lugar respectivamente e entao ele chegou ao fundo do poço sem ter onde correr na indy byrne encontrou uma forma de fazer dinheiro e vencer corridas no automobilismo mexicano um pais sem muita tradiçao nas pistas mas havia dinheiro envolvido e muito dinheiro de onde vinha o dinheiro tommy byrne nunca quis saber mas sua incursao no mexico terminou quando foi a casa de um dos patrocinadores do time e foi recebido por um monte de prostitutas nuas descendo as escadas desesperadas enquanto o patrocinador igualmente nu surgiu no alto da escada com uma arma atirando na direçao de byrne dois dias depois o chefe da equipe informou byrne que o tal patrocinador havia morrido afogado em sua piscina https //www youtube com/watch v=dv2i7twvrhy byrne entao voltou aos eua arruinado e começou a fazer pequenos trabalhos braçais ate que foi convidado por seus amigos americanos para ser instrutor de pilotagem na academia da honda/acura em mid ohio e ocasionalmente pilota carros classicos de formula 1 em eventos na europa
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