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Zero a 300

Um carro esporte elétrico diferente | O Honda V8 | A nova BMW R1300 GS e mais!

Bom dia, caros leitores! Bem-vindos ao Zero a 300, a nossa rica mistura das principais notícias automotivas do Brasil e de todo o mundo. Assim, você não fica destracionando por aí atrás do que é importante. Gire a chave, aperte o cinto e acelere com a gente!

 

Carro esporte elétrico, diferente: o SSC-1

A startup chinesa chamada Small Sports Car (SSC) apresentou um carro esporte elétrico que promete ser bem interessante. É não só potente, como parece ser a regra desse tipo de coisa. É relativamente barato, relativamente leve, e totalmente diferente do usual.

Primeiro, a bateria não está no assoalho; ela se concentra atrás do habitáculo, fazendo o comportamento de um carro de motor central-traseiro. Isso para um motivo nobre: abaixar o piloto, para uma posição de dirigir perfeita, com pernas esticadas e próximo do chão.

O chassi é tubular, e além de rígido, promete ser leve: a SSC tem como objetivo atingir um peso de 1300 kg, o que, para um carro elétrico moderno, é leve. Bem mais leve, por exemplo, que um Audi TT, a empresa gosta de mencionar.

Ainda mais impressionante é a intenção da SSC de manter o preço baixo: menos de 300.000 ienes (equivalente a aproximadamente 205 mil reais), relata a Autohome da China. A potência do carro é boa para o peso: 435 cv. Embora o tamanho da bateria ainda não tenha sido revelado, a empresa afirmou em 2022 que pretendia atingir uma autonomia de 500 km no ciclo NEDC.

Ainda apenas um projeto, a produção do SC-01 está planejada para começar ano que vem. Não se sabe, ainda, para que mercados fora a China o carro está planejado. Mas se der certo, parece algo realmente interessante. O motor elétrico continua algo inerte e sem emoção; mas pelo menos, o carro aqui parece feito com a cabeça no lugar certo. (MAO)

 

Honda lança um V8 VTEC aspirado. Mas não para carro.

Sim, um V8 da Honda, aspirado e de 5 litros. Mas não é para automóveis: é mais um produto da divisão náutica da empresa. Um motor de popa, que neste momento fiquei sabendo pode também hoje em dia ser tão grande quanto o de um Mustang.

O motor é conhecido como BF350. É destinado a barcos com mais de 25 pés: promete bom desempenho, bem como entrega suave de potência e “excelente eficiência de combustível”. Mas não deixa de ser algo impressionante também, em sua ferocidade.

Funciona com gasolina sem chumbo de 86 octanas, e, aspirado, fornece nada menos que 350 cv. Ele também usa o famoso sistema VTEC da Honda, que efetivamente faz o motor girar bastante, mesmo com comportamento bom a baixas e médias rotações, graças ao levante e duração de dois perfis de came diferentes, como bem sabemos. A Honda também incorporou seu sistema Boosted Low Speed Torque (BLAST) que avança o ponto de ignição quando o acelerador está totalmente pressionado.

O BF350 não é leve nem barato. Na verdade, ele pesa 347 kg em sua forma mais leve e, embora a Honda não tenha anunciado oficialmente o preço, espera-se algo entre US$ 45.000 e US$ 50.000 (R$ 226.350 a R$ 251.500), nos EUA. (MAO)

 

Conheça a nova BMW R1300 GS

A BMW mostrou sua nova moto aventureira de grande porte, a R1300 GS. Por enquanto o lançamento é somente lá fora, mas espera-se que em breve esta moto venha para o Brasil. Oficialmente, a R1250 GS continua em produção normal em Manaus.

A nova e mais moderna BMW R 1300 GS vem de novo com um bicilíndrico contraposto. Agora, como diz o nome, o deslocamento é 1300 cm³, e o arrefecimento é líquido. Mede exatamente 106,5 x 73 mm. É realmente potente: 145 cv a 7.750 rpm, e 14,5 mkgf a 6.500 rpm. É o motor de cilindros contrapostos mais potente da história da BMW.

A marca diz também que na faixa entre 3.600 e 7.800 rpm, mais de 13,3 mkgf estão disponíveis de forma constante; algo sempre bom. A velocidade máxima é de 200 km/h, e faz o 0-100 km/h em 3,39 segundos, o que mostra o nível de desempenho dessas aventureiras hoje.

A caixa de câmbio de seis marchas que agora está localizada sob o motor, em vez de atrás dele. Essa mudança no posicionamento permitiu à BMW criar uma unidade mais compacta, além de focar na redução do centro de gravidade e na centralização adicional da massa. No total, a BMW afirma ter reduzido o peso do motor em 3,9 kg e o peso do conjunto motriz em geral em 6,5 kg em comparação com o modelo anterior. Muito bom.

As rodas, 19″ na dianteira e 17″na traseira, podem vir com muitos desenhos; alumínio fundido, alumínio forjado (1,8 kg mais leves, por roda!) e raiadas. A BMW diz que as rodas raiadas mais pesadas são “a opção mais robusta”.

A altura do assento é de 850 mm, mas, opcionalmente, a moto pode ter uma suspensão adaptativa com altura variável; pode assim baixar para 820 mm.  O peso a seco declarado é de 237 kg, ou 11,8 kg a menos do que a R 1250 GS 2023. A capacidade do tanque de combustível é de 19 litros.

A moto deve iniciar as vendas nos EUA no inicio de 2024, a um preço que começa em US$ 18.895 (R$ 95.041). Ainda não se sabe quando, ou mesmo se, virá ao Brasil oficialmente. Mas é claro que eventualmente chegará aqui, né? A pergunta não é se, mas quando; provavelmente a partir do segundo semestre de 2024. (MAO)

 

Conheça o Rolls-Royce Phantom em tema italiano-vinícolo-costeiro

O Rolls-Royce especial, apropriadamente nomeado de Phantom ‘Inspired by Cinque Terra’, tem como objetivo capturar o “fascínio encantador e a fascinante herança vitícola da lendária Riviera Italiana”, e foi revelado esta semana.

O carro é pintado na cor Azul Liguarian, que é complementada com uma linha dupla pintada à mão com acabamento em Azul Marinho e Jasmim. O Phantom apresenta então um tema sutil de uvas, celebrando os vinhedos que podem ser encontrados perto da tal região Cinque Terre.

Cinque Terre:  é uma série de vilas costeiras centenárias na costa acidentada da Riviera Italiana, na Liguria. É terra de vinho, do pesto, de penhascos à beira do mar, e de casas coloridas. As cinco cidades são: Monterosso al Mare,Vernazza, Corniglia, Manarola e finalmente Riomaggiore.

Mas voltando ao Rolls: O interior é igualmente especial, todo em uma combinação de couro Grace White e Navy Blue com detalhes em Jasmine. Os painéis das portas traseiras também contam com ramos de uva bordados com exatamente 9.215 pontos, segundo a empresa. Eu contaria um por um; e se encontrasse menos?

Provavelmente, pensando que é uma marca na verdade alemã, vai ter exatamente este número de pontos, certamente. E mais: a Rolls-Royce diz que os pontos de cetim bordados brilham sob a luz. As folhas de uva tem outro tipo de ponto, mas vamos parar por aqui né? É bordado, e combinamos que isso basta.

O famoso teto estrelado com leds da Rolls, aquele que você pode especificar com o céu de qualquer lugar, aqui vem com um mapa da Itália bordado com 14.338 pontos individuais. Cinco estrelas brilhantes para representar cada uma das cinco cidades que compõem Cinque Terre.

Mesinhas traseiras feitas de aço inoxidável e revestidas de ouro fazem parte do pacote também. Pintadas de azul Milori, possuem “incrustações exclusivas para destacá-las”, seja lá o que for isso. Preço e disponibilidade deste carro especial temático italiano não foram revelados, mas um Phantom normal custa aqui no Brasil 4,7 milhões de reais. Barrabás.(MAO)