como eu disse neste post minha lembrança mais forte com games de combate veicular envolve twisted metal 4 o ultimo e para mim o melhor titulo da franquia para o playstation mas houve outro titulo do genero que marcou epoca trazendo uma abordagem diferente e de certo modo mais entusiasta vigilante 8 da activision vigilante 8 foi o primeiro game de combate veicular que eu joguei mas nao foi o game completo a principio e sim uma demo que vinha em um daqueles discos promocionais do playstation so uma fase apenas dois carros para escolher mas o suficiente para fazer com que da altura de meus 12 anos de idade percebesse que aquele game era muito bem feito extremamente criativo e divertidissimo tanto que fiz questao de jogar a versao completa depois sim este e mais um retro review do flatout um dos mais pedidos pelos leitores ja ha algum tempo alias e eles tem razao vigilante 8 era sensacional o que e vigilante 8 nao foi pioneiro no genero de combate veicular no playstation twisted metal era o mais popular game do tipo entretanto vigilante 8 trazia uma historia que ate certo ponto era mais fincada na realidade o game se passava na decada de 1970 e tinha como plano de fundo a crise do petroleo nos estados unidos no universo do jogo porem as consequencias eram muito maiores que o simples desaparecimento dos muscle cars e a invasao dos importados o enredo imaginava uma grande empresa chamada omar oil monipoly alliance regime que em meio a escassez de combustivel decide tomar para si todo o fornecimento de petroleo o que evidentemente desagrada a muita gente especialmente um pessoal no sul dos eua que decide criar um grupo de guerrilheiros para impedir o esquema https //www youtube com/watch v=mvaqlm0jxm4 este grupo liderado pelo caminhoneiro convoy fica conhecido como os vigilantes seus rivais sao os coyotes contratados pela omar para espalhar o medo e eliminar a concorrencia usando tecnologia alienigena roubada de uma area ultrassecreta do governo o site 4 ou s 4 que faz parte de uma teoria da conspiraçao real na pratica a historia serve para justificar as tretas sobre rodas e o uso de armas futuristas mas e um conceito interessantissimo que rende uma ambientaçao bem bacana a vigilante 8 um detalhe interessante e que o game foi desenvolvido por uma equipe de apenas cinco pessoas que trabalhavam em um pequeno estudio chamado luxoflux e publicado pela activision uma empresa ja estabelecida na epoca de certa forma vigilante 8 era um sucessor espiritual de outro game interstate 76 que por sua vez foi desenvolvido pela propria activision e lançado em 1997 para pc interstate 76 alias tambem virou classico e nao deve demorar para que ele apareça nesta seçao gameplay vigilante 8 tinha dois modos de jogo quest e arcade no primeiro voce tinha que escolher entre oito carros — quatro de cada uma das gangues — e cada um deles tinha quatro missoes a realizar se voce escolhesse um dos quatro coyotes as missoes envolviam destruir coisas se fosse um vigilante era preciso protege las — para isto nao tinha conversa era matar ou morrer [gallery type= grid link= file size= medium columns= 4 ids= 81846 81845 81844 81843 81842 81841 81840 81839 81838 81837 81836 81835 ] em qualquer um dos modos vigilante 8 era bem direto e sem segredos em uma enorme arena voce tinha o dever de destruir todos os rivais usando armas espalhadas pelo cenario o ultimo a sobreviver vencia simples nao para isto todos os carros sao equipados com metralhadoras como padrao mas todos podem usar ate tres armas especias todos os cenarios eram baseados em locaçoes dos estados unidos como um cemiterio de avioes no arizona um canion em utah uma cidade inspirada em las vegas uma cidade fantasma no novo mexico ou um resort de esqui no colocado todos os cenarios tinham elementos interativos e destrutiveis o que demonstrava o talento dos programadores e animadores ao trabalhar com o hardware do playstation cada uma das armas tinha ate tres ataques especiais que eram acionados usando combinaçoes de botoes como em games de luta e adicionavam mais variedade ao gameplay e permitiam ate a realizaçao de combos tambem havia itens especiais que recuperavam sua saude e outros que confundiam as armas com rastreador dos inimigos alem disso cada carro do jogo tinha sua propria arma especial e o video abaixo demonstra cada uma delas https //www youtube com/watch v=8qgp6pnbcai&list=llriurpcfws3pf6onky_i33w&index=4345 os combates eram muito intensos e ao final de cada missao um pequeno filme contando a historia do personagem era exibido a jogabilidade em si tambem era um ponto forte cada um dos carros tinha caracteristicas de dirigibilidade diferentes claro nao estamos falando de caracteristicas dinamicas fundamentalmente diferentes como em um simulador mas fazer com que um caminhao passe a sensaçao de ser pesado e um corvette se comportasse bem como um corvette ainda mais em um game caotico como vigilante 8 foi impressionante para a epoca tanto que vigilante 8 ganhou uma sequencia ja em 1999 — vigilante 8 2nd offense que repetiu a formula e o sucesso do game original e tambem se tornou um dos classicos da quinta geraçao de consoles que durou de 1993 a 2006 e tambem ficou conhecida como era 3d graficos e som se uma historia interessante e bons personagens ja sao meio caminho andado para um bom game os graficos tambem sao importantes e vigilante 8 mandava muito bem neste quesito seus graficos muito bem detalhados e cheios de texturas realistas foram muitissimo elogiados pela imprensa especializada mas outra coisa fazia a diferença — os carros ficavam danificados caindo aos pedaços e as armas eram realmente instaladas quando voce as recolhia e outra coisa fazia muita diferença a taxa de frames per second ou fps — a quantidade de quadros exibidos pela tela em um segundo — era bem alta quanto mais quadros mais fluida e realista e a movimentaçao dos elementos na tela e mais dificil e para a plataforma lidar com tudo ao mesmo tempo mas incrivelmente eram rarissimos os slowdowns gerais ponto para a luxoflux https //www youtube com/watch v=zhoqsexxqqs a sonoplastia tambem era animal os carros roncavam bonito parecendo mesmo movidos por motores v8 e a trilha sonora tinha um aspecto interessante em vez de apelar para o rock setentista as musicas todas composiçoes proprias tinham uma pegada mais funk soul e disco por mais que eu goste de rock uma variaçao assim era bem vinda mas vigilante 8 fazia algo bem interessante valendo se do hardware do playstation no meio do jogo voce podia tirar o disquinho e colocar um cd de musica para jogar enquanto ouvia seu artista favorito vigilante 8 2nd offense permitia que voce fizesse o mesmo com um twist bem interessante se voce colocasse o disco do primeiro jogo podia acessar suas fases e personagens conclusao sinceramente nao ha muito o que falar sobre vigilante 8 que nao sejam elogios o game era extremamente bem resolvido e muito bem produzido para sua epoca era como uma alternativa mais madura e entusiasta a twisted metal aproveitando ao maximo os aspectos tecnicos do playstation e inovando apenas nos detalhes deixando a diversao em primeiro plano nao e exagero dizer que vigilante 8 foi um dos titulos que ajudaram a colocar o ps entre uma das grandes plataformas de todos os tempos e e uma pena que a serie nao tenha continuado nas geraçoes seguintes obrigatorio com certeza
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