FlatOut!
Image default
Car Culture

Adeus VW Up!: dez versões diferentes do míni-VW

Agora não há mais volta: o VW Up! realmente acabou e não terá um substituto. Sim, é prometido um novo minicarro para a Europa, agora, obviamente, elétrico: o ID 1, que deve chegar às concessionárias nos próximos cinco anos. Mas não será a mesma coisa, claro: o Up!, apesar de suas idiossincrasias, era um carro diferente. Mesmo. Como o primeiro Renault Twingo e o Mercedes-Benz A-class, era uma proposta de se reduzir o tamanho do automóvel, sem criar-se problemas com isso. O minicarro é um velho sonho dos engenheiros mundo afora, e até comum desde criações incríveis como a Isetta nos anos 1950, mas raramente é um grande sucesso de verdade. Veja só: mesmo o modelo T, o Fusca, e o Citröen 2CV não eram exatamente microcarros. Eram carros pequenos, sim, e muito baratos. Mas não eram assim lá muito pequenos no frigir dos ovos. Não, o único sucesso real desse tipo de coisa aconteceu com o Mini original de 1959, conforme desenhado por Alec Issigonis; este sim minúsculo , uma r