FlatOut!
Image default
Edições anteriores

FlatOut Edição 164: o incrível e esquecido BMW Z4 M Coupé | 30 anos do Jaguar XJ220 | o nascimento da picape Chevette e mais!


Caros leitores, muito bem-vindos à mais nova edição do FlatOut Brasil! Aqui temos elencadas as matérias exclusivas para assinantes. Caso você ainda não faça parte do universo do FlatOut, clique aqui e assine agora mesmo! Caso queira conferir as edições anteriores, clique aqui.


 

FlatOut Classics

Um carro esporte mais baixo, com posição de dirigir mais recuada, e toda mecânica do BMW M3 CSL E46, inclusive o incrível seis em linha de 3,2 litros e 8.000 rpm. Mas com câmbio manual de seis marchas, algo que nem o CSL tinha. Nesta semana temos um dos poucos cupês Z4 M sobreviventes no Brasil; um carro simplesmente sensacional. Com uma incrível galeria de fotos exclusiva, claro.

Vinicius e seu BMW Z4 M | FlatOut Classics


 

GoodGuys

Você também achava que a Chevy 500 era a primeira (ou única) picape do Chevette? Pois é… antes dela houve outras duas. E elas foram inventadas nos lugares mais improváveis…

Conheça as picapes e veja como colocar uma Chevy 500 turbo na sua garagem!

Quem fez a primeira picape do Chevette?


 

Clássicos

Diferentemente de seu contemporâneo, o McLaren F1, a gestação do Jaguar XJ220 foi muito mais complicada. Ao invés de um engenheiro visionário, uma miríade de pessoas e corporações diferentes deu pitaco em seu desenho. Em vez de um super-tecnológico ápice do Jaguar V12 planejado, acabou um supercarro com um V6 turbo meio sem pedigree.

Ainda assim, um carro fantástico emergiu disso tudo. Nesta semana contamos esta história confusa, mas sensacional, deste outro supercarro lendário dos anos 1990 que completa agora 30 anos.

Os 30 anos do Jaguar XJ220


 

Técnica

“Então nem tudo foi perfeito no projeto do F1, nem tudo veio de uma visão dourada sem erros que apareceu na cabeça de nosso herói feito uma lâmpada incandescente na forma de um McLaren. Não, claro, existiram vários problemas e coisas que simplesmente não funcionaram. Na verdade, sabemos que 138 kg de erros aconteceram no projeto. E a história de hoje fala dos primeiros 18 kg.”

Pois é: nem tudo saiu como planejado no McLaren F1. Os freios são completamente diferentes do que o imaginado por Gordon Murray no início do projeto.

O maravilhoso fracasso dos freios do McLaren F1


 

História

Em 1966 Sir William Lyons, fundador e dono da Jaguar, uma empresa então inovadora, adorada e lucrativa como poucas, resolve vender a empresa para o conglomerado BMC. A empresa nunca mais foi a mesma, e continua até hoje uma sombra do sucesso incrível que teve até este momento.

O que levou Lyons a vender? Como deixou a empresa nas mãos de um conglomerado que não tinha lugarm ou vontade para uma marca como a Jaguar? A resposta pode estar no passado de Sir William.

O dia em que a alma da Jaguar morreu

Há exatos 35 anos o Audi Quattro, banido do WRC, vencia pela última vez em sua curta, porém bem-sucedida história ao completar sua terceira subida de Pikes Peak, então nas mãos de Walter Röhrl, que quebrou um recorde da montanha no processo.

Os 35 anos da última vitória do Audi Quattro – Lendas de Pikes Peak


 

Car Culture

Sabe por que Horacio Pagani criou sua própria fabricante de supercarro? Porque seus antigos chefes na Lamborghini desdenharam da sua tentativa de convencê-los a comprar uma autoclave para produzir carros com fibra de carbono. E este não é o único exemplo de um funcionário que se demitiu e criou uma marca rival.

Quando ex-funcionários se tornam rivais

A garagem secreta da BMW M parece não parar de nos surpreender, toda vez que é aberta. Durante as comemorações de 50 anos da M este ano, as oportunidades de conhecer algumas dessas surpresas são muitas, de exposições no museu da marca, até vídeos e apresentações de modelos diversos.

Os protótipos secretos da BMW M


 

ESTA Chevy GMC 500 2.0 16V Turbo
PODE SER SUA!

Clique aqui e veja como