e dificil resistir a tentaçao de dizer que o dodge challenger esta no meio da briga dos muscle cars no fogo cruzado entre camaro e mustang mas e preciso apesar de a impressao geral ser a de que o challenger nao recebe tanta atençao quanto os outros dois a verdade e que muita gente jamais trocaria um mopar pelo oval azul ou pela gravatinha dourada e os fas da dodge acabam de ganhar mais um motivo para isso o challenger srt hellcat equipado com o motor de mesmo nome um v8 hemi com compressor mecanico e mais de 600 cv superchallenger [vimeo id= 95804737 width= 620 height= 350 ] a adoçao do compressor mecanico vem justamente como resposta a concorrencia a ford tem o shelby gt500 e seu v8 de 5 8 litros com 671 cv enquanto a chevrolet oferece o camaro zl1 com um v8 lsa de 6 2 litros e 580 cv faltava ao challenger uma versao com compressor mecanico e esta veio na forma do challenger srt hellcat — cujos detalhes a dodge manteve em segredo ate agora mesmo depois de revelar as atualizaçoes da linha challenger para 2015 [gallery link= file columns= 4 ids= 10544 10569 10568 10545 ] a dodge tambem apresentou o novo challenger srt comum — sem supercharger — que agora tem 491 cv e 64 9 mkgf de torque no motor v8 hemi 392 6 4 litros o presidente da dodge tim kuniskis diz que o desempenho do challenger srt e maior do que 95% dos entusiastas do mundo todo vao precisar na vida [youtube id= 6xpz2u2xays width= 620 height= 350 ] so que ele tambem diz que existem os 5% que querem mais mais potencia mais freios mais dinamica para estes 5% temos o dodge challenger srt hellcat se voce e esse cara quer mais talvez seja seguro dizer que voce vai ficar bem satisfeito com o hellcat motor [youtube id= zuybfrajale width= 620 height= 350 ] ele e o v8 mais potente da historia da chrysler a dodge ainda nao diz a potencia exata e nem libera numeros de desempenho limitando se a dizer que o hellcat tem mais de 600 cv entregues as rodas traseiras atraves do diferencial de deslizamento limitado da para ter uma ideia contudo se levarmos em consideraçao que o dodge viper tao bom chama lo assim de novo tem 652 cv alem da adoçao do compressor mecanico o virabrequim e de aço forjado enquanto pistoes e bielas sao de liga tambem forjados — tudo para aguentar a cavalaria extra os cabeçotes sao de aluminio com tampas de valvulas pintadas de hemi orange mas o que mais mudou assim como nao diz a potencia a dodge tambem nao revelou detalhes das modificaçoes — mas garante que cerca de 90% dos componentes do hellcat sao novos moderando a potencia estao disponiveis dois cambios automatico de oito marchas o primeiro deste tipo a equipar um challenger e manual de seis marchas — o mesmo do dodge viper um tremec t6060 embora seja baseado no v8 hemi 392 o motor deste challenger srt recebeu tantas modificaçoes que mereceu um novo nome e esquisito pensar que hellcat significa literalmente gato infernal — a dodge nao explica a origem do nome mas preferimos pensar que eles se inspiraram no tanque de guerra m18 hellcat combina mais com um v8 de 6 2 litros com um compressor mecanico no topo freios [youtube id= g48r_7saaii width= 620 height= 350 ] para contrariar tanta vontade mecanica e bom ter freios a altura e dando sequencia aos superlativos a dodge diz ter dado ao challenger srt hellcat os maiores freios ja instalados pela companhia em um carro de passeio — um conjunto brembo com discos ventilados perfurados e fresados de 390 mm na dianteira com pinças de seis pistoes estes freios sao opcionais no challenger srt como parte do srt performance package alem disso o abs foi retrabalhado especificamente para as condiçoes extremas as quais o srt hellcat devera ser submetido no chao [youtube id= rrzhyzzwzd0 width= 620 height= 350 ] o challenger hellcat tem tres novos modos de direçao e cada um deles traz suas proprias caracteristicas de potencia transmissao direçao traçao e suspensao — street sport e track aqui o negocio e de praxe o primeiro modo e o mais confortavel o segundo e para uma tocada mais animada e o terceiro para quando estiver na pista ha ainda a opçao custom na qual o motorista pode personalizar com mais liberdade o comportamento do carro a maior novidade aqui e a introduçao de duas chaves uma vermelha e uma preta a primeira permite que voce explore todo o potencial do carro enquanto a segunda funciona como um modo valet o motor e remapeado para entregar bem menos potencia e os giros sao limitados a 4 000 rpm o controle de largada e desativado o controle de traçao nao pode ser desligado e nos carros com cambio automatico as trocas manuais sao desabilitadas a suspensao recebeu barras estabilizadoras maiores na traseira molas mais firmes e amortecedores a gas ajustaveis em tres posiçoes dando conta da aderencia estao os pneus pirelli p zero nero 275/40 nos quatro cantos calçando rodas de 20 de diametro por 9 5 de largura de com desenho exclusivo chamadas slingshot elas sao feitas de aluminio forjado e pintadas de preto fosco ou bronze por dentro e por fora [youtube id= ykytt8qtzes width= 620 height= 350 ] segundo o designer chefe mark trostle o mais importante no visual do srt hellcat era a atitude — tanto quanto forma ou funçao o carro e cru — a dianteira traz uma grade em padrao colmeia preto que se estende as entradas de ar inferiores e apenas o emblema srt do lado esquerdo agora o detalhe assassino voce acha que os farois do meio sao farois olhe novamente sao entradas de ar cai cold air intake para admitir ar fresco e render mais potencia receita herdada do mundo das arrancadas o que mais o para choque ganhou um difusor em preto fosco e o capo de aluminio mais leve tem uma entrada e duas saidas de ar todas funcionais os para lamas dianteiros trazem o letreiro supercharger e a traseira ganhou um spoiler preto fosco que tambem traz o emblema srt e so — nada de penduricalhos ou adesivos ou emblemas nem nada disso e mais com menos e e totalmente badass e nao custa repetir que a remodelaçao da dianteira e da traseira inspirados no challenger 71 fizeram muito bem ao carro [youtube id= ymcaylcwd a width= 620 height= 350 ] por outro lado o interior so ganhou em refinamento assim como toda a linha challenger as diferenças ficam por conta dos mostradores analogicos que sao exclusivos o velocimetro marca ate 200 mph os bancos sao muito mais envolventes e ha alguns emblemas srt espalhados pelo ambiente as telas de 7 polegadas no cluster e 8 4 polegadas no painel continuam bem como o novo console central agora como ele anda quanto custa sera que e mais rapido do que um viper ainda nao temos estas respostas mas certamente nao vai demorar para que a dodge nos conte tudo tudinho
SEJA UM MEMBRO DA
FAMÍLIA FLATOUT!
Ao ser um assinante, você ganha acesso irrestrito a um conteúdo verdadeiro e aprofundado. Nada de jornalismo genérico e sensacionalista. Vale a pena? Clique aqui e confira os testemunhos dos assinantes, amostras livres e os benefícios extras que você poderá desfrutar ao ser um FlatOuter!
PARA LER MAIS, CADASTRE-SE OU ASSINE O FLATOUT E TENHA ACESSO LIVRE A TODO CONTEÚDO DO SITE!
JÁ POSSUI CADASTRO OU É ASSINANTE DO FLATOUT?
Este é um conteúdo restrito: pode ser uma matéria só para assinantes, pode ser porque você já atingiu o limite de matérias gratuitas neste mês.