quando voce ainda era adolescente e nao podia dirigir tinha sorte se seu pai te deixasse dirigir o quando a familia ia passar o fim de semana num sitio ou nao te pegasse no flagra tentando sair escondido com o carro em outros paises no entanto existem maneiras mais faceis de dirigir sem ter carteira de motorista na frança existe uma categoria de carros que podem ser conduzidos nas ruas sem habilitaçao por qualquer pessoa com mais de 14 anos sao os vsp ou voitures sans permis falamos deles neste post na suecia por exemplo voce pode simplesmente transformar um carro em picape e fazer algumas modificaçoes mecanicas para poder rodar com ele legalmente nas ruas mesmo sem habilitaçao nota esta claro que nao estamos incentivando voce a buscar novas maneiras de dirigir sem habilitaçao nao e mesmo a cnh e mais do que uma exigencia legal e uma forma de atestar que o motorista esta fisica e mentalmente apto a conduzir um automovel estamos falando apenas sobre uma parte da cultura automotiva sueca como curiosidade nao nos interprete da forma errada na verdade tecnicamente os carros nao sao transformados em picapes e sim em tratores que so podem levar duas pessoas e devem ter sua velocidade maxima limitada a 30 km/h mas antes vamos a um pouco de historia na decada de 1940 durante a segunda guerra mundial a escandinavia sofreu com escassez de tratores e equipamentos agricolas as fabricantes estavam usando todo seu material e mao de obra para fabricar veiculos militares com isto os fazendeiros suecos precisaram improvisar e passaram a transformar seus proprios carros em tratores o fato de serem veiculos com carroceria sobre chassi tornava as coisas menos complicadas diminuia se o entre eixos removia se a parte traseira da carroceria e instalava se uma caixa de reduçao e pronto tinha se um trator feito em casa a marcha reduzida e as grandes rodas traseiras tornavam estes tratores improvisados quase tao eficientes quanto os de verdade a ideia se popularizou rapido no inicio eram carros bem antigos e baratos como o ford modelo a mas logo qualquer coisa que lembrasse vagamente um carro acabava transformada em um trator e mesmo depois da guerra a pratica continuou nao e preciso pensar muito para entender era uma modificaçao barata que podia ser feita pelo proprio dono e quase nao havia regulamentaçao com o passar do tempo o governo sueco criou algumas normas os tratores nao poderiam ter entre eixos maior que 2 2 metros deveriam levar apenas duas pessoas e ter eixo traseiro nao suspenso alem disso o veiculo seria registrado como equipamento rural o que dava permissao aos jovens a partir de 15 anos de idade para conduzi los foi assim que os tratores improvisados começaram a ganhar as cidades interioranas da suecia onde havia menos transito e menos fiscalizaçao aos poucos formou se toda uma cena cultural em volta dos veiculos que passaram a ser chamados de epa traktors epa era o nome de uma cadeia de lojas de utilidades cujos produtos ficaram famosos pelo baixo preço e pela qualidade duvidosa e epa acabou se tornando sinonimo de algo feito em casa com o que se tivesse a mao a brincadeira durou ate 1963 quando as autoridades decidiram que a situaçao ja estava melhor e que ja era possivel comprar tratores de verdade para as fazendas assim a lei que permitia a circulaçao dos epa traktors foi revogada os fazendeiros nao se importaram muito no fim das contas mas quem ja havia descoberto que os epa traktors eram uma forma barata e ate divertida de ter um veiculo para transporte nas cidades nao gostou nada da noticia cedendo a pressao popular o governo decidiu manter os antigos epa traktors nas ruas e definiu um novo conjunto de regras para novas conversoes chamados a traktors os veiculos foram regulamentados em 1975 a partir dali passou a ser possivel transformar praticamente qualquer automovel em um trator e nao havia mais comprimento maximo para entre eixos sao permitidos apenas dois lugares e o espaço atras dos bancos dianteiros nao pode ser utilizado para transportar passageiros ou carga alem disso foi definida uma velocidade maxima de 30 km/h e ainda e preciso instalar um engate na traseira afinal legalmente ainda estamos falando de tratores todos os a traktors precisam ter um triangulo refletor na traseira que indica se tratar de um veiculo de baixa velocidade um detalhe importante e que antes da conversao o carro precisa estar funcionando ou seja nem pensem em comprar uma sucata colocar um motor qualquer e sair dirigindo acredite se quiser esta lei nao mudou praticamente nada ate hoje e ja faz 40 anos que os jovens suecos transformam carros velhos em a traktors [youtube id= jmcdi6k9ira width= 620 height= 350 ] a soluçao mais comum para a carroceria e transformar o carro em uma picape cuja area da caçamba nao pode ser maior que 1 25 m² e em tese so pode ser utilizada para carregar lastro boa parte das conversoes e realizada em modelos da volvo especialmente os da serie 200 que ate nao ficam mal como utes suecas mas a criatividade dos caras nao tem limites alguns criam verdadeiros project cars com modificaçoes na carroceria interior novas rodas e ate sistema de som [youtube id= jbpv3hpebve width= 620 height= 350 ] para reduzir a velocidade maxima ha algumas tecnicas que sao digamos engenhosas alguns modificam o cambio lixando ou simplesmente retirando as engrenagens das marchas mais altas outros preferem alterar os comandos e valvulas de modo a desativar alguns cilindros diminuindo bastante a potencia do carro de qualquer forma estamos falando de uma lei razoavelmente flexivel na pratica sao poucos os a traktors que nao chegam a pelo menos 50 km/h e tambem ha aqueles que utilizam a caçamba e o compartimento de carga para transportar pessoas e coisas alem disso pode se ate usar caminhoes e picapes grandes desde que a cabine seja simples se a primeira fileira de bancos tiver tres lugares os tres podem ser utilizados normalmente [youtube id= 7zamyelelm0 width= 620 height= 350 ] mesmo nao respeitando todas as normas raramente os donos de a traktors se encrencam com a policia por algumas razoes ha uma especie de acordo velado com as autoridades e os homens da lei fazem vista grossa quando sabem que aquele veiculo ainda que nao esteja 100% de acordo com o regulamento nao oferece risco ainda mais em cidades pequenas onde esta a maioria absoluta dos a traktors nos grandes centros boa parte das pessoas sequer lembra que eles ainda existem [youtube id= 45iljcmfn_q width= 620 height= 350 ] este pode nao ser seu tipo favorito de customizaçao e talvez voce ache que picotar um carro desse jeito por mais velho que seja e um crime no entanto a ideia de poder dirigir um veiculo motorizado de verdade aos 15 anos a idade minima totalmente dentro da lei soa interessante de qualquer jeito e nos parece mais que suficiente para que os jovens suecos tenham contato com carros de verdade desde cedo [ fotos cars addicition hemmings com ]
SEJA UM MEMBRO DA
FAMÍLIA FLATOUT!
Ao ser um assinante, você ganha acesso irrestrito a um conteúdo verdadeiro e aprofundado. Nada de jornalismo genérico e sensacionalista. Vale a pena? Clique aqui e confira os testemunhos dos assinantes, amostras livres e os benefícios extras que você poderá desfrutar ao ser um FlatOuter!
PARA LER MAIS, CADASTRE-SE OU ASSINE O FLATOUT E TENHA ACESSO LIVRE A TODO CONTEÚDO DO SITE!
JÁ POSSUI CADASTRO OU É ASSINANTE DO FLATOUT?
Este é um conteúdo restrito: pode ser uma matéria só para assinantes, pode ser porque você já atingiu o limite de matérias gratuitas neste mês.