FlatOut!
Image default
História

Como o SP2 revolucionou o design mundial da VW – e quase virou um Porsche

Antes de começar mais este capítulo sobre a carreira do Marcio Piancastelli (vejam a primeira parte aqui), uma palavrinha sobre o design automobilístico em geral parece importante. Prometo que serei rápido. https://flatout.com.br/como-um-brasileiro-quase-desenhou-o-primeiro-lamborghini/ O design automobilístico tem a sua maior casa na Itália, claro. Lá, uma longa tradição de encarar arte não como algo separado das técnicas de produção e engenharia, mas parte dela, e uma paixão por fazer algo belo, fizeram do país um centro de desenho automotivo extremamente influente. A maioria do desenho de automóvel vem diretamente de lá: até o famoso Hoffmeister Kink da BMW é, na verdade, de Giugiaro. Mas onde as técnicas hoje universais de desenho automotivo nasceram e se desenvolveram não foi na artística Itália: foi na sombria e industrial Detroit, mais especificamente na mais fria e calculista das empresas americanas: no gigante General Motors. Lá, Harley J. Earl desenvolve novas t�