o canal de suez e uma das principais passagens nauticas do mundo e tem importancia crucial para o fluxo do comercio mundial com 193 km de comprimento 205 metros de largura e 24 metros de profundidade ele vira uma fina linha quando observado por satelites mas e grande o bastante para permitir a passagem das maiores embarcaçoes do mundo graças ao canal de suez viagens por mar entre a europa e a asia nao precisam circundar o continente africano o que diminui a distancia navegada em mais de 7 000 km e torna o trajeto muito mais rapido ainda nao e assinante do flatout considere faze lo alem de nos ajudar a manter o site e o nosso canal funcionando voce tera acesso a uma serie de materias exclusivas para assinantes como conteudos tecnicos historias de carros e pilotos avaliaçoes e muito mais [fo form plans] todos os dias mais de 50 navios atravessam o canal de suez em suas rotas comerciais o que da quase 20 000 embarcaçoes ao ano quer dizer no momento isto nao esta acontecendo o canal de suez esta bloqueado desde a ultima terça feira 23 pelo cargueiro ever given um meganavio de 400 metros de comprimento com capacidade para 200 000 toneladas de carga e este unico navio e capaz de congestionar em nivel global o transporte de carga pelo mar que corresponde a 90% de toda a carga transportada no planeta o tempo todo o navio vinha do porto de tanjung pelepas na malasia com destino a rotterdam na holanda quando encalhou e ficou atravessado no canal obstruindo toda a sua largura o ever given era o quinto de um comboio de 15 navios e bloqueou o canal nos dois sentidos ocasionando um congestionamento de centenas de embarcaçoes que ainda estao no local enquanto esta materia e escrita de acordo com a marinha do egito que avaliou a situaçao e provavel que o encalhamento tenha sido causado por ventos muito fortes que pegaram o ever given de surpresa o prejuizo logistico e financeiro no momento e de us$ 9 6 bilhoes a cada dia e ja faz dois dias que equipes de operarios tentam fazer o navio flutuar escavando ao redor do casco e puxando o com rebocadores ate agora nao tiveram sucesso as autoridades locais ja dizem que o ever given pode ficar encalhado por dias ou mesmo semanas antes que consiga ser removido de forma segura enquanto isto nao se pode fazer muita coisa exceto falar sobre o navio que apesar das circunstancias nada ideais nao deixa de ser uma peça de engenharia incrivelmente fascinante começando claro pelo seu tamanho o ever given e um cargueiro de classe golden uma serie de 11 embarcaçoes construidas pela japonesa imabari shipbuilding para a transportadora evergreen marine de taiwan ele levou quase tres anos para ficar pronto entre dezembro de 2015 e maio de 2018 e foi ao mar pela primeira vez em setembro de 2018 suas dimensoes sao colossais 399 94 metros de comprimento 58 8 metros de largura e 14 5 metros de altura com peso bruto de 220 940 toneladas vazio e e por isso que para move lo faz se necessario um dos motores a combustao mais potentes do mundo literalmente trata se do man b&w 11g95me c9 um nome alfanumerico complicado e dificil de decorar nem esperamos que voce o faça basta saber seus numeros para as conversas de bar quando pudermos voltar aos bares claro lançado em 2015 o motor e um turbodiesel dois tempos de 11 cilindros em linha com 26 977 litros de deslocamento e potencia de 80 648 cv a 80 rpm o diametro dos cilindros e de 950 mm quase um metro enquanto o curso tem nada menos que 3 46 metros por isso as rotaçoes tao baixas o deslocamento do motor man b&w e maior que o daquele que e ainda e comumente citado como o maior motor a combustao do mundo o wartsila sulzer rta96 c que tambem e gigantesco e desloca 25 300 litros perde por pouco mais que uma piscina dobravel https //flatout com br/como e feito o maior e mais potente motor diesel mundo/ e nao estamos falando de um motor gerador que fornece energia para um motor eletrico como e comum em navios menores e locomotivas ele e o motor principal que move a helice unica do ever given e consegue leva lo a velocidade maxima de 22 8 nos o que da 42 2 km/h voce achava que um veiculo de 220 000 toneladas seria mais rapido o mais inacreditavel e que o ever given sequer e movido pela versao mais potente do motor man b&w existe tambem a variante 11g95me c9 5 e este 5 no final faz uma baita diferença com mais pressao no turbo que chega a 21 bar o c9 5 entrega nada menos que 103 000 cv a 80 rpm ou 9 343 cv por cilindro so existe uma unidade que e o motor a combustao interna mais potente do mundo ponto ele e usado pelo msc jade outro cargueiro colossal que faz parte da classe pegasus da msc mediterranean shipping company com 398 5 metros de comprimento o msc jade e quase tao grande quanto o ever given e tambem pesa cerca de 200 000 toneladas https //www youtube com/watch v=7is tf6d46g os motores da serie 11g atualmente sao os maiores e mais potentes motores de combustao interna feitos pela man e consomem cerca de 350 toneladas de combustivel por dia no momento porem nao ha qualquer sinal de que a potencia do motor ajude o ever given a sair do canal de suez com o cargueiro encalhado nao ha qualquer utilidade para seus mais de 80 000 cv o navio foi desencalhado veja como https //flatout com br/como o ever given foi desencalhado do canal de suez/ https //flatout com br/chevrolet opala cupe 1980 1988 tudo o que voce precisa saber antes de comprar/ https //flatout com br/chevette honda k20 flatout street/ https //flatout com br/fernando e o gol gt 1986 do vo natal flatout classics/
SEJA UM MEMBRO DA
FAMÍLIA FLATOUT!

Ao ser um assinante, você ganha acesso irrestrito a um conteúdo verdadeiro e aprofundado. Nada de jornalismo genérico e sensacionalista. Vale a pena? Clique aqui e confira os testemunhos dos assinantes, amostras livres e os benefícios extras que você poderá desfrutar ao ser um FlatOuter!
PARA LER MAIS, CADASTRE-SE OU ASSINE O FLATOUT E TENHA ACESSO LIVRE A TODO CONTEÚDO DO SITE!
JÁ POSSUI CADASTRO OU É ASSINANTE DO FLATOUT?
Este é um conteúdo restrito: pode ser uma matéria só para assinantes, pode ser porque você já atingiu o limite de matérias gratuitas neste mês.