games de corrida monomarca costumam ser vistos com desconfiança pelos jogadores nao porque ser monomarca e algo ruim por si so mas porque as chances de o game ser algo feito meio que nas coxas para fins promocionais e nao um jogo serio por assim dizer sao relativamente grandes ainda nao e assinante do flatout considere faze lo alem de nos ajudar a manter o site e o nosso canal funcionando voce tera acesso a uma serie de materias exclusivas para assinantes como conteudos tecnicos historias de carros e pilotos avaliaçoes e muito mais [fo form plans] um exemplo relativamente conhecido e ford simulator uma franquia de games distribuidos pela propria ford que rodavam no windows e tentavam passar a experiencia de comprar um ford na concessionaria usando uma especie de catalogo virtual interativo e dirigi lo por ai todos eles eram muito ruins enquanto jogos mas tambem eram uma forma interessante de apresentar a linha da ford a um publico mais ligado em tecnologia https //flatout com br/ford simulator o bizarro game de corrida que a ford fez nos anos 80/ mas quando uma fabricante de automoveis resolve fazer um game bom de verdade os resultados podem ser incriveis a porsche em parceria com a ea games por exemplo produziu o classico need for speed porsche unleashed que virou meio que um classico cult por oferecer uma jogabilidade distinta de todos os nfs que vieram antes ou depois ja a ferrari teve o impecavel f355 challenge lançado em 1999 para arcades e logo depois para consoles o dreamcast da sega e o playstation 2 da sony apesar de ser basicamente um game promocional para a ferrari f355 que na epoca estava prestes a dar lugar a 360 modena entao f355 challenge acabou sendo meio que uma despedida e o game tinha todos os ingredientes que um bom jogo de corrida precisava ter ha vinte anos dinamica precisa bons graficos diversos modos de jogo e conteudo adicional para desbloquear e claro a maquina de arcade com tres telas tres pedais e alavanca de cambio em h tambem tinha seus fas https //www youtube com/watch v=rk9ezsjfkio na epoca de lançamento de ferrari f355 challenge os games tridimensionais ja estavam bem estabelecidos como o futuro dos jogos gran turismo que inovou ao introduzir elementos de simulaçao em um arcade ja tinha dois titulos need for speed que nasceu em 1994 quase como um devaneio da revista road and track ja havia dado origem a quatro jogos e estava prestes a ganhar porsche unleashed seu quinto game e isso porque nem falamos de franquias menores porem excelentes como test drive ou ridge racer entao era preciso algo realmente bem feito para que f355 challenge pudesse se destacar e entao em vez de quantidade os desenvolvedores miraram na qualidade mesmo que isso sacrificasse a variedade a mente por tras de f355 challenge foi ninguem menos que yu suzuki que foi chefe do time am2 da sega por 18 anos deixando a empresa em 2008 a am2 era uma equipe de developers focada em experimentaçoes e inovaçao e yu suzuki honrava essa tarefa foi suzuki afinal quem criou o primeiro game de corrida em 3d de verdade virtua racing lançado em 1992 para arcades antes disso ja havia jogos em 3d como o pioneiro hard drivin mas suzuki e sua equipe foram os responsaveis por fazer o 3d passar de uma mera curiosidade a algo realmente jogavel com movimentaçao fluida 60 fps em 1992 baby ate oito jogadores em gabinetes interligados replay com multiplas cameras e fisica precisa todo game de corrida em 3d feito hoje sem exceçao deve algo a virtua racing antes disso porem suzuki ja havia professado seu amor pela ferrari em outro classico out run o classico de 1986 tambem teve sua dose de inovaçoes mesmo que ainda fosse em 2d o gabinete de arcade com um sistema hidraulico para simular movimentos os diferentes trajetos para escolher e ate mesmo a escolha da musica antes de cada sessao foram novidades imitadas por toda a industria nos anos seguintes quando chegou a hora de desenvolver um arcade em parceria com a ferrari yu suzuki ficou empolgadissimo ele proprio tinha sua f355 na epoca dizem que ele so conseguiu compra la graças ao sucesso de out run e isto foi crucial para que f355 challenge pudesse passar a sensaçao de conduzir uma ferrari de verdade ainda que no game a f355 usada fosse algo bem mais radical o processo foi mais ou menos o seguinte o game f355 challenge foi criado com total inspiraçao no carro e na competiçao de mesmo nome o campeonato f355 challenge foi criado para que os clientes da ferrari pudessem disputar corridas na pista com todo o suporte de fabrica e a f355 challenge foi criada para ser o carro usado no campeonato entendeu a ferrari f355 usava o modelo de rua como base e usava o mesmo v8 de 3 5 litros e 380 cv o que ela tinha de diferente quase todo o resto vinha de fabrica com gaiola de proteçao integral bancos concha cintos de competiçao extintor de incendio volante de cubo rapido escape mais leve aerodinamica retrabalhada freios brembo com dutos de arrefecimento pneus slick pirelli e suspensao bem mais firme a f355 challenge obviamente era o unico carro disponivel em ferrari f355 challenge entao nao havia desculpa para nao torna la o mais fiel possivel a realidade https //www youtube com/watch v=iauundg3kl0 usando seu proprio carro como referencia yu suzuki conseguiu transmitir as mesmas reaçoes da f355 em uma pista para o game as reaçoes volante a inercia atuando sobre a carroceria nas frenagens o feedback dos pedais e o comportamento da suspensao obviamente o sistema necessario para rodar o game tinha de ser muito robusto assim f355 challenge tirava proveito da recem lançada placa naomi da sega que usava a mesma arquitetura do dreamcast porem com maior capacidade de processamento e a cabine projetada para abrigar o sistema meus amigos era praticamente uma obra de arte seus tres monitores posicionados de modo a abraçar o jogador permitiam uma visao completa do que vinha a frente e dos arredores proporcionando uma experiencia extremamente imersiva o volante com force feedback era complementado pelo jogo de pedais com acelerador freio e embreagem e so com ela era possivel operar o cambio manual de seis marchas com grelha exatamente como no carro de verdade aquilo levou os jogadores a loucura pela novidade claro mas tambem pelo desafio f355 challenge era extremamente dificil https //www youtube com/watch v=dpvk3mg8fdk a versao original para arcades chegava a assustar voce colocava sua ficha e de cara tinha de escolher entre uma das seis pistas todas do mundo real o oval de motegi suzuka a versao mais curta ou o traçado completo monza sugo e long beach depois escolhia se o nivel de dificuldade entre novice intermediate e simulator e ao escolher esse ultimo o jogo ate perguntava se voce tinha certeza da escolha por fim voce escolhia entre os modos training driving e racing os dois primeiros modos eram opcionais training como o nome dizia era uma especie de tutorial que te ensinava os controles basicos e te guiava pelo traçado com uma linha vermelha em driving as dicas de pilotagem e a linha vermelha do traçado sumiam e voce ficava sozinho na pista para pegar as manhas pronto hora da corrida https //www youtube com/watch v=1mtqqjl9dko f355 challenge so tinha a camera do cockpit e ela era posicionada bem perto do para brisa o painel do carro nao aparecia mas tudo bem havia uma excelente reproduçao do painel da f355 no gabinete o que realmente fazia parecer que voce estava em uma ferrari com o video em 60 quadros por segundo o ronco do v8 muito bem sintetizado e movimentos de camera muito bem acertados voce so tinha que pilotar bem graças aos estudos de yu suzuki com sua propria f355 era preciso uma boa dose de habilidade para frear na hora certa trocar as marchas no momento exato e nao contar com as regalias tipicas dos arcades como paredes de borracha nos limites da pista e carros que nao perdem velocidade mesmo apos pancadas monstruosas a ai do jogo tambem era consistente e desafiadora na medida certa nas retas os rivais ate tinham certa vantagem nas ultrapassagens eles podiam te fechar e dificilmente havia um momento de tranquilidade sem ninguem no retrovisor por outro lado eles tambem cometiam erros freavam cedo ou tarde demais perdiam o momentum das curvas e se envolviam em acidentes yu suzuki queria que f355 challenge fosse desafiador por natureza e nao porque a maquina so pilotava de forma perfeita ou tinha carros mais rapidos imprevisibilidade era algo a ser usado a favor e foi https //www youtube com/watch v=8d_xxbh0cl8 ainda havia um sistema de checkpoints e se voce fosse lento demais o contador acabava e voce tinha que correr para o balcao do arcade para comprar mais fichas mesmo os melhores jogadores costumavam encerrar suas voltas no ultimo instante e quem ja jogou garante que o sentimento de encerrar uma volta no momento exato em que o timer chega a 0 era recompensador nao foi por acaso que a sega resolveu lançar uma versao domestica de ferrari challenge pouco depois em 2000 o game chegava para o sega dreamcast primeiro representante da sexta geraçao o game era praticamente igual exceto por usar apenas uma tela em vez de tres algo totalmente esperado ja que o arcade usava tres processadores do dreamcast e tambem por trazer outras seis pistas desbloqueaveis incluindo o oval de atlanta uma versao surpreendentemente fiel de laguna seca sepang nurburgring gp e nao o nordschleife e a pista de testes da ferrari em fiorano unica onde voce nao podia disputar corridas https //www youtube com/watch v=y8tsh3iggbi chamado f355 challenge passione rossa o port para dreamcast e considerado ate hoje um dos que melhor se adaptaram aos consoles domesticos tanto que a versao de ps2 lançada em 2001 era praticamente igual exceto pela adiçao de uma camera em terceira pessoa que ate tornava as coisas mais faceis mas nao era indicada para quem quisesse ter a experiencia completa para isso na verdade o negocio era mesmo procurar uma maquina de arcade e dificil transmitir em palavras o quanto f355 challenge foi revolucionario mas basta puxar na memoria e lembrar que aqui no brasil mesmo anos depois para muitos moleques o auge da simulaçao em um arcade era cruisn world um game bem mais antigo e primitivo as maquinas de f355 challenge eram mais raras reservadas aos grandes centros e eram concorridissimas com razao
SEJA UM MEMBRO DA
FAMÍLIA FLATOUT!

Ao ser um assinante, você ganha acesso irrestrito a um conteúdo verdadeiro e aprofundado. Nada de jornalismo genérico e sensacionalista. Vale a pena? Clique aqui e confira os testemunhos dos assinantes, amostras livres e os benefícios extras que você poderá desfrutar ao ser um FlatOuter!
PARA LER MAIS, CADASTRE-SE OU ASSINE O FLATOUT E TENHA ACESSO LIVRE A TODO CONTEÚDO DO SITE!
JÁ POSSUI CADASTRO OU É ASSINANTE DO FLATOUT?
Este é um conteúdo restrito: pode ser uma matéria só para assinantes, pode ser porque você já atingiu o limite de matérias gratuitas neste mês.