nao faz muito tempo que postamos aqui um comparativo feito pela revista evo que colocava o prodigio mclaren f1 cara a cara com seu antecessor o mitico para dizer o minimo agora os caras soltaram uma belissima continuaçao — desta vez mostrando que mesmo diante de toda a modernidade do p1 o f1 permanece como uma das criaçoes mais incriveis sobre quatro rodas e como de costume o encanto tambem esta nos detalhes — ate mesmo naqueles que quase ninguem conhece se voce e o feliz proprietario de um dos 106 mclaren f1 que existem no mundo certamente conhece os detalhes de que estamos falando nesse caso parabens mas para o resto de nos o f1 e quase como um dos habitantes do olimpo — conhecemos suas caracteristicas mais marcantes tres lugares o motorista no meio e espaço para bagagem para um fim de semana nas laterais e seus poderes ou no caso sua ficha tecnica e sabemos que ele tambem tem suas excentricidades so nao sabemos como e uma relaçao mais intima com ele lugar para tres pessoas e a bagagem de um fim de semana desde que voce colocasse suas coisas no conjunto de malas que acompanhava o carro e acredite ele tambem tem defeitos — entre aspas porque bem ainda estamos falando de um dos carros mais incriveis ja feitos no mundo e e de tudo isto que este video que foi feito durante as gravaçoes do comparativo trata [youtube id= 73lnmkl4tfg width= 620 height= 350 ] como voce ja deve saber o coraçao do mclaren f1 e um v12 de 6 1 litros e 627 cv que acoplado a uma caixa manual de seis marchas e capaz de levar o supercarro aos 100 km/h em 3 2 segundos com maxima de 391 km/h com o limitador de velocidade desativado talvez voce tambem saiba que o motor foi projetado pela bmw so porque a honda que fornecia motores para a mclaren na formula 1 decidiu que desenvolver um motor de alto desempenho para o melhor supercarro do planeta entraria em conflito com sua estrategia de marketing da para acreditar ouro no cofre do motor ferramentas de titanio paul rosche o designer do motor do mclaren f1 ofereceu se para projetar o trabalho — com uma boa razao quando gordon murray um dos projetistas do f1 era chefe de equipe da brabham na formula 1 e venceu dois titulos 1981 e 1983 rosche era o engenheiro responsavel pelos motores e ele estava entre os melhores do ramo a ponto de conseguir ate mesmo definir o ronco que o motor teria na partida a historia contada pelo outro projetista do f1 peter stevens no podcast abaixo e repetida no video e a seguinte [soundcloud url= https //api soundcloud com/tracks/57226602 params= auto_play=false&hide_related=false&show_comments=true&show_user=true&show_reposts=false&visual=true width= 100% height= 80 iframe= true /] rosche perguntou a stevens qual era o ronco que ele queria quando se desse a partida stevens fez um barulho com a boca e rosche disse certo entao o virabrequim vai dar duas voltas e meia cinco dos cilindros vao ser acionados depois sete e por fim os 12 era uma piada claro mas ao girar a chave de igniçao e apertar o botao vermelho no console o que se ouve e basicamente o ronco que stevens descreveu agora nao e uma tarefa exatamente simples faze lo lembre se que o banco do motorista fica no centro e por isso as portas foram feitas para abrir para cima e para frente levando consigo uma porçao do teto e do assoalho para facilitar o acesso entao para fechar a porta voce precisa adivinhar onde esta o puxador e raramente vai acertar na primeira tentativa quer sair dele boa sorte tentando encontrar a maçaneta o segredo esta nos bancos dos passageiros que trazem aletas que voce deve puxar para abrir cada uma das portas quer dizer a menos que tenha alguem sentado ali nesse caso e melhor pedir ao ou a ocupante do assento para evitar situaçoes constrangedoras a proposito todo o interior do mclaren e cheio de peculiaridades e o botao de partida ao lado da alavanca de cambio e so uma delas como o motorista senta no meio os comandos foram distribuidos em consoles um de cada lado — a direita ao lado da alavanca de cambio ficam os controles do ar condicionado dos retrovisores e da velocidade da ventoinha alem de uma trava que deve ser puxada para tras para destravar a marcha a re ; enquanto o lado esquerdo onde fica o freio de estacionamento traz os controles do sistema de som este alias conta com o cd player dois alto falantes dois tweeters subwoofer e amplificador e foi desenvolvido pela kenwood especialmente para o mclaren f1 ele deveria pesar o minimo possivel para satisfazer ron dennis que na verdade nem queria que o f1 tivesse radio o arranjo de praticamente todos os elementos e comandos do mclaren f1 de acordo com o material distribuido a imprensa na epoca o volante tem duas borboletas na parte de tras mas obviamente elas nao servem para trocar as marchas como nos supercarros modernos incluindo o p1 a que fica a esquerda pisca os farois e a da direita aciona a buzina deve levar um tempo para acostumar o lado de fora do carro tambem tem suas peculiaridades e nao sao poucas as setas dianteiras por exemplo tiveram que ser feitas sob medida — stevens queria que elas fossem tao finas quanto fosse possivel e ainda nao existiam leds na traseira por outro lado foram usadas lanternas redondas de um onibus italiano as rodas de magnesio de 17x9 dianteira e 17x11 5 traseira tem cinco raios e cada um deles tem um pequeno furo — se voce pensa que se trata de uma forma de melhorar a refrigeraçao dos freios brembo esta enganado trata se de uma forma de deixar cada uma das rodas 500 g mais leve sem prejudicar a rigidez ao abrir a tampa do motor que como voce ja deve saber usa folhas de ouro como isolante termico voce depara com um pequeno interruptor aperte o e uma luz se acende no cofre — e acredite se quiser esta pequena pecinha deu bastante dor de cabeça a gordon murray com as vibraçoes do carro ao rodar a tampa do motor abria e pressionava o interruptor apagando e acendendo a luz foi preciso realizar algumas adaptaçoes para que o problema fosse resolvido chega a ser engraçado falar de um carro tao marcante e apontar este tipo de coisa — situaçoes que parecem mais erros de projeto como uma maçaneta dificil de achar ou um botao que se aciona por acidente contudo e preciso lembrar que este tipo de concessao e necessario quando se quer fazer o carro mais veloz do planeta — e mais importante consegue
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