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Zero a 300

O “baby” Defender | O novo GR86 três cilindros | O novo Huracán Sterrato e mais!

Bom dia, caros leitores! Bem-vindos ao Zero a 300, a nossa rica mistura das principais notícias automotivas do Brasil e de todo o mundo. Assim, você não fica destracionando por aí atrás do que é importante. Gire a chave, aperte o cinto e acelere com a gente!

 

JLR pode estar trabalhando num Defender menor e mais barato

A projeção da Autocar do novo Defender pequeno

Um Defender menor e mais barato. Esta ideia sempre pairou sobre a marca desde tempos imemoriais. Basicamente um carro em alguma plataforma popular de sedã ou hatch de rua, mas com as modificações necessárias para se fazer um Land Rover. As tentativas reais, lançadas no mercado, de um “Land Rover popular” acabaram não cumprindo esta promessa: primeiro o Freelander, depois o Evoque, descambaram para algo mais para o lado do Range Rover em desenho externo, o que numa plataforma originalmente FWD tornou ambos algo mais para o “SUV de shopping”, aquele que todos amam odiar.

Freelander

Agora parece que a ideia renasce: a Autocar inglesa diz que uma versão menor do Defender está sendo estudada para 2027. Segundo a publicação, tudo foi confirmado na recente conferência de investidores da JLR pelo CEO Adrian Mardell, que disse que a próxima geração do Range Rover Evoque, Velar e Land Rover Discovery Sport compartilhará com eles a nova plataforma de veículos elétricos EMA da empresa.

É dessa plataforma que sairia o “baby” Defender, indo de encontro a vontade de se fazer cada modelo hoje virar uma marca separada, estratégia já revelada quando a Jaguar Land Rover virou JLR.

Evoque

O Defender menor usará a arquitetura EMA somente elétrica. Ele provavelmente se chamará Defender Sport, seguindo a tradição das versões “com sérias restrições orçamentárias” do Discovery e do Range Rover, e chegar às concessionárias em 2027.

Mais importante ainda, será muito mais compacto em todas as dimensões em comparação ao atual Defender. É provável que tenha algo em torno de 4.600 mm de comprimento e menos de 1.800 mm de altura.

O potencial é que seja o carro de maior volume da JLR, sendo significativamente mais barato que seu irmão maior, mas com o estilo inspirado nele. E sim, a JLR está num caminho sem volta para ser 100% elétrica: nessa altura do campeonato, se por algum motivo desistirem de banir combustão interna na Europa, a empresa não tem um futuro. (MAO)

 

Conheça o Lamborghini Huracan Sterrato Opera Unica

Lembram do Lamborghini Egoista de 2013? Além do nome sensacionalmente autodepreciativo em português, era um carro único criado para comemorar o 50º aniversário da marca. Este aqui é para comemorar o 60º aniversário: um carro também especial, mas bem menos radical.

Egoista!!!

É o (respire fundo) Lamborghini Huracan Sterrato Opera Unica. Desenvolvido pelo departamento Ad Personam da Lamborghini, encarregado de criar carros altamente personalizados, o supercarro V10 exclusivo tem um acabamento especial que “lembra os mares e céus da Sardenha”. Possui uma tinta tricolor pintada à mão, criada para imitar o “efeito cristalino de líquido congelado”.

A primeira camada de tinta no processo é a Blu Amnis, sólida; depois vem o Blu Grifo aplicado à mão, seguido pelo Blu Fedra durante um processo extremamente trabalhoso que leva mais de 370 horas para ser concluído. A pintura intrincada é complementada pelo teto e soleiras em preto fosco. Além disso, as rodas de 19 polegadas também são pretas foscas para completar a aparência diferente.

O Huracan Sterrato Opera Única não é único: 1.499 unidades dele serão produzidas, e, é claro, você ganha uma plaquinha no carro dizendo qual dos 1499 carros é o seu. Uma série especial de 1499 unidades espanta quem conhece a história da empresa: para a Lamborghini na época do Countach e Miura, isso era três a quatro anos da produção total da marca!

De qualquer forma, nesse mundo onde esses carros são produzidos pelo mesmo conglomerado alemão que faz Porsche 911, o Sterrato é uma ideia sensacional. Já que são validados e criados com a mesma qualidade e usabilidade infalível de um Golf, aumentar a altura e colocar alguma capacidade off-road, e o sistema 4×4, aumenta sobremaneira sua usabilidade. Como prova este video de uma pessoa que comprou um deles e imediatamente colocou na terra, onde derrapagens controladas ao som arrepiante do V10 são possíveis.

Supercarro na estrada de terra? Uma ideia que parecia maluca ainda ontem, mas que hoje nos parece simplesmente sensacional. (MAO)

 

Novo Toyota GR86 pode aparecer já em 2025

O mercado de carro esporte “de verdade” está confortavelmente dividido hoje: roadster de dois lugares? Mazda Miata. Quer um cupê 2+2 ligeiramente mais forte de motor? Toyota GR86/Subaru BRZ. Desta forma, sem concorrentes reais, ambos podem ficar até 10 anos na mesma plataforma, ajudando sua viabilidade econômica.

Mas de acordo com Autocar inglesa, o Toyota GR86 pode ter uma nova geração já em 2025, quatro anos depois de seu lançamento. Principalmente porque a Toyota precisa atualizar o carro para atender aos regulamentos de emissões cada vez mais rigorosos no Japão.

Existe outro motivo além desse, segundo a Autocar: o tamanho do para-brisa do GR86 à venda hoje é aparentemente incompatível com os futuros sistemas de segurança que se tornarão obrigatórios na Europa. Especificamente, os carros vendidos na UE terão que incorporar câmeras de reconhecimento de semáforos já em 2024. Uma configuração eletrificada, híbrida, necessária para o Japão, também seria benéfica para o GR86 europeu, considerando que o padrão Euro 7 está programado para entrar em vigor em 2025.

Não está claro se o carro usaria a plataforma atual modificada, ou qualquer outra disponível, ou ainda uma nova plataforma. O motor, segundo boatos recorrentes, seria o três cilindros do GR Yaris e Corolla, com motor elétrico de assistência para se tornar híbrido. Também não está claro se esta mudança tirará o Subaru BRZ do mercado, ou permanecerá a parceria. (MAO)

 

Um raro Citroën AX GTi à venda

O Citroën AX GTi. Um carrinho simplesmente sensacional, que pesava menos de 800 kg e tinha os mais bravos e ardidos 95 cv que você já experimentou em sua vida. Minúsculo, mas com espaço para adultos modernos dirigirem, era algo ágil, estável, nervoso, cheio de caráter e uma alegria ao rodar que, sinceramente, sumiu do mercado. A qualquer preço.

Icones dos anos 1990: o Citroën AX

Mas eles simplesmente desapareceram do mercado de usados. O motivo disso descobri quando um amigo fez um hercúleo esforço de restaurar um deles: a carroceria é levíssima, sim, mas também excepcionalmente frágil. Este amigo chegou a trocar o monobloco: achou que o que tinha não era restaurável e comprou outro carro em bom estado para transferir a mecânica do seu. Serviço pronto, a estrutura “nova” também não aguentou muito.

Esse tipo de coisa nos deixa deprimidos; não se pode ter um AX hoje por isso. Mas as vezes, muito raramente, aparece a solução: um carro original que não rodou quase nada, e que, portanto, ainda tem muitos anos pela frente antes de requerer atenção.

É o caso deste carro das fotos, que apareceu este fim de semana na tradicional loja de carros antigos de São Paulo, “Eduardo Veículos Antigos”. Veja bem: não inspecionamos o carro e nem sabemos nada da história dele. Mas algumas coisas no anúncio mostram algo diferente e especial aqui.

A primeira é que é vermelho com rodas brancas: a vasta maioria dos AX GTi por aqui é preto. A segunda vocês podem ver nas fotos publicadas no Instagram: está em ótimo estado de preservação aparentemente. E a terceira é que a loja afirma que tem apenas 54.000 km rodados.

A loja não publicou preço ainda, mas tenho que dizer que se você está no mercado procurando um carro para dirigir apenas pelo ato de dirigir, recomendamos fortemente ir conferir o estado desse ao vivo. Um AX GTi realmente em bom estado é meio que um Unicórnio, e um que realmente faz jus ao seu status mítico. E tome cuidado com os buracos nas ruas, por favor! (MAO)